A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa PJ Pereira




Resenhas - //////


41 encontrados | exibindo 31 a 41
1 | 2 | 3


Felipe Miranda 16/01/2018

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa - PJ Pereira por @ohmydogestolcombigods
Esse livro pede uma resenha diferente. Sinto que ele não merece ser resenhado da forma comum que sempre faço por aqui. Uma obra de quase 500 páginas devorada em duas semanas merece ser vendida. Divulgada de uma forma que todos os leitores que a conheçam descubram cada mísero detalhe que faz dela uma história tão marcante. Eu me apaixonei a cada capítulo e fase da história de Pilar e vocês merecem ter essa experiência.
Ri de gargalhar,
Fui dormir de luz acesa de medo
E abaixo listo algumas considerações sobre a obra de de PJ Pereira.

1- Pilar cresceu sob olhares. Ao nascer ela era vista como a nova Messias. A criança enviada para salvar a humanidade ou apenas transformá-la, a última opção é mais próxima do que acompanhamos no livro. Pilar faz e acontece. Ela é santa e faz milagres. É pastora e faz milagre. É uma jovem que se descobre mulher. E mesmo com seu pulso forte e personalidade irreverente, sofre. Prepare o seu estômago para estupros, assassinatos e perseguições. Sua passagem na terra é digna de cinema.

2- A fé dos personagens vai te arrebatar do início ao fim. Sabe aquele arrepio que só a crença em algo causa? Eu terminei a leitura entendendo melhor como algumas instituições religiosas funcionam. Da Igreja Católica e Evangélica com suas missas e cultos espetaculares (de espetáculo/show mesmo) aos rituais de oferenda e música das religiões de matriz africana. É tudo muito complexo e simples ao mesmo tempo. O autor domina o assunto e traduz a temática de um jeito único. Sombrio acima de tudo.

3- A história se passa entre o Maranhão, o Rio de Janeiro e a Brasília dos anos 70 e 80. Você vai ler uma história escrita com sotaque e isso me levou para mais perto de cada cenário. Os rituais e cultos com pais de santo, por exemplo, são de causar taquicardia. Sabe quando alguém vai num terreiro tentar contato com alguém que já foi embora desse plano? Pilar é uma mãe de santo e vai transformar o dom (?) em dinheiro. Ela vai incomodar a igreja católica da pequena Codó, no interior do Maranhão, e vai precisar ir embora num Circo com o que restou de sua família. Algo nela faz as pessoas crerem em tudo que diz. Ela tem influência, acredita no que prega e não tem medo de nada. Ela tem medo de tudo.

4- Preciso dizer que o enrendo também trata de mágoas e descobertas pessoais. É lutando contra a miséria e as dificuldades de um país em desenvolvimento que Pilar e sua família percorre o Brasil tentando um local para se estabelecer. O preconceito religioso rege bons capítulos aqui. É de assustar. Os orixás (deuses africanos) são tão protagonistas quanto Pilar.

5- Quebra de paradigmas. Sexo, sexo e sexo. Sexo oral, anal, a dois e em grupo. Sexo como degrau para o amadurecimento. Sexo como forma de contato com forças divinas. Sexo como castigo e presente. Pilar aprende e ensina. Sofre e se entrega ao ato sexual porque ela é humana e santa. Porque ela pode muito bem ser a mentora da primeira comunhão de um grupo de adolescentes pelo dia, como também pode ser uma puta insana pela noite.

6- Ficção ou não ficção? O autor admite que usou de sua imaginação em pontos da narrativa, mas também aponta uma longa pesquisa de campo para descrever o cenário religioso no Brasil. Qualquer um que ler A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa vai perceber a similaridade com o que vemos em igrejas, showmícios, nas ruas e na própria TV. O relacionamento do homem com a fé é confuso. Atos não justificam meios e fins. Temos aqui um mergulho nos bastidores da fé brasileira e seus abusos.

7- Pilar da Anunciação vai trazer homem dos mortos e causar rebuliço por onde passa. Toda vez que ela receber um encantado você vai se arrepiar e querer ler em voz alta o que o filho de Oxum está dizendo. Palavras que nem a própria Pilar lembrará, mas nós leitores sim. A narrativa cinematográfica faz a gente imaginar a protagonista numa tela de cinema. Torço por isso. Alô Netflix! Transforma essa saga numa série, por favor!

8- Pastores fingindo santidade e leis divinas que crucificam o amor. Pilar representa tudo que algumas escrituras sagradas abominam. Ela vai se relacionar com homens e mulheres e descobrir que o amor da vida dela talvez não esteja na bíblia, por exemplo. Ela vai matar e morrer por seus sonhos. Talvez ela não se importe de destruir alguns pelo caminho... Na verdade, a fé retratada na obra é responsável por fazer com que pessoas percam empregos, lares e a própria vida.

9- Ao fim de tudo você será outra pessoa. Você será alguém que por um período de tempo acompanhou uma história que com certeza se repete com frequência. Não por completa, mas por partes. A fé que move multidões é a mesma que fez de Pilar uma das personagens mais incríveis da literatura brasileira. Não minto. Quero presentear a todos com esse livro. Meses após a sua leitura me sinto eufórico da mesma forma que estava enquanto o devorava no transporte público, entre os intervalos de tempo livre.

