Aimó Reginaldo Prandi

Resenhas - ///

1 | 2 | 3 | 4

Ari 24/04/2024

Aimó
Que experiência gostosa a leitura desse livro.
A escrita e a história são muito envolventes e a leitura corre fluidamente. Fiquei apaixonada pelas histórias dos orixás e mais ainda pela Aimó.

Maria 01/04/2024

Os orixás contam suas histórias como só eles sabem!
Ler aimó com certeza foi uma experiência maravilhosa, pois não é de hoje que tenho interesse pelos orixás e suas histórias, danças e tudo que engloba esse mundo tão bonito e encantado! Com contextos muito bem implantados, ao mesmo tempo que vemos a história da menina se desenrolar, somos nós um pouco dela, pois juntos assistimos o desenrolar de todas as outras histórias.
Com dois guias divertidissimos e muito cativantes, essa pra mim foi uma leitura leve, alegre, e que me aproximou mais de algo pelo qual sempre nutri muito apreço.
Um passado que eu não havia tocado por completo!

Gabriel1994 30/03/2024

Eu amei!! Muito bom conhecer sobre os orixás dessa forma. Bem leve, didática, curiosa... curti muito!

Me acabei com Exú ahahah muito ousado e saliente ne.

Carol 08/02/2024

Esse livro é lindo, mágico e emocionante
Uma verdadeira aventura que toca o nosso coração
Senti tantas emoções diferentes lendo ele, em especial o final

Silva79 21/01/2024

Aimó
Gostei muito do livro, minha mãe me deu de presente quando eu falei que queria saber um pouco mais das histórias dos orixás, achei uma leitura muito fluida :)

paulajustino13 08/01/2024

Lindo lindo ?
Uma viagem linda, sensível e ancestral. Senti e refleti muito durante a leitura, parecia que eu estava do ladinho de Aimó. Além disso, me deixou instigada a ir atrás da minha própria viagem espiritual. Super indico!

Leila267 02/10/2023

Me surpreendi, sensacional!

O leitura é fluida, interessante e divertida. Mistura mitologia Me surpreendi, sensacional! Este livro não é o livro religioso. Mas traz elementos culturais da mitologia afro-brasileira, nos apresenta os orixás, que são deuses de origem iorubá cultuados em diversas religiões de origem africana no Brasil e em outros países da América. Orixás, que conforme explica o autor, são a maior mitologia viva do mundo, fazem parte do legado cultural que negros africanos deixaram ao país que os escravizou.

O livro nos traz a historia de Aimó. Aimó, está perambulando no Orum, não sabe quem é, nem onde morava. Quando estava na Terra (Aiê), foi roubada da sua família e levada da África para o Brasil, para ser escravizada, ainda criança, já no Brasil, na casa dos senhores, adoece e morre. Agora Aimó, não consegue retornar ao Aiê, porque não lembra de onde veio, ninguém chama por ela. Sem família, também, não lembra da sua família, não sabe, nem conhece o orixá de sua família, sem proteção não pode renascer. Pois seria contra a lei do renascimento, mas Oxalá abre uma exceção para a menina e designar Exu e Ifá para levar e acompanhar a menina por tempos mitológicos para que pudesse escolher uma orixá pra ser sua mãe e puder renascer.

Alice.Oliveira 29/08/2023

Que livro lindo
Amei! Aimó merece todo amor do mundo. Exu o melhor personagem. Reginaldo conta a história dos Orixás de uma forma bem leve e didática, como se fosse para uma criança mesmo.

Gabirela1 20/08/2023

Recomendo ?
Livro pra escola mas bem legal
acho que ele não é um livro pra ler rápido como eu tive que ler, mas mesmo assim gostei.
só queria deixar uma parte da história de Iemanjá aqui, pq eu achei muito bonita.
Página 89, 90
?Quando informado do acontecido,
Imprimir não teve dúvida:
nomeou Iemanjá mãe da cabeça de toda a humanidade.
E não há lugar no mundo
em que seu nome hoje não seja venerado.
Onde houver uma mente insana,
uma cabeça desequilibrada, um louco, um deprimido,
um desnorteado, desanimado e triste,
onde houver quem por algum motivo perdeu a razão,
um sofredor, um colori, uma cabeça oca, lá Iemanjá é chamada.
E como no mundo dos homens e das mulheres
a loucura é o estado de alma que mais prolifera e faz sofrer,
o poder de curar dado a Iemanjá fez dela
a deusa mais venerada entre todos os orixás.
Não há poder maior que o dela,
é o que ela afirma com orgulho e alegria.?

claradebolacha 15/07/2023

Emocionante
Que lindo ler sobre as histórias dos orixás e conhecer mais sobre cada um de forma tão detalhada. Me fez abrir bem mais os olhos e até querer falar sobre com outras pessoas (uma pena que sabemos mais de mitos gregos e nórdicos do que dos africanos e indígenas brasileiros)

Rebecca.Valenca 27/06/2023

Excelente
Interessantíssimas estórias sobre mitologia africana. Achei extremamente agradável e de fácil entendimento, essa viagem ao mundo dos orixás e de suas vidas. Vale a pena demais!

Jé Goulart 12/04/2023

- Aimó morre e vai para o Orun.
- No Orun é apresentada aos orixás com a missão de escolher qual será seu orixá.
- Uma linguagem fluída, que mostra a cultura, crença e mitologia africana com pinceladas importantes e necessárias a respeito da colonização do Brasil.

Livro fluído, envolvente e acolhedor.

"A culpa não é de quem não entende o que não é dito, mas de quem fala o que não se pode entender."

"Tradição a gente não inventa, a gente respeita."

"Viver, omó mi, é refazer sempre a busca permanente de nós mesmos, é decifrar de novo todos os segredos, redescobrir quem somos, é reinventar o mundo. É para isso, omó mi, que a vida serve: para viver."

Anna Paixão 08/04/2023

Explorando outras culturas?
O livro narra a aventura de Aimó uma criança sem memória, que não sabe de suas origens, de sua família ou se quer lembra o próprio nome. Um belo dia Aimó acorda em Orum a mundo dos orixás e a partir desse momento a sua existência toma um novo rumo.
Acompanhada de Exu e Ifá, Aimó embarca em uma aventura para descobrir/encontrar a orixá mãe de sua cabeça.
As histórias que surgem ao longo da narrativa focam principalmente nas vivências/experiências das orixás mulheres mas acabam se misturando a de alguns orixás homens.
É uma narrativa interessante e divertida.
Como o próprio autor deixa claro nas notas finais essa obra não busca ser religiosa o foco principal, mas sim construir uma narrativa de aventura.

Vitória 16/03/2023

O carnaval acabou há quase um mês e, nesse período lembrei como meus sambas-enredos favoritos saúdam aos orixás, mas eu mesma nada sei sobre eles e elas.
Por isso, acabei encontrando a história de Aimó, uma menina desconhecida e perdida no Orum, o mundo dos orixás. Que acompanhada de Exu e Ifá, tem a missão de encontrar sua mãe (aiabá) para então, reencarnar no Aiê.
Cada capítulo trás histórias sobre as aiabás e, junto com Aimó, fui ficando também encantada.
Como acabei de terminar a leitura (e ela me introduziu a um mundo de maiores curiosidades), ainda não sei muito do que falar, além de que é uma história com histórias surpreendentes, carinhosas e fortes com erros e acertos.
Gostei muito do que li sobre Oxum e Iansã.

Li em 3 dias e fiquei muito conectada, me imaginando no lugar de Aimó, referindo sobre qual seria a escolha dela, assim se valem as 5 estrelas.

Veenus0 10/03/2023

Me decepcionei
Eu tive que ler este livro para a escola no ano passado e fiquei empolgada quando descobri que se tratava da mitologia iorubá, já que eu sou fascinada por mitos e lendas, mas no fim, o  livro me decepcionou.
  A historia do livro é boa e tinha potencial, mas a maneira que é contava é muito entediante e confusa. Os capítulos são longos e não seguem uma ordem cronológica, além disso eram extremamente chatos e sem fluidez, não tinha vontade de continuar lendo.
  Acho que eles podiam ter explorado mais o passado da Aimó, que eu honestamente a achei sem personalidade alguma.
  Porém o final foi o que mais destestei, toda a jornada da protagonista foi em vão. Ou seja, acho que não vale a pena ler este livro.

1 | 2 | 3 | 4