Nujeen Nujeen Mustafa
Christina Lamb

Resenhas - Nujeen

Tayane57 20/12/2023

Não estou julgando a história da garota, mas sim a escrita, que fique claro. Apesar dos relatos, não me conectei com a história e sendo sincera, eu gostaria mais de ver a visão e as dificuldades da irmã que teve que acompanhá-la.

Tatinha.Car 04/07/2023

Esse livro precisa ser lido por todo mundo.
Estamos assistindo na Tv a situação dos refugiados que estão chegando no Brasil e se alojando no aeroporto de Guarulhos. O que as pessoas não sabem é o que eles enfrentaram para chegar até ali.
Fugir de uma guerra com a roupa do corpo e poucos pertences é a realidade de muitas pessoas espalhadas pelo mundo.
Nujeen é cadeirante e precisou da ajuda de sua irmã Nasrine, juntas enfrentaram 5.782 quilômetros em 2012 fugindo da Síria.
Nujeen encarou tudo como uma grande aventura já que em seu país vivia dentro do quarto lendo e assistindo o seriado "Days of our Lives", onde aprendeu inglês que usou durante a viagem.
Nasrine foi uma mulher forte e persistente.
Nujeen também relata sua vida na Alemanha e a dificuldade em reconstruir sua vida em um novo país.

Meu único desejo é que isso pare de acontecer e que os direitos humanos sejam garantidos a todos.

"Hoje é meu dia de sorte", eu disse. "E no meu dia de sorte tenho algo a dizer para as ví timas da guerra em todo o mundo. Vocês são mais fortes e mais corajo sos do que imaginam. E obrigada a todos os que me apoiaram durante a minha jornada. Desejem-me sorte e boa sorte para vocês!"

Tales 27/06/2022

Ela fugiu da guerra em uma CADEIRA DE RODAS!!!!
"Acontecem muitas coisas ruins no mundo, e eu não quero assistir. Este é um velho princípio de Nujeen: se você quer continuar feliz e saudável, não assista aos noticiários."

Victória Silva 14/01/2024

Pessoas não são números
Uma narrativa pessoal, detalhada e delicada sobre a jornada das pessoas da Síria em busca de paz.

Nujeen se tornou uma imagem conhecida quando o assunto é o povo sírio refugiado. Aqui, conhecemos a menina e uma história que se repete milhões de vezes.

É triste de ler, mas necessário!

Vanessa - Borboleta Literária 24/01/2022

Uma jornada triste e desafiadora!
Inacreditável como uma menina tão jovem conseguiu passar por tanta coisa! A história dela é comovente, mas me irritou um pouco no começo pelo ódio que ela demonstra à cães e gatos. Mas isso não diminui a importância e a seriedade de tudo o que ela passou e que os sírios ainda passam. Vale a leitura!

Ju Gomes 07/10/2021

Uma história de superação
A menina que tinha tudo pra dar errado e desistir, mas, mesmo assim, persiste até nos momentos mais difíceis.

Anamoreiral 22/09/2021

Inspirador
Uma otima reflexao e explicacao sobre a vida de um refugiado! Tema super atual, é interessante e triste ler sobre a jornada de um refugiado sirio, o comeco nao me prendeu muito mas depois devorei? Aah! Nunca tinha lido um livro que conta a historia de um deficiente, fica a reflexao tambem?

danisteagall 20/09/2021

Livro co-escrito pela jornalista Cristina Lamb, a mesma que co-escreveu Malala.
Traz uma pegada bem semelhante de superação ao livro da ganhadora do Nobel da paz.
A grande diferença é que Nujeen parece mais um diário do que uma narrativa organizada.
Gostei do livro, mas as vezes as ideias e pensamentos parecem mto desorganizados.

