O álbum branco

O álbum branco Joan Didion

Resenhas - O álbum branco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jo 23/06/2022

um jeito muito diferente de reportar histórias cotidianas (e outras históricas) .
Sinto que li um livro muito histórico mesmo, contado de um jeito muito pessoal. gosto demais dessa forma de escrita, joan didion sempre será lembrada!

laris 25/05/2022

"Não sou a sociedade em um microcosmo. Sou uma mulher de 34 anos com cabelo longo e liso, um biquíni velho e mal da cabeça em uma ilha no meio do Pacífico esperando por um maremoto que não vai vir."

Esse foi meu primeiro contato com um livro de ensaios e estou fascinada com a fluidez desse. A escrita da Joan é maravilhosa, estou apaixonada.

Alassë 09/04/2022

Montanha-russa
Alguns capítulos são realmente interessantes e garantem uma boa leitura. Outros, no entanto, são modorrentos e eu lia sem paciência uma narração minuciosa de momento pessoais e sem apelo à atenção alheia. Na escrita jornalística a forma do relato é sempre mais relevante que o tema. O autor é responsável por fazer qualquer assunto ganhar atenção, Joan Didion é famosa por isso, mas eu simplesmente não consegui absorver o seu talento em 100% desta obra.

gabriela cardoso 02/04/2022

o álbum branco
a escrita dessa mulher... estou completamente apaixonada. demorei pra terminar esse livro mas cada segundo valeu a pena, foi meu primeiro contato com joan didion e já posso dizer que estou rendida.

Miguel 13/03/2022

Nota: 2,5*
Joan Didion é esplendorosa, sua escrita cativa e te prende durante essa coletânea de ensaios realizados nos anos 60/70. Entretanto, reunir todos esses 20 ensaios em um único livro faz com que a experiência de ler eles seja cansativa e estressante.

Eu estava bem animado para começar a ler essa obra e devora-la, porém, a medida em que eu ia lendo um ensaio, dois ensaios, três ensaios na sequência, eu ficava cansado, sem entender certas coisas e parando de ler rapidinho. Acredito que se eu lesse um ensaio por dia tudo teria sido diferente, mas por estar segurando o livro e a escrita te prender muito, foi quase impossível de ler um por dia. Além disso, a existência de alguns ensaios mega longos, desnecessários e chatos me fizeram ficar bem desapontado... o ensaio sobre a represa mandou um forte abraço. De qualquer maneira, eu entendo que em um contexto geral todos os ensaios são importantes para a construção do livro, mas isso não cria uma desculpa para ele ser tão chato as vezes.

Uma outra coisa que me incomodou bastante foi a forma que em cada ensaio somos apresentados a mil nomes diferentes, seja de pessoas ou lugares, e eu não conhecia nada e nem ninguém. Isso é mais uma critica a editora que poderia ter feito notas no rodapé ou um glossário, são tantas as possibilidades. Portanto isso não fez parte dos meus "critérios de avaliação", mas mais uma vez, tornou a experiência de ler esse livro, que tinha a chance de ser perfeito, um fiasco total.

Auler0 06/03/2022

O álbum branco
Irônico, Inteligente, Interessante e Intrigante.

O livro retrata a vida da autora nos anos 60 morando em Hollywood nos Estados Unidos. Escrita impecável e que mostra a ironia e a inteligência de Joan.

Amei muito!!

Michele Boroh 06/03/2022

O elemento básico de qualquer autoridade
A correspondência com a atualidade em tantos pontos seria apenas tragicômica se não fosse também a confirmação do olhar preciso de Didion, a garantia de que temos algo muito bom (e raro) em mãos.

E entre as coisas que continuam iguais (ou pioraram), essa é justamente uma das mais tristes exceções: não temos mais Didions.

Numa época de polarização de tudo, quando atacar ou agradar são mais importantes do que a verdade, que falta terrível faz a análise desperta e honesta do próprio tempo, do próprio meio, do próprio movimento, do próprio casamento, da própria enxaqueca.

Propriedade. O elemento básico de qualquer autoridade. Didion tinha. Didion tem. 54 anos depois.

"É desconcertante, mas o velho mundo um dia foi novo, ou até mesmo nouveau."

É deprimente, Didion, mas o novo mundo ainda é velho.

Aline | @42.books 22/02/2022

Costumo gostar de ensaios, principalmente quando se tratam de momentos ou épocas marcantes da história. Não sei bem qual foi minha trava com esse livro, mas demorei bastante para terminar alguns capítulos que não me pretenderam.
Apesar disso, gostei da percepção de Joan Didion e de como ela escreve. É um bom retrato dos anos 60/70, só não me cativou o suficiente durante a leitura.

cyborg loiro 09/02/2022

Uma bela perspectiva sobre os acontecimentos dos anos 60/70
Fiquei muito encantada em como Didion descreve suas lembranças dos anos 1960. As vezes hiperfocando em situações mínimas e peculiares, a autora relata de maneira muito próxima sua perspectiva sobre o cotidiano estadunidense. Realista e crua, Joan Didion foi uma grande observadora de seu tempo.

laur 27/01/2022

A genialidade de Joan Didion
Sou uma grande fã de Joan Didion, ela é inteligente e irônica. Gosto da forma que ela consegue passar a ironia nas páginas de um livro e como consegue transformar o dia a dia em algo grande.

