A cura de Schopenhauer

A cura de Schopenhauer Irvin D. Yalom

Resenhas - A Cura de Schopenhauer

LaraF 23/10/2011

mto bem escrito, A cura de Schopenhauer cumpre sua funçao: mostrar a lucidez desse filosofo diante da vida - com seu ar pessimista, mas realista - e sobretudo, apontar uma saida viavel para essa vida fadada a sofrimentos e a morte. a morte, enredo permanente do livro, é abordada como ponto convergente a vida! diante da morte o q mais importa é, sem duvida, a vida q se levou! vale a pena ler como introduçao e compreençao das ideias de Schopenhauer e para se deleitar com a historia muito bem narrada por Irvin Yalom.

Bruna 13/01/2014

Romance que conta sobre a dinâmica de um determinado grupo de terapia.
Julius, o terapêuta, se lembra de um caso que falhou e o convida para participar deste grupo. Ele é uma pessoa que tem dificuldade em criar vínculos e sua história ecoa os ensinamentos do filósofo Schoppenhauer. O grupo de terapia vai intervir e mostrar o outro lado da vida para ele.
Nesse romance o autor fala sobre o processo terapêutico em grupo, e também mostra o ângulo do analista.

Keylla 11/08/2014

Julius Hertzfeld é um psiquiatra de renome que descobre, após fazer seus exames médicos de rotina, que está com um melanoma maligno e que a probabilidade de continuar vivo e com boa saúde era de apenas um ano. Após descoberta, ele passa a refletir sobre sua própria vida, , de que maneira gostaria de passar seu último ano de vida e, sobre seu trabalho como terapeuta. Sua dúvida era se realmente tinha sido útil para seus pacientes, se tinha conseguido ajudá-los e tinha feito alguma diferença na vida dessas pessoas.

Lembrou-se de um paciente chamado Philip Slate considerado por ele como o maior fracasso de sua carreira.

Tomado pela curiosidade de saber o que havia acontecido com Philip no decorrer desses anos, Julius resolve procurá-lo.

Ao se encontrarem, Julius percebeu que Philip era o mesmo homem de antes, com problemas de relacionamento interpessoal, porém havia conseguido curar a si próprio seguindo a filosofia pessimista de Arthur Schopenhauer.

O desenrolar da história se dá através das sessões de terapia em grupo coordenadas por Julius e assistidas por Philip, nas quais os pacientes se expõe e mostram seus medos, inseguranças e desejos.

Recomendo o livro a todos meus amigos. Excelente livro psico-filosófico. Primeiro livro que li do Yalom. O próximo que quero ler será o " Quando Nietzche chorou".
Me surpreendeu e me agradou muito mais ainda.

Recomendo ler com um bloquinho de anotações ao lado. Tem muitas citações interessantes para ser refletidas.

Arthur Sousa 15/12/2014

Quotes
"A vida pode ser comparada a um bordado que no começo da vida vemos pelo lado direito e, no final, pelo avesso. O avesso não é tão bonito, mas é mais esclarecedor, pois deixa ver como são dados os pontos". / "Devemos encarar com tolerância toda loucura, fracasso e vício dos outros, sabendo que encaramos apenas nossas próprias loucuras, fracassos e vícios. Pois eles são os fracassos da humanidade à qual também pertencemos e assim temos os mesmos fracassos em nós. Não devemos nos indignar com os outros por esses vícios apenas por não aparecerem em nós naquele momento."
Arthur Schopenhauer

Mirna 04/02/2015

Inesperadamente cativante e envolvente
Yalon conseguiu fazer eu me apaixonar pelo filósofo mais rabugento do mundo! De uma forma muito leve, o autor contextualiza e aplica a filosofia de Arthur Schopenhauer em uma história sobre um grupo de terapia, onde cada personagem contribui com diferentes problemas e personalidades. Ao longo da narrativa, o autor insere trechos da biografia de Schopenhauer, mostrando o embasamento que o filósofo teve para ser tão pessimista. Foi muito leve ler sobre filosofia dentro de um contexto tão cativante. Esse livro foi o que mais provocou mudanças na minha forma de agir e pensar, me tornei outra pessoa depois de lê-lo. Aprendi muito com Schopenhauer. "A vida é uma situação temporária que tem uma solução permanente", mas "Como somos obrigados a viver, devemos sofrer o menos possível."

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Mais um ótimo livro de Irvin Yalom
Quando Nietzsche chorou ainda é, para mim, o melhor livro dele, mas A cura de Schopenhauer tem sua maestria também. Leitura recomendada.

eupoetizo 21/05/2024

Já tinha lido ?Quando Nietzsche Chorou?, obra desse autor que, para mim, é um dos melhores escritores. Pois tive o mesmo prazer de conhecimento adquirido com este outro livro. Além da ficção com fatos reais, ele traz um apanhado de todo o contexto filosófico do Schopenhauer, achei magnífico!

Carol 01/08/2009

Excelente como todos os livros que eu já li do I. Yalom. Um olhar filosófico da mente humana.

Leonardo 05/08/2016

A escrita do autor não me convenceu!

LPFaustini 18/12/2011

Uma lição de vida
Lembro que comecei a ler A Cura de Schopenhauer quando estava numa péssima fase de minha vida. Ao terminá-lo, eu estava literalmente curado.

