Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Interno Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Inferno no Colégio Interno

Mateus 19/10/2010

Acredito que nenhum dos livros da série até agora me deixou tão revoltado quanto Inferno no Colégio Interno. Nem mesmo a morte sangrenta de um dos personagens em Serraria Baixo-Astral me deixou assim. Quem leu o livro sabe exatamente o que estou dizendo. Foi um fato marcante, que com certeza será lembrado em todos os outros livros.

Neste episódio, Violet, Klaus e Sunny, vão parar em um colégio interno por não possuírem mais nenhum parente próximo (vivo) para ser responsável por eles. Se já não bastassem as desgraças ocorridas nos outros livros, os órfãos se deparam com uma pequena cabana de zinco, caranguejas que mordem, goteiras de fungos estranhos, a antipática Carmelita Spats, professores tediosos, corridas extremamente cansativas e, claro, as artimanhas do Conde Olaf.

O personagem funesto dessa vez é o vice-diretor Nero (pensando agora, quem é o diretor do colégio? Pelo menos eu não me lembro dele aparecer), um péssimo violinista que se acha o maior artista de todos os tempos, e quer ser aclamado como tal, além de ter a irritante mania de debochar de tudo o que os outros dizem. Pelo menos até agora foi um dos personagens mais detestáveis (atrás, apenas, do Conde Olaf).

O bom é que personagens incríveis são apresentados: os trigêmeos Quagmire. Seus pais morreram durante um incêndio, uma grande fortuna os espera e passaram por grandes sufocos. Lembrou de alguém? Pois é, coincidência ou não, se tornam grandes amigos dos Baudelair e poderosos aliados contra seus inimigos. A pena é que tiveram um final não muito animador.

O interessante é que em Inferno no Colégio Interno descobrimos cada vez mais sobre Beatrice, a misteriosa mulher que Lemony Snicket dedica todos os seus livros. Nos primeiros livros ela era apenas citada, mas no quinto ganha mais espaço e conhecemos um pouco mais de sua história. Mas nem só descobertas foram feitas nesse livro. Os Quagmire, antes de ter o final que tiveram, pelo visto fizeram grandes descobertas mas não tiveram tempo de revelá-las. O que há de mais terrível por traz do Conde Olaf? O que significa C. S. C? O que, por Deus, havia nos cadernos dos trigêmeos? Cada vez fico mais curioso com tudo, e não vejo a hora de ler o próximo livro da série.
Lúcia Guimarães 19/10/2010minha estante
Oi Mateus!
Como sempre, suas resenhas são ótimas!
Pela primeira vez, fiquei a fim de ler esta série!
Continue escrevendo!
Bjks

Gabi Pescarolo 25/04/2011minha estante
Desventuras é minha série favorita, e eu senti quase o mesmo que você em relação a esse livro, Mateus!
Parabéns pela bela resenha!
Beijos

Aline Mapelli 02/01/2014minha estante
De todos os livros até agora certamente este foi o mais impactante, além de trazer novidades para a série, que até o momento seguia uma receita de bolo nos acontecimentos.

SG1 10/02/2014minha estante
Acho o vice-diretor Nero até mais irritante que o Conde Olaf. E sobre a curiosidade, bom, acho que ela é o tempo especial e mais utilizado por Lemony em toda a série!

Mateus 11/02/2014minha estante
O mistério vaga por cada página e cada palavra escrita pelo Snicket! Mas esse livro foi o que mais me deixou curioso em relação a tudo, hehe.

Matheus Diverno 03/07/2014minha estante
Acabei de ler,e compartilho exatamente da mesma opinião que você.
Abraços

Pedro Terra 23/07/2015minha estante
Eu me peguei em muitos momentos da história questionando a verossimilhança do livro, quer dizer, como se tivesse alguma, sabe? ''como é que esse banana do Poe não faz absolutamente nada? Como ele NUNCA acredita em uma palavra sequer proferida pelas crianças, muitas vezes nem mesmo as deixando falar?'' Fiquei pra morrer, e acho que por isso mesmo não tenho uma opinião clara acerca do livro, ainda. Tô meneando entre amor e ódio, difícil.

Pedro Terra 23/07/2015minha estante
E ah, sobre Beatrice, me recomendaram a leitura da autobiografia não autorizada do Lemony, dizem que esclarece alguns pontos, ainda que outros até o fim da série tenham se mantido obscuros.

Sara387 27/07/2018minha estante
Acredito que os Quagmire descobriram que foi o Conde Olaf quem matou os pais dos Baudelaire. Conde Olaf afirmou ter causado um incêndio criminoso antes que fugir em O Lago das Sanguessugas.

Daniel 14/06/2022minha estante
Concordo totalmente, as páginas finais foram muito angustiantes?

