O Design do Dia-a-dia

O Design do Dia-a-dia Donald A. Norman

Resenhas - O Design do Dia-a-dia

1 | 2 | 3 | 4

Marta__A 16/04/2024

O autor traz alguns pontos sobre o que faz um bom design. Achei interessante, mas confesso que esperava mais do livro, pois recebi muitas recomendações. É um livro meio datado, muitos dos exemplos que o autor apresenta nem estão em uso mais, como vídeo casete, disquete.

Juliana.Veneruchi 15/04/2024

Muito interessante!
Leitura densa, que demorei vários meses pra terminar, mas muito interessante! Fiquei impressionada como várias sugestões e previsões do futuro feitas pelo autor, de fato, se concretizaram 20 anos após a publicação.
E muitos dos problemas de design apontados por ele seguem sendo validos até hoje.
Leitura muita válida pra quem trabalha com qualquer tipo de design.

Pedro3478 20/03/2024

Mudou minha perspectiva
Este livro foi o meu primeiro da área de design de experiência e foi uma explosão de ensinamentos que mudaram minha perspectiva sobre o papel do design na vida das pessoas.

Joice.Yuko 27/02/2024

Leitura rica
Agora eu olho os objetos ao meu redor com outros olhos. Leitura super interessante para quem trabalha com produtos que afetam o cliente final.

Bianka.Gouvea 03/02/2024

Livro técnico e prático
Design do dia a dia deve ser lido por todos que trabalham na área ou se interessam por ela. Nele Norman mostra que os objetos vão muito além da estética, ele nos ensina que saber projetar algo é também entender como a mente humana funciona. Lendo esse livro,as vezes me pegava em umas partes mais psicológicas, outras mais filosóficas. É surreal como ele perpassa por esses mundos e nos mostra o quanto isso impacta na experiência do usuário e principalmente no trabalho do designer. Além disso, gostaria de acrescentar que por ser um livro antigo, os exemplos de objetos e designs trazidos não são tão comuns dos dias a atuais, mas mesmo assim, não prejudica o entendimento e a proposta do livro que permanece atemporal.

Leandro 03/02/2024

Livro bom, com exemplos clássicos
Como o próprio título já diz, trata do design das coisas do dia a dia.

É interessante, pois explica os principais princípios de um bom design e como são aplicáveis no projeto de coisas que usamos diariamente.

O livro é do início dos anos 2000. Por um lado, é um pouco datado: não tem muitas discussões sobre softwares de computadores e os exemplos que incluem isso são bem antigos (embora ainda aplicáveis). Por outro, traz exemplos clássicos e úteis e que, depois de ler o livro, você fica pensando como as coisas ainda não melhoram (por exemplo, o livro fala do mapeamento arbitrário que usam entre os botões que ligam o fogão e a posição de cada boca, um problema que até hoje encontramos, décadas depois...).

É um livro curto (menos de trezentas páginas) mas, mesmo assim, com partes prolixas - daria pra ser pelo menos uns 30% menor com o mesmo conteúdo. De qualquer forma, vale a pena a leitura para conhecer um pouco sobre o assunto.

Ana Linard 27/01/2024

Necessário
O "arroz com feijão" para iniciantes do UX, livro extremamente esclarecedor e necessário, que mlstra como objetos do dia a dia, se bem projetados, podem mudar completamente a experiência de uso.

mochileira 22/01/2024

Um clássico!
Demorei alguns anos pra terminar, e finalmente terminei!

O livro é uma das leituras obrigatórias para Designers mas não significa que é o melhor. Recomendo por ser um clássico mas não vá esperando algo de outro mundo mas sim um livro que realmente foi A mudança na época lançada.

Julia5085 10/01/2024

Atemporal
O livro traz excelentes reflexões e lições sobre o impacto do design (e quando ele aborda design é de forma abrangente, pode ser design de um painel de controle industrial até o design de um telefone) na vida do usuário. Ele traz pontos super pertinentes a serem pensados por quem projeta e por quem utiliza, pois muitas vezes achamos que o problema de não saber utilizar corretamente é nosso, mas na verdade isso se dá porque o designer responsável foi negligente com a usabilidade.
Uma questão curiosa é como esse livro de 1988 que traz exemplos ?datados?, como máquinas de escrever, telefones fixos, rádio etc consegue ser tão atemporal com dicas que funcionam perfeitamente hoje. O autor tem uma escrita muito gostosa, me senti em uma conversa muitas das vezes (e isso com certeza tem relação em como ele fez o ?design? da escrita)

Anne Balbueno 10/01/2024

Incrível
Sempre ouvi falar do Norman, mas foi a incrível a destreza dele em passar por vários tópicos de design e usabilidade.

I.volner2 31/12/2023

O livro aborda aspectos importantes do design e as consequências de um um design que não funciona. Enquanto proposta de estudo é uma obra interessante, entretanto que merece urgentemente de uma atualização, pois novas tecnologias e processos se aperfeiçoaram e não necessariamente a qualidade na comunicação das funcionalidades acompanharam este desenvolvimento.

Jhenny.Monteiro 23/12/2023

Meio boring
O livro é ótimo nos primeiros capítulos, mas depois começa a ficar meio massante e repetitivo, você quase consegue adivinhar o que vai ser dito.

Basicamente fala sobre a importância do design nas coisas, mas aborda poucos fundamentos do design. Comprei por causa de uma indicação, aquelas listinhas de "todo publicitário precisa ler" e sinceramente, se você é designer gráfico ou trabalha com criação, talvez seja bem chato. Mas se você for designer de produto pode ser interessante. É bom, mas talvez tenha mais magia para quem não trabalha na área. Larguei para poupar o tempo, já que o dinheiro gasto não volta.

ED73LH 10/12/2023

Bom livro, porém básico
Com certeza um livro revolucionário p época em que foi escrito, sugere uma boa linha de raciocino já a ser seguido, porém da metade em diante fala sobre um viés psicológico, bem eu gosto de psicologia porém perdeu um pouco o sentindo sobre o tema em foco: design

vicky 18/11/2023

Achei um livro muito bom, é um assunto bem técnico e acho que mais voltado para designers de produto e chego a achar até de interfaces por tratar da relação das pessoas com objetos que elas usam no dia a dia buscando a forma mais prática de atender as dificuldades da sociedade

1 | 2 | 3 | 4