Nujeen Nujeen Mustafa

???

Brisa.Duarte 30/10/2021minha estante
Recomendo! ?

Alex626 04/11/2021minha estante
Leve p JP que eu quero emprestado viu aaa

Brisa.Duarte 04/11/2021minha estante
Alex, eu não tenho o livro o físico, lembra? Li ebook no app do kindle kkkkkk

Alex626 04/11/2021minha estante
Ah kkkkkkkk

Christiane 01/02/2022

Nujeen é uma jovem síria que percorreu kilômetros para escapar da guerra. Detalhe: de cadeira de rodas. Ela conta no livro todo este percurso que fez com sua irmã, em alguns momentos com outros parentes também. Enquanto nos relata tudo isto também tece comentários sobre a guerra na Síria, fala dos momentos em que ainda havia paz e ela vivia com sua família, fala sobre quando o Estado Islâmico entrou na Síria e as atrocidades cometidas. Ela tem um olhar de adolescente, adora ver televisão e ler, uma de suas poucas opções devido sua deficiência, ela não consegue andar e foi assim, através dos filmes e principalmente de uma série americana que ela aprendeu inglês.
Após chegar a Alemanha ela precisa finalmente enfrentar sua deficiência, incentivada pelos professores, sua guardiã e também sua irmã que foi um exemplo de amor durante todo o percurso empurrando a cadeira. Precisa sair do comodismo no qual estava instalada, e começar a frequentar a escola, fazer exercícios, e ser tratada por um médico. Ela era uma pessoa isolada na Síria do convívio social fora de seus parentes e família, e isto acabou na sua nova vida, onde precisou aceitar que não podia ficar confinada em casa vendo TV ou na internet. Então penso que para Nujeen foram duas vitórias, a de conseguir chegar até a Alemanha e depois a de ter que se confrontar com sua situação, e ter que aceitar suas condições, mas não como uma vítima, mas sim como alguém que aprende a viver com elas. Eu penso que ela era muito acomodada antes, pois não se movia nem para pegar algo ou até mesmo pentear os cabelos, coisas que teve que fazer a partir de então, o que foi um alívio para sua irmã.
Por outro lado, como acabei de ler a história de Doaa no livro Uma Esperança mais forte que o mar, confesso que gostei mais do relato de Doaa, mas devo levar em conta que aqui temos uma adolescente com 16 anos, já Doaa era jovem, mas também passou por uma situação extremamente dramática, a tragédia do naufrágio e ter que sobreviver durante 4 dias e 4 noites no mar.
Os dois livros devem ser lidos, em ambos percebemos porque os sírios são obrigados a deixar suas casas, seu lar, seus pais, para ir em busca de uma nova chance de poder viver com liberdade, com normalidade como diz Nujeen.
Maikele.Jardim 01/02/2022minha estante
Esse livro tá na minha lista. Imagino que faça chorar durante a leitura né

Christiane 01/02/2022minha estante
São relatos difíceis, mas Nujeen consegue manter um senso de humor inacreditável diante do horror que estava vivendo. Mas mesmo assim, há momentos que doem. .

Vanessa Boedermann 17/04/2017

Nujeen | Blog Corredora Literária
A incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas
Nujeen Mustafa ...

Eu particularmente adoro livros com autor como personagem, te leva a uma realidade incrível.
Durante a leitura é impossível não sentir a tristeza, a raiva, o medo e a felicidade que Nujeen sente em cada situação que ela viveu no decorrer dos seus 5.782 quilômetros percorridos.
Um livro para sentir-se, indignado e sair da zona de conforto.
Cenas de preconceito, intolerância religiosa e vários tipos de abusos.
Mesmo diante de tantas dificuldades, Nujeen encontra pessoas de bem e dispostas a ajudar.
Um livro para se perguntar: Qual o meu papel em vida e qual minha real utilidade?
Duas frases foram de grande impacto para mim durante a leitura: Ninguém nasce ruim e não há religião no mundo que permita a morte de gente inocente.
Escrita simples, de fácil leitura e com ótima diagramação.
As fotos são um diferencial, te envolve ainda mais com as situações.
Recomendo a leitura a todos!

