O álbum branco

O álbum branco Joan Didion

Resenhas - O álbum branco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sa 03/11/2023

Foi uma sensação única ler Joan Didion. Me senti inundada pelas suas palavras. Foi como se flutuasse dentro de mim. Que experiência maravilhosa. Pensar em orquídeas definitivamente ganhou um novo conceito dentro de mim.

Bia 25/09/2023

Gostaria de ter conhecido Joan Didion ao longo da faculdade Jornalismo. A forma de escrita da autora é fascinante até para quem se distanciou do dia a dia da profissão.

mans 16/08/2023

Desconexão literária
Fazia tempo, muito tempo, que não sentia tanta desconexão com uma leitura como aqui. Gosto da proposta do livro de falar sobre o cotidiano da vida da autora, que era uma flâneur e observadora social afiada, mas tudo aqui é muito longe de qualquer realidade minha ? de tempo, costumes, vida, geografia. Óbvio que isso não é sinônimo de que um livro é ruim ou coisa do tipo, mas a escrita precisa ter um sabor, um tempero a mais para me prender ali. Mas isso não acontece. Sinto que não vou lembrar de nada do livro depois de amanhã.

nico 15/07/2023

Gostei bastante de ler esse livro, é um formato que não estou acostumado mas todos os artigos foram interessantes e muitas vezes divertidos de se ler

pra quem gosta de uma pegada jornalistica, recomendo demais

Giovanavski 09/07/2023

Joan Didion tem uma escrita de dar inveja e uma vida também!! Ela estava lá, no furacão dos anos 60, viu tudo. Escreveu sobre tudo! Estava nos lugares, com as grandes figuras, acompanhou e fez história. Joan Didion tem o livre arbítrio de escrever sobre o repressa de água de Los Angeles e ainda assim se tornar interessante.
Joan Didion fez seu nome na literatura e inspira!

idkvixo 26/06/2023

O livro conta com alguns ensaios da autora enquanto morava em Hollywood nos anos 60. Ela fala de cultura, da sociedade e dela mesma, trazendo alguns reflexões para o leitor.
A escrita me cativou bastante mesmo algumas partes sendo mais tediosas que outras e por isso não foi uma leitura tão fácil e leve.
De qualquer forma gostei bastante da autora e quero ler mais livros dela.

tharcifernandes 12/05/2023

Como eu tava ainda numa pegada sobre a época dos anos 60/70 depois de ter lido "só garotos" da patti smith já peguei esse livro com uma vontade de ler algo da autora e por ela descrever o cenário do final dos anos 60 e início dos anos 70. eu gostei da leitura, teve umas partes que eu fiquei meio ??? mas talvez porque eu seja burra mesmo mas enfim eu já sabia que só seriam basicamente relatos meio jornalísticos pois a joan é formada nesse ramo no entanto gostei de descobrir um pouco mais sobre a época e tem capítulos que ela descreve coisas que não tem muita relevância mas que pra mim, por causa da escrita, acabei achando interessante.

Ana Luz 06/05/2023

Complicado
Esse foi um livro beeeem difícil de suportar até o final.
Não é um livro ruim, Joan é uma escritura estimável, com uma escrita belíssima e que, por vezes, é capaz de te envolver.
Mas, sinceramente, eu não vejo o porquê desse ter sido publicado como um livro. É uma série de ensaios que estão, parcialmente, inseridos em um mesmo contexto, mas que, em grande maioria, não passam de reflexões extremamente americanas e desorganizadas acerca da vida da própria escritora, quase como um diário de bordo sem pretensão de ser lido por outras pessoas, com referências extremamente específicas que pouquíssimas pessoas não americanas, ou mesmo americanas que não viveram tanto nesses cenários, são capazes de acompanhar.
É um livro bagunçado, que tem sim alguns bons ensaios, marcantes, que fazem essa ambientação de forma legal e compreensível, mas, em sua maioria, eu começava os textos torcendo para que acabassem logo.
Espero ler mais de Joan para tirar essa má impressão, mas não sei se terei vontade alguma de fazer isso tão cedo.

