Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Freak 05/09/2021

Post-It!
"A viagem é turística, mas suplica que o leitor não o seja: o turista registra sem absorver, o viajante vivencia para aprender. Um apenas olha, o outro desperta de um sono profundo."

"Dir-se-ia que a Natureza, e creio que isso já foi muitas vezes observando, torna a vida bastante dura àqueles de quem deseja extrair grandes coisas."

"Nil sapientiae adiosius ocumine nimio. (Não há nada mais prejudicial à sabedoria do que muita inteligência)"

"Não existe beleza suprema sem uma certa estranheza na proporção."

Theyzy 05/09/2021

Mestre do terror
A escrita de Poe me fascina há anos, ler seus contos é simplesmente ver um lado novo do terror. Algo inesperado e que nossa lógica se nega a aceitar em alguns casos.

mauricio.sperb 05/09/2021

Acredito não ter o direito e muito menos o conhecimento necessário para dizer que a escrita de um autor tão renomado é ruim, então vou apenas dizer que: Edgar Allan Poe "não é para mim".

Samuel Simões 04/09/2021

Edgar Allan Poe é incrível.
Sem dúvida alguma, ler POE é viajar no tempo. Um escritor que está marcado na história da literatura mundial. Seus contos são dinâmicos, rápidos e muito interessantes. A abordagem psicológica que ele já usava em sua época é de uma genialidade incrível. Comigo o livro funcionou bem, só em alguns contos que achei um pouco mais arrastados e também por ser na maioria das vezes de um tiro só e quase sem nenhum diálogo. Mas num geral, uma leitura interessantíssima, poe tem uma linha narrativa de pensamentos de seus personagens que são no mínimo invejáveis, sério. Ele divaga em assuntos e de uma forma MUITO única. Por isso é um gênio mesmo.

Ailin 31/08/2021

Medo clássico - Edgar Allan Poe
Bom não sei o que dizer, foi super hiper legal essa leitura, eu te amo Poe! Kkkkk

Como pode tal mente existir! (Era o livro todo assim) e eu nem te conto quando li o Detetive Duppin ? era algo de outro mundo

Meu conto favorito é "o coração delator" não por causa dessa leitura hahaha quando criança eu li essa história e nunca mais pare de novo ? tipo eu a li mais de 15 vezes literalmente.

Amei a edição Darkside e estou louca para ler o vol.2
E em cima Darkside termine com esta frase perfeita "NUNCA MAIS HOUVE UM AUTOR COMO POE".
(tchau eu morri)

Ale Giannini 23/08/2021

Edição muito interessante
Confesso que contos não são muito minha praia, mas adorei conhecer Dupin, detetive que deve servir de inspiração a inúmeras personagens do gênero; adorei o conto de terror "O gato preto", e achei essencial as três versões de O Corvo (gostei particularmente da tradução de Fernando Pessoa).

A divisão em blocos temáticos feita pela DarkSide provocam uma imersão na obra do autor que faz com que o leitor entenda a importância da sua obra.

A escrita rebuscada e o conteúdo analítico completam a leitura, levam mais tempo para interpretação, mas enriquecem o vocabulário, e a alma.

Tehil 22/08/2021

Embora a escrita as vezes seja tão enfadonha que eu me forçava a continuar, as histórias não deixavam eu parar. E tão amarrado que a curiosidade venceu sempre. Valeu a pena ter terminado.

Mat 18/08/2021

Primeiro contato com as obras de Poe
Esta foi minha primeira experiência com as obras de Poe, e gostei bastante. Alguns contos se destacam mais que outros como se é de esperar mas todos muitos bons.

Confesso que esperava um pouco mais de exploração do sobrenatural, mas nn me desapontou. Os mistérios aqui retratados sem o sobrenatural são muito bem trabalhados. Inclusive a característica mais marcante que percebi nos contos foi justamente essa incerteza se a história esta indo para um lado sobrenatural ou um lado lógico.

No geral são ótimos contos e recomendo aqueles que curtem histórias curtas e principalmente de mistério

Carolina.Melo 11/08/2021

Edgar Allan Poe é um dos maiores escritores de todos os tempos e isso ninguém contesta, então vou dizer apenas que os contos nesse livro são simplesmente maravilhosos, além de trazer outras facetas do autor, além do terror que todos já conhecem. Vou falar agora dessa edição específica, da Darkside: AMEI! Amei os detalhes colocados alí para conhecermos melhor a obra e o autor e amei conhecer detalhes da vida do Poe que eu não conhecia. O capítulo "A Filosofia da Composição", UAU, só esse capítulo já valeria o livro todo porque aqui é o próprio autor explicando o processo de criação do seu poema mais famoso, "O Corvo", que texto valiosíssimo! Além de apresentar também o poema "O Corvo" original e com 2 versões de tradução, sendo a minha favorita a tradução de Machado de Assis, uma baita experiência ver a obra de um gênio traduzida e adaptada pela visão de outro autor genial (e queridinho demais, né).
Em resumo: de 0 a 10 minha nota é 100.

