Luz e Sombra

Luz e Sombra Anaté Merger

Resenhas - Luz e Sombra

Lina DC 24/07/2017

"Luz e Sombra" é uma belíssima história escrita pela autora Anaté Merger. A história é narrada em terceira pessoa e é dividida em partes, sendo que a primeira se passa em 2016.
Virgílio é um engenheiro que tem sonhos constantes com uma mulher desconhecida. Sonhos esses que deixam claro que os dois tem uma forte conexão, mas que termina sempre em um sobressalto.

"Ao olhar nos olhos escuros e profundos de Virgílio e sentir a sua boca contra a sua, ela
soube que nada mais poderia separá-los.
Nem mesmo a sua irmã.
Nem mesmo a morte.
Nem mesmo o tempo." (p. 05)

Virgílio é um homem de 27 anos, que após o pai ter tido um AVC, mergulhou de cabeça na Lopes de Macedo Empreendimentos. É um homem frio que não demonstra suas emoções em momento algum e tem um relacionamento vai e volta com Clara, uma atriz de 25 anos de idade. Alguns meses antes, Virgílio sofreu um acidente e Clara esteve ao seu lado durante a recuperação. Fato que ela não deixa de ressaltar e cobrar constantemente. Clara é fútil, mimada e egocêntrica, mas para Virgílio é uma boa situação, pois da parte dele não tem apego emocional.

"— Você está vendo isso, Virgílio? Todos os homens presentes não conseguem tirar os olhos
de mim, eles me acham deliciosa... Mas você... — Ela apontou para ele em um movimento tosco. —
Você! É o único que não me enxerga, parece que uma parte sua foi destruída naquele maldito
acidente. A parte que me amava! Por que, Virgílio, por que você não consegue me amar? Por quê?" (p. 14)

Os dois vão passar um final de semana no Vale do Café, para visitar a Fazenda Inocência, da Sra Marie Clément, uma senhora que perdeu o marido recentemente e que pretende voltar à França, pois não tem herdeiros ou motivos para permanecer no Brasil. Mas ela não quer vender a fazenda para qualquer um. A Sra Marie Clément quer que o próximo dono seja alguém que compreenda a riqueza histórica do local e queira preservá-la.

Virgílio fica instantaneamente apaixonado pelo local, mas fica ainda mais deslumbrado quando encontra um quadro da mulher dos seus sonhos.

"Virgílio passou as mãos nos cabelos desalinhados e levantou os olhos deixando-os
percorrerem os lençóis imaculados, o espaldar alto da cama em madeira escura e o papel de parede
floral até chegarem ao quadro do século XIX. O seu corpo inteiro vacilou ao pousar os olhos sobre
o olhar azulado que faiscava em sua direção e naquele momento ele teve certeza de que aquele rosto
de porcelana protegido por um leque olhava para ele. Apenas para ele. Um olhar que o envolveu em
uma aura de bem-estar como se braços invisíveis se apoderassem dele em uma carícia indescritível." (p. 06)

Algumas situações inexplicáveis começam a aparecer e evidências de que Virgílio conheceu Olympia Antunes (a mulher do quadro) são reforçadas. E ao investigar as possibilidades, Virgílio é levado para outra época e irá se envolver em um relacionamento fraternal repleto de raiva, intrigas, manipulações e mentiras.

É nesse momento que o leitor é levado para a Segunda Parte do livro, que se passa em 1873 e observamos em primeira mão o que aconteceu entre Olympia e Virgílio.

O livro é repleto de personagens maravilhosos, como Augusto, Helena, Severa e até mesmo Olívia. Cada um deles tem um papel a desempenhar na história e sua presença é primordial para a coesão do enredo. A escrita da autora Anaté Merger é delicada, sensível e repleta de sentimentos, fazendo com que o leitor se conecte ainda mais com essa linda história de Virgílio e Olympia.

"Luz e sombra" é uma extraordinária história de amor que atravessa o tempo e comprova que, quando o amor é verdadeiro, ele é atemporal.

