Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

honnegeyserzznn 11/12/2022

Primeiro contato com a escrita de Poe
Primeira vez que me aventuro nos contos de Poe, e me espantei com a engenhosidade e peculiaridade na sua escrita e seus conteúdos. Gostei muito da maneira que cada conto parece ser uma carta, ou uma página de um diário, onde na primeira pessoa as experiências são contadas e assim discutidas. Achei interessante, principalmente, os contos onde enigmas são abordados, a maneira que a mente de Poe funciona é incrível! Cada método é explicado, e é perceptível a semelhança entre os personagens de histórias distintas, imagino que essas semelhanças sejam uma projeção do autor, com seus pensamentos sombrios e extremamente inteligentes. O que mais gostei, com certeza, foi o capítulo em que explica o método de construção de seu poema mais famoso, ?O corvo?, achei incrível como tudo foi metodicamente feito a partir de ideias e depois que fez este algo tornar-se completo e assim sua obra mais aclamada. Muito ansiosa para ler mais desse autor, e analisar mais de sua personalidade que está sempre presente em sua escrita, curiosa para mais contos e mais poemas melancólicos e tocantes.
Amei!

Carla Rodrigues 29/04/2023

Edgar Allan Poe: uma experiência literária
Lendo Poe relembrei o tanto que sempre amei ler contos. Histórias para ler de um fôlego só, como o próprio autor sugere.

Aqui temos contos sombrios, que ainda tem aquela pegada de thriller psicológico que eu amo no cinema, e a parte de romance policial com o Detetive Dupin. Embora com Dupin haja muita descrição de seus métodos, nos demais contos temos aquele frio constante na barriga e desfechos surpreendentes.

Pra fechar essa belíssima edição da Darkside, tem o famoso poema ?O Corvo?. Primeiro o original em inglês, imprescindível para compreender a métrica e o sentido milimetricamente construído pelo autor, e em seguida duas traduções bem diferentes e brilhantes, cada uma do seu jeito, de dois autores lusófonos que dispensam apresentações: Machado de Assis e Fernando Pessoa.

Adorei!

Mateus.Fernandes 31/08/2020

Qualidade
A escrita do Edgar Alan Poe é incrível mas que para mim é uma leitura para ler com calma e apreciar então é preciso entrar no clima.
Os contos que mais gostei foram "O gato preto", "Os assassinos na rua Morgue", "O escaravelho de ouro" e "Nunca aposte a cabeça com o diabo".
Já "O corvo" a versão que eu mais gostei foi a do Fernando Pessoa.

Alex Barbosa 17/09/2020

Simplesmente sensacional!
Esse foi meu primeiro contato com a obra do autor, e que obra! A linguagem rebuscada pode ser encarada como um desafio, mas em hipótese alguma é algo que prejudica a leitura. Os contos são intrigantes e curiosos, além do trabalho excepcional feito pela Darkside com os textos de apoio e diagramação. Simplesmente sensacional!

Vanessa1616 27/09/2020

...Muito bom o clássico do medo para quem gosta de mais terror

Gabi Souza 30/09/2020

Vale a pena
As histórias são ótimas, fluidas e com aquele suspense que deixa querendo mais. Já estou com o segundo volume na lista.

Ivana 03/04/2022

O horror de Poe
O livro é uma coletânea de contos do escritor conhecido como O Corvo, por seu poema icônico. O livro desenvolve uma narrativa de tensão e cria a expectativa por um final trágico e impressionante a cada conto, além de trazer boas lições para quem pretende ser escritor.

Lê | @ledelicor 06/09/2017

Edgar Allan Poe - Medo Clássico - Volume 1
Poe e suas obras influenciaram e influencia a literatura mundial. A grandeza de sua obra transcende os livros, e suas histórias já alcançaram até música, filmes e televisão. Seus contos e poemas passam por diversos gêneros, como terror, suspense e policial.

Nesse primeiro volume (sim, a DarkSide promete um segundo), que traz uma parte da obra do autor, quinze contos são divididos entre cinco temas. Essa divisão ajuda muito na leitura tanto para quem já conhece o autor quanto para quem quer conhecer sua obra.

