Nujeen

Christina Lamb

Resenhas - Nujeen

Victória Silva 14/01/2024

Pessoas não são números
Uma narrativa pessoal, detalhada e delicada sobre a jornada das pessoas da Síria em busca de paz.

Nujeen se tornou uma imagem conhecida quando o assunto é o povo sírio refugiado. Aqui, conhecemos a menina e uma história que se repete milhões de vezes.

É triste de ler, mas necessário!

Tayane57 20/12/2023

Não estou julgando a história da garota, mas sim a escrita, que fique claro. Apesar dos relatos, não me conectei com a história e sendo sincera, eu gostaria mais de ver a visão e as dificuldades da irmã que teve que acompanhá-la.

Ludmill4.books 23/11/2023

Dor e revolta
Ler a história de vida da Nujeen foi algo único e que me deixou tantos ensinamentos e tapas na cara que até hoje não digeri tudo que li. É um livro doloroso e que mostra o quão cruel o ser humano consegue ser.

Essa leitura me fez refletir muito sobre as tantas guerras que acontecem e a gravidade da crise dos refugiados, desde a luta por direitos básicos, até o preconceito que essas pessoas sofrem nos países que deveriam acolhê-los.

Sempre que Nujeen citava a esperança de a Síria estar livre no futuro meu coração apertava. A guerra na Síria segue acontecendo há mais de dez anos e literalmente milhões de pessoas tiveram suas vidas, famílias, sonhos e lares destruídos :(

Terminei o livro com uma sensação agridoce, na qual fiquei triste por tudo que ela e tantos outros tiveram que enfrentar (e ainda tem), mas de coração aliviado pelos sobreviventes.

Acredito que esse é um daqueles livros obrigatórios para todos.

Tatinha.Car 04/07/2023

Esse livro precisa ser lido por todo mundo.
Estamos assistindo na Tv a situação dos refugiados que estão chegando no Brasil e se alojando no aeroporto de Guarulhos. O que as pessoas não sabem é o que eles enfrentaram para chegar até ali.
Fugir de uma guerra com a roupa do corpo e poucos pertences é a realidade de muitas pessoas espalhadas pelo mundo.
Nujeen é cadeirante e precisou da ajuda de sua irmã Nasrine, juntas enfrentaram 5.782 quilômetros em 2012 fugindo da Síria.
Nujeen encarou tudo como uma grande aventura já que em seu país vivia dentro do quarto lendo e assistindo o seriado "Days of our Lives", onde aprendeu inglês que usou durante a viagem.
Nasrine foi uma mulher forte e persistente.
Nujeen também relata sua vida na Alemanha e a dificuldade em reconstruir sua vida em um novo país.

Meu único desejo é que isso pare de acontecer e que os direitos humanos sejam garantidos a todos.

"Hoje é meu dia de sorte", eu disse. "E no meu dia de sorte tenho algo a dizer para as ví timas da guerra em todo o mundo. Vocês são mais fortes e mais corajo sos do que imaginam. E obrigada a todos os que me apoiaram durante a minha jornada. Desejem-me sorte e boa sorte para vocês!"

Gi kian 20/05/2023

Nujeen
Sem palavras pra beleza desse livro! Que coisa incrível! Li o livro super rápido e me emocionei mais a cada página! A única coisa que me fez falta foi saber se ela reencontra os pais ou não

Maria.Thereza 19/05/2023

Que livro! Todos deveriam ler pra entender a luta que os refugiados passam pra conseguir ter um direito basico: a vida. Achei o livro incrivel, sensivel e traz a abordagem de forma inédita sobre a guerra na siria! Recomendo a todos a leitura.. a gnt precisa se colocar no lugar do outro , precisa ouvir!

Mila Celestrino 19/05/2023

Inspiração
Nujeen é tão madura e sensata para a sua idade? A forma que ela conta as durezas da guerra e de toda a sua jornada com um toque de humor e inocência me fizeram refletir ainda mais sobre a questão da Síria e dos refugiados pelo mundo, além do meu privilégio de estar viva e em segurança em meu país Brasil, que tem muitos problemas, mas não se comparam com quem nasce, vive e encerra a sua vida na guerra.
Um livro necessário, que dói na alma. Mas talvez apenas assim a gente acorde pra vida pra tentar construir um mundo melhor.
Obrigada, Nujeen ??

