Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

Isabelly.Godoy 31/05/2022

Uma escritora eterna
Ler Clarice é sempre uma experiência e as histórias reunidas nessa coletânea são incríveis como já conhecemos da autora. O diferencial para mim, foi conhecer como a obra de Clarice afetou diferentes pessoas, a importância que suas histórias tiveram na vida de cada um, como mesmo lendo o mesmo texto, podemos ter emoções particulares. São nesses momentos que percebemos como a arte é eterna, como Clarice ainda vive em suas obras e no impacto que elas causam e ainda irão causar em muitos leitores pelas gerações.

DIRCE 14/06/2010

Valem a pena ler de novo
Meu marido costuma dizer que uma das vantagens de se ter vivido várias décadas é que, quando assistimos à reprise de um filme se tem a sensação de que o estamos assistindo pela primeira vez, pois já não lembramos de mais nada.
Com o livro Clarice na cabeceira a sensação que tive foi semelhante: de que estava lendo pela primeira vez, que eu estava “debutando” nos contos ali contidos, contos , que eu já havia lido, se não todos, quase todos. Mas essa sensação não foi porque eles haviam caído no meu esquecimento.O que me aconteceu foi que a releitura desses contos me permitiu novos entendimentos, novas descobertas,novos enternecimentos.
È um livro apaixonante ( e daria para não ser?) e a apresentação dos contos por leitores famosos , juntamente com a introdução do livro, são um deleite a parte.
Entretanto, há um porém: no meu entendimento, não é um livro destinado à cabeceira. Não é um livro para se ler quando se está sonolenta, e sim, quando se está bem desperta para se poder desfrutar da leitura ou releitura, como é o caso do conto Felicidade Clandestina, que eu havia lido no livro A Descoberto do Mundo com o título: Tortura e Glória, ou ainda se “descabelar” por ficar, mais uma vez, sem entender o conto O ovo e a galinha ( que triste!!!) .
É um livros , cujos contos, constam de outros livros da Clarice, mas que sempre valem a pena ler de novo, e se, a leitura for feita em voz alta, é uma experiência e tanto.
Wilde Green 20/02/2022minha estante
Dirce, isso que você falou sobre sua leitura da Clarice já aconteceu comigo também, mas na leitura de outros autores. Quando lemos um livro aos 16 anos de idade fazemos determinada leitura, mas se lermos o mesmo livro outra vez aos 37 a leitura será completamente outra.

Acredito que isto acontece porque, embora o texto seja o mesmo, o leitor já é outra pessoa. Isto que te relatei está acontecendo comigo. Estou lendo "O Silmarillion", um dos livros de J. R. R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis". Quando li pela primeira vez estava saindo da adolescência e fiz uma leitura rasa, focando apenas no enredo e meio sem paciência para os detalhes. Queria só saber onde o livro ia chegar. Hoje estou com 37 anos e estou relendo o livro. Embora seja um texto de fantasia, não é um texto qualquer, seu autor era um erudito linguista, logo há muito o que se admirar, é o que eu chamo "uma escultura literária", uma grande obra. Há muita poesia e muita humanidade transformada em texto nesta obra. Mas eu só consigo perceber tais coisas hoje em dia, que além de ter muito mais experiência de vida também sou bem mais culto do que naquele tempo. Fico pensando no teu caso e do seu marido. Ao que percebo ambos têm mais de 50 anos. Nossa! Que leitura devem fazer!

O texto não muda, mas o leitor sim, logo a leitura é quase que inteiramente outra. Por isso temos a sensação de estar diante de algo novo.

Isso é uma das coisas que acho mais fascinantes na literatura. E é mais incrível ainda quando fazemos isto com textos que nos forneceram fundamentos de percepçao de mundo ou bases morais. Quando relemos estes textos parece que é toda nossa vida e nossas escolhas que passam diante de nossos olhos.

oursapphism 04/01/2023

?[...] Nunca atingiremos em nós o ser humano: a busca e o esforço serão permanentes. E quem atinge o quase impossível estágio de Ser Humano, é justo que seja santificado.
Porque desistir de nossa animalidade é um sacrifício.?

Samylle 29/11/2020

Fantástico
Foi meu primeiro contato com a genialidade de Clarice, uma autora incrível e que é estritamente sublime com as palavras. Com certeza, ela entrou no rol dos meus autores favoritos.

Laila.Muniz 30/04/2023

"CLARICE ME DEIXA MUDA."
Li livro físico + da biblioteca. | "Nós é que estamos à beira de Clarice, à beira de Claricear, e nunca Clariceamos; estamos à beira de nascer um Clariceão imenso dentro de nós, e nada, nada de nos entregarmos ao Clariceamento: 'Que estou a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós.'"

