Dicas da imensidão

Dicas da imensidão Margaret Atwood

Resenhas - Dicas da Imensidão

Isis Tomie 05/04/2017

Crônicas pro dia a dia
Quando li o sumário fiquei bem curiosa com Ísis na escuridão. Apesar de ter o nome “Ísis” no título, esse não foi o que me chamou atenção não! Todos os textos tem suas particularidades, o que me chamou mais atenção foi Morte por paisagem (na qual uma menina desaparece sem deixar rastros e isso fica na cabeça de sua amiga por anos).

Todas as histórias tem como pano de fundo alguma região do Canadá. As personagens possuem sempre características físicas semelhantes, mesmo que a autora não as descreva com tanta intensidade.

Há uma pegada feminista sutil em todos os textos que dá aquele conforto no coração! Vemos mulheres corajosas, decididas e dispostas a enfrentar os machismos do dia a dia.

A leitura é bem fluida em todos os textos e uma característica comum na narrativa são as divisões entre presente, passado e futuro. A autora faz uma distinção das passagens históricas, deixando um quê de mistério em cada parte que se completam no final. Tem histórias que deixam uma dúvida do que poderia ter acontecido, não há um desfecho concreto e outras que você entende algo do começo só ao final da leitura. E toda essa dinâmica que prende você a história!

Dicas da Imensidão é voltado mais para um público adulto ou pessoas que já viveram ou conviveram situações diversas. Claramente, são textos que se lidos por alguém mais jovem, não irá entender logo o que as personagens viveram ou o contexto.

Poderia dizer a história de cada narrativa, mas acho que perde a graça! Os temas variam bastante, temos: amor, ilusão, filhos, maternidade, paixão, carreira, amantes, amizades, trabalho, família, aborto, morte… Cada uma aborda um ou mais temas, sempre deixando uma reflexão ao leitor.

E claro, por serem narrativas distintas, é um livro que pode ser lido em qualquer ordem! =)

Fiquei tão fascinada com a escrita de Atwood que estou a procura de outros livros dela!

site: https://www.elefantevoador.com/2017/02/28/dicas-da-imensidao-margaret-atwood-resenha/
vic 30/07/2017minha estante
undefined

@APassional 26/02/2017

* Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
"Dicas da Imensidão" é uma coletânea de dez contos. Ao longo da leitura, podemos perceber a diferença entre o que os homens pensam das mulheres e o que elas pensam sobre si mesmas, e vice-versa. Por vezes, testemunhamos o poder latente existente nas personagens femininas, força esta que pode ser utilizada, ou não.​ Desejos e frustrações, curiosidade e desinteresse, expectativa e realidade; diversas facetas humanas são demonstradas nas histórias, numa imensidão de sentimentos e sensações. ​Boa parte dos contos tem o final triste ou amargo, mas fica claro que retratam momentos determinantes na vida dos personagens, que na maioria das vezes ​eles tem o poder de mudar e dar a volta por cima, mas a questão principal é: estariam dispostos? Sem dúvida, uma leitura que incomoda um pouco e nos faz pensar.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2017/02/resenha-dicas-da-imensidao.html