Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - EDGAR ALLAN POE - MEDO CLÁSSICO (VOLUME 1)
Edgar Allan Poe é um famoso escritor norte-americano do século IXX e, quando vi essa edição incrível, obviamente não resisti e aproveitei para reler alguns contos do autor, bem como ler textos que eu ainda não havia lido. Quem acompanha o blog, sabe que desenvolvi um apreço muito grande pelos escritos de Poe, quando fiz o projeto 12 meses de Poe (clique aqui), pois fiz primeiro contato com contos muito famosos. Entretanto, agora eu pude ler em uma edição linda e admirar ilustrações sensacionais!

Esse primeiro volume é dividido em seis partes: Espectro da Morte, Narradores Homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas, Ímpeto Aventureiro e O Corvo.

Em Especto da Morte, estão contos que trazem a morte de um jeito muito bizarro! São eles: O poço e o pêndulo , A queda da casa de Usher e O baile da morte vermelha.

Em Narradores Homicidas, o título já se autoexplica, pois traz personagens assassinos nos contos: O gato preto , O barril de amontilhado e O coração delator .

Em Detetive Dupin, temos textos de Detetive Dupin e essa foi a maior novidade para mim, porque eu não sabia dos textos de investigação de Poe e gostei bastante! Os contos são: Os assassinatos na rua Morgue, O mistério de Marie Rogêt e A carta roubada.

Em Mulheres Etéreas, estão três contos de personagens femininas que acabam morrendo fatalmente de alguma doença, deixando um homem apaixonado e mergulhado em melancolia. São os contos: Berenice , Ligeia e Eleonora.

Em Ímpeto Aventureiro, estão três contos com personagens que acabam vivendo alguma aventura. São eles: Manuscrito encontrado numa garrafa , O escaravelho de ouro e Nunca aposte a cabeça com o diabo.

Por fim, O Corvo traz o texto do próprio Edgar Allan Poe sobre como foi escrever o poema, mais as três versões do poema mais conhecido do autor: em inglês (original), tradução de Machado de Assis e tradução de Fernando Pessoa. Eu amei a versão original, mas se tivesse que escolher uma das traduções, acho que eu ficaria com a de Machado de Assis. Não sei vocês, mas eu acho essa mais fiel. Você pode ler a de Machado (aqui) e a de F.P. (aqui).

Não pretendo resenhar todos os textos aqui, do contrário eu teria feito um projeto para resenhar cada conto com calma (como fiz com Clarice Lispector). Além disso, vários desses contos já estão resenhados por conta do projeto 12 Meses de Poe, então basta explorar o blog! Pretendo trazer mais Poe por meio da coluna "Você, Escritor!" em breve, mas por hoje vou apenas fazer um breve comentário sobre a edição da Editora Darkside Books.

A edição é simplesmente maravilhosa. As ilustrações são tão incríveis, que chega a dar vontade de tatuar todas. O trabalho feito foi inegavelmente impecável e o preço está bastante justo na internet. O único problema, é que eles inventaram de dividir em 2 volumes (para fazer os clientes gastarem mais, claro). A revisão está perfeita, a divisão dos contos está ótima, não há nada do que reclamar!

Há também um prefácio escrito por Charles Boudelaire, um admirador de Poe e o primeiro a traduzir os seus textos para o francês. Também é importante salientar que a edição traz notas de rodapé muito úteis!

Como minha irmã tem a edição "Edgar Allan Poe - Histórias Extraordinárias", da editora Companhia das Letras, eu gostaria de compará-las.

A edição da Companhia das Letras é mais completa, tem muitos outros textos, mas é uma edição única e não dividida como a da Darkside. As duas edições trazem ilustrações, mas eu gosto mais das ilustrações da edição da Darkside. A edição da Companhia é LINDA, mas ainda assim, o aspecto macabro e sombrio da edição da Darkside me chama mais atenção e, querendo ou não, é uma edição mais trabalhada. De qualquer forma, ainda pretendo ler a edição roxa e, ainda assim, comprar o volume 2 da Darkside, afinal, Edgar Allan Poe nunca é demais!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/03/resenha-edgar-allan-poe-medo-classico.html

Susan.Appilt 24/04/2020

Poe é excepcional!
Fazia algum tempo que não lia mais Poe, comprei essa edição maravilhosa da Darkside e foi um reencontro surpreendente com o mestre do horror! A escrita é tão envolvente, tão bem construída, os finais sempre surpreendem, e fiquei encantada com alguns contos inéditos dessa edição. O ponto alto pra mim, foi a última parte do livro, em que Poe conta detalhadamente como construiu o conto "O Corvo", e as traduções do Machado de Assis e do Fernando Pessoa são sensacionais, cada uma a sua maneira. Recomendo muito!

