Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Blog MDL 07/02/2016

Esse livro começa assim como todos os demais da coleção, dando o seguinte aviso: Se você, leitor, gosta de histórias alegres e animadas, recheadas de finais felizes, esse livro não é para você.

Começamos o livro conhecendo nossos protagonistas que se tornarão preciosidades ao longo de toda a trama: Violet Baudelaire é a mais velha dos três. Ela tem 14 anos de idade e é uma inventora, sendo responsável sempre por criar as mais diversas geringonças que ajudarão tanto ela quanto seus irmãos sempre. Klaus é o irmão do meio. Com 12 anos, ele tem uma memória incrível, sendo um leitor voraz e, pasmem, nunca se esquecendo de nenhuma palavra do que lê (Isso sou eu tendo crises de inveja)! Sunny, a mais jovem, é apenas um bebê que mal consegue falar, mas tem dentes extremamente afiados e tem como passatempo morder tudo que encontrar.

Nossos jovens protagonistas logo no começo se veem em uma situação triste, pois, em um passeio pela praia, sozinhos, são abordados pelo advogado da família, o Sr. Poe, que avisa às crianças sobre uma terrível tragédia: seus pais morreram em um incêndio que aconteceu em suas casas. Numa só tacada, eles não são apenas órfãos, mas também estão sem um lar.

Após uma curta estada com o Sr. Poe, eles são transferidos então para a casa do parente mais próximo, que também será tutor das crianças. Trata-se do Conde Olaf, que, diferente de um certo boneco de neve de uma famosa animação, é um vilão mau caráter e da pior estirpe.

Acontece que os pais Baudelaire eram donos de uma grande fortuna, que poderá ser utilizada pelos irmãos apenas quando estes atingirem a maior idade. Porém, nosso persistente vilão fará de todo o possível para que essa fortuna passe para ele, em prol de seus objetivos mais obscuros.

Como plano inicial, sob sua tutela, Olaf e sua trupe de circo organizam uma peça de casamento, onde Violet seria a noive e o Conde, o noivo. Só que os jovens descobrem que, na verdade, os papéis do forjado casamento são verdadeiros e que, casando-se com Violet, o vilão poderá enfim ter acesso à fortuna Baudelaire. Cabe então aos jovens descobrir um meio de impedir essa cerimônia e mostrar ao mundo o verdadeiro caráter do mesquinho Conde.

O que falar dessa série que, no primeiro livro, me cativa de uma maneira tão incrível?

A começar pela joia de todo o livro, que são os personagens! Este primeiro livro tem um caráter introdutório, onde somos apresentados aos protagonistas, ao carismático vilão que amamos odiar, dentre demais personagens que estarão sempre nas histórias. Apesar de escrito de uma forma bem infantil, tanto os protagonistas como vilões e personagens secundários são bem caracterizados. Você tem medo do Olaf junto com as crianças, enquanto desbrava toda a aventura com elas, sorri quando a Juíza Strauss aparece e se ressente com o Sr. Poe.

Fora isso, temos um dos elementos mais incríveis, que é o narrador. Lemony Snicket é apenas um pseudônimo do verdadeiro autor, que é um narrador-personagem! Toda a trama, narrada por Snicket, na verdade são conjuntos de prova que o mesmo encontrou e envia ao seu editor. Ou seja, a história toda é um relato não de uma pessoa que esteve em tempo real com os personagens, mas sim de alguém que apurou dados sobre as situações! Além disso, o narrador é um dos melhores personagens, explicando expressões e palavras de uma maneira tão lúdica e incrível que eu me sentia uma criança e sorria muito quando sabia que ele ia se intrometer na história novamente.

Não o bastante, esse livro de meras 150 páginas e fontes grandes tem uma diagramação FANTÁSTICA e ilustrações belíssimas. Isso fora que cada livro traz uma crítica a diversas situações de nossa sociedade. O primeiro, por exemplo, faz uma crítica ao funcionamento das leis (matrimoniais e civis) e como essa pode acabar interferindo na vida de nossos pequeno heróis. É uma clara crítica às leis contraditórias e estranhas da sociedade, bem como nos mostra que as leis tem brechas, onde pessoas espertas podem burlá-las. O livro é uma sátira ao comportamento humano, nos mostrando como adultos podem ser cegos e tontos.

