Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Anna.Santos 16/04/2023

Que riqueza de livro. Poucas páginas que carregam ensinamentos sobre o feminismo importantíssimos. Amei!!
Obs: mesmo não sendo mãe achei uma leitura enriquecedora.

Caroline1402 10/04/2023

8/10
Uma leitura leve, doce e sincera. Acredito que muitos torcem o nariz pelo título, mas nada mais é do que um manual de se ter um caráter íntegro, humilde e humano.

Thaina.Campardo 06/04/2023

Uma base para educar
Esse livro de forma mais leve, direta é uma leitura curta, que te mostra como interpretar pequenas coisas do dia a dia, toda pessoa que educa alguém e quer que tenha equidade na sociedade, necessita ler esse livro.

It.naah 02/04/2023

Gostei muito dessa leitura, Adichie consegue trazer pautas tão importantes de uma forma leve e de fácil entendimento.

Teve algumas partes que tive que parar para pesquisar e entender do que se tratava, como quando ela menciona sobre IGBO, isso acaba me incomodando um pouco, porque tenho que parar a leitura e entender o que ela está falando... Mas para quem não se importar de parar para pesquisar, não ver como um ponto negativo.

Recomendo muito esse livro, assim como o "sejamos todos feministas" outro livro incrível dela.

E esses livros são pequenas, mas são carregados de informações para serem absorvidas.

Charleees 28/03/2023

PARA EDUCAR CRIANÇAS FEMINISTAS - Chimamanda Ngozi Adichie
“Ensine a ela que ‘papéis de gênero’ são totalmente absurdos. Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa ‘porque você é menina’. ‘Porque você é menina’ nunca é razão para nada. Jamais.” .

Eu poderia deixar essa frase aqui e sair sem falar mais nada, tão forte e atual ela é... Mas Chimamanda nos brinda com outros vários pensamentos maravilhosos no decorrer do pequeno livro. A ideia do manifesto surgiu depois que uma amiga teve uma filha, aflita, mandou uma carta para a amiga perguntando como criar a filha feminista, então respondendo a amiga em outra carta a Nigeriana deu 15 instruções à amiga. Assim, o livro é dividido em quinze dicas tanto para a criança quanto para a mãe. Chimamanda pede à sua amiga para abandonar alguns costumes de sua cultura, costumes esses que são bem parecidos com os da nossa própria cultura. São coisas básicas, porém fundamentais na criação de qualquer criança seja ela do sexo masculino ou feminino, o livro é todo voltado para a figura da criança do sexo feminino, mas como o próprio título já diz é para educar CRIANÇAS feministas. Criar seu filho para que ele pense que papéis de gênero são absurdo. Não são regras como a própria autora explica, mas ensinamentos, seu filho pode crescer e ir por outro caminho totalmente ao aprendido, mas é importante fazer, educar as meninas para não serem pescoço do homem, mas para serem suas próprias cabeças. Chimamanda explica também o que é feminismo leve e como essa vertente pode ser prejudicial. É um livro pequeno, mas de uma força absurda, de um conhecimento amplo e não é para menos, depois do sucesso "Sejamos todos feministas" não podemos duvidar da coragem e conhecimento que a Nigeriana Chimamanda carrega. Ela é dessas mulheres empoderadas, brilhante e maravilhosas que felizmente está ai mudando a sua, a minha e a cabeça de tantas pessoas. Eu só consigo dizer LEIAM LEIAM LEIAM esse livro!

* Resenha editada em Agosto de 2017

Akemi Shibuya 18/03/2023

Uma carta necessária para dialogar com nossos comportamentos feministas ..

?não existe norma social que não possa ser alterada!!?

Nick 22/02/2023

Para criar uma geração de meninas que sabem do seu valor
"Ensine a ela que ?papéis de gênero? são totalmente absurdos. Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa ?porque você é menina?. ?Porque você é menina? nunca é razão para nada. Jamais."

Adoro tudo o que a Chimamanda faz. Gosto da escrita fluida, do jeito informal e simples com o qual ela fala de política. Gosto muito mesmo.