Nandda 05/09/2021

Nujeen
Se você gosta de livros que contém histórias de outras culturas eu indico esse livro para você. Nujeen é uma menina muito inteligente ( o leitor começa a perceber isso logo no início do livro) e que sempre aprende coisas novas e tem prazer nisso. Aprendeu inglês sozinha vendo uma novela americana chamada Days of our lives e isso foi muito útil durante a sua jornada. A vida de um refugiado é muito cara: desde um dinheiro para um atravessador, botes, alimentação e muitos aproveitadores no meio do caminho, tudo sempre gastando dinheiro. Não posso deixar de mencionar o preconceito que sempre existiu com pessoas de outras culturas e religiões . É sempre importante conhecer a realidade porque nem sempre o que vemos na tv é a totalidade das coisas. Enfim, eu indico esse livro porque Nujeen é uma inspiração para os dias difíceis e esperança de dias melhores. Sabemos que nem todos os refugiados conseguiram sucesso , mas a história de Nujeen dá aquele quentinho no coração.

Marcia 16/07/2018

Como foi minha leitura
O livro " Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas"
Gente, que historia!! Quantas emoções.
Desejo imensamente que TODAS as pessoas leiam sobre a vida dos refugiados. Com certeza vejo o mundo de outra forma.
É uma grande história de fé, determinação e amor. E que irmã Deus deu a Nujeen, pois ela só conseguiu graças ao esforço e amor da irmã que a empurrou e cuidou dela durante toda jornada. Elas percorreram mais de 5600 km com muita dificuldade. Nujeen é paralitica, teve paralisia cerebral quando nasceu, mas devido as condicoes complicadissimas na Siria, ela viveu fechada em um apartamento, no 5 andar, na cidade de Alepo. Não tinha como ir a escola e a lugar algum. Sempre que precisam sair era muito difícil pois o prédio não tinha elevador.
Quando a situação na Síria se agravou muito com a guerra, a família, sírios curdos, não tiveram outra opção a não ser fugir. Os pais não tinham condições de fugir e ficaram com um dos irmão que se virava no trabalho.
Tiveram que pegar um bote pneumático que custou 50 euros vendido por atravessadores. Mas o pior é que os atravessadores não embarcavam juntos. Um dos refugiados , sabendo ou não pilotar, tinha que assumir o comando. Quantos botes naufragaram.. Meu Deus, quanta luta!
Nujeen e a sua cadeira de rodas embarcarm, com a irma, o tio e primos que a ajudaram nessa dificil travessia. O tio foi o piloto do bote, aprendeu pela internet, nunca tinham navegado antes, ninguem sabia nadar!!.
Quando finalmente chegaram na cidade de Lesbos - Grécia, um repórter estava a procura de alguem que falasse ingles e Nujeen , devida as inumeraveis horas assistindo TV, aprendeu ingles e naquele momento ela começou a fazer a diferença e passou a ser a tradutora dos seus familiares e de quem precisasse naquele momento.
Foram momentos dificilimos, que eu, enquanto lia, não sei se teria conseguido, mas ela e sua irmã conseguiram Sua irmã, não fraquejou, com cel na mao ía se localizando e se instruindo sobre os lugares que precisavam passar.
Gente, é demais!! Muito mais em saber que é real, que ainda há muita gente lutando para conseguir um lugar para viver.
É preciso conhecer a dor do outro para enxergar melhor e ver como podemos auxiliar.
Aprendi não só sobre refugiados, mas em geografia, em amor ao próximo, em fé, dedicação, fraternidade, caridade e acima de tudo AMOR A VIDA.
Peço a Deus misericórdia a todos.

