Empresas feitas para vencer

Empresas feitas para vencer Jim Collins

Resenhas - Empresas feitas para vencer

toddynho 26/05/2011

Ter uma empresa feita para vencer ou se convencer de que nunca chegará a tê-la
O livro “Empresas feitas para vencer”, de autoria de Jim Collins, apresenta casos de empresas que evoluíram de boas para excelentes – considerando os retornos financeiros acumulados em investimentos em ações em determinados períodos - independente do ramo de atuação da empresa.

Jim abordou o seguinte questionamento: “Como transformar uma boa organização em uma empresa que produz resultados excelentes ao longo do tempo?”. E a resposta para esta pergunta foi apresentada através de conceitos criados pelo autor e sua equipe: “Liderança de nível 5”; “Primeiro quem, depois o quê”, “Encare a verdade nua e crua (mas nunca perca a fé)”; “Conceito do porco espinho”; “Uma cultura de disciplina; e, “O volante e o círculo da destruição”.

O resumo dos conceitos citados acima traçaram os seguintes perfis das empresas vencedoras: buscaram gerenciamento de pessoas de alto nível hierárquico, que possuíssem altíssima competência executiva aliada à humildade pessoal e uma firme e apaixonante vontade profissional; a empresa deveria possuir sapiência para ver para onde o mercado indica a direção, evitando remadas contra a maré; a empresa precisa buscar o caminho para a excelência enfrentando a realidade dos fatos (encontrando primeiro as pessoas certas para estar no barco e em seguida dar as coordenadas, e não o contrário); bem como conseguir transformar o complexo mundo dos negócios em um círculo simplificado e de constante controle; entre outros aspectos.

Enfim, um livro indispensável para quem pretende conhecer um pouco do que é necessário para ter uma empresa feita para vencer ou para se convencer de que nunca chegará a tê-la.

Thiago Paiva 01/03/2013

Por que algumas empresas são um sucesso e outras não?
Já pensou qual a diferença entre as empresas conseguem ter sucesso e se manterem bem sucedidas daquelas que simplesmente não conseguem se manter no topo e acabam caindo e, muitas vezes, quebrando?

O que diferencia duas empresas que estão no mesmo mercado, possuem as mesmas condições e de repente uma delas é um extremo sucesso e a outra acaba fadada ao fracasso?

Essas são perguntas que o consultor de negócios e pesquisador Jim Collins tenta responder nesse livro.

O livro foi todo baseado numa extensiva pesquisa que ele e sua equipe desenvolveram para encontrar características que faziam uma empresa ser bem sucedidada enquanto outras não.

Alguns pontos que ele encontrou são:

- Lideres tipo 5
- Ter as pessoas certas na empresa e nos lugares certos
- Conceito do porco-espinho

Ficou curioso para saber o que esses conceitos significam e que outros ele encontrou?

Então eu recomendo você a ler esse livro que é bastante interessante e no qual ele faz um comparativo baseado em dados e em empresas reais.

#Recomendo

Serge 30/03/2014

Excelente!
Este é um livro que todo empresário deve ler!

O autor e seu grupo de pesquisa apresentam o resultado de um estudo comparativo entre empresas excelentes e empresas boas, numa janela de 15 anos. O que as diferencia?

Leia e descubra o que é a Interseção do 3 Círculos e a Estratégia do Porco Espinho...

MauricioTiso 06/07/2014

Livro de Consulta: Detalha uma sugestão de projeto, passo a passo, para implantar um processo de excelência em Gestão.
Baseado em pesquisa, da segurança nas sugestões.
Conceitos que quebram muitos paradigmas de gestão: Líder Humilde, Foco em uma estratégia, Primeiro pessoas depois tarefas.
Defeito: Menospreza a gestão do dia-a-dia atribuindo ao Líder Nível 5 e às pessoas certas esse papel com ausência de controles. Apesar de ter aparecido isso em sua pesquisa, há de se levar em consideração o legado cultural americano vs o brasileiro no que tange a assumir a responsabilidade ao invés de aguardar a chegada do herói.
Este não é o primeiro livro da série de Collins traduzida para o Português, na verdade, o primeiro é o Feitas para Durar. Porém, recomendo a leitura deste primeiro (O próprio Collins recomenda isso neste livro).
Recomendo para quem estiver assumindo qualquer posição de gerência para cima, em qualquer tipo de Entidade.
Sugiro também, montar um esquema gráfico com os conceitos do livro, ao estilo de um Mind Map.

