Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Madu_Andrade 15/05/2024

Muito foda
Meu Deus Neil Gaiman que livro bom.
Simplesmente para uma viciada em mitologia como eu esse livro é como o paraíso, ele conta todas as histórias a você de uma forma tão nórdica que me senti aprendendo sobre com os próprios deuses

MindNotes 13/05/2024

Um carinho por esse livro
Sempre me interessei por mitologias, egípcia, grega, indu e, em especial, nórdica.

Foi muito gratificante terminar esse livro e acho que se tornou um dos meus favoritos.

O vocabulário é simples e gosto da forma com que o Neil Gaiman escreve. Os contos são muito interessantes e você cria um vínculo com personagens, sempre esperando o que está por vir nos próximos capítulos, qual será a próxima trama de Loki, quais serão as próximas lutas e quais novos personagens irão aparecer ao decorrer dessa grande história.

Recomendo demais para quem se interessa por mitologia nórdica, e agora me despertou interesse em buscar livros sobre outras mitologias.

Guaxiinim 11/05/2024

Meu livro favorito
Embora eu ja gostasse do autor antes de conhecer esse livro, eu adorei.
Com a mistura da narrativa característica do Neil Gaiman, mais a temática interessantíssima, mitologia nórdica, essa obra forma um livro incrível.
Neil Gaiman narra alguns, infelizmente não todos, contos nórdicos, de uma maneira que nos envolve na leitura. Além da clara distinção dos contos ou ?conjunto?* de contos por capítulo.

*Alguns contos são continuações de outros.

Alex.Ribeiro 11/05/2024

Intrigante
Interessante perceber como essas histórias são cativantes. E nós encabula ao conhecer contos nórdicos. Vale a pena a leitura de Neil Gaiman

.Xuam 06/05/2024

Loki é injustiçado
Bom livro, porém nao muito mais do que uma introdução a mitologia nordica

neil gaiman, nesse livro retrata as história mais conhecidas da mitologia nordica, mas nao relata muito mais do que isso, a nos dando um pequeno gostinho das historias dos deuses e gigantes.

lahmot 06/05/2024

É um bom livro. Uma boa coletânea de mitos, mas não vai muito além disso.

Acho que a mitologia nórdica em si não é muito para mim, apesar de ser angraçadinha as vezes (porém eu suponho que tenha um dedo do Neil Gaiman nisso, o que faz sentido), não achei tudo isso, em muitos momentos a moralidade dos deuses me pareceu desnecessariamente cruel, mas não de maneira absurda como na mitologia grega, apenas maldosa mesmo. Todo o lance da profecia me entediou, os filhos do Loki super de boas lá existindo e só porque o Odin teve uma visão, foi lá e sequestrou as criaturas, mas a custo de que, se aquilo não adiantou nada?

As partes mais divertidas foram sem dúvidas o Loki trazendo desgraça, na minha opinião, os deuses mereceram tudo o que ele fez e digo mais!! Também adorei a Freya, deusa feminista que não abaixa a cabeça para macho, finalmente uma sensata aqui. O Tyr também é simpático, e é isso.

Normalmente esses mitos costumam ter uma certa moral e tal né, até porque era para isso que muito deles serviam, mas eu lia esse livro e pensava: "Tá, e a moral disso daqui é o quê?", que nem no conto sobre o Thor, Loki e o humano lá na terra dos gigantes, tu lê e parece que eles vão aprender uma lição de humildade e tal, para chegar bem no finalzinho e o gigante simplesmente provar a eles que, na verdade, estavam certos o tempo todo e eram tão poderosos quanto pensavam sim, tipo ?.

É realmente uma pena que os mitos nórdicos tenham se perdido e por esse motivo temos tão pouco material, eu compreendo que o Neil Gaiman usou o que ele pôde, e acho que ele fez isso da melhor maneira possível, mas infelizmente, eu não me encantei tanto quanto gostaria. Eu reconheço que isso é mais gosto pessoal do que tudo, mas mesmo assim eu não consegui ver as figuras dessa mitologia de maneira tão boa quanto eu gostaria. Mas de qualquer forma, foi legal conhecer esses mitos.

Umbrelliy 04/05/2024

Pra você ver em como a disney estraga algumas coisas, ler esse livro com a ideia dos deuses nórdicos na visão da marvel é muito chatinho sem sal e o conceito de ragnarok visto no livro é incrível.

sthr.werner 04/05/2024

Bem divertido! no final das contas o neil gaiman é um velho tão apaixonado pelo loki quanto eu. fala sério, o cara deve ter gastado mais de umas cinco páginas ao todo só tecendo elogios pro querido não aguentei

vinizambianco 29/04/2024

[Preferia ter lido Mitologia Grega]
Nunca li nada do Neil Gaiman e conhecia muito pouco sobre a Mitologia Nórdica, então vou me ater aos fatos desse livro e minha opinião. Confesso que esperava um livro mais narrativa fixa, apesar dos personagens serem comuns na maioria das histórias, todas parecem muito desconexas uma das outras, vejo que é um daqueles livros para se tomar poucas doses, minha leitura de dois dias desfavoreceu isso.
O modo como as histórias são contadas, o acabamento do livro e a escrita do Neil Gaiman são pontos positivos que me fizeram imaginar com bastante exatidão os acontecimentos narrados, mas como pontos negativos, posso destacar o vocabulário difícil (cuidado com a burra), a falta de estabelecer os personagens principais e principalmente a forma como as história não são fascinantes, ao contrário da mitologia grega com a qual tenho bastante familiaridade, a nórdica, apesar de muito legal não faz meu tipo, mesmo assim, recomendo para pessoas que estão a procura de um livro de contos.

Eu_nuella 28/04/2024

Demorado
Acho que não é o tipo de livro que te prende na história, demorei uns três meses para conseguir terminá-lo, mas as histórias são boas.

Sara.Condez 25/04/2024

Ok... Este livro é bom para quem gosta de mitologia, não é toralmente correto pois Neil Gainman fez certas alterações mas ainda assim um bom livro.
Honestamente eu amei, eu nunca tive tanto interesse em mitologia nórdica e este livro fez com que me interessa-se!

Lucas.Teles 18/04/2024

Excelente obra
Recomendo para todos que queiram ser introduzidos a mitologia nórdica, apresenta a história das entidades, atualmente retratadas com jogos como "God of War", HQs da Marvel e diversas outras referências dentro da cultura pop.

booore 17/04/2024

Alexa, toca spikeroog
Uau! Eu nunca soube por onde começar a estudar mitologia no geral, aí vi algumas indicações desse esse livro do Neil Gaiman que falava de mitologia nórdica. Ele me tirou de uma baita ressaca literária, devorei em pouquíssimos dias.

Se você quer começar a entender os deuses nórdicos de maneira fácil, fluida e divertida, é um ótimo caminho para começar.

Com certeza vou me aprofundar mais nesse universo, adorei entender como nessa cultura são explicados diversos fenômenos.

guilhrmRDNG 10/04/2024

Não sei se isso é possível, mas a escrita desse livro me passa a impressão de algo muito oralizado, histórias que foram passando de geração para geração desde os primórdios. os contos são independentes, mas eles juntos formam uma narrativa bem divertida. amei!