Menina Ciria 21/02/2023

Nujeen percorreu 5.782 km fugindo da guerra. Tudo isso em uma cadeira de rodas, dependendo da sua irmã para empurra-la. Em 2012 sua família saiu de Alepo - Síria para Manbij. Em 2014 foram obrigados a deixarem seu país e imigraram para a Turquia. A Turquia não oferece oportunidades para os refugiados, assim Nujeen deixou seus pais e iniciou uma longa jornada com sua irmã e outros parentes rumo a Alemanha. De Behram a Lesbos (Grécia) - 14 km, eles foram de bote de borracha e tiveram de pagar 1380 euros, cada um, para os atravessadores. A viagem começou no dia 22 de agosto de 2015 e só chegaram na Alemanha dia 15 de outubro. Atravessaram vários países, alguns deles já haviam construído muros. Trocaram de roupas pouquíssimas vezes. Enfrentaram a fome a sede e a precariedade dos campos de refugiados e prisões. Nujeen ficou famosa por ter aprendido falar inglês assistindo uma novela norte-americana. Depois de conseguir asilo na Alemanha Nujeen foi a escola pela primeira vez aos 17 anos.

Jéssica Libranumo 24/01/2023

A emocionante jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas e se tornou inspiração para milhares de pessoas em meio a uma tragédia humanitária. Escrito pela mesma coautora de ?Eu sou Malala?. Christina Lamb, premiada jornalista e coautora do best-seller Eu sou Malala, agora conta a história inspiradora de outra notável jovem heroína: Nujeen Mustafa. A angustiante jornada de Nujeen para fugir da Síria devastada pela guerra até chegar à Alemanha é uma história empolgante de força, coragem e esperança que dá um rosto para a grande questão humanitária do nosso tempo: a crise dos refugiados sírios. Para milhões de pessoas ao redor do mundo, essa adolescente de dezessete anos personifica o melhor do espírito humano. Com a locomoção limitada à cadeira de rodas devido à paralisia cerebral e sem poder frequentar a escola na Síria por causa de sua doença, Nujeen aprendeu inglês sozinha, assistindo a novelas americanas na TV. Quando sua pequena cidade se transformou no epicentro do combate brutal entre os militantes do Estado Islâmico e os soldados curdos apoiados pelos EUA, em 2014, ela e sua família foram obrigados a fugir. Apesar de suas limitações físicas, Nujeen iniciou a árdua jornada rumo à segurança e a uma nova vida. A exaustiva odisseia de dezesseis meses incluiu viagens de ônibus e travessias em botes, através da Turquia e do Mar Mediterrâneo até a Grécia, através da Macedônia até a Sérvia e a Hungria e, finalmente, até a Alemanha. Ainda assim, apesar de todas as dificuldades físicas, o extraordinário otimismo de Nujeen jamais esmoreceu. Ela manteve a cabeça erguida, recusando-se a ceder ao desespero ou a enxergar a si mesma como uma vítima passiva. ?Você precisa lutar para conseguir o que deseja neste mundo?, disse a um repórter da BBC. A positividade e a coragem de Nujeen permeiam esta história inesquecível de uma jovem determinada a encontrar uma vida melhor para si mesma. Este é um livro de memórias poderoso e único, que retrata a crise dos refugiados sírios, ajudando-nos a entender que o mundo precisa mudar, ao mesmo tempo em que nos oferece a inspiração para transformar essa mudança em realidade.

Waleska2 07/08/2022

Um livro incrível
Incrível em vários aspectos, esse livros traz possibilidades de reflexões riquíssimas, deu tristeza e ao mesmo tempo alegria ter acabo a leitura, alegria pelo pouco de tranquilidade e paz que Nujjen e parte de sua família conquistaram com muita perseverança garra e solidariedade.
Que livro incrível, que história forte, quanta gente lutadora que não temos a noção que existem, mas que se revelam aqui com tanta clareza.
Um livro muito indicado se você está num período de resignificar sua vida, e procurando seu papel no mundo, de repente se abre uma possibilidade de ajudar os que precisam de força pra seguir em frente.
Se eu pusesse falar com a Nujjen eu diria "obrigada por ter escrito parte de sua história".

Tales 27/06/2022

Ela fugiu da guerra em uma CADEIRA DE RODAS!!!!
"Acontecem muitas coisas ruins no mundo, e eu não quero assistir. Este é um velho princípio de Nujeen: se você quer continuar feliz e saudável, não assista aos noticiários."

