A cura de Schopenhauer

A cura de Schopenhauer Irvin D. Yalom

Resenhas - A Cura de Schopenhauer

Yuki 16/01/2022

Filosófico, porém entendível como deve ser
Este é um dos livros que eu não achava que fosse gostar, mas gostei muito. É totalmente fora da minha zona de conforto literária, mas esse ano jurei que leria gêneros variados e A Cura de Schopenhauer foi um deles.

Muitas das questões abordadas são realmente de se pensar, e se misturam com tramas de personagens com seus próprios dramas que se juntam em uma bola de neve de exemplos de como uns podem afetar os outros.

Mesmo que a filosofia de Schopenhauer seja totalmente apática ao que nos faz humanos, como relações pessoais, ele tem seus créditos.

Aerton 30/03/2009

Muito bom livro. Com uma linguagem bem acessível, através da ficção, a obra nos mostra o complexo universo dos conceitos da psicanálise e da filosofia. Nos aguça a vontade de se aventurar por essas praias que parecem restritas a poucos.

Regiane 27/01/2022

O livro é uma mistura sobre a vida de Schopenhauer e um grupo de terapia.
O autor vai construindo a história junto a biografia do filósofo.
Esse jogo faz com que o leitor consiga assimilar sua obra com as intervenções do grupo.
Vale a pena.

Márcia Andréa 21/01/2010

Como em todos os outros livros de Irvin D. Yalon, a inteligência é indiscutível. Informações sobre a vida de Schopenhauer e histórias de vida, em análise, de pessoas que poderia ser a de qualquer um de nós.

André San 08/04/2009

Incrível
Só tenho uma coisa a dizer: esse livro mudou a minha vida! Para melhor!

Munique 16/04/2010

Muito bom. Um romance que traz a filosofia de Schompenhauer para a reflexão cotidiana.

Luiz Rodrigues 29/01/2011

Ótima ilustração do mundo da psicanalise
Irvin D. Yalon narra com maestria a hitória do grupo de psicanálise de Julius Hertzfeld, psquiatra exemplar que ama a sua profissão e ama também o seu grupo de apoio, após descobrir que tem um melanoma e apenas um ano de vida o médico resolve rever seus arquivos e buscar a gratidão de ter ajudado as pessoas, mas acaba se deparando com seu maior fracasso: Philip Slate, paciente que se tratou em consultas individuas com ele por 3 anos e desistiu dizendo que não estava obtendo melhora.

O médico com curiosidade para saber se havia conseguido ajudar o paciente procura-o e descobre que ele se "curou" graças a Arthur Schopenhauer, grande filósofo alemão, mas ao interagir com o ex-paciente percebe que ele se curou do seu vício em sexo, mas continua a ser uma pessoa totalmente sem emoção, como Philip quer ser analista e Julius tem curiosidade pelo paciente entram em acordo de que Julius será o tutor de Philip e o mesmo entrará para seu grupo de análise.

Tendo como base as dicussões semanais do grupo, com personagens fortes como Pam e Tony, o livro nos prende para saber o que acontecerá nas próximas seções, assim como Julius fica ansiaosamente aguardando as seções seguintes.

Ótimo livro que leva não só ao raciocínio sobre a vida, mas também nos dá ótimas dicas de textos e livros que podemos ler.

Wellington 24/01/2024

A Cura de Schopenhauer - 7,5
Uma escrita vulgar, materialista e afetada, mas Yalom é bom terapeuta de grupos e tem facilidade em tornar fáceis conceitos filosóficos complexos.

Bom material para ver como uma terapia de grupo pode funcionar, mesmo que sob um viés específico.

Cristina 22/08/2022

Incrível
Que livrão! O quanto eu refleti e filosofei sozinha aqui em casa não foi pouco kkkk. Mais uma bela obra de Irvin, dentre várias. O jeito como intercalou e cruzou as histórias foi perfeito. Pra quem não conhecia a vida e obra de SCHOPENHAUER com certeza vai buscar mais.

