Uma Longa Jornada Para Casa Saroo Brierley

Resenhas - Uma Longa Jornada Para Casa

1 | 2 | 3 | 4

Fran 29/12/2023

A história de Saroo é incrível, cheia de superações e surpresas. Foi um livro que me instigou a pesquisar mais sobre a Índia, e conhecer um pouco da cultura, no entanto, eu pensei diversas vezes em abandonar o livro, pois é uma leitura muito arrastada e não prende o leitor.
No mais, é um livro rico em detalhes e conhecimentos, em especial da vida na Índia, na perspectiva de uma pessoa que vem de uma família que vive em extrema pobreza.

Nina Pina 07/07/2023

Esperança e fé
Gente amei esse livro.
Esse livro é maravilhoso ele conta a história de um garotinho de 5 anos que se perdeu, de seu irmão em uma estação de trem na Índia. Lutou pela vida, chorou se desesperou, mas, de repente ele se deu conta que não conseguiria sair dessa situação, resolvendo simplesmente sobreviver. E ele conseguiu. O final é ótimo ele tinha um sonho e esse sonho ele conseguiu realizar.
Leitura 5 estrelas.

Islan.Lima 26/05/2023

INCRÍVEL
Um dos melhores que já li em toda minha vida. A história de Saroo é inacreditável, empolgante e real
Vale a pena ler!

aniele9 21/03/2023

Perfeito como o filme.
Conheci a história por causa do filme que depois descobri que fora baseada nesse livro. Fiquei bastante comovida com o filme. E tive curiosidade de me informar com mais detalhes do qual só teria no livro.

Duda 20/03/2023

Uma Longa Jornada Para Casa
Eu li esse livro todo com a expectativa do Saroo finalmente reencontrar o lar dele mesmo que isso acabasse abalando algumas relações dele, mas eu não sei se gostei tanto do formado de autobiografia dele, é fácil de ler mas a história em si não é uma história que eu leria no meu tempo livre, por ser mais uma autobiografia, um estilo que eu não gosto muito

Ana Ponce 04/01/2023

UOU...
Me interessei pelo livro após acompanhar a premiação do Oscar, pois a adaptação foi indicada em 6 categorias, quando li a sinopse da obra achei bem interessante.
Eu gostei da leitura, achei uma experiência bem enriquecedora, conhecer um pouco mais da vida na Índia, embora seja chocante determinados pontos. Principalmente quando trazemos para a nossa realidade, e percebemos o quão próximos estamos dessa situação: na Índia é comum crianças passarem dias longe de casa, no Brasil passar dias não é comum, mas horas sim, algumas crianças passam o dia na casa do vizinho, de um conhecido e os responsáveis não se dão o trabalho de ir ver o que elas estão fazendo, seja devido a sobrecarga de trabalho ou falta de cuidados mesmo.

Mas nem tudo são flores, a narrativa tem alguns problemas – alguns pontos ficaram truncados, não sei se foi questão de escrita, já que Saroo não é um escritor, ou se foi questão de tradução. No final do livro temos algumas fotos de sua viagem de volta à Índia, o que achei muito interessante.
O livro foi adaptado para o cinema. O filme foi dirigido por Garth Davis, e foi indicado a quatro Globos de Ouro. O longa é protagonizado por Dev Patel, Jamal Malik de “Quem Quer Ser um Milionário?”; David Wenham, Faramir de “O Senhor dos Anéis”; e tem ainda Nicole Kidman e Rooney Mara no elenco. Fica aqui a recomendação. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

AndressaSrta.LerLivros 30/12/2022

"Para saber quem somos, é preciso saber de onde viemos"
Saroo (5 anos), morava na Índia com sua mãe Kamla e seus irmãos Guddu, Kallu e Shekila em um compartimento de 3m². O pai os abandonou e eles eram muito pobres, tendo que fazer trabalhos pesados para ganhar muito pouco ou mendigar por comida.
Seus irmãos mais velhos, Guddu e Kallu, tinham cerca de 10 anos e eram, de certa forma, os responsáveis por complementarem a renda familiar e trazer comida para casa.
Um dia Guddu saiu para trabalhar e Saroo quis ir com o irmão mais velho. Eles foram para a estação de trem e ali, naquele momento, a vida de Saroo mudou para sempre.
Ele acordou e não viu mais seu irmão. Resolveu pegar um trem tentando voltar para casa. Muito jovem, muito pobre e sem instrução, ele não sabia dizer com exatidão de onde tinha vindo e ninguém parecia saber de onde ele estava falando.
Ele foi parar em Calcutá e lá passou por grandes desafios. Foi mandado para uma instituição e depois para um lar de adoção, onde um casal natural da Austrália o adotou.
Vinte e cinco anos se passaram e Saroo queria saber de onde tinha vindo. Queria saber se ainda encontraria sua família biológica.
O Google Earth e o Facebook foram cruciais nessa longa jornada para casa.

