Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Vinicius.Dias 16/11/2022

Clássico do Horror
É incrível como às vezes, acabamos por deixar o clássico de lado e só vir a descobri-lo depois de muito tempo. Veja bem, eu comprei esse livro 5 anos atrás e somente agora tive a disposição de lê-lo. Sempre tinha algo mais urgente ou interessante na frente e com isso, o velho Poe ia acumulando poeira na estante. Porém, antes tarde do que nunca, finalmente me entreguei aos devaneios e perdições apresentadas nesse compilado de contos lançado pela Editora Darkside.

Os contos foram divididos em 6 temas, "Espectro da Morte", "Narradores Homicidas", "Detetive Dupin", "Mulheres Etéreas", "Impeto Aventureiro" e "O Corvo". Existem contos mais melancólicos, soturnos e densos, nos quais o autor lida principalmente com a morte e o luto, assim como existem contos mais leves e aventureiros, que fazem o uso da lógica como ferramenta principal para solucionar problemas. Ou seja, temos contos para agradar a gregos e troianos. No meu lado, quanto mais melancólico, denso e flertando com os limites da insanidade, mais me agradaram.

Um adendo sobre a escrita do Poe, é que ele era um cara muito descritivo e com um interesse real em temas das mais diversas áreas, então você vai ler nos mínimos detalhes sobre navegação, ciência, geografia e arquitetura, o que acabou por deixar alguns textos bastante arrastados. Na introdução foi dito sobre uma escrita viciante e em como as pessoas não conseguem parar de ler, mas no meu caso, o efeito foi contrário. Apesar de ter adorado, na maioria das vezes me dava sono, o que fez com que levasse um tempo bem acima da média para poder finalizar esse livro. Também vi muitas pessoas reclamando dos contos do Detetive Dupin por serem extremamente arrastados e técnicos. Veja bem, eu concordo em partes, a gente está falando da criação de um novo tipo de literatura, a investigativa policial. Então, nada mais normal do que ir aprimorando com o passar do tempo. Além disso, em um dos contos, o Poe resolve um crime real acontecido nos EUA com base apenas em informações publicadas em jornais. Isso, por si só, já faz do conto algo extremamente interessante de se ler.

Além dos contos, também tem o poema mais conhecido do autor: O Corvo. Estão presentes, a versão original em inglês e duas traduções, uma do Machado de Assis e outra do Fernando Pessoa. Eu achei beeeem mais acessível a versão do Fernando Pessoa, com um linguajar mais próximo dos humanos médios. O poema retrata de forma brilhante o luto do protagonista após perder a sua amada e receber uma visita inusitada no meio de uma noite tempestuosa, um corvo que repetia sempre as mesmas palavras: Nunca mais. A forma como o poema se desenvolve e a troca entre as duas figuras é sensacional. Valeu cada verso!

Vale citar a qualidade da edição do livro, que foi lançado em capa dura, com alto relevo e repleto de belas ilustrações que introduzem a tormenta vindoura. Também existem fotografias sobre a última morada do Poe, textos contando um pouco mais sobre a sua vida e as principais tragédias que vivenciou – claramente percebe-se muito do sentimento e da tormenta diariamente experienciada pelo autor em seus contos.

Eu gostei muito e já adquiri o volume 2, também lançado pela Editora Darkside. Com certeza, dessa vez não levarei mais 5 anos para finalizá-lo. Um dos mestres do horror, escritor importantíssimo no desenvolvimento de novas técnicas e influência de diversos grandes autores da atualidade, Edgar Allan Poe, adentrou facilmente, no salão dos imortais. Daí eu te pergunto, está esperando o quê para se jogar nesse livro?

"Como na ética o mal é uma consequência do bem, assim, de fato, o pesar nasce do júbilo. Ou a lembrança da alegria passada é a angústia do presente, ou as agonias atuais tem sua origem nos êxtases que poderíamos ter desfrutado." - Poe, Edgar Allan

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Luiz 03/12/2022

Altos e baixos
Com exceção de alguns contos, eu não gostei tanto quanto esperava da escrita de Poe. Por ser considerado clássico de terror e que influenciou vários outros autores famosos, eu esperava bem mais. Mas não consegui me conectar tanto.

