The Language of Thorns

The Language of Thorns Leigh Bardugo

Resenhas - The Language of Thorns

mbethanialrl 14/03/2021

"Love speaks in flowers, truth requires thorns."
(4,5)

Uma coletânea com 6 histórias incríveis e lindamente ilustradas pra quem é fã do Grishaverse e dos livros de fantasia da LB. Tem uma vibe contos de fadas meio "dark" e com moral alternativa que eu particularmente adoro e alguns são baseados em histórias populares. Amei em especial "Ayama and the Thorn Wood" e "The Witch of Duva", além de "When water sang fire", por ter uma conexão com um dos personagens principais da trilogia Grisha. Uma leitura super diferente dentro desse universo!

Vitorin 27/05/2023

Tava com saudade desse universo
Adorei os contos e adorei os ensinamentos dele, adoro o grishaverso e depois de um bom tempo sem contato com ele foi prazeroso voltar.

Queria Estar Lendo 07/06/2019

Resenha: The Language of Thorns
The Language of Thorns é uma coletânea de histórias inspiradas em contos de fadas clássicos - reimaginados para o universo Grisha - que a Leigh Bardugo lançou faz um tempo e eu estava SEDENTA para ler. Nem preciso dizer que a mulher tirou de letra mais uma vez, né?

São cinco contos independentes que falam sobre fábulas e lendas antigas de diversos pontos do mundo estabelecido na trilogia Grisha e na duologia Six of Crows. Com sua escrita já familiar e cativante, Bardugo constrói essas narrativas trabalhadas no bizarro e no fantástico de maneira maravilhosa, conquistando sua curiosidade logo de cara em cada um dos contos.

Ayama and the Thorn Wood tem um que de Bela Adormecida e de Chapeuzinho Vermelho, mas, tal como as outras histórias, as semelhanças e inspirações são bem sutis dentro do cenário exuberante que a autora desenvolve. Fala sobre uma garota simples e suas histórias fantásticas capazes de encantar um monstro em uma floresta mágica; fala sobre ganância e sobre solidão com palavras poéticas e tocantes.

The Too-Clever Fox foi um dos meus favoritos, sem sombra de dúvidas. Uma raposa feia e esquecida pelos outros bichos da floresta é o animal mais perspicaz entre todos eles - inteligente o suficiente para entender os padrões de um terrível caçar que vem rondando o bosque onde vive. Mas sagaz o bastante para impedi-lo? Gostei do sarcasmo sutil e das reviravoltas interessantes que essa história propôs, mas principalmente por lidar com aquela certeza de que se é muito esperto acima de todo mundo como um perigo em certos momentos.

The Witch of Duva carregou um ar bem macabro e tenebroso de início. Acabou retratando um drama familiar inesperado e um fim de me deixar arrepiada de medo. Na história, a floresta devora garotinhas; Nadya sabe que tem algo de errado entre as árvores, mas é só quando o pai se casa novamente que ela é forçada a se arriscar até lá - o que acaba por colocá-la no caminho da verdade sobre o terrível segredo da floresta.

Little Knive narra a história de uma cidade em ruínas e porque seu destino chegou a tal tragédia. O passado dela envolve muitas riquezas e grandiosidade, uma princesa tão linda que generais e soldados e príncipes caíram por ela - fala sobre um grisha ambicioso que viu nessa princesa uma chance de se provar digno de estar entre os comuns; é uma história bastante marcante e que deu uma pontinha de saudade dos seres poderosos estabelecidos na trilogia.

The Soldier Prince usou artifícios do Quebra-Nozes e um pouco de Peter Pan e, de novo, uma aura macabra bem carregada no desconhecido. Acompanhamos um soldadinho criado por um artesão com dons mágicos - para se aproximar da filha de uma família rica, ele usa esse soldadinho encantado para ganhar o coração da garota. Acaba que o soldadinho também tem um coração e uma intensa vontade de viver; ele só não sabe como expressar isso ainda.

When water sang fire foi a maior história da coletânea e minha favorita por completo. Fala sobre sereias e sobre a magia antiga em suas canções, sobre uma amizade construída na estranheza e sobre uma criatura que não se encaixa em nenhum dos mundos; fala sobre poder, acima de tudo. Tem até a participação especial e inesperada de um conhecido rosto da Trilogia Grisha; gostei de toda fragilidade e medo que a Bardugo desenvolveu na protagonista e aaaaaaaa como se relacionou com o conto de fadas da Pequena Sereia. Que final!

Mais uma vez, histórias mágicas falando sobre os excluídos, os esquecidos e subestimados e como é perigoso quando se dá poder ao medo, à ambição e ao desespero.

A edição é de tirar o fôlego porque minha deusa do céu, que ilustrações DIVINAS! Elas acompanham as bordas das páginas e cada arte conta uma história junto com os contos; elas se desenvolvem através da narrativa até se tornar uma borda completa. É LINDO!

The Language of Thorns é uma leitura rápida para quem está familiarizado com o universo da autora e quer conhecer mais sobre ele; aquele tipo de livro que você pode imaginar nas bibliotecas dos castelos de Ravka porque narra a mitologia do próprio mundo dos Grisha. E, caso não conheça, mas queira se arriscar, são ótimas releituras dos contos fantásticos conhecidos por nós - dá pra reconhecer os padrões de inspiração na narrativa e é maravilhoso quando você relaciona o novo ao antigo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/06/resenha-language-of-thorns.html

Maria4735 10/05/2021

Contos de Fadas do Universo Grisha
Como já falei em outras resenhas eu amo contos de fadas e amo releituras... e esse livro... foi O SOBOR!!!
O modo como a autora une o universo Grisha aos famosos contos de fadas como "A Pequena Sereia", "Quebra-Nozes", entre outros, foi ótimo!!! Tem plot twist, representatividade, magia... adorei!!!

Kat 06/05/2023

Um livro de contos Grishas,a leitura é muito lenta e você não consegue se concentrar nos personagens.Só o primeiro conto valeu a pena o resto é muito chato.Não recomendo.

Rebeka.Cirqueira 08/06/2020

Language of Thorns
"Love speaks in flowers. Truth requires thorns"

Language of Thorns nos apresenta seis contos independentes que se passam no universo Grisha. Todos os contos são inspirados em alguma história já conhecida como A Pequena Sereia, O Quebra-Nozes e João e Maria, porém escritos de uma maneira mais sombria e nem sempre como no conto original.

A leitura é bem fluida e envolvente, o livro me prendeu e me deixou apreensiva em vários momentos. Lembrando que o livro não foi traduzido.

Ayama and The Thorn Woofnos apresenta uma menina rejeitada por todos pois não tinha a beleza de sua irmã, mas quando uma fera ameaça o reino Ayama pode ser a única salvação.

The Too-Clever Fox traz uma raposa que apesar de ser a mais feia da ninhada é também a mais esperta, e uma raposa esperta é o que os animais da floresta necessitam para sobreviver a temporada de caça.

The Witch of Duva uma vila assolada pela fome, uma garota que vê sua vida em ruínas, uma nova madrasta, um perigo dentro da floresta e uma bruxa que se tornou uma salvação.

Little Knive conta a história de uma princesa tão bonita que todos se apaixonavam por ela, de como seu pai usava sua beleza para conseguir riquezas daqueles que queriam se casar com ela, de um Grisha sem posses mas grande ambição e de como ela pode tomar posse de sua vida.

The Soldier Prince traz a vida um soldado de brinquedo que quando está nos braços da filha de uma família rica se torna um príncipe-soldado de carne e osso, mas sem desejos próprios, porém ninguém pode passar a vida inteira vivendo dos anseios dos outros.

When Water Sang Fire nos mostra a vida das sereias que tem a música como forma de magia, a sereia que tem a voz mais poderosa mas que também é mais solitária e o que acontece quando essa mesma sereia vai passar os três messes que todo sereiano nobre passa no reino humano

celiabowen 23/02/2021

Caras, eu AMEI tanto esse livro!!! Amei TANTO essas fábulas!!! Todas cativantes e muito surpreendentes. Além do livro ser lindo com ilustrações em todos os contos.

Amei todas os contos, mas meus favoritos foram "The Too-Clever Fox" e "When Water Sang Fire".

Recomendo demais lerem The language of thorns, vale muuuiito a pena!

Lauraa Machado 31/12/2017

Um verdadeiro tesouro
Esse livro promete contos de fadas místicos e intrigantes, cheios de mágica e lições únicas das culturas dos países do universo Grisha. E ele entrega. Eu sou uma das maiores fãs da escrita da Leigh Bardugo e desse universo, tinha as mais altas expectativas e os mais profundos sonhos para essas histórias e ainda assim consegui me surpreender e me apaixonar por elas.

Não tem como não achar incrível quando um autor se inspira em contos de fadas que já existem, os mistura e consegue transformá-los em parte de seu próprio universo. Leigh Bardugo fez exatamente isso aqui, encaixando os contos nos países que ela mesma tinha criado de um jeito maravilhoso, impossível de dizer que não existiram sempre assim.