Matheus 20/12/2012

Há tempos não me deparo com um livro tão completo como esse. A profundidade do enredo é tamanha que é fácil se relacionar com os personagens durante a história. Personagens esses tão bem construídos e tão fiéis a suas personalidades que dá ritmo à história e a deixa mais interessante ainda. A filosofia e a psicologia de Irvin é aplicada de tal forma que ele acaba de ser promovido a um de meus escritores favoritos,especificamente nesse livro, o autor consegue explicar as ideias, as falhas e as conquistas de Shopenhauer em cima de uma história simples, mas completa... Além de ser um livro de cabeceira, cheio de filosofias fantásticas e informações muito bem contadas da vida do filósofo. Um de meus livros favoritos... Eternizado.

Lys Coimbra 29/01/2022

Aos que querem um conteúdo interessante que une psicologia e filosofia, que geralmente estão mesmo interligadas, mas nesta obra são abordadas de maneira bastante direta, este é o livro perfeito!
Julius, um experimente e renomado terapeuta, se descobre a beira da morte e procura dar sentido aos seis últimos dias dando continuidade ao grupo de terapia que orienta.
Paralelamente, são abordados a vida e obra de Schopenhauer.
A trama se desenrola de maneira tão fascinante que só é possível parar de ler quando o livro termina!

Wêdja 04/04/2023

Meus devaneios pós leitura
Lembro que uma vez me perguntaram se eu acreditava em livros de auto ajuda, e eu disse que sim!

Não acredito no poder de palavras ao vento, mas acredito no poder do encontro das palavras ao ouvido humano, de modo que acredito no impacto das palavras.
E partindo desse pressuposto, uma frase lida no boleia de um caminhão pode despertar a mudança.

Não, esse livro não trata-se de autoajuda mas esse preâmbulo se faz necessário aos comentários do pós leitura.

Acredito que o conhecimento é o ponto de partida pra todo processo de cura, mas aí atribuir a ele a cura acho demasiadamente ousado, superficial e arriscado.

Afogar o sintoma não é nem de longe a cura, geralmente fantasmas adormecidos são mais cruéis do que os acordados, pois eles estão apenas acumulando energias, por isso é preciso ter seus fantasmas conhecidos e tratados.

Concluo a leitura, curiosa sobre os efeitos da terapia em grupo, acompanhar o desenrolar desse grupo me fez perceber que é algo que desconheço totalmente.

Sei que crescemos a partir da interação e do olhar do outro, em contrapartida sou bem adepta a Freud quando ele afirma que sem o olhar as palavras se tornam soltas e fluidas tornando a narrativa livre de julgamentos.

Brunov 07/03/2017

"Fofoda"
Com diálogos, melhor, polifonias maravilhosas e bastante humanas, o autor enxerta o romance através de uma encarnação do próprio Schopenhauer e provocando a filosofia continental sofisticada dele em contraponto a psicologia contemporânea.

Em dado momento o final se tornou previsível com sua sublimação, todavia o caminho até ele foi muito bem sedimentado, inclusive pela narração romanceada da biografia do filósofo por partes ajudando a dar um senso de harmonia mais completo.

E, por falar em harmonia e mais completo; outra vez, assim como em "Quando Nietzsche Chorou", Irvin D. Yalom ressalta com sensibilidade, inteligência e franqueza a importância de boas amizades para nos superarmos e sermos felizes, não necessariamente nessa ordem.

eupoetizo 21/05/2024

Já tinha lido ?Quando Nietzsche Chorou?, obra desse autor que, para mim, é um dos melhores escritores. Pois tive o mesmo prazer de conhecimento adquirido com este outro livro. Além da ficção com fatos reais, ele traz um apanhado de todo o contexto filosófico do Schopenhauer, achei magnífico!

ralfe 21/10/2011

Muito reflexivo
O autor cria tantas personalidades distintas que é improvavel que voce nao vá se identificar com alguem na historia. Um desses livros que realmente te fazem olhar pra dentro de si.