edineideo 11/08/2021

Todos os Gatos Pretos são Bruxas Disfarçadas
Conto: O Gato Preto, de Edgar Allan Poe.
Edição Darkside, Volume I, Medo Clássico, 2017.
Gênero: terror, mistério, ficção policial.
Literatura: norte-americana

Um conto clássico do Poe, de 1843, super curtinho, narrado em 1ª pessoa na forma de um relato, na verdade, uma sombria e bizarra confissão, no dia anterior à execução por enforcamento.

O protagonista, na infância e fase adulta, possuía temperamento dócil e uma especial afeição pelos animais de estimação. Mesmo após o casamento, ainda jovem, ele e sua esposa, que possuía a mesma inclinação, tinham pássaros, um peixe dourado, um cão, coelhos, um macaquinho e um gato.

“Há algo de altruísta e abnegado no amor de um animal que toca o coração daquele que pôde testar amiúde a amizade precária e a fidelidade leviana dos Homens.” P. 86

Dentre todos os bichinhos, o gato todo preto e inteligente, chamado “Plutão” (ou “Pluto”, no original), era o seu preferido e fiel companheiro. Mas não esqueça, segundo antiga crendice popular, todos os gatos pretos são bruxas disfarçadas.

Plutão, para os romanos, correspondia ao deus Hades na mitologia grega, e, na divisão com seus dois irmãos (Júpiter=Zeus e Netuno=Poseidon), assumiu o submundo, reinando sobre os mortos. E seu nome grego (Hades) evoca sua característica de se fazer invisível (Aidos). P. 86

Com o passar do tempo, o personagem passa a experimentar profundas alterações comportamentais, de personalidade e humor, afetadas por uma doença: o alcoolismo. O narrador nomeia como demônio – da intemperança, permeado de irritabilidade, insensibilidade, violência física, espírito da perversidade. Maltratar por maltratar. Todo o amor que tinha se transforma em ódio, ojeriza, sadismo e crueldade.

“...acredito que a perversidade seja um dos impulsos primitivos do coração humano – uma de suas faculdades primárias indivisíveis, ou sentimentos, que fornecem direção ao caráter do Homem.” P. 88

Personagem bastante complexo, de maldade extremamente diabólica, sem apresentar remorso, mas apenas um fraco sentimento de ambiguidade superado pelo vício. Tanto é assim que afirma se tratar de uma história trivial, uma série de meros acontecimentos domésticos, cujas consequências o aterrorizaram, torturaram e destruíram. Todavia, não é louco.

É inacreditável como Poe consegue imprimir, em tão poucas páginas, toda a complexidade e fragilidade do ser. A ambientação gótica, um misto de terror e suspense, enche-nos de repulsa, medo, agonia e revolta com os maus-tratos aos animais.

Fiquei em dúvida se seria um caso de psicopatia ou apenas mudança de comportamento pelo alcoolismo, pois não tenho conhecimento na área. De toda forma, ele teve a mente e vida completamente possuídas pelo álcool, afogando a culpa e deixando sua alma intocada, imperturbável.

“... tive um sono tranquilo; sim, dormi bem, mesmo com o fardo do crime pesando em minha alma!” P. 93/94

Achei extremamente inteligente personificar os fantasmas do protagonista em um gato, preto com mancha branca no peito, inicialmente indefinida e depois tomando a forma de uma FORCA, como um reflexo de todas as atrocidades/crimes cometidos.

Recordei muito do livro “O Cemitério”, de Stephen King, e o retorno do gato Church, principalmente pelo pavor, terror, horror absoluto que o narrador sentia pelo imenso felino.

“Instrumento do Horror e do Crime, da Agonia e da Morte!” P. 91
“Um pesadelo encarnado do qual não podia me desvencilhar – pairando como um peso eterno sobre meu coração!” P. 92

Tomado pela fúria, pensamentos malignos, ódio generalizado por tudo e todos. A ocultação do cadáver, emparedando-o no porão, como faziam os monges com suas vítimas na Idade Média, remetem ao romance “A Emparedada da Rua Nova”, de Carneiro Vilela. Calhamaço nacional, de leitura obrigatória.

“Aqui, pelo menos, meu trabalho não terá sido em vão.” P. 93
“Eu emparedara o demônio dentro do túmulo! ” P. 95

Um dos melhores contos de Poe, com uma densidade psicológica ao longo de toda a narrativa, nas entrelinhas. Leitura fluida, escrita fascinante.

