Dicas da imensidão

Dicas da imensidão Margaret Atwood

Resenhas - Dicas da Imensidão

Flavia Braga 27/03/2018

Margaret Atwood e sua genialidade
O livro apresenta 10 narrativas sobre mulheres, nas mais variadas fases da vida: conquistas, frustações, como vivem e como se relacionam com elas mesmas, com as pessoas e com o mundo.
São apresentadas mulheres completamente diferentes, mas que se aproximam em vários momentos da sua imensidão.
Cada conto é um incômodo, um desencontro.
Cada conto apresenta uma dica para a imensidão da alma feminina.
Paula 28/03/2018minha estante
Interessante. Fiquei curiosa pra conhecer.

Paula 28/03/2018minha estante
Interessante. Fiquei curiosa pra conhecer.

Flavia Braga 28/03/2018minha estante
É muito bom Paula. Super recomendo.

Isis Tomie 05/04/2017

Crônicas pro dia a dia
Quando li o sumário fiquei bem curiosa com Ísis na escuridão. Apesar de ter o nome “Ísis” no título, esse não foi o que me chamou atenção não! Todos os textos tem suas particularidades, o que me chamou mais atenção foi Morte por paisagem (na qual uma menina desaparece sem deixar rastros e isso fica na cabeça de sua amiga por anos).

Todas as histórias tem como pano de fundo alguma região do Canadá. As personagens possuem sempre características físicas semelhantes, mesmo que a autora não as descreva com tanta intensidade.

Há uma pegada feminista sutil em todos os textos que dá aquele conforto no coração! Vemos mulheres corajosas, decididas e dispostas a enfrentar os machismos do dia a dia.

A leitura é bem fluida em todos os textos e uma característica comum na narrativa são as divisões entre presente, passado e futuro. A autora faz uma distinção das passagens históricas, deixando um quê de mistério em cada parte que se completam no final. Tem histórias que deixam uma dúvida do que poderia ter acontecido, não há um desfecho concreto e outras que você entende algo do começo só ao final da leitura. E toda essa dinâmica que prende você a história!

Dicas da Imensidão é voltado mais para um público adulto ou pessoas que já viveram ou conviveram situações diversas. Claramente, são textos que se lidos por alguém mais jovem, não irá entender logo o que as personagens viveram ou o contexto.

Poderia dizer a história de cada narrativa, mas acho que perde a graça! Os temas variam bastante, temos: amor, ilusão, filhos, maternidade, paixão, carreira, amantes, amizades, trabalho, família, aborto, morte… Cada uma aborda um ou mais temas, sempre deixando uma reflexão ao leitor.

E claro, por serem narrativas distintas, é um livro que pode ser lido em qualquer ordem! =)

Fiquei tão fascinada com a escrita de Atwood que estou a procura de outros livros dela!

site: https://www.elefantevoador.com/2017/02/28/dicas-da-imensidao-margaret-atwood-resenha/
vic 30/07/2017minha estante
undefined

Thais.Carvalho 07/01/2022

Uma coletânea de contos envolvendo personagens bastante diferentes, mas que se passam geralmente no Canadá. Focado em histórias que envolvem o feminino e questões contemporâneas.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@APassional 26/02/2017

* Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
"Dicas da Imensidão" é uma coletânea de dez contos. Ao longo da leitura, podemos perceber a diferença entre o que os homens pensam das mulheres e o que elas pensam sobre si mesmas, e vice-versa. Por vezes, testemunhamos o poder latente existente nas personagens femininas, força esta que pode ser utilizada, ou não.​ Desejos e frustrações, curiosidade e desinteresse, expectativa e realidade; diversas facetas humanas são demonstradas nas histórias, numa imensidão de sentimentos e sensações. ​Boa parte dos contos tem o final triste ou amargo, mas fica claro que retratam momentos determinantes na vida dos personagens, que na maioria das vezes ​eles tem o poder de mudar e dar a volta por cima, mas a questão principal é: estariam dispostos? Sem dúvida, uma leitura que incomoda um pouco e nos faz pensar.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2017/02/resenha-dicas-da-imensidao.html

