Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Bi_Oliveira 20/03/2021

Uma leitura super fácil, a forma como Neil Gaiman escreve me encanta a cada livro que eu leio. As histórias são super interessantes, cada capítulo que eu lia me interessava mais sobre a Mitologia nórdica.

Thiago Araujo 01/12/2020

Rápido e esclarecedor
Gaiman, já nas primeiras páginas de Mitologia Nórdica, explica sua opção de pesquisar e escrever sobre esse tema.

Justamente o meu motivo para ler está obra, pra curiosidade sobre Thor (o herói da Marvel) e seu universo mitológico.

O conhecimento que Gaiman reúne nessa obra é bem diferente de nosso super herói, e por mais incrível que pareça, traz sentimentos mais humanos a essas divindades.

Amor, traição, trapaça, esperteza são algumas dessas características que dão vida aos personagens e suas estórias.

A linguagem é simplificada, nada de textos complexos e ligações difíceis de entender, é tudo bem mastigado para explicar os acontecimentos.

Só senti falta de um pouco mais de desdobramentos dos acontecimentos, para incrementar a narrativa. Mas ficou de bom tamanho para intenção da obra.

Muito recomendado para quem interesse nesse universo e quer conhecer um pouco mais sobre o assunto sem se entediar com explicações muito longas.

Thiago548 03/11/2022

Bom livro
É um bom livro sobre a mitologia nórdica, a forma da escrita é muito boa, fluida e bem gostoso de ler. Para quem gosta da mitologia nórdica é um prato cheio.

Washington24 18/12/2021

Mitologia Nórdica é incrível!! Neil Gailman mandou bem!
???LEITURA 19/2021??

Os livros são uma das minhas paixões e 2021, apesar de ser um ano estranho é o ano que mais li livros. ?

O fato de estar mais em casa facilitou mas, o que influenciou bastante foi substituir parte do tempo assistindo TV e mídias sociais pelos livros.
Outra coisa que também ajudou foi ter um livro na mochila ou na mão em momentos de espera.

Sobre o livro de Mitologia Nórdica.
Gostei muito. Bastante mesmo.
Para quem gosta de estórias/histórias é um prato cheio. Se gosta dos filmes da Marvel então, é diversão certa.

O autor toma os personagens emprestado da mitologia oficial fazendo algumas intervenções para tornar a viagem mais legal.

A forma como é escrito, o fato de conter personagens como Odin, Thor, Loki e outros que ouvimos falar desde jovens, é bem legal.

Como fã de heróis, confesso que foi estranho saber que algumas coisas que vimos nos personagens dos filmes da Marvel é bem diferente do que o livro conta. Acredito que comparar ou relembrar os filmes seja um processo natural. Apesar das diferenças ambas as versões são legais.

O livro é gostoso de ler, os personagens são poderosos, alguns acontecimentos são engraçados. Consegui imaginar muitas coisas mergulhando na estória.

Mérito do autor e também porque gosto bastante do tema.

Outro ponto importante, para quem gosta de religião, é inevitável pensar ou relacionar com temas religiosos. É imaginação que fala né? Ela trabalha a todo instante.

Outra coisa bacana, lendo você saberá oqie causa os terremotos em Midgard ? (Midgard é o nome do planeta terra na mitologia nórdica).

Se assistiu a série Vikings da Netflix você vai relembrar algumas coisas também. Na verdade qualquer coisa que tenha visto sobre Vikings vai lembrar porque eles eram.povos Nórdicos e cultuavam os Deuses abordados neste livro.

Pelo tanto que escrevi já deu para notar que eu super indico!!

Thor e Loki são personagens muito interessantes. Na verdade pela riqueza de detalhes todos são.

Leia, leia, leia!!!

#mitologoanórdica #neilgaiman #leialivros #livros #amoler #leitura #livro #vikings #thor #odin #loki #mitologia #nórdicos #lerlivros

Boni 15/04/2021

Primeiro livro do Neil Gaiman que leio e modo de escrita dele é tão bom quanto falam, pegando histórias muito antigas e as recontando de modo muito dinâmico

Pedro Henrique 02/02/2022

Muito bom !!!
Para quem tem interesse ou curiosidade em conhecer a Mitologia nórdica, este livro é uma bela porta de entrada.