day 03/06/2017

triste e real
"Antes de serem números,essas pessoas são,em primeiro lugar,seres humanos."
PAPA FRANCISCO
Meu nome é Nujeen,que significa "vida nova"
Nujeen,nasceu com paralisia cerebral,o que afetou seus membros impossibilitando a locomoção .
Ela ,fez cirurgias ,que a ajudou a andar pequenas distâncias com andador.
Nujeen é uma menina síria,curda que sabe bem de perto o terror do estado islâmico e as barbaridades do ditador Bashar al-assad.
Uma menina ,que passou por tanta coisa ,que tem mais vivência que muitos velhos de 80 anos.
Ela foi uma dos milhares de refugiados que fizerem a travessia RIHLAT-AL-MOOT,ou rota para a morte,que os levariam para a europa.
Ela é curda,e como todos sabem ,os curdos sempre foram rechaçados em todos os lugares,e muitos árabes nem sabem que muitos heróis famosos deles,eram curdos,como SALADINO e YUSUF AL-ASMA.
O livro além de falar sobre o terror da guerra,também mostra como uma jovem deficiente se sente em um mundo tão preconceituoso e hostil com quem é diferente.
Quando ela saiu da síria a vida la ,tinha se tornado impossível .
"É como estar em uma casa em chamas-é arriscado pular pela janela,mas qual é a alternativa ?"
Muito dinheiro e tratamento desumano,foi o que ela e milhares de pessoas passaram fazendo essa peregrinação a Europa .
Tudo para refugiados é o dobro,se um táxi é 200 euros,para refugiados cobravam 600...
"Como refugiados,não é tão fácil conseguir um hotel.Geralmente nos mandam embora ou cobram mais porque não temos documentos.É como se acreditassem que somos criminosos ou pessoas indecentes ,e nós somos iguais a todas as pessoas,só que perdemos nossas casas"
Eu como pessoa,senti muita vergonha da humanidade ,quando li esse livro...vergonha de conhecer pessoas do meu ciclo de amizades que é contra esses imigrantes.
As pessoas,nunca perderam suas famílias,suas casa,suas identidades ,e nunca foram obrigados a mudar de país,para viver em sub-empregos ,mesmo sendo médicos,advogados ,professores etc...
Ninguém saiu da Síria porque queria morar na Europa...eles não tiveram escolha ,ou ia ,ou morria...
e muitos acabaram morrendo só na travessia.
Nujeen me ensinou a não só olhar para as pessoas,e sim se colocar no lugar delas.
Foi um livro que me comoveu muito,é triste saber que coisas assim acontecem ainda hoje.
Vemos e lemos livros sobre o holocausto judeu,e não nos sensibilizamos pelo holocausto que tem acontecido as países árabes.
" Vir para a Alemanha era meu sonho.Talvez eu nunca me torne astronauta.Talvez eu nunca consiga aprender a andar.Mas existem muitas coisas boas nessa sociedade e eu gostaria de misturar com algumas coisas boas da minha cultura e fazer um coquetel.
Vou para a escola cheia de orgulho usando minha nova camiseta amarela com a frase:"garotas adoram unicórnios"e a corrente de prata que ganhei de um astro de TV,e eu posso sonhar.Agora que você leu a minha história espero que consiga ver que não sou apenas um número-nenhum de nós é."

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/

Raffafust 07/06/2017

Imaginem você morar em um lugar que por ser de um povo nunca te aceitaram de verdade? E se você ainda por cima tivesse nascido com uma paralisia no momento do parto que lhe deixou como sequela nunca ter conseguido caminhar, sendo assim uma cadeirante? Agora junte tudo isso a uma guerra entre religiosos e governantes que não somente tem matado inocentes no país que você viveu mas que também está colocando em risco a sua vida e de seus familiares?
A história de Nujeen, uma moça curda moradora de Síria de apenas 16 anos choca somente nos primeiros parágrafos, sua história é drama do início ao fim, mas ela não permitiu que se tornasse uma tragédia. Quando a Síria passou a ser invadida, em sua rua cabeças eram expostas, Alepo passou a ser bombardeada e todos tiveram que abandonar suas casas, ela e sua família tomaram a corajosa decisão de tentarem fugir de lá, por ela como relata passaria o resto de sua vida no lugar que aprendeu a viver mas a vida quis que ela lutasse por ela mais do que já tinha lhe dado muitas dificuldades para conviver.
Foi assim que ela, filha mais nova de tantos irmãos, cadeirante, foi junto com a família embarcar em algo duvidoso, mas que cheirava a esperança. Nujeen entrou em um barco com dezenas de pessoas, passou 16 meses de país em país antes de chegar no que mora hoje em dia, viu coisas que não merecia ver, passsou por dificuldades que nem poderia imaginar, mas nunca perdeu a fé. Sempre acreditou em algo bom e não se fez de vítima, as dificuldades não pareciam tão grandes quando ela permitiu que uma força maior tomasse conta dela.
Forte, intenso, real e emocionante é o livro que conta a história dessa moça, com a ajuda da também biógrafa de Malala, Nujeen é mais uma mulher que devemos nos orgulhar, que não tem super poderes aparentes mas que os mostrou quando precisou.
Que linda história de superação, que lindo livro para mostrar que nem todos os refugiados são terroristas. Leiam e se deixem encantar pela força dessa moça.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/06/resenha-nujeen-univdoslivros.html

