O Ceifador

O Ceifador Neal Shusterman

Resenhas - /////

Joel.Martins 23/02/2022

Aquela surpresa maravilhosa
Li como se estivesse no mundo da imortalidade.
Li como se estivesse num treinamento para ser um ceifador.
Esse livro é muito bom!
Só leiam??

Ju de asgard 30/07/2021

Surto ????
E simplesmente perfeito, foi o primeiro livro do gênero e abriu a portas para outros uma história bem envolvente e carregada de suspenses, em muitas vezes é quase impossível de para a leitura, ele nos leva a mergulhar no universo os personagens a história tudo começa a fazer parte da gente... Surtos e surtos
bibis 30/07/2021minha estante
comecei a parte V agora, EU TO-

@RoseL 30/07/2021minha estante
Louca pra ler. É incrível como todos falam bem deste livro!

Ju de asgard 30/07/2021minha estante
E muita bom amg ?? eu prometo que não vão se arrepender ??

Leo Oliveira 23/05/2017

Eu estou extremamente apaixonado por esta história. Esse livro é brilhante!

"O Ceifador" é o tipo de livro que você precisa ler pelo menos uma vez na vida. É uma história tão diferente e desafiadora que é praticamente impossível não gostar. Neal Shusterman conseguiu me surpreender com a sua narrativa, com os seus personagens e enredo. Este livro é tão bem escrito e desenvolvido que às vezes fica difícil não sorrir e agradecer aos céus por uma história tão boa. Vocês devem estar se perguntando se alguma coisa me incomodou neste livro e a resposta mais simples e cabível é: não, nada me incomodou. Esta história tem inúmeros acertos, é tudo na medida certa. O universo criado pelo autor é infinitamente maravilhoso. É um mundo distópico bem diferente do que já li até hoje, é tão bom ver como o autor prezou pela originalidade nesta história. Sério, meu coração está transbordando de amor por ter concluído este livro com a melhor sensação de todas: a felicidade. Mal posso esperar para descobrir mais sobre esse mundo.

Você vai rir, chorar, refletir e acima de tudo: se apaixonar. "O Ceifador" é o tipo de livro que entrará para o seu TOP 5 de livros favoritos da vida. Quiçá ocupará o primeiro lugar.
ValdimarCunha 23/05/2017minha estante
Já adicionei à minha lista de desejados!

Isabelle.Yumi 08/06/2017minha estante
Se Leo recomenda, então é porq sem dúvidas esse livro deve ser bom! Adicionado a lista dos desejados já!

Nathan.Matheus 17/06/2017minha estante
É ele é bom mesmo

Vitor 15/05/2021

O ceifador
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.

E é nesse mundo que vamos acompanhar as jornadas de Citra e Rowan, dois jovens aparentemente comuns, mas que foram escolhidos a dedo para se juntarem a essa sociedade chamada Ceifa. O curioso, no entanto, é que nenhum dos dois quer assumir esse peso de se tornar o guardião da morte.

Quando comecei a ler esse livro, tinha apenas essa ideia sobre a história. Achei que fosse ser um romance entre esses dois jovens enquanto eles estavam aprendendo sobre a Ceifa, a fim de se tornarem novos ceifadores. Contudo, a história é tão mais profunda e complexa do que isso que só me deixava impressionado. Algumas concepções de moralidade vão ser trabalhadas ao longo da narrativa, bem como questões filosóficas de um mundo pós-mortal.

O livro, além da história principal, também conta com algumas entradas de diários - também importantes para o desenvolvimento da história - que ajudam o leitor a entender como o mundo avançou para a imortalidade.

Essa história é simplesmente fenomenal e estou muito ansioso para o próximo livro da série.

Jemilly 04/11/2020

Primeiro mandamento: matarás.
No universo de ?Scythe" a morte foi superada, a imortalidade é uma realidade, ninguém mais morre por causas naturais ou acidentes, quando esse segundo acontece elas são levadas para um Centro de ?revivicação? e logo podem voltar a sua vida eterna normalmente.

"...embora a morte tenha sido derrotada tão completamente quanto a poliomielite, as pessoas ainda precisam morrer. Antes, o fim da vida humana ficava nas mãos da natureza. Mas nós a roubamos. Agora temos o monopólio da morte. Somos seu único fornecedor."