São histórias muito bem contadas, Lineares e que levam a um único e inevitável fim, o Ragnarök.

Cada capitulo é uma história diferente, e são histórias curtas e resumidas, porém, bem contadas e bem detalhadas.
A Mitologia nórdica em si é bem mais rica e cheia de exageros, mas a intenção deste livro é fazer você se interessar e conhecer o básico da mitologia, sendo assim um livro relativamente curto.

Marcelo 27/05/2021

Mitologia Nordica de Neil Gaiman
Pra você que gosta ou que tem curiosidade em Mitologia Nórdica, eis aqui um livro que irá lhe contar algumas das histórias mais importantes dos nórdicos, como a criação do mundo, seus conflitos, os deuses e o fim de tudo.

? "Mitologia Nórdica" é um livro escrito por Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2017. Neil, assim como muitas pessoas, inclusive eu, teve seu primeiro contato com essa Mitologia através dos quadrinhos da Marvel que retrata as histórias do poderoso Thor. E entre esses e outros escritos, ele se apaixonou e se aprofundou nesse universo.

?? Neil trás uma visão histórica e bem pessoal desse incrível universo. Ele nos descreve o começo, desde os primórdios, onde não existia nada, até surgir uma vaca enorme e um tipo de homem gigante, que era tão grande que ele era do tamanho dos 9 reinos, e dele surgiu todo o resto dos gigantes, deuses, os Aesir, os Vanir e etc., e o fim de tudo, o grande e temido: Ragnarök, relevando a verdadeira faceta dos deuses e suas atitudes pouco convencionais, como o auto sacrifício de Odin que se enforcou na árvore da vida (Yggdrasill) para obter mais conhecimento.

?? O autor nos apresenta diversos deuses e deusas que, geralmente, nem ouvimos falar e são poucos mencionados nas histórias que conhecemos, como Freya e Freya (que são irmãos), Balder (irmão de Thor), Iduna, Kvásir, etc., além de elfos, gigantes e criaturas que irão sendo apresentadas durante as histórias. E histórias que, por vezes, são um pouco mirabolantes, tipo uma vez que Loki se transformou em uma égua para trapacear e distrair o cavalo de um construtor, e ele acabou engravidando e gerando um maravilhoso potro que deu de presente a Odin. Mas uma coisa é certa, são ótimas de se ler e muito curiosas. Neil Gaiman faz a gente adentrar esse universo e imaginar diversas coisas de maneira muito dinâmica.

?? A Mitologia Nórdica e os deuses, em si, são voltados para glórias, batalhas e muita bebida, como o famoso Hidromel. Tanto que, as pessoas que irão para Valhala, que diríamos que é o céu deles, são os que morrem em batalhas ou que tem mortes honradas. Sujeitos que morrem de velhice, doença ou qualquer coisa do tipo vão parar em Hel, que seria um tipo de inferno.

Mas enfim, é uma leitura muito boa e que trás diversas revelações desse universo magnífico, recomendo muito pra quem tem curiosidade em Mitologia Nórdica.

Thomas 28/10/2021

MTO BOM
Namoral, esse livro é mto legal KKKKK agora entendo mais a mitologia nórdica, e ela é mto legal. A única coisa que eu acho engraçada é que tudo se resume ao fim do mundo skjtkskrkdkrr enfim, que leitura massa, vou ficar contando essas histórias pras pessoas KSKSKDK
Lexi 28/10/2021minha estante
esse livro parece ser muitoooo bom

Thomas 28/10/2021minha estante
ele é simmmmm, eu li tão rápido que meudeus, é mto legal mesmo, dá uma lida quando puderrrrr

Helo 28/10/2021

Mitologia Nórdica
Olha, para ser bem sincera eu não entendi quase nada do livro, achei ela ruim é só li ele inteiro por que não gosto de deixar a leitura pela metade, e fico com peso na consciência kkkkk.
Apenas não.

Breno 30/04/2021

Loucuras Nórdicas
Sempre gostei muito de Mitologia Nórdica, vários desses contos eu já conhecia mas foi interessante me aprofundar mais.
A escrita do Neil é boa e bem direta, em vários momentos dei risada e em outros senti raiva do Loki.

