O fazedor de velhos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Brubis 02/09/2021

Um Amorzinho!
Não tinha expectativas altas pra esse livro, mas ele me surpreendeu demais, e positivamente!
A escrita do autor é muito gostosinha de ler, porque é descontraída, simples e há, inclusive, falas engraçadas de personagens.
Pedro e Nabuco, os protagonistas do livro, são personagens cativantes, divertidos e altamente relacionáveis! Enquanto o primeiro tem pensamentos, atitudes e ações que dá para imaginar a gente mesmo fazendo, o segundo tem um charme e deboche incríveis.
Para mim, foi fenomenal ver o desenvolvimento da relação dos dois e do lado pessoal de ambos. Tudo é bem desenvolvido e de uma forma leve. Além disso, é difícil parar de ler, pois, a cada fim de capítulo, você sente aquela necessidade de saber o que ocorrerá depois. Acho que isso ocorre, principalmente, porque, no começo, a figura do Nabuco ainda é uma incógnita, mas, ao longo do livro, as camadas dele vão sendo reveladas.
Essa obra é diferente de tudo o que eu já tinha lido, e acho que merece mais reconhecimento :).
Bianca 13/11/2021minha estante
Ainda mais na parte da viagem com a sombra.

Bianca 13/11/2021minha estante
Com certeza merece mais reconhecumento, li para realizar uma prova e amei essa história.

Brubis 13/11/2021minha estante
@Bianca Siimm, comigo aconteceu o mesmo! Finalmente um livro bom da escola ??

Brubis 13/11/2021minha estante
Essa parte é incrível mesmo. Foi uma sacada genial do autor

yasminsdreis 27/03/2023

Tenho uma dívida eterna com o Sérgio por ter me feito ler esse livro e vlw Matias n ia ter terminado tão rápido se vc n tivesse falado q era tão bom assim

"Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: não queiram nunca ser eternamente jovens, gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir é, necessariamente, gostar de envelhecer"
matias.com 29/03/2023minha estante
sou MT querido msm

Sofia.Frignani 29/03/2023minha estante
Livro pft esse

gabrielcsd 02/02/2023

Fazendo-me velho em poucas páginas...
Este livro, O Fazedor de Velhos, apareceu-me ao acaso como sugestão para compra durante uma visita minha a um aplicativo de compras online, nem sequer tinha ouvido falar na obra, no autor ou em qualquer outra referência a tal livro, mas o título me chamou a atenção e me cativou, a ponto de comprá-lo como presente de aniversário sem saber sequer um trecho de seu enredo.

Após finalizar sua leitura chego à conclusão que essa feliz coincidência parece ter sido orquestrada pelo algoritmo ou por alguma coisa que escapa à razão, porque o texto de Rodrigo Lacerda me encontrou em um momento de bastante semelhança com o protagonista, Pedro, isto é, um momento de transição e incertezas, esperas e medos, elementos intrínsecos à passagem da juventude à adultez.

Com escrita leve, de fácil compreensão e bastante fluida, a obra em poucas páginas cativa o leitor, sobretudo com o desenvolvimento da amizade entre Pedro e Nabuco. O enredo por mais que seja tido como simples, tocou-me profundamente, de um modo que somente outra obra literária conseguiu, sendo esta o ícone francês "O Pequeno Príncipe" e, por isso, digo sem a menor dúvida, que Rodrigo Lacerda compôs um presente, que precisa ser lido por todos, em qualquer idade e mais de uma vez na vida, pelo simples falto do livro ser uma alegoria à vida e à passagem do tempo e dos tempos.

"Quem sente, vive o tempo, e sabe que ele está passando. Portanto, fica mais velho"
Maria 02/02/2023minha estante
Arrasou!

horanzita! 29/08/2022

O fazedor de velhos
Inteligente, curioso, com uma ponta de sacarsmo e intrigante. É um livro extremamente incrível, que explodiu totalmente minha cabeça. Os dois personagens principais são extremamente cativantes, a forma como tem várias referências de vários tesouros da literatura. Maravilhoso e marcante.
bibia 31/08/2022minha estante
Acabei ele hoje e obrigada por ter recomendado, eu AMEI! Explodiu a minha cabeça também

tray 25/09/2018

Fazendo as passes
Pedro me deu a chance de rever e entender algumas linhas da minha adolescencia, aquela paixão não vivida, aquela escolha rápida da profissão, aquela ansiedade de resolver a vida adolescente em alguns piscares de olhos, fiz as pazes comigo, me desculpei por algumas pressas, livros como esse servem pra isso, pra gente se perdoar e fazer do hoje real, Nabuco é o professor que todo mundo merecia ter, um professor que nos faz ver a vida real e não ter medo de viver ela, Pedro se encontra e provando que crises são feitas para isso mesmo, para se encontrar e amadurecer, que leitura gostosa e que feliz estou em fechar essa história perdoando a adolescente crítica que sempre fui!

