Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

Flávia 23/03/2020

Forte, sensível e necessário.
O enredo construído por Celeste NG é composto por diversos fatores que fazem desse livro uma leitura envolvente, reflexiva e profundamente angustiante. Até que ponto os sonhos dos pais afetam o futuro dos filhos? Será que hoje eu dei atenção necessária ao meu filho ou escutei o que ele tinha para falar? três filhos, três histórias diferentes e três perspectivas de um mesmo enredo. Leiam - tudo o que nunca contei.

Anna 06/05/2020

O livro que me escolheu
A riqueza na construção dos personagens é tão real e me fez me apaixonar por cada um deles. É simplesmente meu livro favorito até hoje, por diversas razões. Pela primeira vez eu consegui me enxergar em um personagem e eu senti uma grande empatia por cada um deles.

Leiturascomlara 22/09/2020

Apenas leiam esse livro.
Incrível como um livro pode retratar tão bem uma dinâmica familiar e o que ela pode culminar. Frustrações de infância e juventude deixam marcas que são transferidas para os filhos. Contém muitas nuances e pontos de vista.
Foi meu primeiro livro da autora e me apaixonei de cara.
A Celeste tem um jeito de escrever diferente. Ela primeiro conta o final e depois conta a trajetória de como chegou naquilo. Flashbacks se fazem presentes.
Se você gosta de um bom drama familiar, leia esse livro e depois leia pequenos incêndios por toda a parte.

Alice @leituras_da_alice 05/07/2021

5 motivos para ler ?Tudo que nunca contei?.?
? Esse é o romance de estreia da autora que fez muito sucesso logo de cara lá em 2014 e se você só conhece a autora pelo ?Pequenos incêndios por toda parte?, saiba que esse pra mim ainda é o melhor dela!
1-O MISTÉRIO: a premissa do livro é de que Lydia Lee, uma garota de 16 anos em um fatídico é descoberta morta afogada em um lago, a partir disso vamos descobrindo o que a levou a isso e se foi ela mesmo ou outra pessoa que a matou.
2-O DRAMA FAMILIAR: se você assim como eu curte acompanhar o desenrolar do cotidiano de uma família que aos olhos dos outros tudo parece normal, mas que por dentro tudo está um caos e faltando a coisa básica chamada ?diálogo? esse livro é pra você. Tudo é muito bem desenvolvido e com um enredo cheio de camadas.
3-O PRECONCEITO RACIAL: No livro, a família Lee é descendente de chineses e são constantemente alvos dos mal olhares e dos comentários, com isso a autora levanta questionamentos a respeito disso e achei muito importante ver o tema ser abordado em um livro.
4-A PASSAGEM DO TEMPO: no início o livro já nos conta da família formada, mas no decorrer da leitura a gente acompanha desde a juventude do casal quando eles ficaram juntos e as coisas que Marilyn teve que abrir mão (seus estudos e sonhos) pra se tornar mãe, pra logo depois o tempo ficar dançando na narrativa e adentramos por toda a trajetória da família até o fatídico dia.
5- O PESO DE UMA EXPECTATIVA: Os três filhos do casal sofre e lida cada um a sua maneira com as expectativas que seus pais depositaram neles e acompanhamos isso com um aperto no coração. Lydia é pressionada a ter a vida que sua mãe não teve; Nath é ignorado e sofre com a decepção clara que seu pai demonstra com ele; e Hannah é praticamente invisível.

MarianaCota 12/04/2021

A primeira frase do livro já prende a gente.
É muito interessante ver como coisas não faladas, limites não impostos podem machucar não só uma pessoa, mas toda uma família.

Aline 20/11/2022

Apesar de trazer como premissa principal a morte de uma adolescente, é um livro sobre laços familiares, sobre aparências! Gostei muito da forma com que o livro de desenrola, e os paradigmas que quebra ao se aprofundar nas camadas da família em questão!

Dayse 28/04/2021

Muita expectativa, me decepcionou um pouco.
O livro retrata temas extremamente importantes, relevantes e atuais.
Acho que fiquei meio decepcionada com o final meio vazio, para um livro com emoções tão intensas. Queria mais detalhes.

Saraaaaah 01/09/2021

Eu amei a forma como esse livro foi construído, o jeito que a Celeste descreve cada personagem e da uma vida pra eles é perfeita, eu sinceramente achei essa família muito real.
Glaucia 01/09/2021minha estante
Quero muito ler ele,vou colocar na minha lista para já.

Ellie 01/02/2024

Frustração
A história se passa nos anos 70 e a submissão dos filhos ainda era muito latente. A mãe cria expectativas de que a filha possa ter a vida que ela quiz ter e não pode. Ainda para completar tinha a questão do pai ser um imigrante chinês nos EUA, onde buscava ser aceito. A grande reflexão desta história é: até que ponto realmente conhecemos a quem amamos.