Aguinaldo 02/11/2017

dicas da imensidão
De Margaret Atwood só havia lido um pequeno mas potente livro, "A Odisséia de Penélope", há mais de dez anos. Semanas atrás, por conta da agitação que sempre antecede a divulgação do prêmio Nobel de literatura, resolvi ler algo dela. Atwood está sempre presente nas listas de favoritos de uns anos para cá, mas, já se sabe, ganhou um outro favorito, Kazuo Ishiguro. Em "Dicas da imensidão" estão reunidos dez contos. São histórias realistas, que demonstram uma curiosidade por um certo tipo de pessoas, aquelas que viveram uma vida agitada, típica dos subúrbios de classe média, com relacionamentos, tempos de estudo e de trabalho, eventualmente filhos e proezas, talvez menos sucessos que aborrecimentos, mas sempre não exatamente da forma com que sonharam em algum momento prévio de suas vidas. Os personagens são professores, advogados, jornalistas, gente de mundo da arte e da cultura, que olham para o passado e tentam encaixar uma narrativa para a vida que viveram e irão viver. As histórias acontecem quase sempre na região de Toronto, no Canadá, mas os personagens ora viajam para a Inglaterra, ora cruzam a fronteira próxima dos Estados Unidos e passam um tempo por lá. Os recortes de vida que Atwood apresenta ao leitor pertencem quase sempre ao período que vai da Segunda Grande Guerra até meados dos anos 1980. Os fatos históricos deste período, bem como as ações de pessoas reais até são citados vez ou outra, mas apenas incidentalmente, o que importa para o narrador dos contos é o impacto destes fatos e ações nos personagens ali inventados. Nos contos quase sempre é sobre uma mulher que se narra, mulheres geralmente fortes, emancipadas, seguras de si, mas que trazem no corpo certas feridas, vestígios de seus combates, sabem que a ausência de uma amiga que morreu, dos filhos que cresceram, das paixões que se foram é uma ausência que não será roubada delas, uma ausência que as alimentará no futuro. Quando um homem é o protagonista certo da história trata-se de um farrapo humano, um tolo ou um canalha. Mas o livro não é sexista, o tom é sempre claro, o leitor reconhece facilmente a verossimilhança daqueles personagens, pobres homo sapiens contemporâneos nossos. Os contos realmente são bem escritos. Interessante mesmo, mas vamos em frente.
Registro #1230 (contos #144)
[início: 01/10/2017 - fim: 16/10/2017]
"Dicas da imensidão", Margaret Atwood, tradução de Ana Deiró, Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1a. edição (2017), brochura 14x21 cm., 238 págs., ISBN: 978-85-325-2991-6 [edição original: Wilderness tips (Toronto: McClelland & Stewart / Penguin Random House Canada) 1991]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2017/10/dicas-da-imensidao.html

Isa Soares 28/12/2017

Autora que ficou famosa pelo sucesso "Contos da Aia" (The Handmaid's Tale), lança uma profunda coletânea com 10 contos que dão voz a personagens femininas que relatam as suas memórias e experiências de seu passado e presente bem ao meio da segunda onda do feminismo.
ACOMPANHE O VÍDEO RESENHA AQUI: https://youtu.be/-0MzWx8aUC4

Delirium Nerd 29/01/2018

Dicas de Imensidão e o feminismo de Margaret Atwood
Margaret Atwood ganhou maior visibilidade através da série de TV inspirada em seu livro “O Conto de Aia“. Com o sucesso, editoras começaram a investir mais em suas obras e uma que ganhou edição caprichada pela editora Rocco foi a coletânea de contos Dicas de Imensidão. A obra traz dez contos onde em sua maioria são narrados por mulheres. As histórias acontecem entre a década de 50 a 90 no Canadá.

Todos os contos apresentam o olhar das mulheres e sobre as mulheres. São histórias sensíveis, algumas falam sobre o amor, outras sobre paixão seja ela por um ser humano ou pela carreira. Elas carregam a ironia característica de Atwood e todas têm como seu fio condutor as dores e o prazer de ser mulher em diferentes tipos de sociedade.

O primeiro conto, Lixo Verdadeiro, se passa em uma colônia de férias para meninos que se torna um convite para recordar sobre a descoberta da sexualidade. Meninos espiando as garçonetes que tomam banho de sol e a excitação que o proibido traz. A forma como a mulher é retratada pelos homens em diferentes fases da vida que vai desde a idolatria por mulheres mais velhas até total descaso pelas consideradas “fáceis” faz pensar que pouca coisa mudou quanto à imagem da mulher.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/10/09/dicas-de-imensidao-margaret-atwood/

Luiza.Thereza 16/06/2018

Dicas da Imensidão
Dicas da Imensidão é um livro de contos que reúne dez histórias curtas e centradas, quase sempre, em mulheres que passam por diferentes pontos e situações de suas vidas dando-se conta que nada aconteceu como realmente esperavam.

Essa colcha de retalhos tecida por diferentes mãos retratam realidades tranquilas e monótonas que surgem de repente depois das situações mais inquietantes e desestabilizadoras.

Como narradora, Margaret é de um talento quase perverso. As cenas são secas, descem a garganta com dificuldade e te fazem sentir o arranhado da ironia que se esconde por detrás de suas palavras.

