Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Virginia.Laurindo 11/09/2023

Importante leitura para pensar a criação de meninas na sociedade atual, pois nos ajuda a romper o ciclo ao qual estamos acostumados.
A autora, mais uma vez, prova que a sua escrita é excelente.

iane.books 11/09/2023

Para educar crianças feministas
Que carta linda!!
Lembro da primeira vez que li um livro da Chimamanda, foi o ?Sejamos todos feministas?. Eu ainda não compreendia bem a causa é tudo que via por aí vinha de mulheres brancas que tinham dinheiro, um cenário totalmente oposto ao meu. Não me representava.
Ela foi um divisor de águas.

?Ensine a ela que ?papéis de gênero? são totalmente absurdos. (?) ?Porque você é menina? nunca é razão para nada. Jamais.?
?Encontre heróis e heroínas negros.?

Agata.KAssler 27/08/2023

Escrito em forma de carta, nos proporciona uma leitura acolhedora, cheia de exemplos e compreensão da realidade e limites individuais.

Jubs.magnanini 22/08/2023

A importância da infância na criação de ideias
Eu tenho 17 anos. Tá, quase 17 anos. Ainda não descobri nem desconstrui todos os ideais que me foram impostos pela mídia e sociedade na infância, sejam eles de beleza, religião, matrimônio, dentre as demais estruturas de poder. Tampouco tive tempo de vida para analisar a influência da minha infância na criação e fundamentação desses ideias em mim. Mas tenho certeza que ela existe.

Nesse livro, escrito como uma carta a uma amiga, proposta inicial do projeto, Chimamanda vai traçar algumas sugestões para a criação de uma infância feminista, o mais afastada possível desses ideais construídos desde o início da nossa trajetória. Ela ensina uma educação revolucionária, para criar crianças revolucionárias também.

É muito notória e talvez o que mais tenha me fascinado na obra é a verdade e veracidade no tom de voz da autora, que, ao decorrer sobre a criação de uma infância feminista, acredita e passa a esperança nas palavras de que as crianças têm o poder de mudar o mundo.

Quanto a pauta feminista, a obra se faz cirúrgica. Chimamanda é cômica de tão certeira, criando uma leitura fluida e muito coerente. Não pensem que o livro se resume a um manual para pais e mães. Entender as crianças e a infância também é entender um lado do mundo vital e importante, muitas vezes esquecido erroneamente pela Sociologia.

Luísa Anjos 21/08/2023

Um produto de seu tempo com certa potência
Essa leitura me dividiu bastante, então acredito que essa avaliação seja coerente?

A primeira metade do livro foi praticamente frustrante. Me senti no feed do quebrando o tabu em 2015. Encontrei muitas ideias que hoje, quase dez anos depois, já me são batidas e ultrapassadas (como questionar porque meninos usam azul e meninas usam rosa, etc). Fiquei sentindo falta de um teor mais revolucionário, problematizador e consciente. Então senti que se trata de um livro de seu próprio tempo, pois me lembro que nessa época tínhamos esse discurso.

A segunda metade me agradou mais, não sei se porque me acomodei no estilo ao longo da primeira parte ou se porque a autora realmente se superou ali. Quero acreditar na segunda opção? mas de qualquer forma não foi o melhor título dela que li. Acho que se eu tivesse lido na época de lançamento teria aproveitado muito mais. Eu recomendaria esse junto com ?Sejamos Todos Feministas? da mesma autora e ?o feminismo é para todo mundo? da bell hooks se você pretende começar a estudar o feminismo bem de leve e sem grandes revoluções? mas não devemos parar por aí!

Sa 18/08/2023

Leitura necessária e deliciosa
Se eu fizer uma lista de leituras necessárias a todas as pessoas (e principalmente pais), esse certamente tem lugar cativo.
Uma carta a uma amiga respondendo a pergunta que está no título e que havia sido feita a autora por uma recém mãe. Longe de ser um manual, temos pequenas sugestões, seguidas de reflexões em torno de pequenas coisas que acabamos fazendo e que reafirmamos valores ruins e posturas que queremos evitar.
Pequenas mudanças na forma como lidamos com elementos do cotidiano que podem provocar grandes transformações em termo de sociedade.
E que escrita deliciosa! Parece que estamos conversando com a Chimamanda!

Joana Thompson 05/08/2023

Sem exageros ou radicalismos
Livro traz ótimas orientações para educar meninas sob o ponto de vista feminista. Eu que sou mãe de 2 meninas adorei!!

Bia 03/08/2023

Adorei por ser escrito como uma carta de verdade para alguém real e ela apenas editou/transcreveu algumas partes. Tornou bem interessante e pontuou os essenciais. Faz pensar!

Rach 23/07/2023

Leitura obrigatória
O texto envolvente, em forma de carta e que nos traz ótimas reflexões. Com trechos perfeitos para grifar e pensar sobre o assunto de forma aprofundada.
Possui medidas simples para praticarmos no nosso dia a dia.