"Virgílio caiu de joelhos, cobriu o rosto com as mãos e se rendeu à evidência. Ele não
poderia, não queria, não suportaria mais resistir à voz que gritava em alto e bom som que ele estava
apaixonado. Apaixonado por um fantasma..." (p. 06)

joanice.oliveir 08/05/2017

Resenha: Luz e Sombra
Luz & Sombra é um romance que ultrapassa os limites do possível e nos presenteia com um amor que derrubara as barreiras do tempo.

Virgílio é um engenheiro carioca e muito renomado que trabalha na revitalização de antigas fazendas de café para empreendimentos turísticos. Ele é um homem fechado, taciturno, forte e impenetrável. Teve diversos casos amorosos, mas atualmente namora com a irritante Clara.

Um dos maiores trabalhos é com a linda fazenda Inocência que ele quer fechar negócio com a Sra. Marie que é a dona da fazenda, mas está querendo voltar para França e se afeiçoou pelos modos sofisticados e dignos da nobreza de Virgílio que daria um ótimo administrador daquele lugar.

Virgílio se encanta por Inocência no momento que coloca seus pés na fazenda. Não é a mesma opinião de Clara que odeia natureza e tudo mais que não permita o avanço do ser humano. Ele ainda se pergunta o que faz ao lado de uma mulher que não ama. Isso pode ser, porque sonha todas as noites com uma mulher de olhos azuis penetrantes, loira e dona de um sorriso que desperta todo seu amor escondido naquele coração de pedra.

Quando vai conhecer o quarto que dormira em Inocência para fechar as negociações com a dona do lugar, o coração de Virgílio se depara com a mulher que perturba seus dias depois do acidente em um cruzeiro um tempo atrás. A jovem de sorriso escondido atrás do leque pintada num quadro magnífico era a mesma que perseguia seu sono. Olympia, uma das filhas do Barão Antunes no século XIX... Vocês leram bem... Virgílio sonhava com uma mulher da época do Café no Brasil!

A mente do homem não aceitava aquela loucura. Quer dizer que seu coração ansiava por uma mulher morta há uns dois séculos atrás? Como ele poderia sonhar com uma mulher que nunca conhecera e muito menos ouvirá falar dela? Virgílio é tomado por uma determinação feroz e busca respostas. Termina seu relacionamento maluco com Clara e só recebe a carta de aviso que um processo foi aberto por ela por danos morais. Isso pouco importa. Sua atenção está voltada para sua amada fantasma.

“As horas passam lentamente como se não houvesse nenhuma diferença entre vida ou morte, amor ou ódio, paixão ou abnegação”

Ele torna-se obcecado por tudo que contenha a mínima informação por Olympia e encontra-se com a biografa de sua amada e sua irmã Olívia. Dona Helena é descendente dos Antunes e sabe diversos segredos dessa família e fica muito feliz quando Virgílio traz uma caixinha encontrada no quadro “Gêmeas em flor” que Clara quebrou quando teve um ataque de fúria em Inocência. A mulher abre a caixa e encontra uma corrente de batismo e um anel de formatura. Os objetos pertencem nada mais e nada menos do que de Virgílio. Mas como o anel de formatura dele e a corrente de seu batismo foram parar numa caixa do século XIX?

Uma teoria é levantada: Dona Helena e sua assistente Cintia acreditam que quando Virgílio sofrera um acidente há um ano num cruzeiro, ele tenha caído num “buraco de minhoca” ou como muitos conhecem numa fenda temporal. Quando ele caiu no mar foi parar justamente no navio que levava Olympia e sua irmã Olívia para a Europa e nesse momento eles tenham se apaixonado perdidamente e por isso as joias dele tenham desparecido no seu acidente e explica, porque quando fora resgatado, seus hematomas já pareceriam curados.

“Virgílio soube naquele instante que ele pertencia a Olympia e que isso seria para sempre.”