Carolina 29/04/2023

Não gostei
O livro reúne diversos ensaios jornalísticos sobre os anos 60/70 nos Estados Unidos mas a maioria deles não me agradou.
Não me senti conectada com os textos, e por mais que alguns tenham sido ricos em detalhes, não havia o menor contexto sobre os temas.
Talvez eu não seja o público algo para essa leitura? Talvez.
Não conhecia 80% das referências e tive a sensação de estar conversando com aquela pessoa chata que quer mostrar opiniões sobre tudo, independente de passar uma mensagem para quem está ouvindo.

Julia 21/04/2023

Retratos jornalísticos que quase parecem ficção
Terminei o livro pensando em quão incrível seria ter essas habilidade com a escrita. Joan escreve muito bem, é realmente um dom. A sua percepção sobre o mundo e sua geração é única, e é de se admirar o modo como ela conseguem transitar pelos mais diversos assuntos sempre dando um toque pessoal

Tive dificuldade de entender alguns ensaios por se tratarem de assuntos que eu não conhecia, mas no geral o livro é muito bom.

Claudia.Michelin 27/03/2023

Álbum Branco
Joan Didion, escritora americana cujos trabalho como jornalista, ensaísta e romancista a tornaram conhecida em vários países. No livro: ?Álbum Branco? temos vários ensaios que retratam os anos 60 e 70. Destaques para os textos sobre os panteras negras, feminismo e o texto sobre Geogia Totto O?Keeffe, artista considerada como mãe do modernismo dos Estados Unidos. Recomendo a leitura.

Mariana113 15/02/2023

O álbum chato
A Didion tem uma escrita muito cativante, qualquer coisa que ela escreve é capaz de prender o leitor e aqui não foi diferente. Entretanto, eu não gostei desse livro, achei um conteúdo razo, é como se ela quisesse mostrar as pessoas de importância que já conheceu, mas apenas de forma bastante supérflua. Certos assuntos foram prolongados de forma desnecessária, enquanto outros ela poderia ter gastado mais tempo discutindo a respeito.
Eu adoro a Didion e ela foi uma grande mulher, recomendo bastante a leitura de O Ano do Pensamento Mágico, mas esse aqui, eu deixaria pra depois (ou pra nunca mesmo)

estela :-) 05/02/2023

Primeiro do ano!
Primeiro do ano!
Também o primeiro livro de ensaios que leio, acho. Estranhei um pouco a experiência e também algumas temáticas (kkkk), mas encontrei textos que gostei bastante ? os dos capítulos O Álbum Branco e Temporadas foram os melhores para mim.
Também não sou familiarizada com uns 74% das referências q ela traz aqui e tive que pesquisar muita coisa (pelo bem e pelo mal no fim das contas).
Todas as vezes que ela mencionava a filha me cortava o coração.

Ana Paula Carretiero 27/01/2023

Muito bem escrito e cheio de ironia! O livro apresenta ensaios que retratam a vida da autora (jornalista inteligente e à frente de seu tempo) e também da sociedade californiana das décadas de 60 e 70. Precisei pesquisar muitos fatos e histórias destas décadas para entender alguns trechos e contextualizar a perspicácia de Didion.

iris 18/01/2023

Acho que acabei de ter minha primeira decepção literária de 2023. Eu havia criado muita expectativa para o álbum branco por se tratar de um livro que junta ensaios sobre a vida sociocultural dos anos 60/70 nos Estados Unidos, um período bastante emblemático e que me interessa demais.

Mas infelizmente a leitura não me agradou muito, e não necessariamente por ser um livro ruim ou mal escrito, pelo contrário, acho importante ressaltar que a escrita da Joan é muito boa. Ela tem um olhar bastante crítico e inteligente sobre os eventos abordados, mas admito que não senti tanta afinidade com sua forma de escrever. Achei a maioria dos ensaios maçantes, lentos e que abordavam coisas e pessoas tão específicas que era impossível entender de fato sobre o que ela estava falando, e consequentemente, era impossível gostar ou se identificar com os textos.
Alinne.Rodrigues 18/02/2023minha estante
Penso exatamente assim. Não consegui me co ecta4

Penso assim também. Não consegui me conectar com a maioria dos ensaios. Achava solto, alguns parágrafos descartaria fácil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5