Talvez tenha sido isso que tenha feito preferir à romancista a contista, uma vez que o tamanho reduzido da narrativa faça com que o bolo preso em nossa garganta desça de qualquer maneira, mesmo que precariamente digerido.

site: http://www.lerparadivertir.com/2018/06/dicas-da-imensidao-margaret-atwood.html

FabyTedrus 29/07/2018

Dicas da Imensidão - Margaret Atwood
Após ler vááários dos contos eu fiquei com a sensação de "pooorque eu li isso?" que depois de alguns minutos era seguida por uma sensação inquietante de "mas noooossa néh?". As histórias não são leves ou pesadas, são cotidianas e parece bobeira quando se termina de ler, ou até sem sentido em algumas na maioria das vezes, mas depois que a história 'bate' faz sentido, é do tipo de coisa doida que não faz sentido, porém faz, não sei explicar... Meus contos preferidos foram Ísis na escuridão e Morte por paisagem. (Dez/17)

Henrique Fendrich 06/10/2019

Atwood é uma escritora necessária de nosso tempo (quem sabe ganhe o Nobel na semana que vem). É uma coisa boa que muita gente que lê "O conto da aia" chegue também até esse "Dicas da imensidão".

São dez histórias narradas a partir da perspectiva feminina, em uma sociedade na qual as mulheres já saíram de casa para ganhar o mundo. Suas personagens geralmente tem carreiras profissionais de aparente sucesso. O que está bem longe de significar felicidade, pois elas também se veem às voltas com dramas existenciais, amorosos e, naturalmente, aqueles decorrentes do machismo.

Os casos amorosos narrados parecem fiéis à maneira contemporânea pelo qual os relacionamentos se dão, na qual o sexo e mesmo o adultério já são encarados com maior naturalidade, mas a minha impressão geral, a partir do vazio que o "amor" representa nessas histórias, mesmo nos momentos mais "aventurosos", é de que a solidão não é tão ruim assim.

Destaco o conto "Peso", que eu já conhecia e é o meu favorito, tendo o feminicídio como mote (ou seja, atualíssimo). "Tios" também me chamou bastante a atenção, seja pela forma como a criação determina o comportamento na vida adulta ou pela lamentável inveja masculina diante do sucesso da mulher.

O conto que abre o livro, "Lixo verdadeiro", foi outro dos meus favoritos, pois ali se discute muitas questões relacionadas ao comportamento dos gêneros ainda na adolescência, o que, é claro, repercute na vida adulta. "Morte por paisagem" também foi um bom momento para mim, e há bons momentos em todos os contos, embora alguns não tenham se destacado muito para mim.

Atwood escreve de maneira fácil, muitas vezes as tramas não são tão complexas, mas ela prende a atenção. Todos os contos são divididos em alguns blocos de texto, demarcando uma pausa, uma mudança de ritmo ou de cena, o que acaba contribuindo também para a fluência.

Ao término do último conto, sugestivamente chamado de "Quarta-feira inútil", reforçou-se em mim a ideia de vazio existencial a partir dos relacionamentos contemporâneos.

Ferflus 19/11/2020

Livro de contos
Confesso que tenho uma dificuldade para gostar de livros nesse formato e dessa vez não foi diferente.
Alguns contos me agradaram, outros são dispensáveis.
Alguns gostaria que fossem desenvolvidos em formato de livro, não apenas conto.
Vale a leitura, Margaret Atwood escreve muitíssimo bem!

Rê Lima 24/02/2021

É bem diferente de tudo que eu já tinha lido da autora. Em comum, só as protagonistas e suas questões! Bem interessante!

Caroline 22/03/2021

Incompleto
Definitivamente não gostei. Tinha uma promessa de histórias com protagonistas femininas fortes mas o que eu achei foi uma bagunça. Alguns contos são ruins do início ao fim, outros começam muito bons e você se empolga mas a autora parece não terminar a história, não é um final com suspense, fica sem final mesmo, sem sentido. Li outros dois livros excelentes dessa autora e tinha uma expectativa por esse livro, mas infelizmente foi pesaroso ler ele até o fim.

May 26/04/2021

Finalmente terminei esse livro de contos que sempre ao fim de um conto me pegava tento crises existenciais, olhando pro teto, pensando ?realmente tá acontecendo o que eu entendi??. Ao decorrer dos anos sempre me pego pensando em algum conto específico e sempre tive receio de terminar por isso, sempre fico sentindo no final que preciso de mais páginas, que aquele final precisava de mais detalhes e acho que essa seja a intenção a autora, nos fazer sempre preencher as lacunas dos finais.