Como acreditar que ele fora parar no passado? Como crê que a mulher que ele estava loucamente apaixonado era uma mulher audaciosa e fora do seu tempo era uma jovem de dois séculos atrás? Como podia ser possível entrar numa fenda temporal? E se fosse verdade, por que arrancaram ele daquela realidade que trazia amor para sua vida?

Pensa num livro que me deixou bem perdida e cheia de teorias insanas? Luz & Sombra é uma construção narrativa que conquista o leitor de uma forma completa, porque Anaté traz uma das temáticas mais discutidas na Física que é a existência de fendas temporais que poderiam nos levar para qualquer ponto do Tempo, já que a cronologia é apenas um artifício usado para compreendemos o conceito de “Tempo”.

Virgílio é um homem controlado, impenetrável e muito racional. Nunca amou uma mulher e sente-se incapaz disso até começa a sonha com Olympia e se depara com essa insanidade de ter ido ao passado e se apaixonado ferozmente por ela e está sozinho agora no presente. Ele torna-se um frangalho quando vir-se longe de quem ama e perde toda sua capacidade de raciocinar e deixando sua família e amigos preocupados com sua vida.

“Os olhos azuis pareceram se iluminar ao ver o rapaz, brilhando como fogos de artifício, em uma expressão determinada como se de alguma forma ela também ansiasse por reencontrá-lo.”

Olympia era uma jovem forte, linda e com ideias a frente do seu tempo. Ela meticulosa e acreditava que os negros nunca deveriam ter sido escravizados e tratava com amor e gentileza todos os escravos e isso irritava a todos, inclusive a invejosa da sua irmã gêmea Olívia.

Dona Helena é uma mulher apaixonada pela história de seus antepassados e quando se depara com Virgílio e essa loucura de fenda temporal se deleita com essa aventura incabível para pessoas racionais e se emociona com descobertas que estavam escondidas durante gerações.

O romance é uma mescla de romance histórico com a atualidade e essa pitada de Física que deixa uma leitura cativante e inesquecível, porque não limita as possibilidades à esse terreno físico na qual vivemos e mostra estudos profundos que um campo científico vem crescendo há décadas e vemos isso nos livros da trilogia Orfanato da Srta. Peregrine.

A capa do livro mostra o olhar penetrante de Olympia e coloca em dúvida como essa história ilógica para os racionais termina, mas posso avisar que termina de forma inesperada, porém com um gosto de um sonho de verão.

Luz & Sombra é uma história inusitada e ousada de Anaté que mostra que o Amor não tempo e lógica para acontecer.

"Tudo o que nos pertence sempre acaba nos encontrando".

site: http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/2017/05/resenha-luz-sombra-anate-merger.html

Samantha 05/05/2017

Leitura que prende e fascina
Eu diria que o livro é um bom exemplo de romance histórico. Trata-se da história de Virgílio, homem bonito, rico e bem-sucedido de 2016, mas que vive com a impressão de que não pertence a esse tempo. Ele passou a ter essa impressão depois de um acidente de barco, pouco tempo antes dos acontecimentos do início do livro, enquanto comemorava o casamento de um amigo.

A impressão de não pertencer a esse tempo é manifestada em uma paixão. Ele é apaixonado por uma mulher que aparece em seus sonhos e delírios, porém são sonhos muito vívidos e reais. Ele sabe detalhes e conhece as feições de sua paixão.

Um homem muito culto, refinado e apaixonado por antiguidade e história, acaba se interessando por um imóvel especial. Uma fazenda no interior do Rio de Janeiro chamada Inocência. Quando entra na fazenda, o local o atrai magneticamente. Através de uma linda obra de arte chamada Gêmeas em Flor, ele logo identifica a mulher de seus sonhos. Ele sabe que o que vive é incomum, é loucura para quase todo mundo. Mas o que ele sente é real, é uma paixão que o consome.