Os contos do detetive Dupin são bem monótonos e destoam totalmente dos resto do livro. Um ponto positivo é que edição é um show a parte, com imagens, notas de tradução e trechos dos escritos originais.

honnegeyserzznn 11/12/2022

Primeiro contato com a escrita de Poe
Primeira vez que me aventuro nos contos de Poe, e me espantei com a engenhosidade e peculiaridade na sua escrita e seus conteúdos. Gostei muito da maneira que cada conto parece ser uma carta, ou uma página de um diário, onde na primeira pessoa as experiências são contadas e assim discutidas. Achei interessante, principalmente, os contos onde enigmas são abordados, a maneira que a mente de Poe funciona é incrível! Cada método é explicado, e é perceptível a semelhança entre os personagens de histórias distintas, imagino que essas semelhanças sejam uma projeção do autor, com seus pensamentos sombrios e extremamente inteligentes. O que mais gostei, com certeza, foi o capítulo em que explica o método de construção de seu poema mais famoso, ?O corvo?, achei incrível como tudo foi metodicamente feito a partir de ideias e depois que fez este algo tornar-se completo e assim sua obra mais aclamada. Muito ansiosa para ler mais desse autor, e analisar mais de sua personalidade que está sempre presente em sua escrita, curiosa para mais contos e mais poemas melancólicos e tocantes.
Amei!

Fabi 20/03/2020

Contos muito bem escritos e histórias envolventes. Porém algumas vezes foi cansativo.
Indy 10/04/2020minha estante
Sim

Giovanna1239 26/08/2023

Tira-me ao peito essas fatais
Garras que abrindo vão a minha dor já crua.
E o corvo disse: " Nunca mais. "

Mateus.Fernandes 31/08/2020

Qualidade
A escrita do Edgar Alan Poe é incrível mas que para mim é uma leitura para ler com calma e apreciar então é preciso entrar no clima.
Os contos que mais gostei foram "O gato preto", "Os assassinos na rua Morgue", "O escaravelho de ouro" e "Nunca aposte a cabeça com o diabo".
Já "O corvo" a versão que eu mais gostei foi a do Fernando Pessoa.

Valentin 30/01/2022

Um clássico favoritado
A edição da Darkside que reune os principais contos de EAP é impecável. Possui ilustrações e é dividido em temas, tornando-se mais organizado. Alguns contos eu já havia lido em outra edição, mas a maioria eram inéditos.

Cada conto tem sua poesia e sua peculiaridade. A maneira gótica e trevosa que Poe constroi a narrativa é invejável.

Poe se tornou um dos meus escritores favoritos logo quando conheci e tive meu primeiro contato (lendo ?O Corvo?). Por esse motivo fiz questão de adquirir os dois volumes da edição da Darkside em capa dura, que vale muito a pena!

carla iasmin 02/02/2022

Era um homem para ser frequentado pelas pessoas que medem sua amizade pelo ganho espiritual que podem auferir de uma convivência. (Baudelaire, 1852)
O medo clássico sempre me fascinou. Mary Shelley, Bram Stoker, Oscar Wilde, Arthut Conan Doyle, e alguns outros autores pertencem a minha estante e possuem um local especial na minha lista de leitura.

Ainda assim, o estilo, observações e histórias de Edgar Allan Poe são incomparáveis - principalmente o poema O Corvo. Uma coisa que eu gostei bastante foram as observações sobre ciência, geografia, literatura, e outros assuntos que os personagens do Edgar fizeram no decorrer dos contos; são momentos intertextuais que me encantaram e distinguem Poe. Outro aspecto interessante é que os contos são 'ideais' para a leitura sem interrupções, com atenção máxima aos detalhes, que acabam construindo uma imagem sombria típica do medo clássico.

Meus contos preferidos: O baile da Morte Vermelha; Manuscrito encontrado numa garrafa; A queda na casa de Usher & Nunca aposte a cabeça com o diabo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=8lgg-pVjOok

Malle 09/02/2022

E falou o pombo: "nUnCa MaIs."
Robert W. Chambers é uma das maiores influências literárias que eu tenho na minha vida. H. P. Lovecraft, apesar de achar o dito cujo insuportável, continua a ser um dos meus escritores favoritos. Mas mesmo após 10 anos consumindo contos e livros de terror e mistério, eu nunca li NADA do Edgar Allan Poe. Uma tremenda tragédia que redimi esse ano.

Essa edição da Darkside, apesar de ter uma qualidade física bem mediana, tem como sempre um trabalho gráfico quase impecável ? mas não justifica um preço maior que 35 reais. O livro contém material extra introdutório e fotos da casa de Poe, que é aberta para visitas em North Seventh Street, Filadélfia. Também possui o texto original de O Corvo, mais as duas traduções realizadas para o PT-BR, uma por Machado de Assis e a outra, por Fernando Pessoa.

Os contos são, de forma prática e que deveria ser obrigatória nessas compilações, divididos em temas com um índice. São eles:
1) Espectro da Morte (O Poço e o Pêndulo, A Queda da Casa Usher, O Baile da Morte Vermelha);
2) Narradores Homicidas (O Gato Preto, O Barril de Amontillado, O Coração Delator);
3) Detetive Dupin (Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt, A Carta Roubada);
4) Mulheres Etéreas (Berenice, Ligeia, Eleonora);
5) Ímpeto Aventureiro (Manuscrito Encontrado Numa Garrafa, O Escaravelho de Ouro, Nunca Aposte a Cabeça Com o Diabo);
6) O Corvo.