Esse livro foi uma experiência. Clarice repercutiu e repercutirá sempre em minha vida. Suas palavras são acolhimento e desconforto.

Simplesmente leiam.
"Perdoando Deus" (principalmente), "A repartição dos pães", "A língua do P" e "O relatório da coisa" criaram e recriaram minha visão do mundo.

lispectoreana 31/05/2023

Clarice na Cabeceira
"Crônica é um relato? Uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei."

Durante semanas, busquei por uma maneira de ser introduzida a Clarice Lispector e seu caos. Não parecia certo ler nenhuma de suas obras sem conhecer fragmentos de quem ela era antes. Quando me vi cara a cara com a oportunidade de ler fisicamente Clarice na Cabeceira, na biblioteca de meu colégio, não pude ignorar o chamado.

O que mais me tornou aflita no momento em que decidi que queria entender quem era Clarice, foi a intensidade e brutalidade com que me disseram que escrevia. Estava com medo de ler Clarice Lispector. Agora, imagino que se um dia alguém tenha dito essa mesma frase para a autora, ela tenha rido, ou talvez enrubescido, e em seguida dito alguma metáfora sobre como o Homem é nada mais que poeira, ou, dependendo de seu humor, revelado que Lispector não é para todos.

Quando li a frase "Clarice não se entende, se sente" há tempos, minha curiosidade sobre o que essa mulher faz com seus leitores se atiçou, e cá estou eu, completamente imersa no gênio de Lispector.

'Clarice na Cabeceira' reúne várias crônicas da autora que são, ora um enorme abraço e palavras de identidade, ora um enorme tapa na cara que arranca dores muito mais que físicas. Me senti uma amiga dela, naquele período onde recém se conhecem. Sua escrita tem momentos de compreensão total e de compreensão nenhuma, mas em momento algum deixei de sentir que estava em sua presença. Existe um quê de carinho em suas palavras, um amor pessoal, materno, existencial, que me cativou e me fez continuar conforme a voz de sua mente ressoava na minha cabeça, fui dormir pensando na crônica "As três experiências." Onde diz que espera encarnar novamente no corpo de uma leitora interessante e comum, apenas para que possa ler suas próprias obras sem saber que são suas.

"Uma das coisas mais solitárias que conheço é não ter a premonição."

Me senti caoticamente compreendida por ela, que não esconde o que pensa. Meu medo foi em vão, ou talvez não, pois deveria temer a obra de arte com que estaria lidando. Eu, que confesso não ser muito da literatura Brasileira, posso dizer a popular frase "Clarice Lispector alugou um tríplex na minha cabeça."

Aprendi que Clarice é para qualquer hora, qualquer dor, qualquer clima, qualquer pessoa.

━━━━━━━━

Crônicas favoritas:

➤ 'Das vantagens de ser bobo.'
➤ 'Se eu fosse eu.'
➤ 'As três experiências.'
➤ 'Persona.'
➤ 'Amor imorredouro.'
➤ 'O ato gratuito.'
➤ 'Lição de Filho.'

Jady 04/04/2021

Para ler com calma.
Foi meu primeiro livro de Clarisse e devo dizer que gostei demais. Algumas crônicas não me agradaram, mas tenho certeza que ela não esperava que agradasse a todos.
Esse livro foi feito para você ler com calma, sem pressa, digerindo as crônicas, gostando ou não delas.
Algumas introduções foram ótimas e direcionaram perfeitamente sobre o que era a crônica a seguir. Porém, algumas achei longas, onde a pessoa parecia querer pegar o protagonismo da obra.

No geral é um ótimo livro, talvez não seja o ideal para primeiro da autora. Vou procurar por outros livros dela.

Laura 06/07/2020

Gostei muito dessa seleção, ler e reler Clarice é sempre uma experiência incrível

Maristela 26/12/2020

Este livro contém contos de Clarice selecionados por leitores seus . Cada um deles é acompanhado de um texto onde era revelam o quanto as palavras de Clarice Lispector têm repercutido em suas vidas . Gostei demais .
Recomendo fortemente

Viquetoria 12/11/2020

Ótima introdução às crônicas de Clarice
Gostei bastante do livro, principalmente dos depoimentos de diferentes artistas antes de cada crônica. Como só conhecia a crônica "Mineirinho" (que aliás é pra mim uma das melhores), o livro foi perfeito para me introduzir aos outros textos da Clarice. Tem inclusive um pequeno índice com todas as obras da autora, o que só me faz querer correr atrás de ler tudo, pra ter mais dessa experiência única que é ler Clarice Lispector.