Marcia 16/07/2018

Como foi minha leitura
O livro " Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas"
Gente, que historia!! Quantas emoções.
Desejo imensamente que TODAS as pessoas leiam sobre a vida dos refugiados. Com certeza vejo o mundo de outra forma.
É uma grande história de fé, determinação e amor. E que irmã Deus deu a Nujeen, pois ela só conseguiu graças ao esforço e amor da irmã que a empurrou e cuidou dela durante toda jornada. Elas percorreram mais de 5600 km com muita dificuldade. Nujeen é paralitica, teve paralisia cerebral quando nasceu, mas devido as condicoes complicadissimas na Siria, ela viveu fechada em um apartamento, no 5 andar, na cidade de Alepo. Não tinha como ir a escola e a lugar algum. Sempre que precisam sair era muito difícil pois o prédio não tinha elevador.
Quando a situação na Síria se agravou muito com a guerra, a família, sírios curdos, não tiveram outra opção a não ser fugir. Os pais não tinham condições de fugir e ficaram com um dos irmão que se virava no trabalho.
Tiveram que pegar um bote pneumático que custou 50 euros vendido por atravessadores. Mas o pior é que os atravessadores não embarcavam juntos. Um dos refugiados , sabendo ou não pilotar, tinha que assumir o comando. Quantos botes naufragaram.. Meu Deus, quanta luta!
Nujeen e a sua cadeira de rodas embarcarm, com a irma, o tio e primos que a ajudaram nessa dificil travessia. O tio foi o piloto do bote, aprendeu pela internet, nunca tinham navegado antes, ninguem sabia nadar!!.
Quando finalmente chegaram na cidade de Lesbos - Grécia, um repórter estava a procura de alguem que falasse ingles e Nujeen , devida as inumeraveis horas assistindo TV, aprendeu ingles e naquele momento ela começou a fazer a diferença e passou a ser a tradutora dos seus familiares e de quem precisasse naquele momento.
Foram momentos dificilimos, que eu, enquanto lia, não sei se teria conseguido, mas ela e sua irmã conseguiram Sua irmã, não fraquejou, com cel na mao ía se localizando e se instruindo sobre os lugares que precisavam passar.
Gente, é demais!! Muito mais em saber que é real, que ainda há muita gente lutando para conseguir um lugar para viver.
É preciso conhecer a dor do outro para enxergar melhor e ver como podemos auxiliar.
Aprendi não só sobre refugiados, mas em geografia, em amor ao próximo, em fé, dedicação, fraternidade, caridade e acima de tudo AMOR A VIDA.
Peço a Deus misericórdia a todos.

Letícia 11/06/2020

5.000 km para fugir da guerra
Essa é a biografia de uma menina de 16, de etnia curda, nascida na Síria e com paralisia cerebral. A história recente do país é de conhecimento geral, mas em 2020 já aconteceu tanta coisa que é difícil lembrar do tempo em que termiamos ataques terroristas. Porém, os refugiados sírios ainda são um problema, apesar de não aparecerem mais nos noticiários. O livro conta sobre a vida de Nujeen e da comunidade curda na Síria, sobre a guerra quando tentaram derrubar o regime de Assad e, mais importante talvez, a jornada que os refugiados a partir da Turquia até a Alemanha. É uma história emocionante, Nujeen é uma jovem resplandecente e uma ótima contadora de histórias. Torço por todos os refugiados que conseguiram ir para um lugar melhor e agora lutam para recomeçar. Vale a pena conhecer a história deles.

