Hereges de Duna

Hereges de Duna Frank Herbert

Resenhas - Os Hereges de Duna

Gustavo Rodrigues 10/09/2021

Frank Herbert é surreal! Esse é o quinto livro da série e eu ainda continuo me surpreendendo com o que ele consegue fazer, com a sua criatividade e genialidade.

Pra quem achou Imperador Deus de Duna um pouco lento, não pode falar o mesmo desse aqui. Em Hereges de Duna Frank vem com a sua melhor forma, escrevendo uma história instigante, cheia de ação e sempre com jogos políticos muito bem desenvolvidos. Não que o ritmo mais lento do quarto livro seja uma crítica, já que a lentidão foi perfeitamente cabível dado o contexto da história, mas de fato esse é bem mais fluido.

Aqui o autor aproveita pra desenvolver bem mais as Bene Gesserit que, na minha opinião, são as personagens mais interessantes de toda a saga. Além disso, as tramas políticas pra conquista do poder continuam a acontecer, e agora envolvendo mais personagens do que nunca.

Talvez caibam apenas duas ressalvas: o final foi um pouco apressado e faltou um pouco mais de explicação sobre o que seria a Dispersão. Mas nada que atrapalhe a experiência.
Bastos 10/09/2021minha estante
Ansioso pra começar essa saga, só estou esperando chegar Herdeiras de Duna pra depois cair matando na saga kaka

DidioAzul 13/01/2024minha estante
Estou lendo este agora e curtindo bastante (confesso que não gostei muito do anterior, Imperador Deus de Duna.

Marcos.Leste 05/11/2023

Complexo e fascinante.
Hereges de Duna se passa em um universo distante onde a humanidade é governada por casas nobres, ordens religiosas e organizações secretas. Em relação ao Livro o Deus Imperador, a história avança mais de mil anos após a morte do Imperador-Deus Leto II, que dominou o império por 3.500 anos com sua tirania benevolente. Agora, o império está fragmentado e ameaçado por forças vindas da Dispersão, um fenômeno que levou milhões de pessoas a explorar o espaço desconhecido. Entre essas forças estão as Honoráveis Madres, uma irmandade de mulheres violentas e sedutoras que querem destruir as Bene Gesserit, as feiticeiras que manipulam a genética e a política há séculos. Enquanto isso, no planeta Rakis, antiga Arrakis, surge uma menina chamada Sheeana, que tem o poder de controlar os vermes de areia, as criaturas gigantescas que produzem a especiaria, a substância mais valiosa do universo. Sheeana se torna o centro de uma disputa entre as Bene Gesserit, os Tleilaxu, os criadores de clones, e os rebeldes de Rakis, que a veem como uma messias.
Miles Teg, comandante militar, um descendente da Casa Atreides, que possui habilidades extraordinárias e é leal às Bene Gesserit, e o ghola de Duncan Idaho, um ser humano criado artificialmente que foi replicado de um indivíduo morto. Teg e o ghola são enviados para Rakis para proteger Sheeana e investigar os mistérios do planeta. Eles também enfrentam as ameaças das Honoráveis Madres, que possuem poderes sexuais capazes de dominar a mente dos homens. Teg e o ghola são personagens que conectam a história com os livros anteriores da saga, pois eles são herdeiros do legado de Paul Atreides e Leto II, os antigos messias de Duna.
Hereges de Duna é um livro complexo e fascinante, que explora temas como religião, política, ecologia, sexualidade e evolução. O livro é cheio de reviravoltas, ação e mistério, que prendem a atenção do leitor até o final.

Ogaiht 23/05/2021

Expandindo o Universo de Frank Herbert
Hereges de Duna é o penúltimo livro da série escrito por Frank Herbert. A estória se passa mais de 1000 anos depois da morte do Imperador Leto II. Depois de milênios de proibição das viagens galáticas e com o fim do Império, milhares de pessoas decidem sair de seus planetas natais e ir explorar o universo, um fenômeno chamado de Dispersão. Por muito tempo não se teve notícias dos dispersos, mas aparentemente eles estão voltando e têm como objetivo controlar os restos do antigo Império. Ao mesmo tempo, no planeta Rakis, agora controlado pelas Bene Gesserit, é encontrada uma menina capaz de controlar os vermes de areia e Irmandade tenta convencê-la se juntar as Bene Gesserit. É também um momento de crise na irmandade, pois esta está sob ataque de outra Irmandade feminina, as Honoráveis Matres, cujas as origens são desconhecidas mas de alguma forma têm alguma conexão com as Bene Gesserit. O mais interessante neste livro é que ele foca em dois grupos que durante os livros anteriores eram quase um mistério: os Tleilaxu, seres capazes de copiar a aparência de qualquer ser humano e que controlam a tecnologia para criar clones de pessoas mortas e as Bene Gesserit, que aqui assumem o protagonismo da trama. Essa irmandade composta exclusivamente por mulheres, que possuem controle sobre todas as partes de seus corpos, manipulou durante séculos os povos do universo através da religião e foram responsáveis indiretamente pela existência do imperador Leto II. As Bene Gesserit sempre foram umas das figuras mais interessantes da mitologia de Herbert, e aqui descobrimos seus rituais, como funciona sua hierarquia, como pensam e o plano que elas têm para humanidade, ao mesmo tempo que devem lutar por sua sobrevivência, uma vez que uma irmandade de mulheres rival vinda da Dispersão, as Honoráveis Matres, quer destruí-las.