Lucas 10/05/2020

Uma história tocante
Sabem aquele tipo de história que te tocam e que são tão bem escritas que te fazem sentir o que o personagem sente? Tudo o Que Nunca Contei é esse tipo de livro.

Depois de ler Pequenos Incêndios por Toda Parte decidi ler este, da mesma autora, e estou mais uma vez tocado pela forma como ela conta uma história.

Neste, a história de Lydia me tocou profundamente e apesar de ser um livro super curto eu consegui sentir e entender a personagem. A história da família aborda o preconceito com a raça, as frustrações de uma mulher em sua vida acadêmica, o medo da rejeição enfrentado por alguém que é diferente e diversas outras questões que fomentam o ser humano.

A narrativa é impecável e o jeito que tudo está ligado, como a Celeste consegue ir ao passado e presente, misturar a história em diversos tempos, e mesmo assim se fazer entender, fazem do livro algo ainda melhor.

Enfim, acho que esse livro é basicamente uma história sobre aceitação e empatia, onde nós devemos o máximo possível se colocar no lugar do outro e tentar entender nosso próximo. Estou maravilhado e essa história ficará no meu coração para sempre.

juandbooks 18/07/2020

qualquer coisa que a celeste ng escrever eu vou ler e ponto final
chorei, chorei horrores. a gente sente na pele a pressão passada pela personagem e consegue entender mesmo não se identificando.
eu simplesmente amo historias em familia, amo as relaçoes familiares e a celeste sabe muito bem como escrever elas.

Dani Dias 25/05/2020

Muito bom!
"Antes disso, ela não tinha se dado conta de como a felicidade era frágil, como se a qualquer momento, se não fosse cuidadosa, ela poderia cair e quebrar."

A verdade está, quase sempre, nas coisas que nunca contamos. E este livro mostra isso muito bem.
Ele desfez aos poucos as certezas que eu tinha sobre cada personagem no começo, me fez questionar também as certezas que eu construí sobre as pessoas que me cercam...
Sem dúvidas, muuito bom.

Dani 28/09/2020

Leitura diferente
De início achei que não iria me adaptar ao estilo de escrita, em que num só capítulo se vê a história contada por vários personagens diferentes. A autora também não se prende muito à ordem cronológica, mesmo assim a leitura flui bem e a história é boa, mesmo que em alguns momentos seja difícil de entender algumas atitudes sem ter que se lembrar que a história se passa numa cidadezinha dos EUA nos anos 70.

Vanessa @LarLiterario 17/06/2020

O peso das expectativas...
Atenção: Xenofobia, traição e bullying.

Lydia, filha de James e Marilyn, sumiu. A polícia é acionado e está convicta que a jovem de 16 anos apenas fugiu e logo voltará por conta própria. Acontece que ela não volta. Todas as certezas da família Lee são postas a prova quando o corpo da garota é encontrado num lago.

Enquanto a polícia trabalha para desvendar o que há por trás da morte de Lydia, a família Lee mergulha num mar de segredos, mágoas e conflitos. E a partir dai que a estrutura que mantém essa família começa a ruir.

Quando um livro entrega o final já no começo da história é difícil criar muitas expectativas. O autor precisa usar esse recurso com sabedoria, e Celeste fez isso com maestria.

É um livro que trabalha as consequências e feridas do passado bem mais do que a investigação em que somos inseridos. Celeste consegue explorar todos os segredos mais sórdidos de uma família que aparentemente era unida e transparente.

Nesse livro a autora traz uma ótica sobre o preconceito racial existente sobre o povo oriental, visto que o livro se passa na década de 1970 e havia muitos emigrantes nos EUA nessa época. Acredito que seja uma marca da autora, tratar de temas que incomodam e nos faz pensar com suas alfinetadas.

Alternando entre passado e presente, o peso das expectativas criadas em cima de Lydia vão ser primordial para nos levar a entender o que de fato aconteceu com a jovem. Embora seja vendido como um thriller, acredito que é mais um drama familiar e muito bem construído.

Eu achei que o final poderia ser melhor, mas tambe?m na?o consigo visualizar outro final, so? por isso fiquei na du?vida em que nota dar e acabei dando quatro. Mas amei a narrativa e super recomendo.

Débora Ribeiro 23/09/2021

Socorro!
No começo eu só queria levar a família inteira pra terapia... Ou pra uma ala psiquiatra, mas da metade em diante, foi só surpresas com esse livro, terminei com um sentimento de tapa na cara. Adorei.