Mas uma coisa é certa em um universo que ninguém mais é mortal: as pessoas ainda precisam morrer. Ainda se precisa ter um controle populacional, e o único fornecedor desse fim são os Ceifadores.

"Desde que têm idade suficiente para entender, todas as crianças aprendem que os ceifadores prestam um serviço crucial à sociedade."

Com toda certeza o universo de Scythe é um dos universos distópicos mais interessantes que eu já li. Morrer se tornou mais raro aqui, mas não impossível, os Ceifadores existem para garantir isso. O que eles fazem não é chamado de assassinato e sim "coleta", uma função importante nessa sociedade, que todos entendem a necessidade, mas nem por isso eles acabam não sendo temidos.

"...os ceifadores não eram muito diferentes dos cobradores de impostos no esquema geral das coisas. Eles apareciam, cumpriam sua função desagradável e iam embora."

Scythe nos leva em um mundo distópico, que também não deixa de ser próximo a uma utopia, em que não existe um Governo, tudo é quase relativamente justo pelo comando artificial da "Nuvem" Nimbo-Cúmulo, que é quase onipresente e tem o controle de boa parte da sociedade. Injustiças sociais não existem mais, mas o único setor que ela não pode interferir é a dos Ceifadores, pois foi determinado que a morte ainda deve ser uma decisão humana. Mas por não existir controle entre esse grupo, acaba que é o único com corrupção, rixas políticas e disputa por poder. E é nesse lugar que Cidra Terranova e Rowan Damish acabam caindo, e vão ter um papel importante a desempenhar contra tudo isso.

"O fato de que nem todos os ceifadores eram bons nunca havia passado pela cabeça de Rowan ou Citra."

Nossos dois protagonistas, Citra e Rowan, são convidados para serem aprendizes de Ceifador, antes vivendo uma vida diferente um do outro e em lares bem opostos, ela em uma família pequena e amada, Rowan em família enorme, onde ele é apenas mais um ? em um lugar que ninguém mais morre é difícil se destacar ?, mas os mundos deles colide ao receberem o convite de Faraday e irão viver sob nova perspectiva.

"Esqueçam tudo o que vocês pensam saber sobre ceifadores. Abandonem suas ideias preconcebidas. Sua educação começa agora."

Eu particularmente adorei os dois protagonistas, mas principalmente Rowan, acho que a história dele no desenrolar da trama foi a que mais se destacou para mim, o desenvolvimento dele é muito bom, o jeito que ele foi treinado e como ele vai se tornando extremamente foda na arte de matar é de tirar o fôlego. Mas Citra não fica muito atrás, apesar de eu ter tido uma dificuldade maior de me conectar com ela, não se tem dúvida o quanto ela vai se tornando tão incrível, ao seu modo, quanto Rowan, ela é de uma inteligência ímpar, enquanto ele é uma verdadeira força da natureza.

"Me tornei o monstro dos monstros, ele pensou enquanto via tudo arder em chamas. O matador de leões. O carrasco de águias."

Os personagens secundários, como Ceifador Faraday e a Ceifadora Curie, se mostraram bem interessantes, apreciaria ler mais sobre a história deles, mas o pouco que foi nos dado já garantiu minha simpatia pelos dois. Outro destaque é o Ceifador Goddard e seu séquito de Ceifadores, ele é outra força da natureza, uma força destruidora carismática, mas um filho da p*ta de marca maior, ele ama o que faz, ama seu poder e ter a decisão entre a vida e da morte, que tem um prazer por coletas em massa sem misericórdia, e que está mais para um assassino do que um Ceifador.

"? Sou o fim de vocês! ? disse Goddard em tom de declamação. ? Sou sua execução! Sou seu portal para os mistérios do além-vida!"

Enfim, eu me empolguei demais com a história contada aqui. Poucas coisas de fato eu conseguia prever o que aconteceria, e isso é uma coisa incrível levando em consideração que leio uma quantidade grande de livros desse gênero. E a escrita do autor é ótima, me prendeu do início ao fim, os plot muito bem feitos, o final deixou poucas dicas como vai se desenvolver o próximo livro, mas ao mesmo tempo foi incrível.

Resumindo: LEIAM. E não irão se arrepender, o universo de Scythe é excepcional.

Leiam mais resenhas no blog: http://www.clubedofarol.com/?m=1

clara :) 30/05/2021

?O que mais desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nós manterá humanos. Nenhum Deus vai poder nos ajudar se algum dia perdemos isso?
agnorosa 30/05/2021minha estante
Amo ??

zayintheworld 19/02/2024

O Ceifador
Tentando fugir um pouco do monopólio de fantasia que existe na minha estante eu decidi me aventurar um pouco mais nas ficções científicas e distopias, e foi daí que O Ceifador surgiu na minha vida —? e de uma promoção incrível da Americanas onde a trilogia inteira saiu por 5,99 —? , então decidi conhecer esse livro que eu confesso, não é genial, mas é divertidíssimo, e na maioria das vezes é isso que importa.

O Ceifador foi o meu primeiro contato com uma ficção científica distópica e eu acho que não poderia ter tomado uma decisão mais acertada do que essa, pois esse livro tem uma escrita simples, fluida e envolvente, o que me fez devorar esse livro com uma facilidade imensa até mesmo nos momentos em que eu não consegui me conectar muito com a história.

A história do livro está longe de ser inovadora e arrebatadora, mas é inegável que é promissora, principalmente se nos livros seguintes o autor decidir se aprofundar mais nos protagonistas que criou, porque embora eles sejam interessantes eu sinto que a trama desse primeiro livro não nos deu muito espaço para nos conectar com eles, eu sinto que me conectar muito mais com o Faraday e com a Curie, apesar de querer saber muito mais sobre o Rowan e a Citra, seus relacionamentos, suas angústias e as nuances das suas personalidades.

Sobre a construção do mundo em que O Ceifador se passa, eu gostaria de dizer que é simples, mas funciona, e funciona muito bem, logo que esse é um mundo propenso a formação de conflitos, e admito que são esses conflitos que elevam e muito a qualidade desse livro. São os conflitos que movem a trama, são os conflitos que mudam a ceifa, foram os conflitos que construíram essa sociedade e muito provavelmente os conflitos que irão destruí-la.

Enfim, tive apenas um pequeno problema com a superficialidade que alguns assuntos f0d4s tiveram nesse livro e também com o sentimento de que o final foi rushado, mas fora isso eu genuinamente acredito que o ponto alto dessa história ainda vai chegar e que esses personagens e essa trama cientifica e religiosa pode vir a me surpreender, então é óbvio que continuarei lendo essa saga, então acho que nos veremos em breve.

“—?Hoje testemunhamos o espetáculo da loucura e da tragédia humanas —? ele disse. —? Amanhã, viveremos esse espetáculo.”?

Karina Vaz 22/06/2021

Que final foi esse senhores!!!
Eu amei e não consigo superar esse final. Incrível.. ansiosa para o segundo volume, vou começar já!
Gabyz.z 22/06/2021minha estante
Chegou o aclamado
Amo

Guilherme 25/05/2021

Amei esse livro
Minha história com o livro é engraçada pq eu comprei ele devido um amigo falar dele vira e mexe e quando ele chegou me despertou uma puta vontade e nossa como essa vontade foi saciada e como eu fiquei louco pelo livro. Eu devorei e me apaixonei logo nas primeiras páginas e digo mais a premissa já me indagava e ele te prende, todo capitulo tem algo que te faz querer mais e te induz a ir mais fundo na obra, adorei a construção de mundo e gostei muito da narrativa e da escrita extremamente fluida( ou eu viciei no livro?), adorei ele e sei talvez dos erros e das coisas que ele tem mass eu já ate estou em 15% do segundo que essa resenha está sendo escrita.

Heymharia 28/05/2020

Se tornou um dos meus favoritos, logo no começo eu me vi nesse mundo futurista mas teria medo de morrer muito jovem ou muito velho
Evandro.Junior 29/05/2020minha estante
O melhor para mim em 2020 até agora. Pedi o segundo da Amazon ainda esperando chegar.

Clara 15/09/2023

MUITO bom sério eu amei muito a construção do mundo e a escrita também me agradou, li esse livro junto com a minha amiga, ela disse que prefere o Rowan, já eu prefiro a Citra. Qual vocês preferem?
htearts 15/09/2023minha estante
rowan!!!

madu 15/09/2023minha estante
rowan sempree

Pati 15/09/2023minha estante
Quero muito ler esse!

marincoradin 15/09/2023minha estante
Ahhh que decisão difícil! amei os dois, não sei qual escolher

Clara 15/09/2023minha estante
Gente os dois são gostosos nem eu sei mais quem escolher?

Queria Estar Lendo 11/09/2017

Resenha: O Ceifador
O Ceifador é o primeiro de livro da trilogia (talvez série?) Scythe, do autor Neal Shusterman, e conta a jornada de dois adolescentes no processo de se tornarem ceifadores. Publicado pela Editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para resenha, o livro já se tornou um dos meus queridinhos.

No ano de 2040 a Nímbo-Cúmulo, uma nuvem que continha todo o conhecimento acerca da humanidade, adquiriu consciência própria e a partir deste momento todos os males da humanidade foram erradicados. Os seres humanos não mais padeciam de doenças ou morriam em acidentes catastróficos, a morte havia sido enfim vencida. Mas se a imortalidade foi alcançada, como manter o controle populacional? Para isso foi criada a Ceifa, e com ela os seus ceifadores, humanos que tem como sua missão tirar a vida de outras pessoas.

Citra e Rowan são dois adolescentes normais vivendo suas vidas, até o momento em que o ceifador Faraday cruza seus caminhos e os escolhe como seus novos aprendizes. Nenhum dos dois almeja essa função para si, mas o poder de conceder imunidade - o que significa que essa pessoa não pode ser coletada por nenhum ceifador - para suas famílias por tanto tempo quanto eles viverem e exercerem a profissão de ceifadores é muito tentador. Mas como Faraday escolheu dois aprendizes e não um como é o costume, ao final do ano de treinamento apenas um deles receberá o anel de ceifador e entrará para a Ceifa, e o outro deverá retornar para sua família e vida antiga.

"Os mortais fantasiavam que o amor era eterno, e sua perda, inimaginável. Agora sabemos que nada disso é verdade. O amor permaneceu mortal, enquanto nós nos tornamos eternos."

Inicialmente insatisfeitos com o rumo inesperado que suas vidas tomaram, os adolescentes passam a através do convívio com o ceifador Faraday e dos ensinamentos transmitidos por ele sobre a importância do trabalho de um ceifador e o respeito que o mesmo deve ter por aquilo que faz e pelas pessoas que coleta, começar a almejar esse futuro para si. Afinal, o mundo precisa da Ceifa para garantir o controle populacional e desta forma garantir que tudo continue bem. E, se essa função precisa ser exercida, então que seja por pessoas que a façam com dignidade e sem obter prazer através dela.

"Ele me lembra que, apesar dos ideias grandiosos e das muitas defesas para proteger a Ceifa da corrupção e perversão, devemos estar sempre atentos, pois o poder vem infectado com a única doença que nos resta: a natureza humana. Temo por todos nós se os ceifadores começarem a amar o que fazem."

O problema é que nem todos pensam desta forma, mesmo em uma mundo controlado por uma Inteligência Artificial justa e benevolente, a natureza humana ainda prevalece e com ela suas belezas e também suas mazelas. Alguns grupos de ceifadores, que se intitulam como a nova ordem, não apenas sentem prazer naquilo que fazem como também julgam merecer levar uma vida de luxos e idolatrias, como se fossem semideuses.

É em meio a esta guerra por poder que a Ceifa se encontra, onde de um lado existe a velha guarda, que acredita nas suas leis e na dignidade e humildade da profissão, e do outro a nova ordem, com sua ganância e crueldade. E através de artimanhas e estratagemas, em uma jogada cruel de demonstração de poder, os destinos de Citra e Rowan são traçados e seus futuros passam a ser interligados de uma maneira trágica. A ligação estabelecida pelos dois e os sentimentos aflorados passam a ser uma tormenta, e só um deles sairá vivo deste treinamento.

"Mas o relógio nunca parava. Corria, inexoravelmente, para a morte de um deles."

Neal Shusterman criou um mundo incrível, muito bem estabelecido e diferente do que costumamos ler nas distopias por aí. A ideia central de uma instituição responsável por coletar vidas humanas, e sendo a única forma possível de morte, é inovadora e muito bem trabalhada, principalmente em conjunto com essa sociedade estagnada e guiada por uma Inteligência Artificial que, diferente do que se esperava, acabou por se tornar um bem para a humanidade e não um tirano sem controle.

"As pessoas temiam isso. Profetizavam a desgraça nas mãos de uma máquina desalmada. Pelo visto, porém, a máquina tinha uma alma mais pura do que qualquer ser humano."

O mundo sob o domínio da Nímbo-Cúmulo apresentado pelo autor é uma utopia, todas as melhorias possíveis já foram alcançadas pela humanidade, a fome e a miséria forram erradicadas assim como as doenças, a natureza finalmente foi preservada e não é mais um risco, vive-se um mundo de sonhos e de imortalidade. Um fator muito interessante sobre o livro é a maneira como ele trabalha questionamentos sobre a humanidade, sobre o que faz com que cada um de nós levante cada dia de manhã, que tenhamos sonhos e objetivos de vida, e como tudo isso seria afetado se vivêssemos em um mundo perfeito e imortal. Ainda teríamos sonhos? Quais seriam nossas motivações? Ainda existe felicidade quando ela é garantida, ou felicidade precisa ser conquistada?

Em meio a esses e outros questionamentos acerca da humanidade, o autor conta a jornada destes dois adolescentes durante o ano de treinamento para a função de ceifador. Citra é uma jovem dedicada e esforçada e que não gosta de perder, e que com o tempo a ideia de se tornar uma ceifadora passa não apenas a agradá-la mas também a ser sua missão, Citra não pode falhar. Porque se Citra falhar, se ela perder, todos perdem com ela.

"O que eu desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nos manterá humanos. Nenhum Deus vai poder nos ajudar se algum dia perdermos isso."

Rowan por sua vez inicia como um garoto comum que questiona sua falta de importância no mundo, ele não tem valor, ele não se vê agregando a algo, até o momento em que Faraday aparece na sua vida e ele pode enfim ter uma função relevante no mundo. Mas as coisas não são tão simples, e as reviravoltas causadas pelo jogo de poder na Ceifa colocam Rowan em uma situação complicada onde perder pode significar sua morte, mas vencer pode significar algo ainda pior.

Os personagens, assim como o universo criado pelo autor, são muito bem construídos e exercem de maneira magistral seu papel. Acompanhar cada pedaço da construção dessa história e dessa jornada e perceber como cada etapa foi trabalhada de maneira a agregar para o entendimento da história sendo contada foi um prazer sem fim. É a primeira vez que leio algo do Neal Shusterman e eu não poderia estar mais satisfeita do que estou. O livro é completo, bem escrito e a editora Seguinte está de parabéns pelo trabalho gráfico realizado nele.

"Não somos os seres humanos que fomos no passado. Então, se não somos mais humanos, o que somos afinal?"

O Ceifador é um livro com uma história incrível e muito bem construída, onde cada acontecimento importa para a trajetória dos personagens e em que cada página um novo questionamento sobre o livro e a história se faz presente. Neal Shusterman criou um universo único e especial, e eu mal posso esperar para poder fazer parte dele novamente.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/09/resenha-o-ceifador.html

Rebeca 05/09/2020

AI MEU DEUS???? Eu amei essa história. Em cada frase dá pra notar como o Neal Shusterman sabe exatamente como funciona o mundo que ele criou. Eu adorei o ritmo do livro, mesmo quando não acontecia algo surpreendente, continuei envolvida porque o mundo de O Ceifador é muito interessante. E cada plot twist (e foram vários!!!) me fez gritar alto. Tô muito curiosa pra continuar lendo essa saga.

Daniel Pedrosa 23/05/2021

Muito Bom !
Uma distopia diferente e cheia de reviravoltas ! Vale muito a pena ler este livro, se tiver oportunidade, não deixe de ler !

Resenha em vídeo no link : https://youtu.be/26bOaaVU2ow
Claudinei 09/05/2022minha estante
Fico receoso de ser mais um dramalhão adolescentes distopico.