Apesar de ter um relacionamento completamente atribulado com Clara, uma linda e fútil mulher, ele sente que aquilo é passageiro. Ele sabe que ela não é a mulher de sua vida e isso fica evidente quando ele olha para a obra de arte e quando Clara tem um acesso de fúria que quase arruína completamente o quadro.

Virgílio fica por algum tempo hospedado na fazenda, enquanto sai a documentação e se desenrola todo o processo para adquiri-la. Seu irmão Augusto percebe que há algo errado com o irmão, que não ousa revelar que está apaixonado por alguém inatingível, que viveu em outro tempo. Através de pesquisas, conversando com Marie (atual proprietária da fazenda) e conversando também com Helena, uma descendente dos antigos proprietários da fazenda, Virgílio descobre que as gêmeas idênticas do quadro chamam-se Olympia e Olívia e eram filhas do dono da propriedade. Mulheres belíssimas e encantadoras, com personalidades completamente diferentes. A paixão de Virgílio é dirigida a Olympia.

O incrível é a escolha do nome: Olympia. Não sei se foi intenção da autora, mas o Monte Olimpo é a morada dos deuses na mitologia grega. É um local inacessível para a maioria dos mortais. Virgílio quer algo impossível: quer viver um amor com uma mulher que viveu há mais de 100 anos atrás. Quer viver não: ele sente, em seu âmago, que viveu esse amor.

Uma paixão dessas é possível ser vivida? A história mostra que sim. Misturando elementos de história, erotismo e até ficção científica, a autora prende o leitor.

Escrevi uma resenha completa no link abaixo:

site: http://meteoropole.com.br/2017/03/resenha-de-luz-e-sombra-novo-romance-de-anate-merger/

Vânia 27/02/2017

Romance e Viagem no Tempo pela ótica Masculina
Virgílio estava à frente nos negócios da família, Lopes Macedo Empreendimentos.
Desde que seu pai tivera um AVC, quando Virgílio ainda estava na faculdade de Engenharia, ele ficou com a responsabilidade de alavancar a empresa. E ele conseguiu.
Anos mais tarde, a empresa era uma referência em compra, reforma e venda de antigas propriedades.

Com sua namorada de um relacionamento de 4 anos, Clara, ele decidiu viajar para o Vale da Paraíba para conhecer uma pousada que estava à venda.

Este relacionamento deles seria um capítulo à parte.
Há algum tempo, precisamente desde que sofrera um acidente no barco do casamento de um amigo, Virgílio parecia não ser mais a mesma pessoa. Ele e Clara não tinham mais nada em comum, e mesmo o sexo, que com ela poderia ser classificado como do tipo selvagem, topa qualquer parada, já não trazia real satisfação a ele.
De verdade, ele vinha tendo sérios problemas quando dormia, porque seus sonhos eram povoados pela imagem de uma mulher com olhos claros penetrantes, que ele nunca tinha visto antes.

Ao chegarem na pousada, uma habitação da época do Império, que havia pertencido a Honório Antunes, um dos maiores barões de café da região, Virgílio teve que, primeiro, lidar com o péssimo gênio de Clara, que não queria se hospedar num lugar com nada para fazer. Depois, com as emoções que o inundaram quando uma revelação lhe é feita: aquele lugar havia algo de mágico em sua vida.

Num dos quartos da pousada, cujos donos franceses fizeram uma ótima restauração para manter o clima do passado, havia um retrato que mudaria a vida de Virgílio, as Gêmeas em Flor.

O retrato trazia as duas filhas gêmeas de Honório Antunes, Olympia e Olívia.
Apesar de serem indênticas e uma delas estar com o leque escondendo parcialmente o seu rosto, ele sabia que ali estava a mulher misteriosa de seus sonhos. Agora ele sabia seu nome e parte de sua história.
Mas como ele poderia estar sonhando com alguém que viveu em outro século e cuja foto ele nunca havia visto antes?

Mais do que interessado em comprar a fazenda, Virgília parte para conhecer a história que o ligava àquela mulher.
Ele lê livros da biografia sobre a fazenda e a família Antunes e consegue, através de seu irmão Augusto, se encontrar com uma das escritoras; uma descendente da família.