Amandinha_13 25/12/2021

Chato
Meu primeiro contato com obras da Clarisse Lispector não foi o que eu esperava. Dentre todas as crônicas que eu li desse livro, gostei apenas de 3, no máximo. A diagramação do livro é horrível, tem pelo menos três tamanhos de letras diferentes e isso me incomodou, entretanto não atrapalha a leitura.

Rafael.Montoito 04/06/2021

Tocante e intimista
É incrível - e praticamente indescritível - a capacidade que Clarice Lispector tem para escrever sobre o detalhe, quero dizer, sobre aquilo que às demais pessoas passaria despercebido. Com isso, não se percebe apenas sua sensibilidade no olhar, mas também o quanto suas palavras são capazes de dar destaque às coisas comuns: uma flor, um rato, uma cartela de ovos, um vestido etc são elementos capazes de fazer suas personagens mudarem de vida.
"Clarice de cabeceira" é um excelente átrio para as obras da escritora, pois reúne vários contos escolhidos e apresentados por artistas, escritores e jornalistas. Nestas páginas, as emoções pululam, nunca de maneira leviana: culpa, desejo, medo, solidão, inveja, descaso etc - tudo muito humano, tudo muito real.
Os textos fluidos de Clarice, que por diversas vezes são fluxos de consciência da personagem principal, equiparam-na à grandiosidade de Virginia Woolf; não que Clarice precise dessa referência ou comparação para existir, mas leitores que a desconhecem podem, assim, entender a grandiosidade de seu talento.
Nas situações corriqueiras da vida - e a partir delas -, Clarice, com maestria, força o leitor a enxergar realidades outras; por vezes, com roupagem sutil e suave, ela literalmente esfrega a verdade na cara do leitor.
Não sei se a obra de Clarice é suficiente para tocar as almas insensíveis - os que têm sentimentos de pedra não são dignos dela, em nenhuma hipótese -, porém tocará em profundidade aqueles que optam por abraçar as emoções da vida em suas vivências.
Craotchky 04/06/2021minha estante
Exatamente! Aborda o que parece impossível abordar e descrever

iwhendria 03/04/2024

À beira de Clarice.
Sempre falo isso toda vez que faço resenha de algum livro da Clarice mas eu acho INCRÍVEL e extremamente lindo a forma como ela escreve sobre sentimentos inexplicáveis. Estou tal qual a Maria Bethânia, incapaz de escrever sobre Clarice Lispector. Enfim, leiam as obras dela!! O jeito dela de transformar qualquer situação monótona em arte é belo de se ver e ler, divaguei pelas páginas e mergulhei novamente no incrível mundo da Lispector.

Rosina.Forteski 19/01/2021

Vasto mergulho
O livro apresenta uma diversidade de crônicas, ou não-crônicas (definição mais próxima de Clarice), que nos levam a diferentes cenários, geográficos e perceptuais, em uma jornada inebriante, salpicada de constações profundas que saltam extasiantes das páginas, em um jogo de palavras que às vezes jogamos com facilidade, outras, com certa lentidão mundana. Clarice é assim, o livro desnuda isso, múltipla. Às vezes densa, às vezes leve, sempre brilhante. As (não)crônicas são apresentadas por relevantes figuras da literatura e algumas outras áreas afins, que nos presenteiam também com o relato de vivências preciosas experienciadas com a própria Clarice, ou, não menos tocante, com sua relação com a grandiosidade da obra da autora. É um livro curto, mas pra ler com calma, pra deglutir cada frase esbaldando-se em um bufê de imprevisibilidade. Bom apetite.

Renatinha 29/05/2021

Escolha certa.
Acho interessante, eu que estou começando agora ler Clarice Lispector ter feito desse livro minha 3° leitura de um livro dela. E tudo porque ele não têm apenas crônicas dela, mas também relatos de pessoas que já a conheceram além de terem sido ávidos leitores dela. Assim, eles antes de qualquer crônica que escolheram e que formam esse livro, eles falavam dela,delas, também falavam de momentos vividos com Clarice. Eles a apresentavam e eu me sentia a conhecendo em cada página. Por isso penso que fiz a escolha certa. E o que mais me marcou nesse livro foi os relatos de Caetano Veloso sobre ela. Concluindo, me emocionei, sorri e me apaixonei por Clarice Lispector em cada linha que li nesse livro, entre suas crônicas e relatos dos envolvidos que fizeram dele essa maravilha!!! Super indico ainda mais para quem não era acostumada a ler ela, como eu...