Ciclo EARA

Resenhas - Ciclo EARA

1 | 2 | 3 | 4

Suilane Chavier 18/04/2022

Ciclo EARA
O ciclo EARA envolve quatro etapas para a aprovação em concursos públicos. São elas: Estudo, Aplicação, Revisão e Adaptação. O livro tem uma linguagem de fácil compreensão, e apresenta gráficos e tabelas que dinamizam a leitura. Acerca da etapa ESTUDO o autor discute planejamento, tempo de estudo, leitura, concentração, etc. Em relação a APLICAÇÃO traz a importância da aplicação de  conhecimentos por meio da resolução de questões, classificada pelo autor em três tipos: patrola, semáforo e científica. Em alusão a REVISÃO Mesquita chama atenção para a produção de material de revisão e para a utilização deste material. Tendo em vista que esquecer é um processo normal do cérebro, é necessário que sejam feitas revisões periódicas. E neste espaço ele destaca os mapas mentais, criação de Tony Buzan, e sua importância para o processo de memorização. Por último e não menos importante a ele traz a etapa da ADAPTAÇÃO. Segundo o autor "Adaptar-se é crescer frente à adversidade." Um exemplo de adaptação segundo ele é analisar o resultado nos exercícios, ou analisar se o material de revisão contempla as questões que a/o candidata/candidato errou.

Abelhinha 10/01/2022

Ótima ferramenta de estudos para concursos. O autor apresenta um método muito simples e eficaz para estudar. Achei sensacional!

Ju 31/12/2021

Gostei bastante
Achei muito bacana a metodologia sugerida pelo autor, tanto que apliquei em minha rotina de estudos. Mas assim como outras obras que nos dão muitas vezes um "norte", vale a pena sempre ser relida em sua totalidade ou algumas partes.

Leitura que vale a pena para todos que têm uma vida de estudos.

Ana Paula-@ana_lavieira 23/09/2021

Passo a passo, objetivo.
Conheço o trabalho do autor em relação às técnicas de estudos há alguns anos, já tinha ouvido algumas vezes sobre o ciclo, gostei do detalhamento do livro sobre os conceitos de cada etapa.
Dá para seguir, aplicar e tentar manter ou ir fazendo pequenas adaptações pessoais em alguns pontos. No geral achei o livro prático, ajuda na ação de aprender, muito bom!
Já gostava da visão e das dicas do autor por se embasar em diferentes teorias, outros autores e na própria experiência pessoal em relação aos estudos, mas vai além, sugere outros livros e técnicas, reflexões sobre o comportamento em relação aos estudos e a aprendizagem.

Julia 13/09/2021

Incrível!
Leitura muito rápida e dinâmica! O autor consegue simplificar os estudos, através de técnicas extremamente simples e que fazem toda a diferença. Ele quebra todos os achismos e mitos envolvidos acerca do estudo, e utiliza diversas fontes científicas para embasar o que foi escrito.

Sem dúvidas, fiz um excelente investimento ao comprar esse livro. Recomendo!

Gean 03/09/2021

Neste livro Fernando Mesquita apresenta uma nova forma ou pelo menos um Norte de como estudar de forma correta principalmente para concursos públicos que tem provas mais complexas e são de difícil aprovação utilizando sua própria experiência e mestre dos apreendidos com outros especialistas na área.

JurúMontalvao 25/08/2021

Aprendendo a aprender!
"Estudar, aplicar, revisar e adaptar-se não são conceitos novos. Mas ainda assim, temos dificuldade em conectar esses pontos e buscar significado em informações esparsas.

Este livro foi pensado para reduzir essa dificuldade e apresentar algum tipo de ordem na busca de seus objetivos."
(Fernando Mesquita)

A leitura rendeu muitos insights, mesmo já acompanhando conteúdos do autor há tempos.

A escrita é leve e traz muitos dados científicos sobre como aprender mais e melhor.

O método EARA é ótimo não só para provas de concursos públicos, mas realmente para estudar melhor.

Mateus 18/08/2021

Um livro escrito de forma bem prática para aqueles que querem ter melhores resultados em provas de concurso e nos estudos de forma geral. Traz 4 passos para ter um estudo eficiente: Estudo, Aplicação, Revisão e Adaptação. Durante o livro ele desenvolve cada uma destas etapas, trazendo sempre exemplos e diferentes formas de aplicá-las.

Aline 07/08/2021

O óbvio também precisa ser dito
A maioria das ideias do livro são simples e eu, por já ter o hábito de estudar há alguns bons anos, já conhecia (não necessariamente aplicava da forma ideal), até por já acompanhar o autor nas redes.

O óbvio também precisa ser dito: nossa memória é limitada e otimizar os estudos se faz necessário para quem tem como objetivo ser aprovada em uma prova qualquer. No meu caso, o livro serviu para ver melhor os pontos fracos dos meus estudos, que certamente passam pelo tempo dedicado à revisão e por métricas focadas nos erros.

Thami 26/07/2021

Toda mudança exige intencionalidade. Tendemos à inércia.
Nunca me arrependerei de ter comprado esse livro. Super simples, objetivo e a leitura flui muito rápido. Desmistifica muitas crenças em relação aos estudos, e a técnica é excelente.

filipefxavier 06/06/2021

Excelente!
Livro simples e objetivo ao apresentar cada fase do famoso Ciclo EARA. Abordando os pontos principais do ciclo sob a luz de pesquisas científicas, o autor desmistifica uma série de ?achismos? que são propagados no mundo dos estudos.

Stephanie 04/06/2021

EARA
Eu já conhecia o método, mas queria muito ler o livro e lendo o livro logicamente percebi muitas semelhanças com o curso.
Uma ótima pedida para quem quer aprender a estudar bem, conscientemente e ter bons resultados.
Estou decidida a aplicar e mudar meus estudos mais uma vez.
Com método chegamos mais longe e mais rápido.
Jussara.Nogueira 06/06/2021minha estante
Que coisa ótima ??

Maria 31/05/2021

Necessário
Eu prometi para mim mesmo se não passa-se no vestibular ano passado compraria esse livro e MEU DEUS por que eu não comprei ano passado? Dinâmico, eficiente e embasado.
Essa obra desconstruiu alguns conceitos "errados" sobre meus estudos e agora consigo observar o que não me deixou nas listas de aprovados do ano passado.
Estou adicionando o ciclo EARA nas minhas sessões de estudo, pretendo reler daqui algumas semanas, para ajustar novos pontos. Obrigada Fernando Mesquita por essa obra prima.

Cecilia 29/05/2021

Ótima obra
Fernando sabe aquilo que faz. Me ajudou a aprimorar as ideias relacionadas aos estudos, bem como quebrar crenças limitantes. Agora é minha vez de executar as lições. Grata por poder melhorar a cada dia

Anne.Caroline 12/05/2021

Prático e objetivo
Fernando tem uma escrita muito fluida e acessível. Traz técnicas aplicáveis e que não vão despender em gastos. Embora me considerasse um pouco experiente nos estudos, percebi quanto detalhe importante eu não dava a devida importância.
Acho só que ela pesa um pouco na quantidade de notas de rodapé. Mas acredito que tenha sido intencional, já que o livro é suporte pra pessoas que já estudam de maneira organizada pessoas que vão começar agora.

1 | 2 | 3 | 4