Por conta de um ataque de raiva de Clara, que conseguiu a proeza de quase destruir o quadro, Virgílio toma posse de uma caixa de madeira lacrada. Para abri-la era necessário descobrir a palavra-chave e a baronesa Helena, a biógrafa, tem a resposta.

Virgílio se vê frente a um pequeno saco de veludo contendo umas joias e uma carta com as folhas amareladas.
Conforme ele, Helena e a assistente historiadora dela, Lúcia, iam conhecendo o conteúdo da carta, uma história impossível se acortinava frente a eles: Virgílio e Olympia haviam se conhecido e sido amantes.

Cada vez mais obcecado em querer conhecer como tudo isso havia sido possível, Virgílio é levado para uma viagem no tempo e espaço que o faria repensar sobre as probabilidades do universo, dando-lhe uma segunda chance de encontrar a felicidade...

Viagem no tempo. Sim, é disto que o livro se trata. Mas como tudo acontece é que é a grande sacada do enredo.
Claro que não vou contar como, mas garanto que ao longo da leitura, o leitor fica na torcida de que isso aconteça logo.

Além do romance entre dois personagens de épocas diferentes, há ainda todo um mistério envolvendo a fazenda (pousada), com direito a chantagens, brigas, espionagem e ganância.
Os personagens secundários dão a medida exata ao enredo, trazendo romances paralelos cheios de intrigas.

A narrativa é muito bem desenvolvida. A autora, jornalista e autora independente, fez uma pesquisa apurada sobre os costumes e linguajar de época.
O livro é stand alone, sem cliffhanger. Muito bom ritmo.

A capa é belíssima, dando destaque à fazenda em questão e à irmã principal da trama, a mulher com olhos enigmáticos atrás do leque.

Quanto ao final... Bom, este é uma caixinha de surpresa...
5 estrelas

Daniele 02/03/2017minha estante
É livro único ou série?

Kaline.Araujo 13/03/2017minha estante
Tbem gostei muito.achei lindo o livro
Bem escrito com uma otia pesquisa historica.
Um amor lindo ?

Anaté Merger 22/03/2017minha estante
Oi Daniela, tudo bem? Luz e Sombra é um livro único. Muito obrigada pelo interesse, espero que a leitura lhe agrade. Fico aguardando aqui o seu comentário. Um abraço!

mara sop 25/02/2017

Um Amor no Passado
É possível viajar no tempo e viver um grande amor?
Virgílio é um jovem arquiteto carioca muito bem sucedido que sente que lhe falta algo, mas ele não sabe bem explicar o que seria. Tudo muda quando ele compra uma antiga fazenda de café que, além de exalar um cheiro famíliar, tem um quadro de um par de gêmeas que ele simplesmete não consegue tirar os olhos. Uma das irmãs, Olympia, o fascina, e ele se dá conta de que se apaixonou por ela. Mas o quadro guarda um segredo, uma caixa escondida na moldura que influirá no passado e no futuro de Virgílio.

A abertura dessa caixinha é o estopim para uma viagem ao passado, aonde Virgílio conhece pessoalmente a jovem do quadro, descobrindo que a moça de carne e osso é ainda mais fascinante que a da pintura. E um magnetismo irresistível nasce num balançar das ondas durante um cruzeiro transatlântico. Um acidente, uma viagem, uma história de amor que nem o tempo poderá apagar.

O livro é simplesmente delicioso, desses que a gente não consegue largar porque precisa saber o que vem a seguir. E a pesquisa histórica também é super bem feita, dá pra sentir na descrição dos usos e costumes, das roupas e do estilo de vida da alta sociedade brasileira da época. Super recomendo pras super românticas que querem um livro que as surpreenda além de fazê-las suspirar.

site: https://goo.gl/asxprJ
Kaline.Araujo 13/03/2017minha estante
Livro muito gostoso de ler.