Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Joy Dotta 17/10/2020

Mal Começo, título que aqui significa "um começo promissor"
O primeiro livro de Desventuras em Série ao contrário do que o título sugere é um início muito bom para a jornada dos Órfãos Baudelaire.

Lemony Snicket é o mestre do tragicômico, isto é o mestre da mescla em tragédia e comédia em um livro simples escrito para um público infantojuvenil. Mal Começo é a introdução perfeita ao universo de Desventuras em Série e me encantou de diversas formas.

Neste livro conhecemos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, Conde Olaf e muitos outros personagens que se destacam por terem características e habilidades muito específicas. Embora os personagens não tenham um alto grau de complexidade eles são encantadores e fáceis de se relacionar. Durante a leitura me vi bastante apegada a cada um dos personagens e torci por eles do início ao fim.

O enredo é bastante simples mas o verdadeiro mérito da obra está na maneira como a história é contada. O narrador, Lemony, faz intervenções com curiosidades e referências a obras e a personalidades famosas, o que me fez buscar mais sobre cada um dos nomes mencionados e prestar atenção nas entrelinhas. O contraste entre a simplicidade do enredo e a sutileza dos detalhes colocados pelo autor criam uma atmosfera única para a história, tornando a mesma difícil de classificar. Não sei bem quando e onde se passa Mau Começo, também não sei se qual o gênero exato do livro mas a verdade é que isso pouco importa. O brilho do livro está no absurdo, os adultos são absurdos, as habilidades das crianças são absurdas, os acontecimentos são mais absurdos ainda e isso torna o livro diferente por mais comum que seja.

Enfim, Mau Começo é um prato cheio pra quem gosta de uma boa fantasia com toque de humor e que seja fã de livros infantujuvenis!

Rocklieber 12/10/2020

Esse daqui eu realmente não lembro de nada, o título não ajuda

joobart 09/10/2020

Muito bom!
Li depois de já ter assistido a série e, como esperado, é tão bom quanto. Por já ter assistido tinha noção de algumas coisas que iriam acontecer mas a narração é tão boa que a magia não se perdeu.

Lipe 06/10/2020

Um livro que dá para ler facilmente em um dia. Personagens bons com suas devidas pecualiridades e sem dúvida um meu favorita da série Desventuras em Série

CE_da_Luz 29/09/2020

Aquele em que tem a sombrancelha tipo duas-em-uma
"Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia."
Inovador, melancólico e peculiar.

Bia 28/09/2020

Leitura fácil e rápida que envolve, bem gostosinha de ler.

Jazz 24/09/2020

Desventuras
??Desventuras em série - Lemony Snicket *Mau Começo* ?P.148
O livro é narrado por Lemony Snicket, personagem que conta sobre a vida dos filhos Baudelaire, que após perderem seus pais em um misterioso incêndio passam a ser "Os órfãos Baudelaire".
É relatada a história das crianças após passarem a morar com Conde Olaf, um "parente" de seus pais, dono de extrema maldade, cujo único interesse é obter a enorme fortuna que Violet (a mais velha) herdou dos pais e só obterá após a maioridade.
Ao meu ver é um livro bem interessante que constantemente conversa com o leitor, o seu tom mórbido dá uma melancólica curiosidade. Se você está a procura de finais felizes, não é aqui que vai encontrar.
?9/10

Júlia Brito B. 21/09/2020

Amei...
Eu gostei da história vendo o filme, quando lançou a série me apaixonei e resolvi comprar os livros. Esse é o primeiro livro, são 13, e é um livro maravilhoso, escrita fácil e que prende o leitor, uma história tanto para crianças quanto para adultos. O livro trás uma história inovadora, nunca tinha lido nada parecido, e se você procura uma aventura, com reviravoltas surpreendentes, essa série de livros é ideal.

[email protected] 20/09/2020

Leitura rápida e maravilhosa! Diferente da triste história dos jovens órfãos Baudelaire. Mau Começo é só o começo de vários infortúnios que os pequenos irmãos irão passar nas mãos do Conde Olaf.
Narry 22/09/2020minha estante
Amo essa saga aaa ?

Sthefany 10/09/2020

Uma leitura super fluída e bem legal. Li em um dia, gostei bastante.