Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Raquel622 03/04/2023

Não é você, Edgar, sou eu.
A Darkside organizou sob a batuta de Marcia Heloisa uma coletânea em dois volumes com os escritos de Edgar Allan Poe, contista, crítico literário e poeta a quem muitos grandes escritores agradecem por sua inovação, maestria e talento. Se você lê romances policiais ou se delicia com contos macabros tem que agradecer a Poe também.
Confesso que fui me arrastando miseravelmente a partir de O Mistério de Marie Roger. O protagonista embicava palestras intermináveis sobre os diversos aspectos de um crime misterioso e se não chega a dar ressaca literária, não colabora para o gosto por Poe.
Poe não faz meu estilo, mas é um clássico e é necessário ler os clássicos. Ajuda na nossa formação como leitores e apreciadores de literatura.
A edição é caprichada, em capa dura e fitilho (aparentemente, o povo desenvolveu gosto por fitilho) além de duas traduções de O Corvo, uma por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa, além do original em inglês.

Vlyx.kih 03/04/2023

"Nunca mais houve um autor como Poe"
Gostoso de ler, não se tornou meu favorito nem nada, mas gostei demais das histórias dele. Agora ô homenzinho mal-afortunado

Vanessa.Rafaela 03/04/2023

Edgar Allan Poe - Medo Clássico
Eu particularmente gosto mais dos livros do Poe do que do Lovecraft. Li o primeiro livro do Lovecraft e achei um pouco confuso, pra não dizer maçante de se ler, ao contrário dos livros do Poe, na qual cada história era um sentimento diferente, eu particularmente amei! Algumas histórias se tornaram favoritas, outras eu tive que pular algumas partes por estar maçante, mas nada que tirasse o interesse total da história. Pretendo ler o próximo volume logo.

Elineuza.Crescencio 01/04/2023

Darkside Books – RJ - 2017
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 01/04/2023
O Autor
Nascido em Janeiro de 1809 Poe morreu precocemente aos 40 anos.
Ficou órfão de pai e mãe muito cedo e foi acolhido por Francis Allan e John Allan de quem herdou parte de seu sobrenome.
Precursor do gênero ficção policial.
Foi cadete em West Point e após fracassar saiu da casa de seus patronos e começo a escrever seus contos para jornais e revistas.

O Livro

Os contos aqui apresentados são policialescos, de terror, de horror. Em todos os contos Poe apresenta magistralmente a realidade social da época em que foram escritos.
O destaque está para o poema “O Corvo” com duas traduções. A primeira de Machado de Assis e a segunda de Fernando Pessoa.
Muito bem traduzidos e com citações que ajudam a compreensão do leitor.
As ilustrações de Ramon Rodrigues são encantadoras.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/04/2023-abril1-leitura-anual38-medo.html

Marcos 01/04/2023

O melhor conto sem dúvidas nenhuma é O Baile da Morte Vermelha. O poema O Corvo é imperdível. Mas esperava mais dos outros contos.

jackzxxx 26/03/2023

Bem, primeiramente eu demorei cerca de 456 dias para ler esse livro. N foi fácil me acostumar a esse estilo de escrita MTO maçante, mas acabei por me acostumar dps de mtos esforços.
Admito q valeu mt a pena o meu esforço, porém isso só vale para alguns dos contos no livro. Teve uns q eu n curti e fiquei tipo "é sério q demorei dias pra ler isso???"
Foi meio frustrante e ao mesmo tempo bom. As vezes me pego confusa sem saber oq pensar a respeito. A minha conclusão é q meu mano edgar fez umas histórias fodas q estão no livro e outras n e só resta saber na base da sorte tlg. As q n foram boas, faz parte da vida msm e é isso aí.

Jonas88 25/03/2023

é uma leitura densa e cheia de detalhes, com contos de um aspecto mais sombrio. meu conto favorito foi O Escaravelho de Ouro

Déia 25/03/2023

Apesar de ter enrolado tanto tempo pra ler, gostei bastante da leitura e dos contos desse livro. Recomendo.

Gabby 13/03/2023

Eu sabia que o livro ia ser intrigante e muito bom só pelo fato de ser o Poe que escreveu
eu conheci o escritor mais pela minha namorada, ele adora Bsd e o Edgar é o escritor favorito dela (em bsd seu personagem é o próprio poe) e eu adorei o livro
eu amei cada escrita cada palavra como ele descreve tudo é muito bom
como cafa palavra e frase se encaixa e a personalidade de nada um, esse livro é muito bom.
com certeza vou comprar mais livros dele e de outros que são citados pelo próprio bungou stray dogs pois tem muitos que tem livros ainda
resumindo esse livro é muito bom, incrível maravillhoso

.Guilherme. 10/03/2023

Edgar Allan Poe - Resenha.
"Nunca mais!"