Christiane 01/02/2022

Nujeen é uma jovem síria que percorreu kilômetros para escapar da guerra. Detalhe: de cadeira de rodas. Ela conta no livro todo este percurso que fez com sua irmã, em alguns momentos com outros parentes também. Enquanto nos relata tudo isto também tece comentários sobre a guerra na Síria, fala dos momentos em que ainda havia paz e ela vivia com sua família, fala sobre quando o Estado Islâmico entrou na Síria e as atrocidades cometidas. Ela tem um olhar de adolescente, adora ver televisão e ler, uma de suas poucas opções devido sua deficiência, ela não consegue andar e foi assim, através dos filmes e principalmente de uma série americana que ela aprendeu inglês.
Após chegar a Alemanha ela precisa finalmente enfrentar sua deficiência, incentivada pelos professores, sua guardiã e também sua irmã que foi um exemplo de amor durante todo o percurso empurrando a cadeira. Precisa sair do comodismo no qual estava instalada, e começar a frequentar a escola, fazer exercícios, e ser tratada por um médico. Ela era uma pessoa isolada na Síria do convívio social fora de seus parentes e família, e isto acabou na sua nova vida, onde precisou aceitar que não podia ficar confinada em casa vendo TV ou na internet. Então penso que para Nujeen foram duas vitórias, a de conseguir chegar até a Alemanha e depois a de ter que se confrontar com sua situação, e ter que aceitar suas condições, mas não como uma vítima, mas sim como alguém que aprende a viver com elas. Eu penso que ela era muito acomodada antes, pois não se movia nem para pegar algo ou até mesmo pentear os cabelos, coisas que teve que fazer a partir de então, o que foi um alívio para sua irmã.
Por outro lado, como acabei de ler a história de Doaa no livro Uma Esperança mais forte que o mar, confesso que gostei mais do relato de Doaa, mas devo levar em conta que aqui temos uma adolescente com 16 anos, já Doaa era jovem, mas também passou por uma situação extremamente dramática, a tragédia do naufrágio e ter que sobreviver durante 4 dias e 4 noites no mar.
Os dois livros devem ser lidos, em ambos percebemos porque os sírios são obrigados a deixar suas casas, seu lar, seus pais, para ir em busca de uma nova chance de poder viver com liberdade, com normalidade como diz Nujeen.
Maikele.Jardim 01/02/2022minha estante
Esse livro tá na minha lista. Imagino que faça chorar durante a leitura né

Christiane 01/02/2022minha estante
São relatos difíceis, mas Nujeen consegue manter um senso de humor inacreditável diante do horror que estava vivendo. Mas mesmo assim, há momentos que doem. .

VdeVeruska 26/01/2022

Acompanhei através dos noticiários a “crise dos refugiados” e nunca imaginei que após algum tempo poderia ler um livro de alguém que esteve nessa fuga e conseguiu fazer toda essa trajetória em uma cadeira de rodas.
Gostaria de ler essa historia pelos olhos da sua irmã Nasrine, pois sem ela nada disso teria sido possível.

Vanessa - Borboleta Literária 24/01/2022

Uma jornada triste e desafiadora!
Inacreditável como uma menina tão jovem conseguiu passar por tanta coisa! A história dela é comovente, mas me irritou um pouco no começo pelo ódio que ela demonstra à cães e gatos. Mas isso não diminui a importância e a seriedade de tudo o que ela passou e que os sírios ainda passam. Vale a leitura!

Sheryda 29/12/2021

Nujeen: a crise da imigração síria pelo olhar de uma PCD
"Agora que você leu minha história espero que consiga ver que não sou apenas um número ? nenhum de nós é."

O livro traz o relato da jovem Nujeen Mustafa, uma Pessoa Com Deficiência (PCD) que junto a sua irmã percorreu mais de 5 mil quilômetros de Alepo, na Síria, até a Alemanha, fugindo da guerra. Além dos relatos que dão visibilidade a cadeirantes e imigrantes, o livro tambem contextualiza o contexto político que levaram aos conflitos naquela região. Em dado momento, tracei a rota de Nujeen e sua irmã no Maps, o que me ajudou a compreender melhor a narrativa e conhecer as fotos dos locais por onde elas passaram.
Um bom livro para quem gosta de autobiografias e que tem interesse em questões ligadas à política na região da Síria e a realidade dos imigrantes. Serviu para despertar minha empatia sobre os povos que vejo nos telejornais ha tantos anos mas que pouco sei sobre eles .