Nota: 5

taise michele 09/08/2021

Terror definitivamente não é pra mim
O livro é bom só não me conectei com os contos em nenhum momento, quiz sair um pouco da minha zona de conforto mas esse gênero não foi feito pra mim.
taise michele 17/08/2021minha estante
*quis

vitoria.esteves 05/08/2021

Contos do Edgar Allan Poe publicados pela editora Darkside numa edição de capricho! Amo essa atmosfera gótica e macabra dos contos do Poe, e claro como todo livro de contos alguns se destacaram mais, já outros não gostei. O poema famoso "O corvo" é incrível!

Anna 02/08/2021

Bom.
Achei as histórias muito legais mesmo, como a linguagem é meio dificinha me perdi um pouco, mas vale muito apena, a edição é linda e as histórias do Edgar são um terror que não dá tanto medo, então se você é cagona, talvez goste desse livro.
OBS: Esse livro tem contos traduzidos,ou seja, é mais fácil de entender, já a edição da Tordesilhas é a original (se você quer um livro com uma linguagem mais dificil compre essa edição).

Marlonbsan 27/07/2021

Medo Clássico Volume 1
Trata-se de uma coletânea de contos escritos por Edgar Allan Poe, autor clássico de horror dos anos 1800.

Esse é o segundo contato que tenho com a escrita do autor, ano passado havia lido o volume 2 das coletâneas lançadas pela Darkside. Como já conhecia, imaginava o que estava por vir, com uma escrita mais densa e um grande simbolismo. O primeiro conto, O Poço e o Pêndulo, até gostei, já que traz um sentimento de agonia e aflição que foi característico da história. A queda da casa de Usher ainda traz um ar sombrio e até interessante. E Ligeia tem uma construção boa.

Algo que me incomodou foi que, no início, tudo parece ser a continuação da mesma história, por isso havia lido 8 contos e jurava que tinha sido apenas 5, certo que o sono ao ler o livro ajudou a dispersar a atenção.

A parte mais negativa de todo o livro está por conta do Detetive Dupin, os contos com ele são enfadonhos, descrições sem fim sobre assuntos que pouco tinha a ver com os casos investigados e as explicações em si, traziam uma carga de densidade muito grande.

O destaque desse livro está para Gato Preto, de longe o melhor conto, possui uma fluidez e progressão muito boas. Não há tanto simbolismo e nem subjetividade, por conta disso, agrada muito mais. O outro conto que gostei foi O Escaravelho de Ouro, as explicações são boas, apesar de alguns pontos terem bastante descrições, é mais objetiva.

Ainda é trazido o poema O Corvo, tanto sua versão original quanto duas traduções, já que é bem complicado fazer a adaptação métrica e manter o sentido das frases e rimas. Mas o poema em si não me cativou.
Sem dúvidas muitos autores se inspiraram em Poe para escrever, mas para mim, a leitura não funciona tão bem, e novamente o medo foi zero.

Conteúdo literário no meu IG @Marlonbsan
Ricardo Galeriani 25/07/2022minha estante
A parte do detetive Dupin deu vontade de jogar o livro na parede, isso sim.

David 21/10/2022minha estante
Nos contos do Dupin, simplesmente pulei (cai na armadilha do primeiro por nunca ter lido algo do autor anteriormente), já o volume 2 não me surpreendeu em praticamente nada, mas no fim das contas foi uma leitura proveitosas

David 21/10/2022minha estante
*proveitosa

Marlonbsan 23/10/2022minha estante
Sim, são contos bem complicados esses kkkkk mas é bom pra conhecer o autor e sua obra haha

David 25/10/2022minha estante
Mistério, no estilo detetive nunca foi muito meu gênero

VinAcius 01/11/2022minha estante
Eu amei os contos do dupin, são simplesmente geniais, poe foda demais

Caio.Victor 14/01/2023minha estante
Os contos de Dupin foram os melhores na minha opinião! F**a demais!

Marlonbsan 15/01/2023minha estante
Ah que bom que gostou ?

Jorge.Antosko 24/03/2023minha estante
Edgar Allan Poe (1809 - 1849) é um grande escritor do horror. Conhecido por utilizar muito bem as palavras nos contos, conseguia passar uma excelente ideia do terror em seus escritos.
A Darkside sem dúvida caprichou bastante nas artes desse volume, mas acho que eles deixaram a desejar nas traduções, tornando chata a leitura que era contínua e fluida, clássica do Poe.

Gabriel.Lopes 05/02/2024minha estante
a parte do detetive Dupin tbm não gostei kkkkkkk