Para depois que eu partir

Para depois que eu partir Heather McManamy
William Croyle

Resenhas - Cartas Para Brianna

sofi 10/09/2022

finalmente acabei ?
demorei pra acabar esse livro que é curtinho pra ler por estar de ressaca literária e pela escola que não me deixa ler tanto quanto queria.
considerações sobre o livro:
-gostei muito, é um livro bem emocionante,que aquele que você para e fica pensando sobre.
-ele te traz muitos ensinamentos e mostra como devemos aproveitar a vida!

Martita 09/09/2022

Lindo e triste.
Mas a vida como ela é.
Viver a vida sempre perto de quem realmente amamos e como se fosse o último dia... ?

ranylson.carvalho 07/09/2022

incrível
Uma leitura maravilhosa! Heatther faz esse livro transbordar de ensinamentos. Me senti contagiado pela sua energia. Ri muito das aventuras dela, assim como chorei, lamentando alguem tão incrivel ter que partir tao cedo. Uma leitura super recomendada pra qualquer pessoa.

Mylena.Keynes 01/09/2022

?A vida sempre parecerá muito curta se você não vivê-la de fato. Encontre a sua esperança e nunca se esqueça de que cada dia conta ?

Linda a forma como a Heather escolhe se despedir da Bri.
Quem já perdeu alguém para o câncer consegue se conecta muito facilmente e sentir esse amo como se fosse alguém que amávamos que estivesse falando conosco

Ana Claudia 29/08/2022

Uma história real e emocionante sobre Heather McManamy, 33 anos, casada com Jeff e mãe da pequena Brianna, 3 anos.
Heather descobriu um câncer de mama em estágio II, precisou retirar as duas mamas, passou por um tratamento de quimioterapia e pouco tempo depois, o câncer voltou no estágio IV e terminal, se espalhando para os ossos e fígado.

Sabendo que vai morrer em no máximo 2 anos, ela decide deixar cartas, bilhetes e vídeos escritos/gravados para várias etapas da vida da filha para quando não estiver mais viva. Ela entende que, desta forma, ela se manterá presente na vida e memória de Bri.

Durante a narrativa, Heather narra a descoberta da doença, o choque com a iminência da morte, a separação do que é mais importante para ela, sua filha e seu marido, os diversos medicamentos tomados para tentar aplacar essa doença tão horrorosa, as sessões de quimioterapia e seus efeitos colaterais, as longas noites de choro com medo da doença.

Nesse processo de dor e resignação pelo qual passa Heather, ela descobre e passa a enxergar o outro lado da vida. Os amigos que realmente se importa com ela e sua filha, os pequenos prazeres da vida (um show, ficar abraçada a filha junto com o marido, um passeio com a amiga para apreciar as nuvens. Pequenas ações que tornam o convívio com o câncer menos dolorosa.

Heather tem crises de choro sempre que vê ou pensa que não estará ao lado da filha quando ela estiver no primeiro dia de aula, quando fizer 16 anos, em sua formatura, quando estiver passando por um momento ruim ou tirando a carteira de motorista.

Nesse livro ela, relata os 18 meses em que fez diversos tratamentos para o câncer e como foi a preparação de objetos, cartas e vídeos que foram deixados a sua filha para que o Jeff mostrasse a ela no momento certo.

Bruna.Santiago 28/08/2022

Incrível
Comecei sabendo qual seria o destino da Heather, mas o apego que criei com ela a cada página me fez querer muito acreditar que seria diferente. Ela amava a vida, amava a família e merecia ter a viver plena e feliz. E apesar de tudo, da dor, dos tratamentos e do sofrimento em geral por saber que ia perder a vida ela se manteve firme e positiva até o último dia. Literalmente uma inspiração, pela força, pela resiliência e pelo bom humor que ela carregou consigo em cada etapa do processo. Incrível.

