30 e Poucos Anos e uma Máquina do Tempo

Resenhas - 30 e Poucos Anos e uma Máquina do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vinicius De Miranda 07/04/2020

Estranho
Gosto bastante de livros estranhos, porem este foi um estranho que não me pegou, o autor pouco se esforça em nos ambientar e explicar certas coisas cruciais e necessárias para o entendimento.

Ribalta 11/02/2017

O tipo de livro perfeito para um sábado qualquer com uma lua tão incrível quanto a de hoje!
Para uma garota nascida em 1985 que vivia rebobinando fitas k7 com canetas bic, só essa capa já foi um convite irresistível! O título então... nem se fala! Combinando isso com a sinopse... é claro que esse livro acabaria com todo o meu planejamento de 2017 e seria o primeiro rebelde a pular a fila.
E que surpresa ao me deparar com uma história tão gostosa! Trata-se de uma ficção científica com altas dosagens de nostalgia e pitadas de militância feminista.
Karl era um barman comum, dono de um bar comum, mas com um passado nem tão comum assim. Membro de uma banda de rock famosa que acabou com a carreira para viver uma vida pacata, até que descobre um buraco de minhoca em seu closet e começa a vender viagens no tempo para shows de rock lendários.
A história da banda lembra bastante a história dos The Doors: estudantes que se conhecem na faculdade e decidem formar uma banda de rock.
Milo, o vocalista, parece uma cópia de Jim Morrison e sua capacidade de casar poesia com melodia promovendo reflexões acerca da vida, do amor e da sociedade.
Para viajar no tempo, algumas regras precisam ser cumpridas, mas o melhor amigo de Karl decide que vai interferir no passado e salvar John Lennon. Algo inesperado acontece e nosso protagonista se vê obrigado a procurar uma astrofísica que poderá te ajudar a resgatar Weyne do passado.
A história é apaixonante, a escrita da autora é instigante e delicada! Porém, o enredo não é muito bem amarrado, o que não nos impede de ter uma ótima leitura. Isso pode frustrar um pouco os leitores que gostam de finais incríveis e que não topam tão fácil uma suspensão da descrença.
A autora levanta questões como autoestima, estupro, o papel da mulher na sociedade e na comunidade científica, sua valorização em seu ambiente de trabalho e a necessidade de se romper com estereótipos.

"Em um mundo perfeito, destacar meu trabalho seria mais importante que destacar quem se casou comigo. Ensinam às mulheres que seu valor aumenta dependendo dos homens que as escolhem como parceiras. Quem somos nós sem amor? (Resposta: a mesma pessoa.)"

A narrativa fica por conta de Karl, que com olhos apaixonados nos releva todos os detalhes de Lena, inclusive suas histórias e reviravoltas!
Além disso, é um livro que fala sobre o amor! Sobre esse grande viajante do tempo e sua capacidade de atravessar os anos e preservar nossa juventude.
Agora se joga nessa leitura musical acompanhada com uma playlist especial no spotify!!!

Diane 25/04/2022

Uma verdadeira bagunça
Karl e Wayne são dois amigos de meia-idade apaixonados por música. Juntos, eles descobrem um meio de voltar no tempo para assistir a shows incríveis de bandas de vários períodos, e ainda ganhar dinheiro com esse negócio. Tudo vai bem, até que Wayne decide interferir no passado, para reescrever o destino de John Lennon. Só que a vida não acontece da maneira que a gente quer que aconteça, e algo dá errado nessa viagem. Cabe a Karl, tentar ajudar seu amigo a reencontrar o caminho de volta.

"Meu nome é Karl John Bender, e eu sou um viciado. Viciado na calma de conhecer o que meu futuro reserva."

Uma história sobre viagem no tempo, com humor ácido e uma pitadinha de drama, tem tudo para dar certo, mas esse acabou não funcionando para mim. O livro tem uma boa premissa mas acaba se tornando uma verdadeira bagunça. A autora tinha elementos para tornar a história bacana, mas a trama é confusa, os personagens não cativam e a leitura se torna arrastada e cansativa. A viagem no tempo para reviver momentos marcantes em shows de bandas, acaba se tornando uma viagem para reviver e tentar consertar traumas do passado, o que acaba se tornando positivo e que ainda prende na leitura, mas acabou não agradando no geral.

Mirella | @readingmirella 31/01/2022

que desastre.
ele me pegou no começo, mas depois foi só ladeira abaixo, ruim, confuso, odiei como os corpos das mulheres, principalmente gordas eram tratados aqui. totalmente desastroso.

tulio_guilherme 04/07/2021

Começa envolvente, prende bem já no início, mas vai se desenvolvendo de maneira um pouco caótica. Personagens melancólicos, muitas histórias pelo meio, alguns detalhes pouco importantes minuciosamente narrados (deixando a leitura cansativa) e a trama inicial acaba se perdendo.
Apesar de um pouco bagunçado e cansativo, tem desfecho agradável. Não chega a ser um livro ruim.