A narrativa de cada conto foi especial, me fazendo sentir que eu estava sentada em uma roda de pessoas de cada país, ouvindo histórias que eram passadas a cada geração à luz de fogueiras. Mesmo assim, cada conto tem seu tom e sua linguagem, que são bem diferentes de outros livros por aí e encaixam perfeitamente no gênero contos de fadas.

Meu conto favorito acho que é o inspirado em João e Maria, A Bruxa de Duva, que foi o que mais me surpreendeu e o que me deixou mais incerta até sua conclusão. Talvez a melhor parte dele ainda seja a inesperada e extremamente estimada criação de personagens femininas incríveis e a falta, afinal, de rivalidade fútil entre elas. É do tipo de conto que deveria ser espalhado pelo mundo, ensinado em escolas e propagado entre mulheres de todas as culturas.

O que eu mais gostei do livro todo foi o enredo dos contos, que não deixou em momento algum de ser místico e clássico como deveria, mas que se misturou em questões mais modernas e autênticas para leitores do século vinte e um. As lições a serem aprendidas são muito mais maduras do que as dos contos originais e vão inspirar principalmente leitores mais velhos e que não costumam se convencer por garotas bonitas que se apaixonam por príncipes.

Afinal, não fomos feitos para agradar príncipes.

A escrita da Leigh Bardugo é um tesouro para o mundo, como esse livro, e eu espero nunca ter que parar de ler suas histórias.

Lanny 26/08/2022

Contos com plot twists
Antes de ler o livro eu vi em algum lugar que tinha uma história da irmã do Darkling. Cheguei aí final me perguntando... Cadê?

Vim aqui procurar e de acordo com os que li devo perguntar... O que eu perdi na história? Como foi que identificaram que aquele cara era o Darkling e ele se referia a Baghra? Ou tem algo a ver com a história da própria Baghra em Sombra e Ossos que eu não lembro?

De modo geral, as histórias tem um plot twist legal. A que eu mais gostei foi a do soldado de brinquedo.

Paloma 24/01/2019

uma grande viagem aos contos de fadas
Sinceramente, não existe muito o que falar dessa leitura que tanto me agradou. Quem me acompanha sabe o quanto eu adoro o mundo Grisha, criado pela querida Leigh Bardugo. Desde a trilogia Grisha (alguns defeitos aqui e ali) até a duologia de Six of Crows (amor eterno) vemos inúmeras personagens únicas e aventuras incríveis cheias de elementos mágicos.
Nessa coletânea de contos que é The Language of Thorns, nós temos mais um gostinho desse universo, mas agora através de contos de fadas. Quem nunca ouviu contos de fadas quando criança não é mesmo? Já somos conhecidos por amar essas histórias lindas e macabras, e aqui não é diferente.
No total temos 6 contos que mostram um pouquinho do que as crianças grishas ouviram na infância. Todos os contos me conquistaram forte e foi, com certeza, uma viagem daquelas! Adoro o fato de Leigh se inspirar em contos que nós mesmos já conhecemos, como um exemplo, a origem de Úrsula (pequena sereia).

giuliana55 30/12/2020

Uma salva de palmas para Leigh Bardugo
Ayama and The Thorn Wood ?????
The Too-clever Fox ????,5
The Witch of Duva ?????
Little Knife ????
The Soldier Prince ????,5
When Water Sang Fire ?????

A escrita de Leigh Bardugo se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos depois de ler esses contos. Na verdade, gostei de ler este livro muito mais do que a trilogia Sombra e Ossos ? que também é boa, mas não ótima, e devo admitir que mesmo tendo terminado três dias atrás, já sinto falta do universo. Bardugo me deixa perplexa com o quão cativada e atraída pelas histórias ela me deixou, eu não poderia deixar o livro de lado sem terminar o conto inteiro.
Meu favorito é 'Ayama and The Thorn Wood', mas todos eles são tão bem escritos e desenvolvidos que eu me apaixonei por cada um deles, e portanto esta peça inteira entrou na minha lista de 'livros favoritos'. Eu não poderia recomendar mais, a todos.

Marina 01/03/2021

O trabalho da autora em criar e aprofundar a mitologia grisha é maravilhoso. As histórias de algum modo se assemelham com os contos de fadas que crescemos lendo, mas com o toque mágico dos grisha, fortalecendo e enriquecendo o mundo criado pela autora.
Minhas histórias preferidas foram Ayama and the thorn wood, The Witch of Duva e When Water Sang Fire.
Esse livro é um dos melhores escritos pela autora.