Carol 03/11/2021

Café literário: Mitologia Nórdica - Neil Gaiman (resenha feita para o insta @cafecomHQ)
De vez enquanto estaremos conversando também sobre livros por aqui, afinal vários de nossos autores de quadrinhos favoritos já se aventuraram em outros tipos de escrita, e além disso vamos sugerir livros que ganharam morada no nosso coraçãozinho e talvez um dia ganhe um local no de vocês também.

Sendo assim, decidi começar com o meu mestre favorito, Neil Gaiman. Todos sabemos que Neil (sou íntima) é bastante versátil e criativo, percorrendo tanto a escrita de quadrinhos quanto de livros adultos e infantis. Um dos meus livros favoritos dele para presentear amigos é justamente Mitologia Nórdica.

O livro tem a capacidade de agradar variados públicos e idades, passando por leitores de fantasia e aventura e por adolescentes e adultos. A escrita de Neil é dinâmica, divertida, engraçada e fluída. As escolhas dos 15 contos abordados no livro com baseadas na mitologia são excelentes e os diálogos deixam personagens que são muitas vezes inconcebíveis, bastante palpáveis.

Entre os 15 contos podemos perceber a origem do mundo, as disputas e conturbadas relações entre os deuses, anões e gigantes, as artimanhas de Loki com seus diálogos divertidos e manipulativos, a violência de Thor e também a sua inocência, a beleza de Freya e tantas outras características adquiridas pelos deuses que vão aos poucos se destacando em cada aventura até chegar ao Ragnarok, o assustador cenário apocalíptico que leva ao fim do mundo.

Então se você curte Thor e Loki (nos quadrinhos), tem curiosidade por mitologia escandinava e por novas abordagens das histórias contadas ou curte jogos no estilo de God of War ou histórias com gigantes, deuses e anões duelando e discutindo, esse livro foi feito sob medida para você!

Camys Meneghini 29/12/2020

Eu tenho certeza que Neil pode escrever sobre qualquer coisa, mesmo a mais desinteressante, que ainda assim será uma obra-prima!
Que eu amo esse homem, não é segredo para ninguém, visto que estou sempre exaltando suas obras e as indicando, e Mitologia Nórdica não nos decepciona!
O livro é composto de vários contos nórdicos em que conhecemos a origem dos deuses, dos nove mundos, conhecemos os deuses e suas aventuras, até o fim do mundo, conhecido como Ragnarök.
Neil admitiu que seu interesse pela cultura nórdica veio depois de ler um quadrinho da Marvel sobre Thor, o deus do trovão, e decidiu aprofundar suas leituras sobre o tema, e disso nasceu o mitologia nórdica, baseado em mitos reais, com um dedinho de nosso amado Neil.
Quem é fã dos quadrinhos ou filmes da Marvel, o que é contado nesse livro nem sempre vai de encontro ao que Marvel escreveu, aqui temos deuses egoístas, que matam por prazer, mas também matam e subjugam inocentes por medo. Odin é um deus sábio, mas ardiloso. Thor é um deus forte, porém desprovido de muita inteligência, egocêntrico e com sede de sangue, seja de quem for. E Loki, um deus inteligente porém invejoso e trapaceiro, sempre provoca outras pessoas para fazer o trabalho sujo, mas o que acontece de ruim, tem o dedo de Loki. Temos vários outros deuses, mas preferi falar só dos três mais conhecidos.
Para quem tem a fantasia de deuses bondosos, esqueça, aqui eles brigam e matam por toneis de cerveja e hidromel, e se orgulham disso.
Mitologia Nórdica é uma leitura fluida e rápida, além de o livro não ser grande, é formado por contos. Muito instrutivo para quem quer conhecer mais os deuses nórdicos desde sua formação até sua queda.

Pedro 12/12/2021

Um excelente guia das histórias e Deuses Nórdicos. As mais importantes, as histórias que direcionaram os deuses ao seu fim o Ragnarok!
Julia2824 12/12/2021minha estante
Thor ragnarok?

Pedro 12/12/2021minha estante
Um pouco mais sangrento e com um Thor não muito parecido com o Chris Hemsworth

Julia2824 12/12/2021minha estante
Ah

Vanessa 10/09/2022

Pra quem gosta de mitologia?
? Gaiman resumiu os contos de algumas das histórias nórdicas mais memoráveis, geralmente, em torno de Odin, Loki e Thor. Muito bom para uma leitura relaxante!