Uma Longa Jornada Para Casa

Uma Longa Jornada Para Casa Saroo Brierley

Resenhas - Uma Longa Jornada Para Casa

1 | 2 | 3 | 4

bawbara 16/01/2022

foi um pouco difícil de acreditar que uma criança de 5 anos conseguiria sobreviver ao que esse menino passou e lembrar com tanta riqueza de detalhes. mas, conversando com outras pessoas, percebi que é possível sim.
falando da parte "técnica": achei que faltou. eu achei que seria emocionante, que me faria chorar, talvez, mas nada. nem uma lágrima. ser escritor talvez não seja a maior qualidade do Saroo, mas ele tem outras muito boas.

Aline 12/01/2022

Dolorosa realidade das crianças pobres indianas
Incrível história de um menino muito pobre da Índia que se perdeu do seu irmão mais velho aos 5 anos e perambulou pelas ruas de Kolkata (Calcutá) até ser acolhido num abrigo e ser adotado por um casal Australiano. Mais de 20 anos depois, com a ajuda do Google Earth e do Facebook ele reencontra sua família. Em muitos momentos do livro me questionei como o autor poderia se recordar de tantos detalhes da infância. Mas ainda que algumas lacunas tenham sido preenchidas com um pouco de ficção, a leitura do livro vale muito, não só pela história e narrativa muito boas, mas para conhecermos a vulnerabilidade gritante das crianças pobres da Índia.

"Em 1987 a população da Austrália era de dezessete milhões de habitantes, enquanto na Índia, naquele mesmo ano, cerca de quatorze milhões de crianças morreram de fome ou acometidos por doenças."

Aline 03/01/2022

Para saber quem somos é preciso saber de onde viemos
Incrível história, contada com detalhes muito além do filme! Sendo momentos até mesmo engraçados em meio a tanta euforia e tristeza. Incrível um menino de apenas 5 anos , ter gravado tantos detalhes... Onde fez encontrar sua família biológica depois de 25 anos.

Lulu 26/12/2021

Que história incrível, apesar de ser muito triste em alguns momentos, é muito lindo ver a dedicação do Saroo em reencontrar a sua família.

elisaarrudaa 09/10/2021

"Agora tenho duas famílias, não duas identidades."
li esse livro para a escola e achei muito interessante a jornada do autor desde criança até os dias atuais, e como a sua determinação o levou de volta para casa. por não ser um gênero que geralmente leio, não dei uma classificação muito alta, mas recomendo o livro para aqueles que querem uma prova de que a persistência e a força de vontade vão longe.

adrianovinicius1976 04/07/2021

O presente atrelado ao passado
É uma história inacreditável, mas que aconteceu: é a vida do autor, Saroo Brielrley, que aos 5 anos se perdeu do irmão mais velho em uma estação rodoviária na Índia e, sem saber ler nem escrever, sem ideia do nome de sua cidade natal ou do próprio sobrenome é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá até ir parar num abrigo de crianças perdidas, onde acabou sendo adotado por um casal da Austrália. Sem muitas lembranças concretas da localização de sua mãe biológica o garoto cresceu em outro país e passou 25 anos longe de sua família de sangue. E ainda que tenha conseguido se adaptar com relativa facilidade à nova rotina e se sentisse agradecido aos pais adotivos pelas e oportunidades e carinho que eles lhe proporcionaram, Saroo não esquecia suas origens.

amandaox 16/04/2021

Gostei muito do livro, é uma história bem impactante e me emocionou em alguns momentos, apesar de ter achado o final um pouco enrolado. É muito louco pensar que alguém realmente passou por isso, Saroo você merece o mundo

Luann 15/04/2021

História contada de um jeito fácil de ser lida e imaginar que uma criança de 5 anos passou por isso tudo, é surpreendente.

Gaby 10/04/2021

A história é emocionante. O que mais me impactou foi ele ter conseguido guardar a memória dos lugares por vários anos.
A "vida" costuma ser muito dura com os pobres, é muito triste saber que várias famílias vivem nessa situação de extrema pobreza.
A leitura é bem fluída, porém os capítulos depois do reencontro poderiam ter sido enxugados, acabou sendo cansativo e isso me fez diminuir a nota dada.

Meneva 09/04/2021

Uma Longa História
É uma historia muito comovente. Me prendeu mais os relatos da infância do Saroo. A partir do momento que ele reencontrou a família comecei a achar mais cansativa a leitura. 10 capítulos seriam suficientes pra mim mas entendo que ele tinha muita coisa pra contar.

Naylla.Carlins 06/04/2021

Cansativo
Uma história de começo triste, mas com um final feliz. O livro tem muitos detalhes repetidos e isso deixou a leitura cansativa.
Marlene Koch 14/12/2022minha estante
Estou no meio do livro e como gosto muito de cães, consigo ler o livro como se fosse um cachorrinho perdido ou abandonado. Um animal abandonado passa por tudo que igual: Humanos atiram pedras, são invisíveis, comem resto de alimento, se escondem de medo dos humanos, podem ser levados para algum canil, alguém pode adotar e salvar o animalzinho. Tal qual acontece com milhares de crianças em alguns países, acontece com animais no mundo todo. As histórias de sobrevivência ou não são as mesmas.

lay 06/04/2021

Eu gostei do livro pq a história é muito surpreendente. O menino com 5 anos, passando por diversos problemas consegue ser adotado e anos dps ainda se lembra de detalhes suficientes para reencontrar a familia. Mas achei a leitura mt lenta, tem detalhes até demais e me deixou cansada

Jéssica Berton 12/02/2021

Emocionante
O filme Lion que foi indicado ao Oscar foi baseado neste livro, o filme é bem fiel ao livro, mas óbvio que o livro é muito mais completo, descritivo e informa o que aconteceu com cada personagem.

Também trás a cultura e curiosidades sobre a Índia, o quanto as crianças são negligenciadas pelas autoridades, desde pequenas são abandonadas ou órfãs e são obrigadas a se sustentar sozinhas, correndo perigo de ser estrupadas, vendidas, assassinadas e até o mercado negro do tráfico de órgãos, são poucos que conseguem ter uma sorte melhor. É de partir o coração, recomendo tanto o livro como filme, ambos são emocionantes com muita reflexão.

1 | 2 | 3 | 4