Nesse livro, conhecemos o que foi viver nos anos 60 nos Estados Unidos sob o olhar de Joan, que estava no olho do furacão: Hollywood. O Álbum Branco veio para provar o que eu já sabia, que eu posso ler a lista de supermercado dessa mulher que eu vou amar.

Ramon Diego 18/01/2022

Ouvi falar da Joan por uma amiga. Depois assisti ao documentário sobre ela (disponível na Netflix) e só então parti para seus ensaios no livro "O álbum branco". Nesses textos consegui vislumbrar uma escrita lúcida que narra, como ninguém, a paranoia norte-americana pós-segunda guerra, criticando o conservadorismo e o misticismo de uma época, bem como o "American way of life". Livraço! Ansioso por mais livros dela.

Marcilio Freire 10/01/2022

Não é tão fácil
A autora é excelente. Simples assim! No entanto, o livro exige pesquisa. A não ser que você tenha vivido intensamente os anos 60 e 70. Assim, considero este livro fundamental para a compressão da vida americana deste período.
A autora possui uma visão privilegiada de fatos históricos. E releva muitos de seus dilemos nas páginas do livro. Vale a leitura!

Talia.Moniz 23/12/2021

Guilty Pleassure
Eu adoro a vida da Joan Didion. Adoro a ideia de ler Joan Didion e adoro o sentimento que fica quando sei que li algo dela. Ela tem sido a minha pequena obsessão do momento, devoro tudo o que tem o nome dela (de uma forma perfeitamente saudável, claro). Mas, se tem algo que não gosto dela é a sua escrita, o que é terrivelmente irónico. Este foi o segundo livro da autora e se eu pudesse adicionar sal a alguma autora eu teria de a escolher. Não me entendam mal, ela não é uma escritora horrível e a culpa é minha por continuar a lê-la, mas ela é um guilty pleasure.

Em sua defesa, ela é exatamente o que eu espero de uma cronista e de uma jornalista, e é exatamente o que eu espero de um livro como esse, que é uma compilação de seus artigos, desde de crónicas a críticas de cinema ao longo dos anos. Ela escreve de forma objetiva ainda com humor e personalidade. Simplesmente não é um tipo de personalidade que me cative.

É uma leitura que funciona se cada artigo for lido individualmente. Se planearem ler tudo seguido, como eu, a leitura pode-se tornar aborrecida, especialmente para quem não entende as referências como eu, adoraria que houvessem notas de rodapé para dar algum contexto. As suas crónicas foram as minhas preferidas, escritas de forma nua e crua. A verdade é que posso não adorar a escrita dela, mas é uma escritora que eu volto sempre. É um refúgio para a idealização que eu criei desse universo Califórnia anos 60 e 70 e ela é a rainha desse universo.
Talia.Moniz 23/12/2021minha estante
"eu adoro a vida da Joan Didion" a gata morreu ? descanse em paz bestie

lxxifm 25/12/2022minha estante
Tive a mesma experiência com "Rastejando até Belém", única obra dela que li ate o momento. Tanto que diria que gostei da sua escrita somente nos ensaios pessoais e nos que ela trouxe opiniões suas.

Talia.Moniz 25/12/2022minha estante
sim! entretanto parei de ler os livros dela assim de uma vez e me foquei em ler ensaios soltos dela e me fez apreciar muito mais a sua escrita! acho que a compilação de todos os textos num livro me fez gostar menos e não aproveitar a escrita dela

Hera 14/12/2021

Ok!
Cita muitos nomes hollywoodianos e de influenciadores que levam a outros nomes hollywoodianos e assim por diante. Os outros textos são aleatoriedades sobre a vida de classe média alta da autora. Tem uma ou outra passagem legal. Não achei um livro interessante. E se reconheci dois dos nomes hollywoodianos, ou não, citados foi muito.

Duda 20/10/2021

Expectativas altíssimas, mas...
Como disse, eu tinha muitas expectativas, não necessariamente para esse livro, mas sim para ler algo da Joan Didion, que eu vejo TANTA gente elogiando. Mas sinceramente, não sei se esse livro foi tudo isso, pelo menos não tudo que eu esperava dele. Porémm, ele cumpriu com o seu propósito, e acabei marcando até que bastante coisa nele, muitas essays boas mas outras achei muito desinteressantes tipo a que ela fica páginas e páginas falando sobre shoppings...Eu quero ainda ler outras obras da autora, porque gostei da escrita dela só achei alguns assuntos meio chatos mesmo. Enfim, por esses motivos 3,5!

1 | 2 | 3 | 4 | 5