Raffafust 07/06/2017

Imaginem você morar em um lugar que por ser de um povo nunca te aceitaram de verdade? E se você ainda por cima tivesse nascido com uma paralisia no momento do parto que lhe deixou como sequela nunca ter conseguido caminhar, sendo assim uma cadeirante? Agora junte tudo isso a uma guerra entre religiosos e governantes que não somente tem matado inocentes no país que você viveu mas que também está colocando em risco a sua vida e de seus familiares?
A história de Nujeen, uma moça curda moradora de Síria de apenas 16 anos choca somente nos primeiros parágrafos, sua história é drama do início ao fim, mas ela não permitiu que se tornasse uma tragédia. Quando a Síria passou a ser invadida, em sua rua cabeças eram expostas, Alepo passou a ser bombardeada e todos tiveram que abandonar suas casas, ela e sua família tomaram a corajosa decisão de tentarem fugir de lá, por ela como relata passaria o resto de sua vida no lugar que aprendeu a viver mas a vida quis que ela lutasse por ela mais do que já tinha lhe dado muitas dificuldades para conviver.
Foi assim que ela, filha mais nova de tantos irmãos, cadeirante, foi junto com a família embarcar em algo duvidoso, mas que cheirava a esperança. Nujeen entrou em um barco com dezenas de pessoas, passou 16 meses de país em país antes de chegar no que mora hoje em dia, viu coisas que não merecia ver, passsou por dificuldades que nem poderia imaginar, mas nunca perdeu a fé. Sempre acreditou em algo bom e não se fez de vítima, as dificuldades não pareciam tão grandes quando ela permitiu que uma força maior tomasse conta dela.
Forte, intenso, real e emocionante é o livro que conta a história dessa moça, com a ajuda da também biógrafa de Malala, Nujeen é mais uma mulher que devemos nos orgulhar, que não tem super poderes aparentes mas que os mostrou quando precisou.
Que linda história de superação, que lindo livro para mostrar que nem todos os refugiados são terroristas. Leiam e se deixem encantar pela força dessa moça.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/06/resenha-nujeen-univdoslivros.html

day 03/06/2017

triste e real
"Antes de serem números,essas pessoas são,em primeiro lugar,seres humanos."
PAPA FRANCISCO
Meu nome é Nujeen,que significa "vida nova"
Nujeen,nasceu com paralisia cerebral,o que afetou seus membros impossibilitando a locomoção .
Ela ,fez cirurgias ,que a ajudou a andar pequenas distâncias com andador.
Nujeen é uma menina síria,curda que sabe bem de perto o terror do estado islâmico e as barbaridades do ditador Bashar al-assad.
Uma menina ,que passou por tanta coisa ,que tem mais vivência que muitos velhos de 80 anos.
Ela foi uma dos milhares de refugiados que fizerem a travessia RIHLAT-AL-MOOT,ou rota para a morte,que os levariam para a europa.
Ela é curda,e como todos sabem ,os curdos sempre foram rechaçados em todos os lugares,e muitos árabes nem sabem que muitos heróis famosos deles,eram curdos,como SALADINO e YUSUF AL-ASMA.
O livro além de falar sobre o terror da guerra,também mostra como uma jovem deficiente se sente em um mundo tão preconceituoso e hostil com quem é diferente.
Quando ela saiu da síria a vida la ,tinha se tornado impossível .
"É como estar em uma casa em chamas-é arriscado pular pela janela,mas qual é a alternativa ?"
Muito dinheiro e tratamento desumano,foi o que ela e milhares de pessoas passaram fazendo essa peregrinação a Europa .
Tudo para refugiados é o dobro,se um táxi é 200 euros,para refugiados cobravam 600...
"Como refugiados,não é tão fácil conseguir um hotel.Geralmente nos mandam embora ou cobram mais porque não temos documentos.É como se acreditassem que somos criminosos ou pessoas indecentes ,e nós somos iguais a todas as pessoas,só que perdemos nossas casas"
Eu como pessoa,senti muita vergonha da humanidade ,quando li esse livro...vergonha de conhecer pessoas do meu ciclo de amizades que é contra esses imigrantes.
As pessoas,nunca perderam suas famílias,suas casa,suas identidades ,e nunca foram obrigados a mudar de país,para viver em sub-empregos ,mesmo sendo médicos,advogados ,professores etc...
Ninguém saiu da Síria porque queria morar na Europa...eles não tiveram escolha ,ou ia ,ou morria...
e muitos acabaram morrendo só na travessia.
Nujeen me ensinou a não só olhar para as pessoas,e sim se colocar no lugar delas.
Foi um livro que me comoveu muito,é triste saber que coisas assim acontecem ainda hoje.
Vemos e lemos livros sobre o holocausto judeu,e não nos sensibilizamos pelo holocausto que tem acontecido as países árabes.
" Vir para a Alemanha era meu sonho.Talvez eu nunca me torne astronauta.Talvez eu nunca consiga aprender a andar.Mas existem muitas coisas boas nessa sociedade e eu gostaria de misturar com algumas coisas boas da minha cultura e fazer um coquetel.
Vou para a escola cheia de orgulho usando minha nova camiseta amarela com a frase:"garotas adoram unicórnios"e a corrente de prata que ganhei de um astro de TV,e eu posso sonhar.Agora que você leu a minha história espero que consiga ver que não sou apenas um número-nenhum de nós é."