Sete 23/03/2021

Neste livro temos o retorno da narrativa a qual foi empregada nos primeiros livros. A construção das personagens e o seu desenvolvimento na história é ímpar. Só a ressalva de um final que foi claramente acelerado mais do que deveria.

Dario.Albuquerque 24/06/2023

Quinto livro de duna
Quinto livro da saga, Frank Herbert não perdeu o pique. História surreal,se passam, 1500 anos após os eventos do Imperador-Deus de Duna.
Bem mais focado nas Bene Gesserit, que tem que enfrentar uma ameaça que tem planos de conquistar todo o universo.

Tati Freitas 11/09/2022

O mais surpreendente até agora
Confesso que no início foi difícil de ler, talvez pelo fato de estar lendo os livros em sequência, eu tenha me saturado um pouco. Precisei de uns dias para absorver os livros anteriores, mas de forma alguma isso quer dizer que esse livro seja ruim. Me surpreendi com alguns rumos que a história tomou e sinceramente acredito que alguns personagens (na verdade um personagem específico) precisam de um pouco de paz. Estou bastante curiosa pra ver como será o livro final.

Caroline 03/10/2023

Complexo
O universo se desenvolveu pra algo pior e cruel, tem personagens adorados e acho que esse é o livro mais sério de todos os outros. Muito complexo e profundo.

Jóice 03/08/2021

História fascinante
É incrível como Frank Herbert consegue explorar esse mundo de Duna e trazer tantos personagens incríveis e complexos. Cada geração que se passa os personagens são fortes e com personalidade única e a trama cada vez mais envolvente.

Caio 04/08/2020

O desdobramento do universo.
Esse livro é claramente um desdobramento de O Emperador Deus de Duna, e quando digo desdobramento eu quero dizer no sentimento mais amplo possível, porque a quantidade de significados novos, respostas e também perguntas que surgem desse livro é como ver um papel que foi dobrado em duzentas partes ser finalmente aberto, revelando seu conteúdo oculto. Novas compreensões sobre os Bene Tleilax, as Bene Gesserit, o fenômeno da presciência e o Caminho Dourado de Leto II parecem finalmente dar ao Universo de Duna o significado que a palavra universo carrega. Vale bastante a pena!

Vanderni 23/10/2021

Quebra de ritmo no final.
Como todos os livros da série, é um livro complexo. Achei um pouco lento, embora o final seja resumido demais se comparado ao ritmo empreendido pelo autor no resto da narrativa. Eu queria mais detalhes no final. Para mim, ficaram várias lacunas importantes. Ainda assim, vale muito a leitura.

bia soares 15/08/2022

Adorei
Mais um livro desta série simplesmente perfeita! Cada vez mais que avanço na série me envolvo mais com os personagens.

Desta vez, o livro se passa milênios após o Tirano, mostrando o poder do povo novamente. Um romance político dos melhores que já li, e esse 5° livro não decepciona.

Como sempre Frank Herbert é muito assertivo em compartilhar pílulas de conhecimento ao longo do livro que te marcam e te fazem comparar com a realidade atual do nosso país e mundo.

Sem palavras.

Thiago Gadelha 16/09/2020

Universo viciante
Duna tem o mesmo efeito em mim que a terra media, quanto mais voce lê, mais você quer conteúdo. A cada livro de duna uma descoberta criativa. Vale demais.

Mike Wazowki 16/03/2021

Esse livro já fica um pouco tipo Crônicas de gelo e fogo. Onde sexo é uma coisa banal. A história flui bem mas todavia porém entretanto achei q não concluiu.
Esperar o próximo agora.