Maria Vitória 03/05/2020

Edição impecável
Além de toda maestria de Poe, a darkside nos encanta com essa edição maravilhosa e rica em detalhes!

Fran 07/05/2020

Amooo
As histórias possuem um toque de humor, terror atrelados à romances. Amo a maneira que o Edgar transforma simples histórias em grandes contos.

Jéssica 17/05/2020

Minha primeira experiência com leitura de terror e foi mais que merecida. Ótimos contos, muito interessantes e distintos entre si, apesar de seguirem a identidade do autor. E como sempre a editora Dark Side caprichou na edição.

Giovanna.paginasda 16/06/2022

Cansativo de ler,mas alguns contos valem a pena @paginadagio
Já devo começar dizendo que é um livro complicado de ler, são contos que datam de 1831 até 1845, então é um linguajar bem rebuscado, muito detalhe que talvez nos dias atuais não teria tanta necessidade de ter.

Eu tenho certos traumas quando o assunto é livro de contos, porque normalmente são vários contos e no final só gosto de dois ou três. O que aconteceu com esse livro, na verdade, foi mais o fato do linguajar ser muito complicado. Eu me cansava de ler em alguns contos que tinham só 7 páginas, as vezes um conto de 7 páginas só realmente começava lá para a página 3, e aí você já estava cansada de ler.

Em específico, os contos da sessão Detetive Dupin, não gostei de quase nenhum. Tinha um conto de 60 páginas que eu simplesmente desisti de ler, de tão grande, lento e complicado de ler.

Porém, tiveram outros contos que eu gostei bastante e fiquei impressionada, o primeiro conto do livro eu já adorei demais. Então tiveram boas surpresas.

O último conto do livro é o famoso O Corvo. Ele está em 3 versões, a original em inglês, tradução em português de Machado de Assis e tradução em português de Fernando Pessoa. Indico ler o de Fernando Pessoa que foi traduzido em 1924, então como está mais "próximo" da gente, é mais fácil de compreender.

Abaixo, deixo a lista de contos e as notas que dei para cada um.

??O poço e o pêndulo - 5
??A queda da casa de Usher - 3
??O baile da Morte Vermelha - 3,5
??O gato preto - 5
??O barril de amontillado - 3
??O coração delator - 4,5
??Os assassinatos na rua morgue - 2,5
??O mistério de marie rogêt - não lido
??A carta roubada - 2,5
??Berenice - 4
??Ligeia - 3
??Eleonora - 4
??Manuscrito encontrado em uma garrafa - 3
??O escaravelho de ouro - 4,5
??Nunca aposte a cabeça com o diabo
??O corvo - 4

Valentin 30/01/2022

Um clássico favoritado
A edição da Darkside que reune os principais contos de EAP é impecável. Possui ilustrações e é dividido em temas, tornando-se mais organizado. Alguns contos eu já havia lido em outra edição, mas a maioria eram inéditos.

Cada conto tem sua poesia e sua peculiaridade. A maneira gótica e trevosa que Poe constroi a narrativa é invejável.

Poe se tornou um dos meus escritores favoritos logo quando conheci e tive meu primeiro contato (lendo ?O Corvo?). Por esse motivo fiz questão de adquirir os dois volumes da edição da Darkside em capa dura, que vale muito a pena!

Malle 09/02/2022

E falou o pombo: "nUnCa MaIs."
Robert W. Chambers é uma das maiores influências literárias que eu tenho na minha vida. H. P. Lovecraft, apesar de achar o dito cujo insuportável, continua a ser um dos meus escritores favoritos. Mas mesmo após 10 anos consumindo contos e livros de terror e mistério, eu nunca li NADA do Edgar Allan Poe. Uma tremenda tragédia que redimi esse ano.