Todos os contos incluem no começo uma ilustração linda e maravilhosa por Ramon Rodriguez, e notas de rodapé sobre as frases em línguas estrangeiras. A escrita tem uma prosa boa de ler e não possui um vocabulário muito rebuscado.

Agora, com a burocracia fora do caminho, vamos lá: tenho certeza que foram as expectativas descomunais (tanto as criadas por mim, quanto por tantos outros) que foram colocadas sobre suas obras que me fez quebrar a cara.

THE GOOD:
A princípio, os contos em Espectro da Morte e Mulheres Etéreas viraram de longe meus contos favoritos de Poe. Seus desfechos são interessantes, criativos e o suspense é tangível durante toda a escalada até seu ápice. "O Corvo", por si só, é um ótimo poema, e de fato só comprova que a predileção de Poe por estórias que andam na linha tênue do racional e irracional, somente enriquece a trama.

THE BAD:
Por conseguinte, o mesmo não posso falar das investigações em Detetive Dupin. "Os Assassinatos da Rua Morgue" tem o final mais besta que eu já li na minha vida (talvez essa seja a piada e eu não achei graça), "O Mistério de Marie Rogêt" não vai para lugar nenhum e é mais uma peça especulativa, e "A Carta Roubada" me lembrou Agatha Christie (eu não gosto das histórias dela).

Narradores Homicidas, por sua vez, tem O Gato Preto, provavelmente o conto que mais ouvi falar de EAP. Não achei nada muito grandioso, e na verdade achei que ele e O Coração Delator são muito parecidos. O Barril de Amontillado é bem morno. Ao todo, não achei muito memoráveis.

Não terminei de ler os contos de Ímpeto Aventureiro pois não me engajaram o bastante para continuar e eu já estava por aqui com Os Assassinatos da Rua Morgue. Sério, mexeu comigo e eu quase virei um macaco ensandecido.

RESUMINDO:
Apesar das minhas reclamações, eu não me arrependo de ler. Como costuma ser com compilações, alguns eu amarei eternamente e outros, eu só não finjo que nunca li pois aí significa que corro o risco de passar por eles de novo. Aprecio muito incluírem no primeiro volume os trabalhos mais conhecidos de Poe pois já me salva o trabalho de sair comprando mais 3 compilações para poder ler tudo.

Eu recomendo sim para quem quer conhecer mais sobre clássicos da literatura, especialmente de terror. Só... não crie altas expectativas.
Malle 09/02/2022minha estante
tl;dr: gente é bom mas não é BOM BOM, mas aquela coisa né ? conto bom, conto ruim, não vai agradar todo mundo e certamente não me agradou em tudo. nada justifica o livro ser mais que 35 conto. é tranquila a leitura.

bjos

ErikaGonAalvesFigu 28/07/2020

Há uns anos eu tive minha experiência com Poe ainda no ensino fundamental, mas foi amor a primeira vista. Tanto os contos como também os poemas desse escritor são fantásticos. Dá pra mergulhar nas palavras e ir fundo na bagagem de sentimentos que Edgar sempre colocou na sua escrita, mostrando um lado escuro do ser humano, com desejos impulsivos e atitudes extremas.
Essa edição é maravilhosa, os detalhes da capa, a fonte e a forma com foram organizadas as obras fizeram um ótimo trabalho em seduzir o leitor. Não tem como se arrepender de escolher essa leitura.

Biel 16/05/2021

Genial!
A escrita do edgar + a estética e as gravuras do livro + capa dura + contos de terror clássicos = Livro PERFEITO.
Não decepcionou nem um pouco, contos incríveis e envolventes, recomendo demais.

Aninha 22/05/2022

perfeito
o poe é sempre maravilhoso! já tinha lido a maioria dos contos desse livro mas ainda faltava alguns. o poe consegue me surpreender sempre.

Victoria.Regia 14/08/2020

Contos angustiantes.
Uma leitura um pouco lenta, porém todos os contos são bons. Destaque para o conto do gato preto, super tenso.

@ellener 03/06/2021

Poe nunca decepciona
A genialidade dele em nos fascinar com o horror e suspense de sua escrita ultrapassa gerações. "O Corvo" é uma dos poemas mais memoráveis que já li, assim como os contos que mesmo depois de ter fechado o livro, ainda estamos ali presos em cada palavra. Sou suspeita para falar de sua obra, uma vez que, é um dos meus escritores preferidos.