Em O Espectro da Morte, os contos são angustiantes e possuem uma pegada mais sobrenatural, aqui Poe trabalha com a incerteza, causando aflição em que lê; Em Narradores Homicidas, vemos protagonistas atormentados por um desejo inexplicável de matar e causar mal. Para mim são os melhores contos do autor nessa coletânea; nos contos do Detetive Dupin, personagem que inspirou a criação de Sherlock Holmes, acompanhamos estranhos casos de investigação. Esses contos achei-os por vezes prolixos; Em Mulheres Etéreas, conheceremos o lado romântico-macabro do mestre do horror ao mostrar homens obcecados por suas mortas mulheres; e por fim os contos de Ímpeto Aventureiro, nos quais nossos narradores contam histórias intrigantes.

Além dos contos, essa edição possui o poema mais famoso do autor, O Corvo, que vem em três versões, a versão original, em inglês, e as traduções de Machado de Assis (1883) e Fernando Pessoa (1924). Mas antes do contado com o poema, conhecemos, através da voz do próprio autor, em um texto escrito em 1846, A Filosofia da Composição, como surgiu a ideia desse poema, como foi seu processo de construção e qual a mensagem que ele queria passar em do poema cada estrofe. É simplesmente incrível ver como foi o nascimento de um dos poemas mais famosos da literatura mundial.

Nessa edição incrivelmente bela, que faz parte do novo selo da DarkSide Books, Medo Clássico, encontramos extras que vão muito além da obra. Logo de início, há a Introdução DarkSide, escrita pela Marcia Heloisa, a tradutora dessa edição, que faz o papel de instigar a curiosidade do leitor antes dele começar a leitura. A Marcia conseguiu descrever com maestria a obra do autor, depois de ler essa introdução dá vontade de devorar o livro e tudo que o autor escreveu. O prefácio O Homem e a Obra, escrito em 1852 por Charles Baulaire, o primeiro a traduzir Poe para o francês, completa a apresentação do mestre do horror.

Além disso tudo, no final da obra, encontramos fotos de uma das casas onde Poe morou e de sua casa de campo. A edição física do livro está lindíssima. O preto com detalhes em dourados e brancos deixaria nosso autor orgulhoso. Há também ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues.

Alguns contos foram releituras, mas a maioria foi inédito para mim. Após a leitura, eu só confirmei o que todo mundo já sabe: Poe é um Mestre. Com certeza um livro para todo fã ter na estante. Além disso, para quem não conhece ainda a escrita do autor ou quer conhecer melhor sua obra, essa edição é perfeita.

site: http://www.lelendolido.com.br/2017/06/resenha-92-edgar-allan-poe-medo.html

Reemilk 03/01/2018

Uma certa decepção
Eu não tinha lido nada do Poe até que comprei o Livro "Medo Clássico". Extremamente lindo, super bem acabado, carregado de detalhes incríveis que só a Darkside sabe fazer. Pois bem, comecei a leitura toda empolgada pensando que ficaria semanas perturbada com os contos do "Mestre do terror". Decepção total! Massss a decepção foi porque eu criei uma expectativa de que o livro seria voltado pra um terror que envolva espíritos, feitiçaria, pactos, etc. E até envolve mas de uma forma diferente e muito mais realista do que vemos nos filmes hoje em dia (Aquele terror forçado). Poe escreve contos de uma forma sutil e poematizada, envolvendo toda uma história por trás do objetivo final, sem falar que ele escreve de uma forma antiga, utilizando um linguajar que eu, particularmente não estou acostumada. O conto que mais atingiu o que eu esperava foi o conto do Gato Preto e claro, se tornou um dos meus preferidos justamente por te sido escrito de uma forma em que eu me sinto mais a vontade com o livro.
Luiz.Gustavo 18/01/2018minha estante
Até agora estava gostando. Mas o conto da Marie Roget... Sinceramente... , o pior de todos os que eu li até hoje!

Lydia.Fernnanda 22/06/2018minha estante
"ele escreve de uma forma antiga, utilizando um linguajar que eu, particularmente não estou acostumada."