Gabriela3184 19/07/2022

a vida por outros olhos.
"para depois que eu partir" é uma história inspiradora, e a Heather era um ser humano incrível. Ela tinha um senso de humor sensacional e um olhar perante a vida admirável. De um tempo pra cá eu comecei a gostar de romantizar a vida, e foi exatamente isso que a Heather fez até seu último dia, ela viveu intensamente como pôde. Depois dessa leitura, eu tenho certeza que passarei a romantizar cada mínimo detalhe ainda mais! Cada um é o protagonista de sua própria existência, então, viva!

Letz 10/07/2022

a história me inspirou muito e me fez mudar totalmente minha visão sobre a vida. A Heather é uma mãe incrivel e merecia tudo de bom em sua vida, a ideia dos cartões foi perfeita e eu me encantei a cada relato que ela falava.
O livro veio em uma boa hora e com certeza me fez repensar bastante sobre minhas escolhas

@bibliotecafelina 09/07/2022

Surpreendente ?
Pra depois que eu partir, é lindíssimo, me surpreendeu muito a forma como a narrativa é trazida, leve, fluida, com pitadas de humor (sim, a Heather era uma pessoa hilária!) e muito amor!

O livro fala mais sobre o valor da vida, o amor de uma mãe pelo filho e mostra que as vezes não temos como mudar a situação sendo o melhor a fazer: abraçar e dançar com a realidade.
Fala também sobre amizades, sobre como pacientes terminais não são incluídos na sociedade e nas campanhas, usa um humor ácido, mórbido e engraçado.
Diversos momentos eu só pensei: QUERIA TER SIDO AMIGA DELA!

Me senti próxima dela a cada página, ouvi as músicas que ela indicou, refleti nos momentos que ela pediu.
Quase fiquei triste, no final, mas a Heather não ia qrer ninguém triste após ler o livro, então apenas fiquei grata por ter conhecido sua história e os ensinamentos que ela passa levarei pra vida!
Rapha 11/07/2022minha estante
Amei a resenha. Me deu muita vontade de conhecer. Colocarei na lista! Obrigado =)

@eu_sandroka 29/07/2022minha estante
Que resenha mais linda!
Esse livro é tocante demais!!!
S2

Vivian S 15/06/2022

Abrace sua mãe
Essa história faz a gente refletir sobre a brevidade da vida, ninguém está preparado(a) para a morte.

Camila 15/06/2022

Conselhos (sujeito a lágrimas)
Viva. Ria. Ame.
Não é mais um livro de autoajuda te dizendo para apenas viver o momento e esquecer as preocupações, tipo Hakuna Matata. Mas sim os conselhos de uma paciente terminal e mãe, que sabe que não é possível se esquivar de todas as obrigações da vida em busca da elevação espiritual, mas mesmo assim tenta viver cada dia, afinal qualquer pessoa pode ser comida por um urso amanhã. ?
A ideia das cartas é sensível e objetiva, espero levar vários dos conselhos dela comigo, não sei mais o que dizer que vá fazer jus às palavras da Heather, é uma leitura tranquila e emocionante, leiam se puderem.

Layza 14/06/2022

Achei lindo e emocionante o livro sobre a jornada de uma mãe com câncer, não conta apenas sobre as cartas que ela quer deixar para a filha mas sobre lembranças, tempo que passaram juntas e sobre o amor. A leitura é cheia de aprendizado e a ideia de escrever para sua filha foi genial, e espero que seja seguida por muitas mães na mesma situação.

Clemerson Lisboa 14/06/2022

Um tapa na cara que merecemos
Cada página é um tapa na cara. O livro faz a gente entender que por mais que achamos que nossas vidas são ruins e por mais que reclamemos dela, existem pessoas em situações bem piores e que dariam TUDO para estarem no nosso lugar. Também nos alerta sobre a importância de vivermos o agora o máximo possível, sem ficar com essa de ?ah, amanhã eu faço. Amanhã eu vou. Amanhã eu falo?. Porque o amanhã pode não acontecer. E a vida muda num piscar de olhos. Eu simplesmente amei. E fiquei triste com tudo o que li. Mas, de certa forma, ler sobre uma mãe que está morrendo de um câncer de mama em estágio IV, e que escreveu um livro para a filha que ela não pôde ver crescer, me fez querer viver ainda mais. Super recomendo. De verdade. ????