10- Favoritei o livro e quero relê-lo em breve.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2018/01/resenha-mae-filha-e-o-espirito-da-santa.html
comentários(0)comente



Michell 06/03/2019

Mais um salve para PJ Pereira
O livro é encantador! Cheio de reviravoltas, você nunca sabe se de fato o autor acredita no que escreve ou não, quando falamos de Encantados e Orixás. O final é arrebatador e me prendeu o fôlego! Única ressalva que faço é que parece que entre 30% e 80% do livro foi muito para encher linguiça. O livro ficaria perfeito se perdesse esses 50%
comentários(0)comente



thalesnunes 24/03/2022

Quando engata, ô livro arretado!
Confesso que demorei pra encontrar a vontade de continuar lendo esse livro... As primeiras 200 páginas são difíceis (pra quem não é da região), com muitos sotaques regionais e elementos culturais diversos. Mas quando cai a ficha de que Pilar não é santa coisa nenhuma, a vontade de ler é completamente renovada.
O livro deixou o tempo inteiro me questionando sobre crenças, manipulação, e principalmente como não é muito difícil fazer as pessoas acreditarem no que você quiser. Uma leitura muito louca, com personagens profundos e interessantes!
comentários(0)comente



Gutem 20/06/2020

A Mãe A Filha e o Espírito da Santa!
A Escrita de Pj Pereira e maravilhosa fiquei preso a história do início ao fim...
Pilar e um personagem complexo um grande mistério que vai sendo desvendado de capítulo a capítulo causando múltiplos sentimentos a ela amor com doçura na infância,pena,raiva,nojo ódio tudo no extremo.
O livro serve de alerta sobre os Abusos Religiosos sobre diversas Crenças e templos Confesso que não e uma leitura fácil precisei respirar algumas vezes com tamanhas perversidades.
Super recomendo!
comentários(0)comente



Felipe 26/08/2020

A santinha de Codó
Adorei esse livro, como todos do PJ Pereira, com uma narrativa ousada sobre religião e ainda mais sendo a africana que hoje em dia sofre todos os tipos de preconceitos, mostrando o abuso de Pilar, ousadia, fé, manipulação e entre outras artimanhas para criar a sua própria religião. Cheio de reviravoltas esse livro tem tudo para prender o leitor até a última página.
comentários(0)comente



Valesi 18/02/2021

Um passeio pelos perigos da religião
Ideia muito original e bem desenvolvida. Os personagens são mais profundos do que parecem à primeira vista, e a pesquisa realizada nos traz informações interessantes sobre áreas pouco iluminadas. No terço final senti que o livro dá uma 'embarrigada', com situações se repetindo apenas para reforço, sem levar a história para frente. O fim lembra muito as novelas dos anos 80 presentes na obra. No geral, um livro muito bom, vale a pena.
comentários(0)comente



Fernanda 02/03/2021

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa
Resenha (Tocalivros)

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa:

https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-tocalivros-mae-filha-e-o.html

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-tocalivros-mae-filha-e-o.html
comentários(0)comente



Carla.Ribeiro 18/04/2021

Salve a santinha!
Já inicio discorrendo que não, este não é um livro fácil de ler, de entender e de aceitar de imediato. Com uma premissa que te deixa confuso sobre a fé e a falsidade nosso querido PJ nos traz uma história tão complexa que é difícil falar em poucas palavras, talvez atualmente o que se passa no livro beire o absurdo "como assim essa personagem caiu no que foi dito?" porém, analisando o contexto, o local, e a inteligência de nossa protagonista entendemos que não só é real, como aconteceu e MUITO no Brasil essas questões que o livro trata. Porém, independente de qual seja sua opinião no final, se o livro é genial ou absurdo, uma coisa temos que concordar....Salve a santinha!
comentários(0)comente



escrivadocaos 24/04/2021

Sordidamente brasileiro, é o que eu diria.
Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, e foi muita expectativa para uma água rasa? Talvez.
.
A mãe, A filha e o Espírito da Santa é um livro sordidamente brasileiro, que escancara em retratos perversos problemas bastante macabros que como brasileiros já nos deparamos mais de uma vez. Principalmente no que se trata de perseguições religiosas e igrejas enriquecendo às custas dos fiéis.
.
Gostaria que o relacionamento de Socorro e Pilar tivesse sido mais desenvolvido na história, porque é extremamente envolvente e caloroso. Socorro com certeza é minha personagem favorita, um sopro de sensatez e leveza na ventania que é Pilar.
.
Uma das coisas que mais amei nesse livro foi a linguagem do Codó, extremamente gostosa de ler! Fui completamente persuadida por Irmã Madalena a procurar um Guaraná Jesus. Amém! Também me senti extremamente em casa ao dar risadas sinceras em situações de puro desespero. Ou, de se divertir no meio da desgraça.
.
A mãe, a Filha e o Espírito da Santa é um misto de vários sentimentos que vale a pena ser experienciado.
comentários(0)comente



Nina 20/07/2021

Impecável
PJ Pereira é um mago. Pilar é uma personagem tão complexa, que se torna apaixonante. O enredo de sua vida pré-trilogia é tão maravilhoso quanto sua vilania ao longo dos livros de "Deuses de Dois Mundos".
É um livro sobre espiritualidade, manipulação, inteligência e sobrevivência. Nos leva a repensar muitas coisas.
comentários(0)comente



itxesco 07/04/2017

Imperdível!
Li quase que "numa sentada só", não conseguia largar. A história de Pilar, a menina-messias anunciada no Codó, vai te fazer pensar e repensar suas crenças e preconceitos religiosos.
comentários(0)comente



41 encontrados | exibindo 31 a 41
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR