Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

honnegeyserzznn 11/12/2022

Primeiro contato com a escrita de Poe
Primeira vez que me aventuro nos contos de Poe, e me espantei com a engenhosidade e peculiaridade na sua escrita e seus conteúdos. Gostei muito da maneira que cada conto parece ser uma carta, ou uma página de um diário, onde na primeira pessoa as experiências são contadas e assim discutidas. Achei interessante, principalmente, os contos onde enigmas são abordados, a maneira que a mente de Poe funciona é incrível! Cada método é explicado, e é perceptível a semelhança entre os personagens de histórias distintas, imagino que essas semelhanças sejam uma projeção do autor, com seus pensamentos sombrios e extremamente inteligentes. O que mais gostei, com certeza, foi o capítulo em que explica o método de construção de seu poema mais famoso, ?O corvo?, achei incrível como tudo foi metodicamente feito a partir de ideias e depois que fez este algo tornar-se completo e assim sua obra mais aclamada. Muito ansiosa para ler mais desse autor, e analisar mais de sua personalidade que está sempre presente em sua escrita, curiosa para mais contos e mais poemas melancólicos e tocantes.
Amei!

W 15/12/2020

Uma coletânea para apreciar a morte como nunca.
Um pêndulo, um corvo, uma parede tijolos, um gato e um orangotango entram em um bar...
Impressionante como Poe consegue criar uma marca tão característica em suas obras, não é?
A habilidade dele em estabelecer uma atmosfera tensa é sem igual, tal qual sua capacidade de explorar a beleza e os perigos da morte.
A descrição de uma aura sem precisar citá-la, a sensação de desconforto e agonia que suas palavras são capazes de evocar, as personalidades complexas de seus personagens (mesmo nos menores dos contos), os contextos aplicados e a forma que podem ser aproveitados, a imprevisibilidade da conclusão de seus contos, a forma em que ele torna o natural tão sobrenatural e a elaboração surreal de situações que nunca passariam pela minha cabeça.
Esses são os traços que mais me fazem apreciar as obras desse autor e, nessa edição, a Darkside acerta em cheio ao decidir por apresentar uma carta do autor explicando, com detalhes, os passos que tomou para a criação de sua obra mais conhecida: O Corvo.
Um conjunto muito bem escolhido das obras de um dos maiores escritores do século XIX.

Aninha 22/05/2022

perfeito
o poe é sempre maravilhoso! já tinha lido a maioria dos contos desse livro mas ainda faltava alguns. o poe consegue me surpreender sempre.

Biel 16/05/2021

Genial!
A escrita do edgar + a estética e as gravuras do livro + capa dura + contos de terror clássicos = Livro PERFEITO.
Não decepcionou nem um pouco, contos incríveis e envolventes, recomendo demais.

Mariana 04/08/2018

É um milagre
Sou péssima para ler qualquer coisa que envolva terror, entorto o nariz quando passo pela seção terror das livrarias. Para a surpresa de todos, principalmente para a minha, eu amei esse livro. Então ele não teve terror? Então você não se assustou? Eu nunca disse isso, eu fiquei bem assutada e ainda continuo.

O Poe (olha que íntima) é simplesmente um gênio, não dá para contestar, eu cheguei a me arrepiar toda em algumas partes e passei algumas noites dormindo de luz acesa (rsrsrs).

Como leitora, não tão experiente nesse gênero, posso dizer que é um ótimo começo. Por ser um livro de contos, tudo flui com maior facilidade e a qualidade é impecável, tanto da escrita quanto da edição (e que edição linda).

P.S. Meus contos favoritos são: O gato preto, Berenice e A carta roubada

Gabriel1610 25/07/2022

Leiam com calma e absorvam ao máximo tudo
São contos que não são para serem engolidos. Leiam com cuidado, reflitam, peguem os detalhes, veja resenhas sobre e vocês vão ver a genialidade por trás de cada conto.

Mesmo quando eu não achava isso tudo, eu via outras opiniões e ficava cada vez mais fascinado. Quase todos são em primeira pessoa, então muito não dá pra confiar 100% no que é dito. Alguns são insanos, psicopatas, estão em situação de perigo e não veem ou pensam nas coisas como elas são. Esse tipo de leitura abre mil interpretações. Tem conto que o narrador tenta te convencer que uma coisa é uma coisa, mas quando você para pra pensar, é outra coisa.

Com certeza um dos melhores livros que já li. Uma pena que o mestre não fez livros inteiros com seus contos porque eu ficaria facilmente preso neles, assim como fiquei mesmo com os contos curtos, de tamanha genialidade nessa escrita maravilhosa do Poe.

O conto que fala da pandemia e como a morte fez sua aparição foi de extrema engenhosidade. Cada conto pode merecer uma própria resenha, mas tem que se preparar para ler, pois quem gosta de ler com pressa não vai absorver tudo aqui. Essas obras são para serem saboreadas lentamente a fim de sentir todas as nuances das riquezas aqui contidas.

Os do Ímpeto Aventureiro foram incríveis, só um de investigação que eu odiei, e foi enorme! Mas ainda serviu para mostrar a importância de Poe na literatura, já que ele basicamente inventou o gênero literário. O do Corvo dispensa comentários.

Wilber.Lacerda 22/08/2022

Uma excelente introdução ao universo de Poe
Um das melhores maneiras de se conhecer um pouco da história é ter um gostinho da genialidade e das grandes obras desse grande escritor!

sofianves 03/08/2022

Como diz o próprio livro: Nunca mais houve um autor como Poe
Meus contos favoritos da obra:
?A Queda da Casa de Usher
?O Baile da Morte Vermelha
?O Gato Preto
?O Coração Delator
?Os Assassinatos na rua Morgue
?A Carta Roubada

E, sem dúvida alguma, minha tradução favorita de "O Corvo" é a de Machado de Assis. ?

"A beleza, de qualquer tipo, em seu desenvolvimento supremo, leva a alma sensível às lágrimas."
"A melancolia é, consequentemente, o mais legítimo de todos os tons poéticos."
"A morte de uma bela mulher é, indubitavelmente, o tema mais poético do mundo."
Matheus Oliveira 12/09/2022minha estante
Também adorei essa tradução de Machado de Assis! E o que dizer do final do conto "O Gato Preto"!? ?????

sofianves 12/09/2022minha estante
Macabro na medida correta = perfeito demais! ???

Vinicius.Dias 16/11/2022

Clássico do Horror
É incrível como às vezes, acabamos por deixar o clássico de lado e só vir a descobri-lo depois de muito tempo. Veja bem, eu comprei esse livro 5 anos atrás e somente agora tive a disposição de lê-lo. Sempre tinha algo mais urgente ou interessante na frente e com isso, o velho Poe ia acumulando poeira na estante. Porém, antes tarde do que nunca, finalmente me entreguei aos devaneios e perdições apresentadas nesse compilado de contos lançado pela Editora Darkside.

Os contos foram divididos em 6 temas, "Espectro da Morte", "Narradores Homicidas", "Detetive Dupin", "Mulheres Etéreas", "Impeto Aventureiro" e "O Corvo". Existem contos mais melancólicos, soturnos e densos, nos quais o autor lida principalmente com a morte e o luto, assim como existem contos mais leves e aventureiros, que fazem o uso da lógica como ferramenta principal para solucionar problemas. Ou seja, temos contos para agradar a gregos e troianos. No meu lado, quanto mais melancólico, denso e flertando com os limites da insanidade, mais me agradaram.

Um adendo sobre a escrita do Poe, é que ele era um cara muito descritivo e com um interesse real em temas das mais diversas áreas, então você vai ler nos mínimos detalhes sobre navegação, ciência, geografia e arquitetura, o que acabou por deixar alguns textos bastante arrastados. Na introdução foi dito sobre uma escrita viciante e em como as pessoas não conseguem parar de ler, mas no meu caso, o efeito foi contrário. Apesar de ter adorado, na maioria das vezes me dava sono, o que fez com que levasse um tempo bem acima da média para poder finalizar esse livro. Também vi muitas pessoas reclamando dos contos do Detetive Dupin por serem extremamente arrastados e técnicos. Veja bem, eu concordo em partes, a gente está falando da criação de um novo tipo de literatura, a investigativa policial. Então, nada mais normal do que ir aprimorando com o passar do tempo. Além disso, em um dos contos, o Poe resolve um crime real acontecido nos EUA com base apenas em informações publicadas em jornais. Isso, por si só, já faz do conto algo extremamente interessante de se ler.

Além dos contos, também tem o poema mais conhecido do autor: O Corvo. Estão presentes, a versão original em inglês e duas traduções, uma do Machado de Assis e outra do Fernando Pessoa. Eu achei beeeem mais acessível a versão do Fernando Pessoa, com um linguajar mais próximo dos humanos médios. O poema retrata de forma brilhante o luto do protagonista após perder a sua amada e receber uma visita inusitada no meio de uma noite tempestuosa, um corvo que repetia sempre as mesmas palavras: Nunca mais. A forma como o poema se desenvolve e a troca entre as duas figuras é sensacional. Valeu cada verso!