Diferente do que o narrador prega, o livro não vai te fazer chorar e querer cortar os pulsos, muito pelo contrário. Ele tem diversos alívios cômicos, mesmo o vilão te faz dar gargalhadas. Mas tenham em mente que nada dá certo na vida dos órfãos. Por mais provações que eles sofram, quando achamos que tudo irá melhorar, as coisas ou voltam à estaca zero, ou ficam bem piores. É um conto infantil, sem dúvidas, mas seus temas recorrentes são extremamente atuais e convém para a todos lerem.

Fica então a dica para aqueles que gostam de uma boa literatura infatojuvenil. Esse primeiro livro é uma aventura divertida e descontraída, que vai te prender desde e a primeira página. É um livro extremamente curto, que se pode ler em uma hora ou duas. A única coisa que se torna desafiante é não querer partir direto para o próximo, logo em seguida!

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-desventuras-em-serie-mau-comeco.html

Marina Martin 21/03/2016

Mau começo por blog Caçadores de Leituras
Autor: Lemony Snicket

Livro: Mau começo

Paginas: 152

O livro conta a história dos três filhos Baudelaire, filhos bem peculiares na verdade.
Klaus que adora ler, ler de tudo principalmente os livros da grande biblioteca dos Baudelaire o que ele mais gosta é do como ele se lembra muito bem de tudo que leu, ele é o filho meio.

Violet que adora fazer diversas invenções de todos os tipos, e todos que a conhecem bem sabem que quando ela está com o cabelo amarrado significa que ela está formando uma grande ideia pois ela amarra seus cabelos para não se distrair com eles, ela é a filha mais velha.

Sunny a filha mais nova, ela é apenas um bebê mais sua atividade favorita é morder coisas e todos sabem que quando ela não gosta de alguma pessoa ela morde a mão bem forte ou quando qualquer pessoa quer lhe dar um banho.

Quando as crianças estão na praia num dia nublado elas recebem um triste noticia, seus pais forram mortos em um incêndio misterioso. E esse é apenas um dos infortúnios por qual eles vão passar nesse livro e nos próximos.

O trio do livro é bem original afinal quantas vezes você vai ver um bebê que gosta de morder tudo, o jeito que o autor começa o livro é bem criativo.
O livro é infantil por isso a narrativa é bem simples caso você não seja um leitor nato começe por esse livro tenho certeza que a leitura vai ser bem fácil.
Mesmo sendo um livro infantil a história é muito boa apesar do vilão não têm um objetivo muito profundo, mais tenho certeza que eu criança jamais se incomodaria com isso.

site: Por blog: http://cacadoresdeleituras.blogspot.com/2016/03/mau-comeco.html#more

Verônica 26/03/2016

Desventuras em série 1 - Mau começo - Pensamento Literário
Desventuras em série Mau começo conta a história de três irmãos que possuem habilidades distintas. Violet, a mais velha, tem o dom de construir invenções peculiares. Klaus é o leitor, o mesmo tem a leitura como fuga da realidade, sendo capturado para um mundo de emoções. E claro, a caçula e pequena Sunny, que gosta de morder. O que eles têm em comum além de serem irmãos? São órfãos, tem uma pequena fortuna e o seu tutor legal é o conde Olaf.
Creio que muitos, se não leram, já assistiram o filme baseado no livro. Tal obra caiu em minhas mãos por intermédio do destino, onde fui presenteada por um enredo exímio, com planos maquiavélicos e mentes inteligentes que agem de forma constante para desvendar as artimanhas presente na estória. Entretanto por mais cativante que seja a narrativa é destinada ao público infantil.
Antes de fazer minhas considerações, cheguei a achar o livro frívolo, entretanto refleti e olhei através de outro ângulo. Toda a explanação é feita para agradar e atrair crianças e/ou adolescentes, sendo a linguagem mais fácil, as palavras unidas aos seus significados, os capítulos pequenos, portanto com poucas páginas. Creio que para facilitar a interpretação também essa é uma ótima escolha para adultos que pretendem aprender sobre mundos novos, sendo seduzidos por argumentos de fácil entendimento e se aventurando em contextos extraordinários.
Lemony envolve seus leitores a todo instante, é fácil imaginar qualquer cena, pois seu exemplar contém imagens interligadas ao contexto. A leitura é fluída e em pouco tempo consegue-se terminar a obra. Talvez, se não tivesse sido sucumbida mais cedo por todo o cenário literário meu encanto seria maior, entretanto já me rendi a várias fábulas, vivi várias narrativas, visitei diversos mundos e me afoguei dentro de abundantes textos, o resultado de tudo isso é apenas uma leitura satisfatória sem nenhuma trama surpreendente.
Aconselho a leitura, a mesma te cativa, mas por não ser destinado ao público adulto, seu encanto seja singular. Afinal, o olhar de um adulto é totalmente transformado do olhar inocente de uma criança.