Skejejje 23/12/2022

Uma Longa Jornada Para Casa
A história desse livro é absurda, e mostra a realidade de muitas crianças. Essa história é digna de respeito, e deve ter servido de inspiração e esperança para muitos. Mas acho que o texto é muito mal escrito, e enrola demais e durante a leitura diversas vezes a história fugiu do contexto. Não tive muita opção, pois fui obrigada a ler pela escola mais se não fosse por isso, abandonaria esse livro sem pensar duas vezes!

Marlene Koch 19/12/2022

Uma narrativa da história de vida de Saroo. Saroo apesar de ter medo de cães, dá para ler o livro como se fosse a história de um cãozinho perdido. Comendo restos de comida, fugindo da carrocinha (pessoas que o queriam pegar para levá-lo a um destino incerto), meninos maiores atirando pedras nele, dormindo o relento, salvo de afogamento por um mendigo e largado como se fosse um animal, enfim adotado e a história prossegue......./// a vida de milhões de pessoas podem ser descritas em livros, desde que sobrevivam para contar. Saroo sobrevivu.

Ceci 15/11/2022

EU NÃO GOSTEI
respeito mtt o autor deste livro ele realmente merece grande respeito por sua incrível jornada e sem dúvida alguma ele passou por muita coisa e eu realmente admiro ele, mas pra ser bem sincera ñ gostei muito, a leitura ñ é dinâmica e enrola demais, tem horas que vc realmente se cansa por que é bem repetitivo. Li esse livro pois a minha escola me obrigou então não tive muito oq fazer mas se fosse um livro de escolha própria, sinceramente ñ sei se teria acabado.

Fernanda 17/08/2022

Nessa autobiografia, o indiano-australiano Saroo Brierley narra a sua jornada desde a infância pobre na India até a fase adulta.

O pequeno Saroo, terceiro de quatro filhos,  vivia na cidade de Ganesh Talai com a mãe e os irmãos, após o pai abandonar a família. A vida cheia de privações, em situação  de extrema pobreza, obrigava a mãe a se ausentar de casa por muito tempo  em busca da sobrevivência, carregando pedras em obras de construção em troca de algum dinheiro. As crianças também saíam em busca de restos de comida, moedas ou esmolas, além de cuidarem da irmã caçula, de dois anos.

Numa noite, Saroo, que estava com cinco anos, acompanhava o irmão mais velho numa viagem de trem quando adormece de tanto cansaço. Ao acordar, tenta encontrar o irmão e  acaba embarcando em um trem que atravessa o país, levando-o para Calcutá, uma das cidades mais populosas da Índia. Sem saber informar o sobrenome, o nome da mãe ou a cidade onde morava, o garoto fica vagando pelas ruas, passando por situações angustiantes, até ser resgatado e encaminhado para uma agência de adoção, como descrito na sinopse.

A longa jornada de Saroo é feita de muitos espinhos e algumas flores, de solidão e de afeto, de uma vontade de estar em casa, ainda que  *casa* esteja mais para algo que mora dentro do peito.

Impressões sobre a leitura:

A história é bastante comovente e intensa. O autor não é escritor profissional, então é preciso se soltar dos padrões estabelecidos e embarcar na história em sua essência. Não digo com isso que a escrita é ruim, apenas que é perceptível que foi  construída mais com a alma do que com a técnica de alguns escritores.

Embora sejam abordados temas tão densos, como pobreza extrema, solidão, sofrimento, adoção e laços familiares, o autor não exagera em relação à carga dramática e até consegue transmitir certa leveza na condução da trama. Gostei!

O livro inspirou o filme Lion, uma jornada para casa.
CPF1964 23/08/2022minha estante
Quase comprei este livro ontem.

CPF1964 23/08/2022minha estante
Bela Resenha. ?

Fernanda 31/08/2022minha estante
Eu gostei, mas para quem viu o filme não têm a mesma graça.

CPF1964 31/08/2022minha estante
Não vi o filme, Fernanda.

Fernanda 05/09/2022minha estante
A escrita é um pouco amadora, mas o conteúdo é bom!

CPF1964 05/09/2022minha estante
Desanimei agora ....