Mimi 02/11/2020

''Você precisa lutar para conseguir o que deseja neste mundo'', disse Nujeen a um repórter da BBC.

Em meio a todas as adversidades que se pode encontrar numa jornada tão árdua quanto a de um grupo de refugiados, a coragem e determinação da pequena garota que não desiste de encontrar uma vida melhor, longe da guerra, é ao mesmo tempo triste quanto encantadora.

Luana.Nantes 16/04/2021

Necessário!!!
Que história!!!
Me emocionei em todas as palavras... Meu cérebro e meu coração não tinham um minuto de paz, foi um sofrimento sem fim, agonia sem fim...
São histórias que devem ser contadas e lidas e debatidas... Essas experiências de vida não devem ser esquecidas...
#sobre #vivencia

Três sentimentos que a leitura me trouxe:
#fé
#agonia
#empatia

Super indico!!!

Marina 20/04/2021

Necessário e MUITO envolvente
Entender a crise de refugiados demanda humanizar aqueles que costumam ser vistos como números.

Esse livro é contado por Nujeen, uma adolescente Síria da etnia curda com paralisia e que vai como refugiada para a Alemanha com sua irmã.
Chorei muito lendo.

O livro é muito rico, prende completamente o leitor e consegue ser crítico e nos transportar para realidade de tantas e tantas pessoas que se vêem obrigadas a deixar tudo pra trás em busca de reconstruir suas vidas em um novo país.

Ana Santos 30/04/2021

Nujeen, uma garota curda, muçulmana, corajosa e inteligente.
O livro: Nujeen foi escrito pela personagem principal, e também pela jornalista Cristina Lamb. O livro conta a história de uma garota curda, muçulmana, inteligente e corajosa.
Seu país estava passando por um grande colapso de poder e política, devido a isso, o povo descontente com a situação, iniciou os protestos e manifestações, e o governo permaneceu firme e inabalável diante dos conflito. Diante deste cenário, a família Mustafa se acham obrigados a deixar o seu país de origem e seguir rumo a Europa.
Até o país destinado, Nujeen e sua irmã Nasrine passaram por várias situações e realidades, como a fome, sede, desconforto, descaso, indiferença, também por acolhimento, gratuidade, amizade e consolo.
Lembrando que Nujeen, além de ser uma garota curda, muçulmana e corajosa, era deficiente física, mas muito inteligente e sonhadora, não deixando que tal deficiência a limitasse de lutar e sonhar por dias melhores.

Nandda 05/09/2021

Nujeen
Se você gosta de livros que contém histórias de outras culturas eu indico esse livro para você. Nujeen é uma menina muito inteligente ( o leitor começa a perceber isso logo no início do livro) e que sempre aprende coisas novas e tem prazer nisso. Aprendeu inglês sozinha vendo uma novela americana chamada Days of our lives e isso foi muito útil durante a sua jornada. A vida de um refugiado é muito cara: desde um dinheiro para um atravessador, botes, alimentação e muitos aproveitadores no meio do caminho, tudo sempre gastando dinheiro. Não posso deixar de mencionar o preconceito que sempre existiu com pessoas de outras culturas e religiões . É sempre importante conhecer a realidade porque nem sempre o que vemos na tv é a totalidade das coisas. Enfim, eu indico esse livro porque Nujeen é uma inspiração para os dias difíceis e esperança de dias melhores. Sabemos que nem todos os refugiados conseguiram sucesso , mas a história de Nujeen dá aquele quentinho no coração.

Beto 07/09/2021

Espetacular
História incrível de resiliência e esperança. Tudo é possível quando se tem sonhos e perseverança. Super indico, extraordinário.

danisteagall 20/09/2021

Livro co-escrito pela jornalista Cristina Lamb, a mesma que co-escreveu Malala.
Traz uma pegada bem semelhante de superação ao livro da ganhadora do Nobel da paz.
A grande diferença é que Nujeen parece mais um diário do que uma narrativa organizada.
Gostei do livro, mas as vezes as ideias e pensamentos parecem mto desorganizados.

Anamoreiral 22/09/2021

Inspirador
Uma otima reflexao e explicacao sobre a vida de um refugiado! Tema super atual, é interessante e triste ler sobre a jornada de um refugiado sirio, o comeco nao me prendeu muito mas depois devorei? Aah! Nunca tinha lido um livro que conta a historia de um deficiente, fica a reflexao tambem?