Maria Faria 18/06/2021

Uma máquina do tempo e uma salada de coisas
?30 e poucos anos e uma máquina do tempo? é uma história de amor, com muito indie rock, traumas do passado e um poder de retornar ou avançar no tempo.
Karl e Lena, o casal protagonista, afundados em assuntos mal resolvidos, estão diante de uma máquina do tempo, criada pelo amigo de Karl e esse fato vai alterar o passado e o futuro dos personagens diversas vezes.
A autora me fez acreditar ao iniciar o livro que eu leria uma homenagem ao rock, fiquei com a sensação de que não conseguiria aproveitar o livro integralmente, já que são muitas as músicas mencionadas. Entretanto, a partir da metade do livro, a história foca mais nos dramas de cada personagem. O excessivo uso da máquina do tempo para resolver os problemas pessoais e a grande quantidade de temas abordados deixaram a história confusa, sem foco específico. Terminei o livro com a sensação de que existem três livros em um só: sobre o rock na década de 1990, a interferência que traumas causam na vida das pessoas e o impacto de uma máquina do tempo.
Esta salada de temas formou um história atraente, mas o estilo de escrita da autora não é o que faz o leitor permanecer. ?30 e poucos anos...? possui diversas reviravoltas, o que nos faz continuar para saber o desfecho. É uma leitura que prende pelo suspense criado em torno do futuro dos personagens, mas o enredo decepciona várias vezes pela confusão criada pelo excesso de temas. E apresentando ainda uma opinião muito pessoal: não gostei do final, pois a autora utilizou um recurso de avanço no tempo que tornou tudo muito pouco aceitável, mesmo para os que possuem boa imaginação.

Matheus 30/12/2022

30 e poucos anos e uma máquina do tempo
Uma leitura rápida, com toques de ciência e muita música, para aqueles momentos de ressaca literária.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/11/2019

Karl Bender é um cara de meia idade, ex-integrante de uma banda indie rock feminista famosa dos anos 90. Junto com seu amigo Wayne, ricaço e entediado, descobrem um buraco de minhoca e desenvolvem tecnologia suficiente para viajar no tempo para ver os mais incríveis shows de rock de todos os tempos e ainda ganhar uma graninha com isso. E o que não falta em histórias sobre viagens no tempo é alguém que queira modificar o passado. Foi o que Wayne tentou fazer, e foi o gatilho para mudar o curso de muitas outras vidas.

Quando me deparei com a sinopse desse livro imaginei algo bem leve, divertido, regado a muito rock. De fato, trilha musical é o que não falta. Porém, a narrativa envereda por um viés mais nostálgico. Nos faz lembrar do nosso próprio passado, no que fizemos, no que deixamos de fazer e no que faríamos diferente. Pensar que as coisas poderiam ser outras sempre mexe em algumas feridas não muito bem cicatrizadas.

Além disso, a história também aborda diversos outros problemas sociais, como a solidão e a depressão, e como traumas internalizados há muito tempo podem reverberar por toda a vida, se não se trabalhar nisso.

Gostei muito da abordagem feminista, ao mostrar a luta contra a questão do corpo perfeito da mulher como requisito para a felicidade, aquele tal padrão imposto socialmente. Quis mostrar que a mulher não é só beleza e objeto de desejo masculino, mas um ser pensante e igualmente capaz cognitivamente. É sim importante falar sobre a igualdade de gêneros e combater as barreiras ainda tão forte e imperiosamente erguidas para dificultar esse fim.

Afora isso, o livro também abordou a questão ambiental e o mau uso que nós humanos fazemos dos nossos recursos naturais, que ninguém ouve, ninguém dá a mínima, mas que num futuro (distante ou não) poderá nos acarretar resultados desastrosos.

Mas e os shows de rock??? Bem, o que é o rock senão um tremendo de um "cutucador" de feridas que te leva a questionar e quebrar padrõezinhos impostos por uma sociedade conservadora que teima em esmagar inescrupulosamente minorias? O rock é atitude e para repensar atitudes. Uma viagem no âmago do ser de cada um de nós.

Cibele 11/04/2020

Gostei
Uma historinha legal, não fica presa nos clichês geek e nerd, a trama é rapida, gostoso de ler.

Bárbara 24/09/2020

Viagem no tempo fez meu nerd interior se interessar pelo livro, misturado com um romance, melhor ainda. Poder assistir grandes clássicos do rock é uma ideia maravilhosa, acompanhamos Karl e Lena nesse shows, enquanto eles usam a viagem no tempo para resolver questões pessoais no passado.
Durante a leitura aprendi a gostar do Karl, um tanto da-se pelo despero dele em trazer seu amigo Wayne de volta ao presente e depois por ele a todo custo buscar um jeito de ficar com Lena. E Lena, gostei de cara, inteligente de humor afiado, nerd.. imagino como seria algumas passagens do livro pela sua ótica.
Bom, num geral, não é lá aquele livro maravilho, mas não deixou de ser uma leitura agradável, o nerd que habita em mim ficou meio decepcionado pela falta de detalhes mais 'científicos', mas vê o desenvolvimentos dos três personagens compensou.

Paula.Faria 26/08/2022

Uma história de amor interessante
Eu gostei muito do livro, tem uma leitura fluída e que te prende mas do meio pro final eu comecei a ficar muito confusa com a história kkkkkkk
Muitos saltos temporais e meu cérebro n conseguiu processar tudo (creio que isso seja puramente culpa minha kkkkk).
Achei o final um pouco sem graça, queria que tivesse sido diferente mas no geral é uma leitura gostosa.

Ps: creio que muitas mulheres nascidas nos anos 90 e que passaram pela fase emo/gótica no colégio irão se identificar com a Lena K

Ladila 16/01/2023

As vezes eu gostava as vezes não
Esse livro em alguns momentos me deixava irritada, em outros me deixava entretida, entediada, apaixonada. Muitas coisas, não amei ele, levei dias para terminar porque não tinha vontade de ler mas em alguns momentos a leitura era legal e tal. Tinha coisa que não entendia e nem era a parte científica, a escritora fez uma farofa

1 | 2 | 3 | 4 | 5