Vanessa Daflon 14/08/2022

Relato angustiante
Era pra ser uma leitura despretensiosa, mas foi um misto de sentimentos desde a angústia a um agradecimento a bondade que ainda existe. O sofrimento, medo e perigos que Saroo teve na sua jornada foi sentido em cada página. É uma história comovente e, pra mim, foi transformadora. Super recomendo.

Gisele 20/06/2022

Livro: Uma longa jornada para casa
ma longa jornada para casa conta a história real de Saroo Brierley. Um jovem indiano que se perdeu aos 5 anos de idade de seu irmão. Ele embarcou em um trem que o fez atravessar a índia. Sem saber ao certo o nome da sua cidade de origem e nem o seu próprio sobrenome, ele foi obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá. Ele ficou perambulando por dias pela estação de trem, na esperança de encontrar ajuda de algum adulto para que encontrasse seu caminho de volta para casa. Durante muitos dias ninguém o notou. Ele sobreviveu comendo restos de comida que encontrava no chão ou tentava mendigar por comida á vendedores próximos da estação, na maioria das vezes era enxotado dali sem conseguir alimentar-se.
Por fim ele é levado à uma agência de adoção e após 5 meses ele é adotado por um casal australiano. Com a nova família ele é muito amado e passa a ter uma nova realidade muito confortável com oportunidades que jamais teria com as condições precárias de extrema pobreza que vivia na Índia com sua família de origem.
Com o passar dos anos mesmo que se sinta agradecido pela oportunidade que seus pais adotivos lhe proporcionaram, Saroo sentia um enorme vazio devido a lacuna que o seu passado havia deixado.
Vinte e cinco anos após o dia fatídico se perdeu do caminho de casa, Saroo passa a procurar o caminho de volta através da ferramenta Google Eart como quem busca uma agulha no palheiro.
Ele procura esclarecer algumas circunstâncias do seu passado para entender quem realmente ele era e então conseguir seguir seu caminho em frente. Uma longa jornada para casa é uma história emocionante sobre sobrevivência, determinação e superação.
Ela nos mostra também a importância de jamais abandonarmos a esperança daquilo que tanto buscamos e acreditamos.

Livro: Uma longa jornada para casa
Autor: Saroo Brierley
Editora: Record
N° de páginas: 223

site: https://afagodemae.blogspot.com/2022/02/livro-uma-longa-jornada-para-casa.html

alinevianadp 17/01/2022

História real muito tocante!
"De algum modo eu me fortaleci ao provar para mim mesmo que era capaz de me virar".

Resolvi comprar o livro "Uma longa jornada para casa" (2017) após ter assistido ao filme "Lion", que conta a história real de um garotinho de 5 anos de idade que se perdeu do irmão numa estação de trem e, a partir disso, tenta reunir as informações que tem para encontrar o caminho de volta para casa (o filme é ótimo!).

Costumo gostar muito de livros que contam histórias reais. A história narrada é surpreendente e muito tocante, e o livro abre a nossa cabeça para questões muito sérias e importantes, como a questão da adoção, da pobreza, da marginalização e das crianças que se perdem de suas famílias.

O livro é narrado em primeira pessoa. Saroo conta a história de sua infância, de sua adolescência e de parte de sua vida adulta a partir do momento em que se perdeu de seu irmão. De família simples, com condições de vida precária em uma cidade indiana, Saroo e sua família tinham uma carência total de recursos, inclusive de comida. Ele e seus irmãos não frequentavam a escola, mas apesar disso se consideravam razoavelmente felizes. Sua mãe era carregadora de pedras em canteiros de obras, e trabalhava debaixo do sol forte por 6 dias na semana para receber uma parca remuneração. Aos cinco anos de idade Saroo se perde de seu irmão em uma estação ferroviária, vai parar dentro de um trem e sem querer é levado para a cidade de Calcutá. O garotinho não sabe sequer falar de onde veio... :( No início ele tem uma grande esperança de voltar para casa, mas com o passar do tempo essa esperança se converte em resignação, pois Saroo percebe que esse sonho é cada vez mais difícil de se concretizar. Todo o trajeto percorrido pelo protagonista até chegar ao desfecho da história é impressionante e muito comovente.

PS: Juro que não sei falar qual é melhor: o livro ou o filme. Gostei muito dos dois! O filme distorce um pouquinho a história real, mas é ótimo, muito comovente, e o ator que interpreta o Saroo quando criança é um fofo!!!

Para mais indicações, me acompanhe no Instagram: @alinevianadp :)

1 | 2 | 3 | 4