Essa edição da Darkside, apesar de ter uma qualidade física bem mediana, tem como sempre um trabalho gráfico quase impecável ? mas não justifica um preço maior que 35 reais. O livro contém material extra introdutório e fotos da casa de Poe, que é aberta para visitas em North Seventh Street, Filadélfia. Também possui o texto original de O Corvo, mais as duas traduções realizadas para o PT-BR, uma por Machado de Assis e a outra, por Fernando Pessoa.

Os contos são, de forma prática e que deveria ser obrigatória nessas compilações, divididos em temas com um índice. São eles:
1) Espectro da Morte (O Poço e o Pêndulo, A Queda da Casa Usher, O Baile da Morte Vermelha);
2) Narradores Homicidas (O Gato Preto, O Barril de Amontillado, O Coração Delator);
3) Detetive Dupin (Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt, A Carta Roubada);
4) Mulheres Etéreas (Berenice, Ligeia, Eleonora);
5) Ímpeto Aventureiro (Manuscrito Encontrado Numa Garrafa, O Escaravelho de Ouro, Nunca Aposte a Cabeça Com o Diabo);
6) O Corvo.

Todos os contos incluem no começo uma ilustração linda e maravilhosa por Ramon Rodriguez, e notas de rodapé sobre as frases em línguas estrangeiras. A escrita tem uma prosa boa de ler e não possui um vocabulário muito rebuscado.

Agora, com a burocracia fora do caminho, vamos lá: tenho certeza que foram as expectativas descomunais (tanto as criadas por mim, quanto por tantos outros) que foram colocadas sobre suas obras que me fez quebrar a cara.

THE GOOD:
A princípio, os contos em Espectro da Morte e Mulheres Etéreas viraram de longe meus contos favoritos de Poe. Seus desfechos são interessantes, criativos e o suspense é tangível durante toda a escalada até seu ápice. "O Corvo", por si só, é um ótimo poema, e de fato só comprova que a predileção de Poe por estórias que andam na linha tênue do racional e irracional, somente enriquece a trama.

THE BAD:
Por conseguinte, o mesmo não posso falar das investigações em Detetive Dupin. "Os Assassinatos da Rua Morgue" tem o final mais besta que eu já li na minha vida (talvez essa seja a piada e eu não achei graça), "O Mistério de Marie Rogêt" não vai para lugar nenhum e é mais uma peça especulativa, e "A Carta Roubada" me lembrou Agatha Christie (eu não gosto das histórias dela).

Narradores Homicidas, por sua vez, tem O Gato Preto, provavelmente o conto que mais ouvi falar de EAP. Não achei nada muito grandioso, e na verdade achei que ele e O Coração Delator são muito parecidos. O Barril de Amontillado é bem morno. Ao todo, não achei muito memoráveis.

Não terminei de ler os contos de Ímpeto Aventureiro pois não me engajaram o bastante para continuar e eu já estava por aqui com Os Assassinatos da Rua Morgue. Sério, mexeu comigo e eu quase virei um macaco ensandecido.

RESUMINDO:
Apesar das minhas reclamações, eu não me arrependo de ler. Como costuma ser com compilações, alguns eu amarei eternamente e outros, eu só não finjo que nunca li pois aí significa que corro o risco de passar por eles de novo. Aprecio muito incluírem no primeiro volume os trabalhos mais conhecidos de Poe pois já me salva o trabalho de sair comprando mais 3 compilações para poder ler tudo.

Eu recomendo sim para quem quer conhecer mais sobre clássicos da literatura, especialmente de terror. Só... não crie altas expectativas.
Malle 09/02/2022minha estante
tl;dr: gente é bom mas não é BOM BOM, mas aquela coisa né ? conto bom, conto ruim, não vai agradar todo mundo e certamente não me agradou em tudo. nada justifica o livro ser mais que 35 conto. é tranquila a leitura.

bjos

SSandes 31/12/2021

O começo é muiito bom, tem contos realmente incríveis; que da medinho; calafrios; ou tem uma ambientação maravilhosa.
Mas, dos 40% em diante, mais precisamente "com o senhor perfeitinho e arrogante Detetive Dupin", ficou um saco. Contos enormes, trechos repetitivos, muitos detalhes, muita explicação, apenas chato e cansativo.