Acho que é uma leitura ótima não só pra quem tá começando os estudos sobre feminismo mas também pra pais e mães que tem como objetivo criar seus filhos do melhor jeito possível. O mundo tá mudando, e o jeito como criamos nossas crianças também deve mudar!!! Nada de papéis de gênero desde a infância, ou conceitos abstratos de biologia pra justificar algo para menina ou algo para menino, nada de cobrar comportamentos de meninas e não cobrar de meninos. É muito importante lutarmos por direitos de mulheres adultas também, como viemos fazendo nos últimos anos, mas tenho certeza de que vai ser muuuito mais fácil se, no futuro, tivermos uma geração de crianças que cresceram não de uma maneira tradicional, mas sim feminista. ?

Mirela 18/02/2023

TODAS AS MULHERES DEVERIAM LER ! Simplesmente fantástico e leve !!! Nos ensina e nos fortalece ???

Cleber.Laia 13/02/2023

A importância de criar crianças feministas e tornar nosso mundo melhor... Isso não apenas para meninas e mulheres, para os homens também. E lutar por uma sociedade mais justa.

soutami 07/02/2023

?"Para Educar Crianças Feministas" é um livro escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, uma autora nigeriana renomada. A obra aborda a importância da educação de crianças com valores feministas e como isso pode moldar um futuro mais igualitário.
?Adichie ensina aos pais e educadores como ensinar as crianças a questionar as desigualdades de gênero e a valorizar a diversidade. O livro é uma leitura inspiradora e importante para todos aqueles que buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.

vanessa.gaudencio 05/02/2023

opinião sobre o livro Para Educar Crianças Feministas
li esse texto/carta da Chimamanda na faculdade e por ser curtinho vale a pena ficar relendo.
só o fato da sugestão da autora para o leitor se perguntar se a pessoa na qual se relaciona se o mesmo faria o que é imposto como o "papel da mulher", caso seja um relacionamento heterossexual, é uma questão feminista. tendo em vista, q o objetivo é a igualdade e não a superioridade de nenhum gênero.
não tem o que dizer, só aplaudir.
Chimamanda é uma mulher espetacular e suas dicas para sua amiga são ótimas, se caso eu tenha algum filho colocarei elas em prática.
leitura necessária!!!!!

Manoela138 04/02/2023

Para educar crianças feministas
É um livro curto e muito educativo. Por meio de exemplos e vivências pessoais, Chimamanda fornece dicas valiosas sobre a educação de nossas crianças. Tanto os pais quanto as próprias crianças encontrarão mensagens importantes sobre identidade, respeito e igualdade nesse livro.

maria fê! 02/02/2023

para educar crianças feministas
minha madrasta disse que comprou esse livro pensando em mim, leu e pediu para que eu lesse também, e aqui estou eu!
?para educar crianças feministas? é diferente de todos os outros livros que eu já li, porém a leitura fluiu e a autora desenvolve suas ideias de forma tão incrível que dá vontade de marcar o livro inteiro!!!
a autora aborda várias outros temas de extrema importância. e por fim, eu posso dizer que apesar de ser um livro curto, é bastante necessário.

?Os estereótipos de gênero são tão profundamente incutidos em nós que é comum os seguirmos mesmo quando vão contra nossos verdadeiros desejos, nossas necessidades, nossa felicidade. É muito difícil desaprendê-los, e por isso é importante cuidar para que Chizalum rejeite esses estereótipos desde o começo. Em vez de deixá-la internalizar essas ideias, ensine-lhe autonomia. Diga-lhe que é importante fazer por si mesma e se virar sozinha. Ensine-a a consertar as coisas quando quebram. A gente supõe rápido demais que as meninas não conseguem fazer várias coisas. Deixe-a tentar. Ela pode não conseguir, mas deixe-a tentar.?

jessica.guabiraba 31/01/2023

Necessário
"Para educar crianças feministas" deveria ser leitura obrigatória para todos, mas principalmente para as mães e futuras mães. Como é uma carta para uma amiga, a linguagem é clara e objetiva, também traz preocupações relevantes ao nosso cotidiano. @chimamanda_adichie é uma das minhas autoras preferidas e na atualidade é uma das maiores de todo o mundo, sua obra de não-ficção é mais do que uma simples leitura, é uma necessidade. ?

N.ZAMPIETRO 26/01/2023

A autora mantén uma escrita cativante, porém em alguns momentos senti o livro preso sem fluidez.
A abordagem do tema e precisa.