Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Giovana.Parreira0 08/07/2023

A escrita do Neil Gaiman é muito boa, as histórias que ele escolheu contar no livro são muito boas, e mostram como os deuses eram e agiam um com o outro e como só pensavam em si mesmos

Julieta 26/09/2020

Um livro muito interessante pra quem gosta do assunto, me diverti muito com as trapaças de Loki.

Eukaua 31/12/2021

Obrigado por isso Neil Gaiman!
Sério, só gratidão ?

O nosso material de mitologia é em sua maioria voltado para a grega. Mas Gaiman nos entregou uma excelente obra e fonte de conhecimentos Nórdicos nesse livro!

Uma verdadeira fonte de conhecimentos sobre um povo antigo, seu panteão de deuses e como eles se relacionavam!

Haninha182 09/02/2020

Tudo entrelaçado
É incrível como Gaiman consegue colocar vários contos entrelaçados e surgir com uma história com começo, meio e fim.
Leitura rápida e prazerosa

Gabriel 14/03/2024

Gostei desse livro, apesar de a todo momento parecer que eu estava vendo um filme da Marvel kkkk
Fora isso, eu gostei bastante. Leitura leve e breve.

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 27/09/2020

Eu queria mais deste livro, esse universo me fascina.
A descoberta de certos episódios, da vivência dos deuses entre si, como conseguiram as armas que tanto admiramos. Um livro espetacular para quem gosta de mitologia, você se encanta e não quer que acabe.
Uma leitura rápida, os capítulos são curtos e as lendas prendem muito, o vocabulário tem umas palavras diferentes, características da própria mitologia mesmo, nada que impede de desfrutar essa gracinha!!

Levovitch 22/08/2022

Mitologia rica
A mitologia nórdica é sem dúvida alguma uma mitologia muito rica em diversos aspectos, como em deuses, criaturas, contos e reinos, muitas coisas que li neste livro me lembrou o jogo "God of War" de Playstation 4, excelente jogo inclusive, os contos são muito bem escritos e bem divertidos de ler, a batalha final do Ragnarok é bem detalhada, fez minha imaginação ferver, uma das melhores leituras desse ano, Neil Gaiman é incrível.

Ciaa_p 31/10/2021

Este livro me fez achar Thor um pé no saco, chato e briguento. Acha que tudo se resolve na pancadaria. Vou até falar, estava torcendo para alguém matar ele. Fora isso achei o livro ótimo e de uma capa perfeita

Sammy 14/09/2020

Mitologia Nórdica: Injustiçada pelo Tempo
O autor bem no início fala sobre o que o título desta resenha propõem.
A mitologia nórdica foi perdida pelo tempo, a cultura pagã e a colonização britânica foram grandes agentes desse infortúnio,
Primeiramente por os pagãos não terem um grande envolvendo pela arte, o que dificultou o armazenamento de sua cultura e religião. Na parte da colonização muitos se converteram ao cristianismo o que fez abandonarem os costumes e lembranças, assim tendo consequentemente uma cultura majoritariamente perdida.
O autor faz uma analogia da mitologia nórdica com a greco-romana, falando:
É como se as únicas histórias conhecidas de deuses e semideuses da Grécia e da Roma Antiga fossem os feitos de Teseu e Hércules.
Perdemos muita coisa.

A mitologia nórdica particularmente para mim, sempre foi a de maior destaque entre as diversas outras mitologias. Ler alguns contos com a escrita do Gaiman, e ter agora um breve conhecimento sobre os deuses nórdicos só me aproximou mais da mesma.
Os contos em sua maioria ou em totalidade eu acho, tem grandes intervalos de tempo, e seus finais variam entre o trágico ou o cômico, ou você vai rir ou sentirá angústia após terminar cada conto.

No fim uma particularidade que me faz ter apreço pela mitologia nórdica é os deuses.
Diferente das outras mitologias os principais deuses nórdicos não são exemplos de moralismo ou perfeição, eles não são indestrutíveis e também não são imortais, como os homens, os deuses também envelhecem, só tem jovialidade pelas maçãs de Iduna, e até o Odin o mais sábio dos deuses não é capaz de driblar o destino e profecias.

A mitologia nórdica não se prende a um moralismos barato e baldio, alguns deuses são tão idiotas quanto qualquer mortal, outros deuses são fúteis, todos tem suas vergonhas, e Loki as mostra no salão de Aegir.

São idiotas como Thor;
Luxuriosos como Frey;
Gananciosos como Odin;
Invejosos como Loki;
Arrependidos como Tyr;
E ingênuos como Iduna.

Breno 30/04/2021

Loucuras Nórdicas
Sempre gostei muito de Mitologia Nórdica, vários desses contos eu já conhecia mas foi interessante me aprofundar mais.
A escrita do Neil é boa e bem direta, em vários momentos dei risada e em outros senti raiva do Loki.

Thiago548 03/11/2022

Bom livro
É um bom livro sobre a mitologia nórdica, a forma da escrita é muito boa, fluida e bem gostoso de ler. Para quem gosta da mitologia nórdica é um prato cheio.

Boni 15/04/2021

Primeiro livro do Neil Gaiman que leio e modo de escrita dele é tão bom quanto falam, pegando histórias muito antigas e as recontando de modo muito dinâmico

Bi_Oliveira 20/03/2021

Uma leitura super fácil, a forma como Neil Gaiman escreve me encanta a cada livro que eu leio. As histórias são super interessantes, cada capítulo que eu lia me interessava mais sobre a Mitologia nórdica.