Claro, os contos foram escritos há uns 200 anos !!!

aillia 28/06/2018minha estante
Tem que se ter em mente que o " terror" de décadas passadas não se compara com os medos atuais ,por exemplo o medo da catalepsia era muito comum ,hoje nem se ouve falar.Então pra gente que ta acostumado com stephen king não entende o quanto as historias de Edgar. A .P assustava na sua época.
recomendo o conto O GATO PRETO o meu preferido do autor

Pharmakon 30/09/2018minha estante
Acredito que você vá gostar de Lovecraft e M R James, o primeiro tem várias edições em português, o segundo é meio esquecido pelas editoras nacionais.

Doug 09/03/2019

Relatos de uma mente brilhantemente obscura
O livro reúne 15 contos do excelentíssimo mestre, Edgar Allan Poe, e mais o notório poema O Corvo.

Nesta antologia encontramos Espectros da Morte, Narradores Homicidas, intrigantes casos do Detetive Dupin, Mulheres Etéreas e um grande Ímpeto Aventureiro, cada qual com três contos que nos conduzem às arestas mais densas e inabitadas do coração gótico do autor.
Os contos de Poe são capazes de nos prender à leitura ao compasso que nos fazem desejar querer fechar o livro com intento de escapar dos horrores ali relatados. Seus contos são um prato cheio para as mentes sedentas por casos adversos em que podemos nos deparar com o inimaginável, e até mesmo com o imaginável e não palatável, realmente um banquete da literatura clássica que por ele nos foi deixado como legado.

Nas páginas deste livro estão os mais profundos sentimentos de um homem que de tudo sofreu em seus poucos anos de vida, e que em vida não conheceu o reconhecimento de sua obra, mas que foi capaz de influenciar outros grandes mestres como H.P.Lovecraft, Stephen King e Neil Gaiman.

"-Nunca mais" Disse o Corvo.

As mãos de todos os amantes da literatura gótica e do horror sempre estarão estendidas para Poe, o Corvo que nos presenteou com as penas negras de suas asas.

site: @douglaskurt
Lorrany Moura 30/03/2019minha estante
Doug, bom dia. Me interessei muito pelo livro e li ótimas resenhas sobre ele mas estou receosa com relação à linguagem, se é muito densa, difícil de ler. Você tem o livro aí contigo? Se sim, te pergunto se existe a possibilidade de me enviar duas ou três páginas para eu dar uma olhada? Não acho a versão em pdf na internet....
Te agradeço muitíssimo! Grande abraço.

Doug 30/03/2019minha estante
Oi Loris, tudo bem? Claro, posso sim.
E posso te dizer também que de inicio eu estranhei um pouco, mas conforme a leitura vai andando e se torna fluida como qualquer outra.

yas 27/03/2022

TERROR, POESIA, CLÁSSICO.
Já li esse livro algumas vezes e meu conto favorito é O Corvo. Por coincidência, uma amiga também simpatizou com a leitura e estudou um pouco mais sobre? Conheci (por ela) um fato interessante sobre o Edgar e, hoje, leio com olhos regados de tristeza e espalho relutando com asas quebradas esse clássico.

?Assim, posto, devaneando,
Meditando, conjecturando,
Não lhe falava mais; mas se lhe não falava,
Sentia o olhar que me abrasava,
Conjecturando fui, tranquilo, a gosto,
Com a cabeça no macio encosto,
Onde os raios da lâmpada caiam,
Onde as tranças angelicais
De outra cabeça outrora ali se desparziam,
E agora não se esparzem mais.?

Murasakibara12 17/05/2020

O auge do romantismo gótico
Não é a toa que chamam ele de mestre do terror, apesar de seus contos expressarem muito mais que terror. A melhor sessão dessa antologia creio ser o Espectro da Morte

Chester 28/03/2022

Edgar Allan Poe, talento sombrio!
Este primeiro volume nos traz em forma de contos a genialidade, melancolia e talento do escritor. Fico feliz em ter consumido a obra pois me trouxe inspirações e mais vontade de pesquisar sobre o autor e suas obras.
Simplesmente, não sei o que escrever...

Ernane 24/05/2020

Otimo.
Tudo bem que alguns contos sao chatos. O do 'inspetor' e banal.
Mas apos ler o gato preto e o corvo vc percebe a genialidade e terror. Nada de mostrinhos. Fantasminhas. O terror é mais real.