Rangel Ramos 01/02/2016

Chega de mediocridade!
Não ser mediocre é o que todo mundo quer, porém o caminho não é tão fácil quanto parece.

A ideia central do livro é mostrar como algumas empresas conseguiram romper a barreira da mediocridade e superaram as estimativas e expectativas do mercado em que atuam ou atuavam. O título original do livro é "Good to Great", o que revela a intenção do autor em mostrar como é possível ir de um patamar à outro.

Feitas para Vencer é o nome que Jim dá ao grupo seleto de empresas que cumpriram uma lista de critérios fundamentais para o sucesso. Esse grupo de 11 empresas é comparado com aproximadamente outras 1.400 organizações. O resultado dessa comparação transformou-se no livro "Feitas para Vencer".

O autor também mostra como pessoas podem fazer esse mesmo processo. Então, se você quer descobrir como deixar a mediocridade e caminhar em direção à excelência, Good To Great é uma boa leitura.

site: www.livrocondensado.com.br

Ernani.Maciel 13/06/2019

Bem utilizado, esse livro pode ser o pontapé inicial de uma revolução interna.
Foi o livro escolhido pela empresa onde trabalho para ser estudado e discutido em um trimestre. Considerava livros como esse de autoajuda, cansativos e pouco objetivos. Felizmente, a obrigação transfigurou-se em prazer e mudei minha opinião.

Os temas abordados foram redigidos após incessantes levantamentos e pesquisas. O autor teve à sua disposição uma equipe que, por meio de estatísticas, expôs ao leitor, pragmaticamente, questões importantes a fim de facilitar a tomada de decisão dos líderes/gestores.
Assim sendo, após esta leitura ? caso seja feita com muita atenção e cuidado -, nossa mente não tem alternativa a não ser abrir as portas e quebrar paradigmas para sair do automatismo e exercitar as artes da análise e lógica.

Bem utilizado, esse livro pode ser o pontapé inicial de uma revolução interna, uma autoanálise que pode mudar sua visão dos negócios, sejam quais forem.

Gabriel.Furtado 25/07/2019

Um livro bem interessante, apesar de ser técnico ao meu ver, mas que trás uma empolgação a buscar a corrigir ou iniciar em um caminho constatado de sucesso empresarial.

Achei que as informações aqui são exclusivamente sobre empresas norte americanas e de grande porte. Mas que da para adotar a quem tem um pequeno ou faz a gestão de um pequeno negócio!

Helder 22/05/2020

Se você é empreendedor ou pretende tornar-se um, a leitura dessa obra é indispensável. Com base em um estudo realizado em laboratório, por uma equipe super preparada e liderada por Jim Collins, você encontrará todas as respostas e exemplos memoráveis das "empresas feitas para vencer". Parece complexo e realmente é, mas você acaba percebendo que na verdade não há segredo, que o necessário é seguir com os melhores hábitos e decisões.
Leitura indispensável para líderes e empresários.

ay222222 01/01/2021

O bom é inimigo do ótimo
Livro fantástico que mostra de forma clara e estruturada o que diferencia uma empresa boa de uma excelente. Baseado em um estudo extenso das empresas que batem consistentemente o S&P 500

Stefrancisn 03/01/2021

Livro dos empreendedores.
Leitura obrigatória para todo empreendedor que almeja levar a sua empresa para o próximo nível em busca da excelência !
Ótimos exemplos de empresas que chegaram lá e indícios de como alcançaram este feito.
Sem bravatas, este livro trabalha com análises, números e comparações diretas.
Recomendo a todos !

Luan.Brito 07/05/2021

Um livro interessante
Gostei bastante da leitura, da ideia do livro, é muito bom conhecer um pouco sobre a história e as ideias por trás das grandes empresas.

Pablo.David 24/05/2021

Um clássico para amantes de gestão empresarial
Esse livro responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?
A obra traz exemplos que desafiam a lógica e transformam mediocridade em uma superioridade duradoura.
Os resultados dos estudos são surpreendendetes e lançam novas abordagens sobre muitas áreas de gestão.
Recomendo leitura prévia de Empresas Feitas para Durar.