A Cura de Schopenhauer foi um marco na minha vida. Simplesmente nota 5 de 5.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario A cura de Schopenhauer
"Nada é permanente, a vida e todas as coisas passam, é tão certo e garantido quanto a paisagem correndo na janela do trem. Fechou os olhos, respirou fundo e encostou a cabeça na poltrona. O pulso ficou mais lento e ele entrou no bem-vindo porto da serenidade. A vida é uma cena que passa, medito sobre isso sempre que sinto uma turbulência interna. Meu mestre uma vez me disse que ninguém pode ser perturbado por outra pessoa. Só nós podemos perturbar nossa própria serenidade."
Julius é um renomado psiquiatra que defende a cura através dos relacionamentos saudáveis e da compreensão das diferenças e limites de cada um. Ao descobrir que tem um câncer incurável, ele faz um balanço da própria vida e carreira e analisa as inúmeras vezes em que foi bem sucedido em ajudar seus pacientes e também os casos em que ele se sentiu inútil por não conseguir chegar a resolução dos problemas alheios. Assim ele entra em contato com o seu paciente de maior fracasso, o Philip. Numa troca de interesses Philip aceita fazer parte de seu grupo de terapia e lá encontra uma ex conquista da época em que ainda era viciado em sexo. "O grupo é composto de personagens demasiado humanos, que no processo da terapia em grupo desnudam suas mentes e seus corações, tornando-se mais reais do que a própria realidade". Através dos relatos de Philip, Julius descobre que o terapeuta que o curou foi Schopenhauer e sua filosofia. O livro mescla três momentos que são narrados concomitantemente. As observações de Julius e Philip. As sessões de grupo terapia e uma biografia sucinta do filósofo Schopenhauer. Leitura fascinante, provocativa. O livro aborda temas tão humanos, como a morte iminente, culpa, passado sombrio, etc. Que é impossível não sentir essa tempestade de pensamentos e sentimentos desabando durante a leitura. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BCVwGotmvwa/?taken-by=pomarliterario

Eli Coelho 18/11/2017

Saio do livro mais inteligente do que quando entrei.
Numa prosa leve D Yalom mostra novamente seu talento para mesclar filosofia, psicologia, ficçao e debater questoes universais.
Esse livro é ao mesmo tempo didatico, ficçao, biografia, filosofia e psicologia alem de uma aula de boa narrativa e personagens complexos com dialogos incisivos.
Fascinante a forma como o pensamento de grandes filosofos é dosado no texto e faz uma metafora com as experiencias dos personagens. Saber mais sobre a vida pessoal de Arthur Schopenhauer é um deleite.
Lamentei apenas o autor nao mostrar a vida de todos os personagens fora do ambiente terapeutico. Seria bem legal ver Bonnie, Rebeca, Tony, Gill, Stuart interagindo com o mundo a partir de seus conflitos trabalhados nas sesspes em grupo.
Um livro pra aplaudir de pé. Super RECOMENDO!

Felipe 13/09/2012

Excelente
Aqui mais uma vez temos a psicanálise como principal tema dessa vez com mais situações humanas, que voce leitor pode se identificar, e ao mesmo tempo voce fica conhecendo um pouco da filosofia de Schopenhauer, que tem como caracteristica principal o pessimismo. Peraí ! Pessimismo ? Como o pessimismo pode curar uma pessoa ? É exatamente ai a importancia do livro na literatura atual, aqui o filosofo não é personagem do livro, apenas é citado sua história de vida. O doutor Julius irá rever alguns de seus pacientes e um deles defenderá a filosofia de Schopenhauer e aplicá-la na realidade da pessoa, só que aqui o diferencial do livro é que tem mais personagens interagindo e fará com que este que defende a filosofia do Artur esteja redondamente errado.

LetIcia 21/02/2012

Este livro é fantástico! É um livro que me marcou pois traz uma discussão muito rica sobre a terapia em grupo e também sobre a vida.

Simone 27/12/2010

Após uma consulta de rotina, o psicoterapeuta Julius descobre que está com câncer e só lhe resta um ano de vida. Passada a angustia de saber de sua inevitável sentença de morte, Julius busca fazer uma análise de seu trabalho e se questiona até que ponto ajudou as pessoas que acompanhou em suas terapias de grupo. Resolveu buscar notícias de pacientes em que não obteve sucesso com seu tratamento e em meio a fichas de antigos pacientes se depara, com um de seus maiores fracassos, Philip Slate, um viciado em sexo. Sai em busca de seu antigo paciente que se diz curado e agora é um terapeuta. Para Philip “a terapia não teve qualquer valor e que seu verdadeiro analista tinha sido Schopenhauer”, filósofo alemão do século XIX. Precisando da supervisão de um profissional para concluir seu curso de orientação, Philip propõe a Julius que ele o supervisione e em troca lhe orienta sobre Shopenhauer. Acordo feito, Philip passa a participar da terapia de grupo de Julius e reencontra uma antiga ex-conquista “que o odeia pela frieza com que a descartou”. A partir daí então o leitor passa a conhecer os demais pacientes desse grupo bem como seus conflitos e problemas. Paralelo a isto a vida e as idéias de Schopenhauer são narradas de forma leve, o que nos ajuda a compreender um pouco de suas idéias pessimistas em relação ao sentido da vida, os relacionamentos e os desejos, que só levam à dor e ao tédio.