O que dizer sobre E.A. Poe? Simplesmente um dos maiores escritores do gênero terror e gótico.
Este livro reúne vários contos do autor e leva também artes maravilhosas e perfeitas antes de cada conto e parte.
Eu gostei bastante desse tipo de livro ? reunião de contos ? porque você pode, basicamente, ler na ordem que quiser. Já que são contos separados e não seguem uma única narrativa.
Os que mais gostei foram O Gato Preto e o poema O Corvo que com certeza vou acabar gravando os versos.
Enfim, recomendo para todos que gostem do estilo gótico/terror e indispensável para aqueles que querem conhecer Edgar Allan Poe e seus contos!

Dafne.Allane 07/03/2023

Fiquei positivamente surpresa com essa leitura!
Como qualquer coletânea de contos, o livro possui altos e baixos. Porém, é incrível ver como a escrita e os temas abordados por Poe são atemporais.

O autor também foi pioneiro de uma série de estilos de histórias que são muito comuns hoje em dia.

Como destaque, temos os contos a Máscara da Morte Rubra (ou o Baile da Morte Vermelha), o Gato Preto, o Barril de Amontillado, o Escaravelho de Ouro, os Assassinatos da Rua Morgue, o poema o Corvo e, o meu favorito, o Poço e o Pêndulo.

tabatatucat 04/03/2023

É impressionante como Edgar Allan Poe é realmente atemporal. Se vê nessa coletânea a grandeza e menuciosidade ao escrever seus contos.

trizisreading 26/02/2023

Extraordinário
Não é em vão tamanha fama que o nome do autor carrega. Esse livro traz uma coletânea de contos escritos por Edgar Allan Poe. Desde contos de investigações como "Assassinatos na Rua Morgue", até contos sobre homicidas, como o que mais me marcou, "O Gato Preto", e contos aventureiros, como "O Escaravelho de Ouro". O livro ainda conta com um relato de Poe sobre o processo criativo de seu renomado poema "O corvo".
A escrita de Poe parece-nos transparecer o mais íntimo de sua pessoa. Conforme lia os contos, muitas vezes consegui identificar o próprio autor na escrita, não sei se propositalmente, ou se simplesmente, ao escrever, o autor deixa que sua personalidade transpareça em sua escrita.
Poe aborda suas histórias de forma extraordinária, ao ponto em que, percebemos que cada história foi pensada nos mínimos detalhes. Além disso, se faz presente em seus contos, a Morte e a Beleza, duas coisas que, com sua escrita melancólica, me fez 'sentir' suas histórias. O conto d'"O Gato Preto", por exemplo, foi um dos que mais me marcou, principalmente pelo horror que senti ao ler os fatos narrados pelo homicída (A história é escrita com o personagem principal em primeira pessoa).
Por fim, além desses inúmeros detalhes caprichosos, a edição da Darkside, como sempre, cumpriu a fama que a editora tem por sua ótima qualidade e ilustrações incríveis!

Joyce 22/02/2023

Livro pra quem realmente gosta de contos, tem muito uso da narrativa e pouquíssimos diálogo. Pra mim, a leitura foi cansativa, confesso que não prestei atenção em quase nada mas não deixa se ser um livro bom, apenas não foi pra mim!

Pr.Thiago 21/02/2023

EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO V.1
É meia-noite. As asas de um corvo se misturam à escuridão. A velha casa em ruínas observa com janelas que pareciam olhos. Você jura ouvir a voz de alguém que já partiu para o outro lado, bem na hora em que um gato preto cruza seu caminho.Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios. Porém, com certeza não são os únicos. Desde o século XIX, o criador de ?O Corvo? vem influenciando gerações de escritores consagrados, dos mais diversos gêneros, como Henry James, Franz Kafka, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde e Jorge Luis Borges.Mais de duzentos anos após seu nascimento, Poe continua atual. Sua obra se mantém em catálogo por todos os continentes, nos mais diversos idiomas, e é tema comum em teses de mestrado. Do mundo acadêmico para a cultura pop, de tempos em tempos as histórias fantásticas do autor ganham novas adaptações no cinema, na TV, na literatura. De Iron Maiden a Green Day e Os Simpsons; de Vincent Price a Tim Burton; nos quadrinhos de Neil Gaiman ou nas séries The Following e na brasileira Edgar.Onde você procurar, existe o toque do gênio.