O álbum branco

O álbum branco Joan Didion

Resenhas - O álbum branco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luís 10/01/2023

Joan Didion tem uma capacidade singular de sintetizar o espírito da Califórnia. Através de ensaios anedóticos (crônicas?) ela pinta um quadro do zeitgeist californiano dos anos 60 e 70 para além dos hippies e dos filmes de Hollywood. Malibu é cenário de desastres naturais, não só de praia e surfe. Embora alguns dos ensaios sejam bastante tediosos, a obra como um todo é muito, muito boa e ilustrativa.

imsojulia 06/01/2023

caras com todo respeito e carinho que livro chato meu deus do céu acho que a escrita dessa querida não e pra mim nem vou tentar ler outros só de pensar me dá preguiça

Lara 17/12/2022

nunca tinha lido nada da autora, peguei a indicação aleatoriamente e me surpreendi positivamente! muito boa imersão nos anos e acontecimentos narrados. fica a recomendação!

Julia 15/12/2022

Um retrato dos EUAs nos anos 60/70
A autora narra aspectos do cotidiano entre os anos 60 e 70 da vida americana. Tenho algumas ressalvas quanto a alguns assuntos escolhidos, todavia, a escrita de Joan Didion é de fato muito boa. Se você gosta de ler ensaios que retratam uma época específica e não se importa com passagens um pouco mais descritivas eu recomendo esse livro.

alice 13/12/2022

achei bom mas qdo ela passou um capítulo inteiro falando sobre o sistema de abastecimento de agua da california eu dei uma viajada

visreading 06/12/2022

VOCÊ É UMA CHATA
se alguém está lendo isso aqui e tem problema de insônia acabaram seus problemas!!! esse livro é sonífero PURO. eu juro que eu abria ele não dava 3 minutos eu estava DORMINDO E SONHANDO.

eu fui com muita expectativa porque é uma tipo de livro que eu amo, meio livro reportagem (ensaios), cultura americana dos anos 70/80, uma mulher meio de saco cheio de tudo e que tem um arzinho "intelectual-im-better-than-you" = AMO!

agora isso aqui? não tem como ela é chata ao cubo, a escrita é chata, as histórias não chegam a lugar nenhum. não dá! descanse em paz, mesmo assim

Carla Verçoza 12/11/2022

Livro de ensaios onde a autora mostra toda sua inteligência e ironia.
A capacidade que ela tem de falar sobre tudo, de forma interessante, é digna de nota.
Alguns ensaios foram mais chatinhos que outros, mas no geral continua sendo um grande prazer ler Joan Didion. Gostei muito.

jujuwithbooks0 15/10/2022

O álbum branco da Joan Didion é uma série de ensaios sobre variados tópicos que tem uma coisa em comum: os anos 70!
Esse foi o meu primeiro livro da autora e uma boa pedida para conhecer a escrita dela que me fez muitas vezes parar a leitura e pegar o celular pra procurar no google o que ela tava falando! O livro permeia muitas coisas desde a vida em hollywood, os crimes mais famosos da época, movimentos sociais que aconteciam até um ensaio sobre como é o funcionamento de uma rodovia.
Devo admitir que em alguns capítulos eu não me conectei com o livro, acho que por ser de um tema que eu não me interesso, mas mesmo desse jeito eu não deixei de apreciar como a escrita da Didion é linda e fluída, mesmo que a tradução e revisão da Harper Collins aqui no Brasil deixa muito a desejar (falo isso pois achei muitos erros de digitação no livro)!
Enfim, quero muito ler “O ano do pensamento mágico” e conhecer cada vez mais da autora e das histórias que ela narra de uma forma tão única!

Cesar Garcia 01/10/2022

Crônicas sobre os anos 60
O livro conta várias experiências aleatórias da autora durante os anos 60 e 70.
Algumas crônicas muito interessantes outras nem tanto, mas todas muito bem escritas e reflexivas.
No fim um bom livro.

renata1004 20/08/2022

sentindo vontade de desistir da faculdade de cinema e ir cursar jornalismo! meu primeiro contato com a escrita da joan didion, e acredito fielmente ser a reencarnação dela (apesar dela ter morrido quando eu já tinha 17 anos)
o retrato de uma época feito baseado nos princípios pessoais da autora. uma reflexão acerca das questões sociais, culturais e também das idiossincrasias que marcaram os anos 60 para joan. apaixonada ?

manuella 04/08/2022

Algumas pessoas podem achar o desenvolvimento dos capítulos maçantes, alguns porque são minuciosamente detalhados e outros porque são chatos realmente.

Gosto muito da escrita e da sinceridade de Didion, mesmo que eu sinta que esse livro, talvez, não seja o melhor, pelo menos conseguimos enxergar a personalidade e o caráter jornalístico e crítico de apurar as coisas... para mim, esse foi o grande motivo de eu ter gostado tanto.

Mesmo que possa ter partes entediantes, não me deixei levar pela impaciência e sempre procurei me adentrar na mente da autora, sem que minha visão pessoal ansiosa interfira na minha experiência como leitora.

leticia 27/07/2022

eu tinha uma expectativa muito alta em relação a esse livro já que recentemente comecei a ler livros de ensaios e me apaixonei.
me decepcionei um pouco com ele, por conta da ideia que tinha na minha cabeça do que seria, mas ao longo da leitura fui entendendo do que realmente se tratava o que me ajudou aproveitar e gostar mais.
alguns ensaios foram longos demais e se aprofundavam muito em assuntos que não me interessavam, o que tornou a leitura cansativa em certos momentos.
mas eu amei alguns ensaios que me fizeram refletir muito sobre minha opinião sobre certas coisas.
no geral, gostei da escrita da joan didion e pretendo ler outros livros dele e espero gostar ainda mais.

Jéssica Fernandes 23/07/2022

O livro é um ensaio dos anos 60/70, algumas histórias cotidianas da vida de Joan -outras históricas da época. Teve alguns ensaios que considerei muito extensos, o que deixou a leitura um pouco maçante. Meus preferidos foram: nas ilhas e dias tranquilos em Malibu.

A Joan sempre será lembrada pelo seu jeito pessoal em contar histórias: com inteligência e ironia!

malu 25/06/2022

me identifiquei muito com a Joan Didion, mas tinha partes do livro que ficava muito cansativo e ensaios muito grandes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5