Biel 16/05/2021

Genial!
A escrita do edgar + a estética e as gravuras do livro + capa dura + contos de terror clássicos = Livro PERFEITO.
Não decepcionou nem um pouco, contos incríveis e envolventes, recomendo demais.

Aninha 22/05/2022

perfeito
o poe é sempre maravilhoso! já tinha lido a maioria dos contos desse livro mas ainda faltava alguns. o poe consegue me surpreender sempre.

Guto 04/11/2020

Edgar Allan Poe é muito bom!
É um livro de contos e histórias do mais variados temas. Todos são interessantes e podem ser discutidos de forma prazerosa. Poe é grande influência para vários escritores conhecidos, nesse livro temos o poema "O corvo" em seu original e duas traduções uma feita por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa. Outro aspecto interessante do livro é trazer as primeiras histórias de detetive como conhecemos hoje sendo vividas pelo celebre detetive Dupin e que serviram de influências para os detetives famosos da literatura como Holmes ou Poirot!

Bem, não tenho mais oque falar!

carla iasmin 02/02/2022

Era um homem para ser frequentado pelas pessoas que medem sua amizade pelo ganho espiritual que podem auferir de uma convivência. (Baudelaire, 1852)
O medo clássico sempre me fascinou. Mary Shelley, Bram Stoker, Oscar Wilde, Arthut Conan Doyle, e alguns outros autores pertencem a minha estante e possuem um local especial na minha lista de leitura.

Ainda assim, o estilo, observações e histórias de Edgar Allan Poe são incomparáveis - principalmente o poema O Corvo. Uma coisa que eu gostei bastante foram as observações sobre ciência, geografia, literatura, e outros assuntos que os personagens do Edgar fizeram no decorrer dos contos; são momentos intertextuais que me encantaram e distinguem Poe. Outro aspecto interessante é que os contos são 'ideais' para a leitura sem interrupções, com atenção máxima aos detalhes, que acabam construindo uma imagem sombria típica do medo clássico.

Meus contos preferidos: O baile da Morte Vermelha; Manuscrito encontrado numa garrafa; A queda na casa de Usher & Nunca aposte a cabeça com o diabo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=8lgg-pVjOok

Bia 03/04/2021

Sinistro
A edição da DarkSide, como sempre, não deixa nada a desejar. Além de trazer os contos em uma bela capa, temos acesso ao poema do Corvo original e às traduções de grandes nomes como Machado de Assis e Fernando Pessoa (o que me fez surtar).
Achei alguns contos mais leves, mas me surpreendi com outros mais sinistros. Esse tipo de horror me dá mais calafrio que os descritos pelo King, por exemplo.
Gostei da experiência de ler Poe e pretendo ler mais.

W 15/12/2020

Uma coletânea para apreciar a morte como nunca.
Um pêndulo, um corvo, uma parede tijolos, um gato e um orangotango entram em um bar...
Impressionante como Poe consegue criar uma marca tão característica em suas obras, não é?
A habilidade dele em estabelecer uma atmosfera tensa é sem igual, tal qual sua capacidade de explorar a beleza e os perigos da morte.
A descrição de uma aura sem precisar citá-la, a sensação de desconforto e agonia que suas palavras são capazes de evocar, as personalidades complexas de seus personagens (mesmo nos menores dos contos), os contextos aplicados e a forma que podem ser aproveitados, a imprevisibilidade da conclusão de seus contos, a forma em que ele torna o natural tão sobrenatural e a elaboração surreal de situações que nunca passariam pela minha cabeça.
Esses são os traços que mais me fazem apreciar as obras desse autor e, nessa edição, a Darkside acerta em cheio ao decidir por apresentar uma carta do autor explicando, com detalhes, os passos que tomou para a criação de sua obra mais conhecida: O Corvo.
Um conjunto muito bem escolhido das obras de um dos maiores escritores do século XIX.