A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mamy 20/08/2017

Não à guerra. NÃO à bomba nuclear.
Acho que qualquer movimento à favor da pacificação ou pelo menos contra à guerra deve ser válido. Em minha viagem ao Japão passei por 2 museus que mostram o drama de quem passou por isso (em Hiroshima e em Okinawa). E de tudo o que vi, o que mais me marcou foram os relatos de uma senhora sobrevivente da guerra em Okinawa que trabalhava como voluntária num desses museus... Ele era uma das enfermeiras recrutadas com menos de 14 anos que cuidavam dos soldados feridos, mesmo sabendo que não tinham nada para fazer a não ser o consolo verbal. O horror estampado em seus olhos foram o suficiente para entender o que eu não conseguia entender com o meu japonês sofrível. E nem consigo imaginar o que deve ter passado os sobreviventes da bomba nuclear.
É um livro muito fácil de ler, que não procura culpados, mas sim, fazer entender que nada justifica uma atrocidade de tamanha envergadura. Para quem interessar, há uma HQ chamada "GEN", que é uma outra visão de um garoto sobrevivente (uma história mais crua, mas bem real - super recomendo). São relatos como esses que não podemos deixar morrer, que precisamos manter vivos na memória de todos para quem nunca mais se repita e que pessoas que ainda acreditam que a bomba é justificável comecem a entender que precisam sair do planejamento, dos pensamentos, do imaginário, do "e se" e ver no campo de batalha se a teoria que têm na cabeça é o mesmo que se vê na realidade.

Taina.Lira 07/11/2020

História quer deve ser contada
Esse livro é muito marcante. Saber como foi esse momento trágico contato por alguém que estava lá pessoalmente é realmente mais forte do que só saber oque aconteceu! Esse senhor passou por algo horrível e mesmo assim teve forças pra continuar e seguir em frente!

Vieira 27/06/2020

MORITA, Takashi. A última mensagem de Hiroshima.
O livro aborda a biografia de Takashi Morita, um dos sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O relato de quem enfrentou as agruras que a vida lhe apresentou é marcante.
Escapou de Hiroshima e mudou para o Brasil. Sua resignação diante de tantas tragédias é inspiradora.
Vieira 27/06/2020minha estante
Ótima biografia para se ler em tempos de quarentena e nos inspirar com esperança e coração grato.

Helyanny 13/06/2020

Li em 2 dias
Emocionante! Para não esquecer o horror que foi esse acontecimento!

@gustavoplatini 04/04/2020

Relato breve, porém ótimo
Takashi Morita nos transporta para o fatídico dia da tragédia que abalou toda uma geração e teve consequências por um longo período. Um ótimo depoimento contado por um sobrevivente que soube conduzir sua vida da melhor maneira possível, apesar dos traumas do passado. O livro é curto, porém muito bem escrito, tornando a leitura agradável. Vale a pena!

Geo 31/01/2022

O fim justifica os meios?
Morita através deste livro nos traz um relato autobiográfico, onde o foco é a sua experiência como sobrevivente do atentado dos EUA contra o Japão na Segunda Guerra. Ao ler pude concordar com o Sr. Takashi a respeito das guerras, nada justifica a violência de uma nação contra outra, em uma guerra não há mocinhos. A bomba atômica lançada em Hiroshima e Nagasaki reverbera até hoje nas famílias que sobreviveram a essa tragédia humana e nos serve de aprendizado para que erros como esses não se repitam na história da humanidade.

O Japão não queria aceitar a derrota e foi o último país da aliança do Eixo a reconhecer que foram vencidos, os EUA estava em ascensão e queriam dar uma resposta ao que acontecera em Pearl Habor e ambos não tiveram compaixão de seu próprio povo, levando a destruição milhares de vidas. E aqueles que sobreviveram nunca mais foram os mesmos.

O livro mostra a dura realidade do episódio que marcou a história, ao mesmo tempo que se mistura com a acontecimentos pessoais da vida do Takashi Morita, um senhor que, com certeza, tem muito a nos ensinar, sua compaixão, domínio próprio, empatia, resiliência, fé e sabedoria fizeram a diferença.

A Última Mensagem de Hiroshima é um livro que nos fala sobre superação e nos adverte sobre o absurdo e inaceitável que ocorrem numa guerra, ela só traz dor. E como Morita nos fala em seu livro, "a paz não se pode ser alcançada com bombas".

Elaine.Paula 11/04/2023

Todo mundo deveria ler
Esse livro nos mostra que em uma guerra não existe vilões e mocinhos, mas sim pessoas egoístas e vítimas desse egoísmo!
Podemos conhecer um pouco como os cidadãos japoneses viviam durante a guerra do Pacífico e quais consequências e sofrimentos ela trouxe e que ainda perdura a sombra negra do acontecimento ou melhor de um dos acontecimentos mais obscuros e vergonhosos da humanidade, a bomba atômica!
Se sonhamos com um mundo melhor e com a paz, precisamos conhecer o passado e aprender com ele.