Não sei se vocês já perceberam, mas as primeiras impressões muitas vezes são inteiramente falsas (p.31)

(...) quando perdemos um ente querido, os amigos às vezes nos evitam, justamente quando a presença de amigos é mais necessária. (p.37)

A não ser que vocês tenham tido uma sorte rara, raríssima, na vida, certamente terão passado por experiências que os fizeram chorar. Ou seja, a não ser que tenham tido essa sorte raríssima, vocês sabem que uma boa e longa sessão de choro é capaz de melhorar nosso ânimo, mesmo que as circunstâncias se mantenham as mesmas. (p.57)

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2016/03/resenha-desventuras-em-serie-1-mau.html

Mayara 27/04/2016

Se você veio aqui esperando uma resenha de m livro fofinho, com um final feliz, pode ir parando por aqui, pois veio ao lugar errado. Essa história não tem um feliz, muito menos um começo, e são raros os momentos de alegria durante a narrativa.
Primeiro me deixem apresentar os protagonistas, os três são incrivelmente inteligentes, cada um à sua maneira. Violet, a mais velha, é uma excelente inventora, Klaus já leu mais livros do que qualquer criança de sua idade e Sunny, a bebê, com seus dentes afiados gosta de morder praticamente tudo.
O Mau Começo, como o próprio nome sugere, vai nos contar como todas as desventuras passadas pelos irmãos Baudelaire começaram. Eles tinham uma ótima vida inventando, lendo e mordendo, até que um dia, recebem a notícia de que sua mansão havia pegado fogo e que seus pais morreram durante o incêndio. Eles então foram levados para viver com Conde Olaf, um parente distante dos pais de quem eles nunca ouviram falar. Com sua monocelha e tatuagem de olho no tornozelo, Olaf não causou uma boa primeira impressão nas crianças, que estavam certas.

site: https://chalegeek.wordpress.com/2016/04/09/resenha-o-mau-comeco-de-lemony-snicket/

Bela Lima 17/05/2016

O livro é ao mesmo tempo uma historia sombria, filosófica e real da vida
Num dia nublado, a beira da praia, os Irmãos Baudelaire recebem a noticia, entre crises de tosse do Sr. Poe, que seus pais morreram num incêndio e que agora são os Órfãos Baudelaire. Como determina o testamento, as crianças são levadas até o parente mais próximo, que logo se descobre ser conde Olaf, um ator desconhecido e primo distante.

“Se alguma vez vocês perderam uma pessoa que tinha grande importância para vocês, então sabem como é que nos sentimos nessas horas, e, se nunca perderam, não dá nem para imaginar.”

Os Órfãos Baudelaire são três irmãos, cada um com uma habilidade diferente. A mais velha, Violet, é uma inventora, criando as mais diversas coisas com materiais estranhos e com seu cabelo preso por uma fita, principal marca da sua concentração. O do meio, Klaus, é o único menino, que gosta de ler e que se lembra de tudo que já leu. E, a mais nova, Sunny, que ainda é um bebê, possui quatros dentes grandes e afiados, gostando de morder coisas, e uma maneira de falar própria que apenas seus irmãos compreendem.

Cercado por olhos que parecem acompanhá-los, presentes em paredes, quadros, janelas e até mesmo em forma de tatuagem no tornozelo do seu novo tutor, os Órfãos se veem sendo maltratados, esbofeteados, obrigados a trabalharem e dormirem em condições precárias. E, quando dizem ao Sr. Poe, responsável pelo dinheiro até que Violet atinja maioridade, ninguém acredita.

“(...) conde Olaf tinha tatuada a imagem de um olho em seu tornozelo, igual à do olho em sua porta da rua. (...) e veio-lhes um pressentimento de que, para o resto de sua vida, estariam sempre se sentindo sob estreita vigilância do conde Olaf, mesmo que ele não estivesse por perto.”

Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler, é ao mesmo tempo o narrador quanto um personagem, contado a historia a partir de fatos que encontra. E amo a forma que ele a conta. Lemony apresenta fatos insignificantes que logo depois mostra a ser de grande importância, ou começa com um assunto e liga-o ao outro totalmente diferente, contudo sem perder o sentido. É impressionante.

O livro é sobre as desgraças dos Baudelaire que atrai cada vez mais desgraças, ele é ao mesmo tempo uma historia sombria, filosófica e real da vida (considero-o ainda mais do que o do Pequeno Príncipe). Nele percebemos uma critica contra a sociedade, como os adultos não acreditam nas crianças, vendo apenas o que querem, e como as leis são feitas com brechas para serem usadas por ladrões inescrupulosos como conde Olaf.

“(...) este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da historia são pouquíssimos.”

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/05/resenha-mau-comeco-desventuras-em.html

Ritcharla 14/06/2016

Saiba que...
Se você está esperando por um livro de finais felizes, feche essa tela, procure outros contos como Rapunzel e Branca de Neve e corra o mais rápido possível. Mas se quiser boas aventuras seguidas de eventos catastróficos, cercados por tristezas ocasionais e o desejo de vitória para os irmãos Baudelaire, esse livro está te esperando.

Um dos meus livros preferidos, que me devolveu a energia e o desejo pela leitura que eu havia perdido.

Clarice 14/07/2016

Esse é realmente apenas um começo, ou melhor, um mau começo. O primeiro e singelo livro da grande série Desventuras em Série é pouco, claro que para nós leitores, porque, para os irmãos Baudelaire, as 148 páginas já representaram um sofrimento para a vida toda. É muito diferente ler uma história que trata de infelicidade, esse sentimento tão cruel que fingimos que ele não existe mesmo passando por ele. Aqui, a infelicidade é encarada de frente, é a personagem principal, totalmente presente na vida de três crianças inocentes, impossível virar as costas para ela, o autor e brilhante narrador deixa bem claro: não há finais felizes, se quiser coisas alegres leia outo livro. Apesar do tema forte a leitura é leve e gostosa. Infelizmente, para nós leitores, rápida, porém, felizmente, de novo só para nós leitores, ainda há mais doze livros com muitas desventuras, Azar para os irmãos Baudelaire, sorte nossa!.

Lourena2 02/08/2016

Coloca mau começo nisso!
Klaus, Sunny e Violet são os irmãos Baudelaire que estão na classificação das pessoas mais infelizes do mundo, mas nem sempre foi assim, eles viviam uma vida feliz e tranquila até a morte de seus pais, por conta de um incêndio que ocorreu em sua casa. Então com a ajuda do Sr. Poe eles consegue um lugar para morar, na casa de um parente distante o horripilante Conde Olaf que com o tempo vai colocando suas garrinhas de fora e mostrando com que realmente se importa e não é com os irmãos e sim com a herança deles.

Dinny 19/08/2016

Foi um 3.5.
Gostei, mas vamos ver como será as continuações.

Daiana59 26/08/2016

O mau começo de uma história incrível!
Quando assisti pela primeira vez o filme ainda bem nova, lembro que fiquei imaginando por dias e dias o que havia acontecido com os azarados irmãos Baudelaire? Fiquei sabendo muito tempo depois que aquele filme era um livro e que o livro era incrível! O narrador conhece tanto esses irmãos que sua narrativa para a história é incrivelmente leve, fácil de ler e tão compromissada com a história que não da para parar de ler e quando você finalmente termina o livro, já está emendada com o próximo em mãos! Uma história cativante sobre a vida azarada e triste de três irmãos que tem apenas um ao outro e para sobreviver a um mundo mau, iram precisar de muita inteligência para invenções mirabolantes, muitos livros lidos para obter conhecimento e dentes... por que não?

miny 30/08/2016

livro ótimo!

Thaynan.Cristine 02/09/2016

Simplesmente amo esse livro

Gabrielle 05/09/2016

Ótimo começo!
O primeiro livro de uma série de vários livro incríveis não poderia começar melhor!
Sem dúvida os livros são muito melhores que o filme (que é um só para tudo isso de história).