Vitória 14/11/2018

Tudo que você precisa saber sobre a vida
"Vocês vão descobrir, na carne, que sentir, nessa vida, é sentir o tempo indo embora.
Alguns momentos, algumas coisas, ou pessoas, cheiros, visões, objetos e lembranças, nos põem em contato com o passar do tempo. Tudo o que nos emociona, tudo o que nos toca fundo, é o tempo chegando e indo embora. Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: Não queiram nunca ser eternamente jovens; gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir, é necessariamente, gostar de envelhecer"

Ana 10/07/2019

Muito para se dizer sobre essa obra.
A magnitude da obra não pode ser medida nem definida, a complexidade e ao mesmo tempo simplicidade da obra encanta e ao mesmo tempo assusta. Ela nos traz esclarecimentos sobre os mais diversos assuntos do cotidiano, e ao mesmo tempo nos faz irmos a fundo de nossas epidermes e almas a procura do autoconhecimento e do autoesclarecimento.
Um livro bem escrito que, ou você ama, ou você odeia.Não há meio termos. Não há nada além de ásperas sutilezas, simplesmente, não há.

Juliana Ribeiro 29/03/2020

Retorno
Ler essa obra me fez retornar à idade do protagonista Pedro. Me lembrei do período da crise com a faculdade de história, das incertezas quanto ao futuro...
Além disso, o livro é delicioso, cheio de referências literárias.
Tem partes emocionantes, quando vemos o personagem começar a mergulhar nas dores da vida adulta.

?Entrei a faculdade de história, que havia sido minha matéria preferida durante todo o colegio. Mas, contrariando as expectativas, o curso me deixou na maior crise. Eu vivia procurando um tema pelo qual me apaixonasse de corpo e alma.?

?Tudo era interessante, por alto, mas nada me apaixonava a ponto de eu querer me tornar um especialista no assunto.(...) Um segundo problema me fazia suspeitar que eu não dava para historiador. Havia, em mim, digamos uma flexibilidade mental excessiva.?

?De tudo que a faculdade me deu, apenas de uma coisa eu gostava mesmo sem crise: comprar livros. Mesmo quando não fosse lê-los, gostava de comprá-los. Não sabia bem por quê. (...) Ou me encantava com a ideia de como seria bom ter lido tal livro, ou pensava que ele ainda podia ser útil no futuro.?

?Envelheci muitos anos em poucas horas. Fiquei muito feliz com isso. Os deuses nos matam por diversão, mas afinal, também são eles que nos fazem nascer.?

Nadine Hoffmann 07/04/2020

Essa leitura me fez reviver momentos da minha juventude que eu não me lembrava mais, tão realistas. Algumas angústias e paixões, excelente livro.

José Amorim 14/04/2020

Fofo
Um livro que me fez refletir o quanto a literatura é importante pras nossas vidas... O quanto nos "envelhece" e nos torna pessoas mais maduras, inteligentes e imaginativas. Recomendo.

livrosdagabii 11/06/2024

"- [...] você, agora, também é um fazedor de velhos" ??
Essa vai ser uma resenha um pouco diferente do que estamos acostumados.

li esse livro por causa da escola, e sinceramente, eu não imaginava que ia gostar tanto da história. imaginei que seria apenas mais um livro que aos poucos iria me deixando cada vez mais entediada...e eu estava completamente errada!

acompanhar a trajetória de autoconhecimento do pedro foi incrível. acredito que esse é o livro perfeito para as pessoas confusas em relação ao futuro, principalmente com a faculdade. qual é o seu destino?

o romance do livro foi realmente muito fofo, apesar de ter sido um pouco estranho a extrema velocidade da paixão do pedro pela mayumi.

o senhor nabuco deu muitas lições importantíssimas.

no final do livro eu tava tipo "mds que loucura!" e ao mesmo tempo "NAONAONAO ?"

acredito que esse não é um livro para ser lido, e sim, ser sentido, pois é uma experiência.

Gabi 17/01/2021

O fazedor de velhos foi uma leitura que, sinceramente, eu não estava nem um pouco empolgada mas acabei me surpreendendo.

Bela 11/09/2021

Adorei
Adorei essa história. Uma coisa que eu amei é de que o autor escreveu de um jeito que dava para ver o amadurecimento do personagem ao longo dos anos pelo como ele narrava os capítulos.

1 | 2 | 3 | 4