Indy 28/05/2021

Takashi Morita... Muito obrigada!
Sobreviver a morte nos dá vida, nos faz mais humanos, e pode nos dar mais amor!
Nunca conheceremos todas as perdas e dores de cada um que sobreviveu a guerra, mas sinto que é nossa obrigação buscar conhecer o máximo possível sobre essas pessoas, seus sonhos, suas perdas, seus amores...
Esse livro é uma experiência de vida.

Vivi 29/08/2021

Hiroshima
O livro fala sobre a vida de Takashi que sobreviveu a bomba atômica que caiu em Hiroshima e Nagasaki. Ler sobre esse tema foi bem sensível e fiquei muito tocada, é importante leituras como essa para entender como o ser humano se esquece da empatia, principalmente durante a guerra onde só vêm o outro como inimigo.

Ale Giannini 25/08/2021

Para não esquecermos
Conheça a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos com a justificativa de "acabar com a Segunda Guerra Mundial e poupar vidas". Milhares de civis, mulheres grávidas, crianças, foram mortos pela mais mortal arma de destruição em massa inventada até o momento. Três dias depois os Estados Unidos lançariam uma segunda bomba em outra cidade japonesa, Kagasaki.

Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses ? e das gerações subsequentes ? mudaria para sempre. As consequências da bomba foram devastadoras, não apenas para aqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, mas seus efeitos foram sentidos por gerações.

Ganhei esse livrinho na Book Friday e achei bastante interessante o relato do Sr. Morita, ainda que seja para formar a opinião de que o horror vivido naquele momento jamais poderá ser traduzido em palavras.

Sarah.Santana 02/03/2021

Muito linda a historia de vida de Takashi Morita
O livro é o relato de um senhor ex militar japones sobrevivente do ataque nuclear a cidade de Hiroshima. No livro Takashi conta sua experiência de vida antes durante e depois da guerra e do ataque nuclear. Livro revelador, aprendi muito e gostaria de ter lido durante as aulas de história sobre a segunda guerra mundial rsrs as aulas sobre estes tipos de conflitos costumam ser tão superficiais que não entendemos a real dimensão e consequências desses conflitos, e esse real entendimento é muito importante para compreendermos a importancia de lutar pela paz, pela preservação da vida. O capitulo em que o senhor Takashi fala sobre o dia em que a bomba foi lançada sobre a cidade é aterrorizante, o relato em detalhes de como tudo aconteceu e do estado em que a cidade ficou e o que aconteceu com as pessoas atingidas realmente é assustador. Livro muito bem escrito.

Bia Franzoi 01/06/2024

Recomendo
Um livro que lança luz à vivência de um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima.

De leitura rápida e muito interessante, descobri muitas coisas que nunca tinha ouvido falar sobre a Segunda Guerra Mundial, por não conhecer muitas obras que relatam esse período sob o ponto de vista japonês.

A descrição do dia 6 de agosto de 1945 e tudo o que veio depois é muito, muito impactante e triste.

É possível perceber que, por mais que os Estados Unidos sempre tentem retratar que tiveram o papel mais importante para o término da guerra com o lançamento das bombas, na verdade, isso era apenas uma desculpa para usar as cidades japonesas como cobaia para testar essa nova tecnologia. Afinal, não foram eles os responsáveis pela derrota dos avanços nazistas.

Mesmo relatando o descaso do governo japonês com as vítimas dos bombardeios, o autor se posiciona de forma a atribuir toda a culpa do que aconteceu na "guerra", como se ela fosse uma entidade sem agentes causadores.

De qualquer forma, foi muito interessante conhecer a vida do autor, passando pela juventude como militar, a vinda para o Brasil e a dureza da vida em solo brasileiro.

Só senti falta de mais contextualização cronológica, histórica e geopolítica permeando a narrativa.

Vanessa - Borboleta Literária 10/02/2020

Ótima leitura!
O livro mostra um outro olhar da segunda guerra, com descrições simples e sinceras de alguém que viu o horror bem de perto. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!

julisianthus 29/10/2022

O relato de um sobrevivente.
Confesso que eu não tinha muitas informações sobre o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. O máximo que eu sabia era o que eu tinha visto na escola, ou seja, o acontecimento em si e uma pequena pincelada nas consequências vividas pelos sobreviventes.

Esse livro não só me deu uma perspectiva muito maior, como me fez conhecer a história através dos olhos de alguém que a viveu. Eu acredito que obras como essas são extremamente importantes para que se possa eternizar esses acontecimentos com a maior precisão de detalhes possível, dessa forma fica muito mais visível a proporção da gravidade desses ataques.

Vogel 06/02/2022

Livro essencial, um sobrevivente contando sua trajetória após o pesadelo que foi o dia 06/08. Uma vida de medo, insegurança e injustiça, mas ao mesmo tempo uma historia de superação e de luta por direitos e conscientização!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6