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/

Waleska2 07/08/2022

Um livro incrível
Incrível em vários aspectos, esse livros traz possibilidades de reflexões riquíssimas, deu tristeza e ao mesmo tempo alegria ter acabo a leitura, alegria pelo pouco de tranquilidade e paz que Nujjen e parte de sua família conquistaram com muita perseverança garra e solidariedade.
Que livro incrível, que história forte, quanta gente lutadora que não temos a noção que existem, mas que se revelam aqui com tanta clareza.
Um livro muito indicado se você está num período de resignificar sua vida, e procurando seu papel no mundo, de repente se abre uma possibilidade de ajudar os que precisam de força pra seguir em frente.
Se eu pusesse falar com a Nujjen eu diria "obrigada por ter escrito parte de sua história".

Jéssica Libranumo 24/01/2023

A emocionante jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas e se tornou inspiração para milhares de pessoas em meio a uma tragédia humanitária. Escrito pela mesma coautora de ?Eu sou Malala?. Christina Lamb, premiada jornalista e coautora do best-seller Eu sou Malala, agora conta a história inspiradora de outra notável jovem heroína: Nujeen Mustafa. A angustiante jornada de Nujeen para fugir da Síria devastada pela guerra até chegar à Alemanha é uma história empolgante de força, coragem e esperança que dá um rosto para a grande questão humanitária do nosso tempo: a crise dos refugiados sírios. Para milhões de pessoas ao redor do mundo, essa adolescente de dezessete anos personifica o melhor do espírito humano. Com a locomoção limitada à cadeira de rodas devido à paralisia cerebral e sem poder frequentar a escola na Síria por causa de sua doença, Nujeen aprendeu inglês sozinha, assistindo a novelas americanas na TV. Quando sua pequena cidade se transformou no epicentro do combate brutal entre os militantes do Estado Islâmico e os soldados curdos apoiados pelos EUA, em 2014, ela e sua família foram obrigados a fugir. Apesar de suas limitações físicas, Nujeen iniciou a árdua jornada rumo à segurança e a uma nova vida. A exaustiva odisseia de dezesseis meses incluiu viagens de ônibus e travessias em botes, através da Turquia e do Mar Mediterrâneo até a Grécia, através da Macedônia até a Sérvia e a Hungria e, finalmente, até a Alemanha. Ainda assim, apesar de todas as dificuldades físicas, o extraordinário otimismo de Nujeen jamais esmoreceu. Ela manteve a cabeça erguida, recusando-se a ceder ao desespero ou a enxergar a si mesma como uma vítima passiva. ?Você precisa lutar para conseguir o que deseja neste mundo?, disse a um repórter da BBC. A positividade e a coragem de Nujeen permeiam esta história inesquecível de uma jovem determinada a encontrar uma vida melhor para si mesma. Este é um livro de memórias poderoso e único, que retrata a crise dos refugiados sírios, ajudando-nos a entender que o mundo precisa mudar, ao mesmo tempo em que nos oferece a inspiração para transformar essa mudança em realidade.

Gi kian 20/05/2023

Nujeen
Sem palavras pra beleza desse livro! Que coisa incrível! Li o livro super rápido e me emocionei mais a cada página! A única coisa que me fez falta foi saber se ela reencontra os pais ou não