CharlesSouto 20/07/2023

?Pedrinha miudinha / Pedrinha de Aruanda, aê??

Certa feita me explicaram que essa canção fala dos pequenos e dos grandes poderes. Eis aqui uma pedrinha com enorme poder.

Leia!

Marina 17/07/2023

Muito sensível:)
Fiquei me imaginando no dia a dia lidando com uma filha... Como seria esse desafio? Será que eu conseguiria fazer dela uma mulher que se ama? Que está pronta pra lutar contra o mundo pra ser ela mesma? Sinto que depois dessa leitura estou mais preparada, certamente.

Guto 04/07/2023

O mínimo
"a primeira é nossa premissa, a convicção firme e inabalável da qual partimos. que premissa é essa? nossa premissa feminista é: eu tenho valor. eu tenho igualmente valor. não 'se'. não 'enquanto '. eu tenho igualmente valor. e ponto final."

o básico do básico mas que, infelizmente, precisa ser dito, relembrado, reforçado e comunicado.

um manual completo mesmo.

Titi 30/06/2023

E se...
Chimamanda convida o leitor a refletir sobre uma educação feminista. Ela propõe um simples exercício, a saber "e se fosse o contrário". Um exercício simples, porém genial! Tenho algumas discordâncias, mas em geral concordo e amei!

Ludmila.Mattos 28/06/2023

Desafio DLL23
Tema:um livro com história sobre movimentos sociais
Para Educar Crianças Feministas é um livro escrito pela autora Chimamanda Ngozi Adichie, conhecida por suas obras engajadas com questões de gênero e feminismo. Neste livro, Adichie apresenta reflexões e conselhos sobre como educar crianças com princípios e valores igualitários, promovendo a igualdade de gênero desde cedo.
A autora compartilha experiências pessoais e histórias impactantes para mostrar como as crianças são influenciadas pela sociedade em relação aos papéis de gênero e como isso pode afetar sua visão de si mesmas e do mundo. Ela explora a importância de desafiar os estereótipos de gênero e encorajar as crianças a questionarem as desigualdades e injustiças que existem.
Adichie enfatiza a importância de educar tanto meninos quanto meninas sobre a igualdade de gênero, ensinando-lhes que todas as pessoas merecem respeito e oportunidades iguais, independentemente de seu gênero. Ela discute temas como consentimento, relacionamentos saudáveis, direitos reprodutivos e a necessidade de criar uma sociedade mais justa e inclusiva.
O livro também aborda a influência da mídia, dos brinquedos e dos livros na formação da identidade de gênero das crianças, destacando a importância de proporcionar diversidade e representação positiva em suas experiências culturais.
A escrita de Adichie é clara, envolvente e acessível, tornando o livro adequado tanto para pais e mães em busca de orientação sobre como criar crianças feministas, quanto para educadores e qualquer pessoa interessada em promover a igualdade de gênero.
"Para Educar Crianças Feministas" é uma leitura inspiradora e esclarecedora que oferece uma visão prática e sensível sobre como educar crianças de maneira a promover a igualdade de gênero. Adichie transmite sua mensagem com empatia e sabedoria, incentivando os leitores a refletirem sobre suas próprias atitudes e ações em relação à criação de crianças igualitárias. É um livro que pode ajudar a moldar a forma como crianças e adultos entendem e vivenciam o feminismo em suas vidas diárias.

Francy Pyller 19/06/2023

Que presente!
Este livro estava um bom tempo guardado (leitor tem mais livro, do que pode ler, né? Rsrs)
Bem...até que ouvir um podcast, onde a podcaster falou que presenteava todos os pais que conhecia com este livro. Agora eu entendo e acrescento a ainda mais, não só os pais, todos que trabalham com crianças devem ler este livro, na verdade, todos aqueles que trabalham ou não trabalham com o público infantil também devem ler, pois talvez você entenda algumas coisas da sua infância que te construiu o ser de hoje.
Sempre ouvir sobre o brilhantismo da autora, e agora pude comprovar. Este foi o 1° livro lido dela, ameiiii! Adorei a forma direta, sem papas na língua, sem se desculpar (e pq, né?). Ela é maravilhosa! A leitura vale muito a pena!
O livro é curtíssimo, são 15 conselhos que ela presenteia a amiga e a gente. Conselhos para a nossa vida e de nossa crianças. Gosto também que o livro vem cercado de histórias que aconteceram com ela ou com amigos, assim "ilustra", afirma ainda mais o que ela quer nos alerta.
O que dizer dessa obra? MARAVILHOSA! E realmente acho que vou começar a presentar algumas pessoas com essa preciosidade.???
Boa leitura!??
Vanessa.Castilhos 19/06/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Francy! Fiquei com vontade de ler! Vou colocar na minha lista ?

Francy Pyller 20/06/2023minha estante
Ahhhh...muito obrigada!??? Que maravilha!
Eu acho que vale super a pena! Boa leitura!???