Vale citar a qualidade da edição do livro, que foi lançado em capa dura, com alto relevo e repleto de belas ilustrações que introduzem a tormenta vindoura. Também existem fotografias sobre a última morada do Poe, textos contando um pouco mais sobre a sua vida e as principais tragédias que vivenciou – claramente percebe-se muito do sentimento e da tormenta diariamente experienciada pelo autor em seus contos.

Eu gostei muito e já adquiri o volume 2, também lançado pela Editora Darkside. Com certeza, dessa vez não levarei mais 5 anos para finalizá-lo. Um dos mestres do horror, escritor importantíssimo no desenvolvimento de novas técnicas e influência de diversos grandes autores da atualidade, Edgar Allan Poe, adentrou facilmente, no salão dos imortais. Daí eu te pergunto, está esperando o quê para se jogar nesse livro?

"Como na ética o mal é uma consequência do bem, assim, de fato, o pesar nasce do júbilo. Ou a lembrança da alegria passada é a angústia do presente, ou as agonias atuais tem sua origem nos êxtases que poderíamos ter desfrutado." - Poe, Edgar Allan

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Samuel Simões 04/09/2021

Edgar Allan Poe é incrível.
Sem dúvida alguma, ler POE é viajar no tempo. Um escritor que está marcado na história da literatura mundial. Seus contos são dinâmicos, rápidos e muito interessantes. A abordagem psicológica que ele já usava em sua época é de uma genialidade incrível. Comigo o livro funcionou bem, só em alguns contos que achei um pouco mais arrastados e também por ser na maioria das vezes de um tiro só e quase sem nenhum diálogo. Mas num geral, uma leitura interessantíssima, poe tem uma linha narrativa de pensamentos de seus personagens que são no mínimo invejáveis, sério. Ele divaga em assuntos e de uma forma MUITO única. Por isso é um gênio mesmo.

carla iasmin 02/02/2022

Era um homem para ser frequentado pelas pessoas que medem sua amizade pelo ganho espiritual que podem auferir de uma convivência. (Baudelaire, 1852)
O medo clássico sempre me fascinou. Mary Shelley, Bram Stoker, Oscar Wilde, Arthut Conan Doyle, e alguns outros autores pertencem a minha estante e possuem um local especial na minha lista de leitura.

Ainda assim, o estilo, observações e histórias de Edgar Allan Poe são incomparáveis - principalmente o poema O Corvo. Uma coisa que eu gostei bastante foram as observações sobre ciência, geografia, literatura, e outros assuntos que os personagens do Edgar fizeram no decorrer dos contos; são momentos intertextuais que me encantaram e distinguem Poe. Outro aspecto interessante é que os contos são 'ideais' para a leitura sem interrupções, com atenção máxima aos detalhes, que acabam construindo uma imagem sombria típica do medo clássico.

Meus contos preferidos: O baile da Morte Vermelha; Manuscrito encontrado numa garrafa; A queda na casa de Usher & Nunca aposte a cabeça com o diabo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=8lgg-pVjOok

Tati 07/06/2021

Perfeito com os seus defeitos.
Poe tem uma forma diferente de trabalhar seus contos. Ao contrário de todos os escritores que pegam na mão do leitor e juntos eles vão desvendando os mistérios, Poe te conta uma história que a princípio parece sem pé nem cabeça, que o personagem é completamente louco, e só depois o próprio personagem explica como ele chegou a tal conclusão. Isso tem nos contos do bloco "Detetive Dupin", que na minha opinião foi o mais cansativo. Um deles é bem longo e, por se tratar de uma história real reinventada, o detetive descreve minuciosamente como solucionou o caso.
Enfim! Se você ainda não leu, sinto te informar que está deixando passar um dos melhores livros da vida. Caso tenha, mas ainda não leu, está perdendo tempo.

Fabi 20/03/2020

Contos muito bem escritos e histórias envolventes. Porém algumas vezes foi cansativo.
Indy 10/04/2020minha estante
Sim

Mary.Rovere 19/06/2022

Edição linda da darkside
A edição e muito linda as história do põe são sempre maravilhosas porém o que me mata e a descrição de tudo de forma exagerada kkkk mas a leitura e super boa recomendo principalmente os contos coração delator e gato preto