Luiz Emidio 16/09/2021

Aquela mesma fórmula de sempre, mas nesse tem um mistério a mais.
A introdução dos trigêmeos Quagmire foi muito bem-vinda, deu um dinamismo a mais para a história.
O conde Olaf está com planos mais discretos e quase conseguindo ser mais eficaz.
Millene 16/09/2021minha estante
A partir desse a história ganha uma dinâmica diferente, fica bem legal e envolvente

Luiz Emidio 16/09/2021minha estante
Nossa espero, quando era mais novo (12,13 anos) parei no quarto pq estava achando muito repetitivo, pra quem não tinha o costume de ler era difícil, mesmo adorando o universo apresentado. Ainda bem que estou dando uma segunda oportunidade pros livros.

Millene 16/09/2021minha estante
Aah imagino mesmo, só lembre que é infantil então vão ter partes bem bobinhas hahahah mas se uma hora desanimar e quiser ter uma ideia do que vem, veja a adaptação da netflix, ela é bem fiel aos livros

nsei- 03/02/2024minha estante
Agora entendi kkkkk realmente

nsei- 03/02/2024minha estante
Esse dai é daorinha demais, mas a felicidade é passageira ;-;

Maria.Ponta 04/02/2024minha estante
muito...criei expectativas mesmo sabendo o que iria acontecer,acho que não queria aceitar que seria issolkkkkkk

Helena365 24/02/2022

O livro é otimo. Mas as atitudes/burrices do vice-diretor Nero me deixaram com vontade de tacar o livro pela janela.
Izy 24/02/2022minha estante
NOSSA SIMM

Helena365 24/02/2022minha estante
Ele falando que os baudelaire estao triplamente espulsos pq o conde Olaf sequestrou os trigemeos

Luriam 22/06/2021

Abertura dos mistérios
Muitos nomes novos, siglas e mistérios ?reais?.

Nossa, esse livro trouxe um gás massa para a história, estou muito triste pelo final. Porém, animada para continuar.
Elle29 24/06/2021minha estante
inferno no colégio interno é literalmente a virada de chave de desventuras em série, a partir daí você entende que não é só sobre os baudelaire. foi um dos meus livros favoritos

Luriam 24/06/2021minha estante
É o que eu mais gostei depois do livro 1. Nossa senti realmente qual vai ser a vibe dos livros ?

Ceci 01/07/2020

Não quero mas tenho
Gegevehevvevvevevevveevvrvfrrvfvfvfvfvf f d desce vdvdcscdcdcdcd TV
Ceci 05/07/2020minha estante
Desculpa a resenha

elg 25/09/2020minha estante
pq se n quer ter ele?

Thais 03/06/2021

Sensacional!
A leitura estava esfriando depois de tantos livros com os órgãos fugindo do conde Olaf, e aí o escritor consegue, de maneira extraordinária, dar uma renovada na curiosidade do leitor!
Doida para ler o restante da série!
Vitória Sommer 03/06/2021minha estante
Memento mori ??

Rafael.s 27/07/2022minha estante
Acabei de ler o primeiro, e gostei bastante dele, e depois da resenha eu fiquei com vontade de ler os proximos

Patty Pizarro 29/12/2011

Nossa.....é insuportável ler esse livro, dá vontade de entrar na história e bater muito nesse Nero.....Que coisa infantil, pensa em uma pessoa sem noção...É esse cara....Esse capítulo da vida dos Baudelaire me deu nos nervos.....
"Ana Paula" 29/12/2011minha estante
to doida pra ler esta série... mas tenho tantos livros aki pra ler que ele vai fikando, fikando.... até que se Deus quiser um dia eu leio...rsrsrsrsrs
Adorei as resenhas!!!!

bjussss

Lika 17/03/2022

Gente
Que escola é essa?
E os adultos desse livro? Insanos demais

Os irmãos Baudelaire sofreram pacas, de novo, mas amei os amigos que eles fizeram

Achei dois "erros" no livro que me deixou um pouco sem dormir kkkk (vou falar no comentário, então não leiam, pois é spoiler), mas mesmo assim amei demais

Ansiosa pra ler o próximo
E feliz que todos os livros já foram lançados e não preciso esperar anos para dar continuidade

5/13
Mar 22/Nov 22
Lika 17/03/2022minha estante
Um
Os trigêmeos também são órfãos e moraram no barracão, mas afinal como que eles conseguiram permissão para morar na escola?

Dois
No livro anterior diz que o Klaus enxerga bem pouco sem os óculos, ele mal enxergou as irmãs, como ele conseguiu ler as anotações dos cadernos? Mesmo com olhos cerrados não faz sentido pra mim.

lala 03/03/2021

mds, esse livro foi muito perfeitinho, a amizade dos baudelaires com os trigêmeos foi tão pura e bonita, eu amei esse livro e nunca vou esquecer o sacrifício que Duncan e Isadora fizeram pelos amigos.

e afinal, que final foi esse? o que diabos é C.S.C?
Juu 04/03/2021minha estante
quer q eu te conte?

Pedro Lima 12/01/2022

Instigante
O volume quatro, anterior a este, havia me deixado cansado por conta da sua fórmula repetitiva. Mas voltar pra esse mundo após meses com este livro me deu uma grande vontade de ler até o final.

Muito fofo, rápido e instigante. Misteios foram plantados e quero ler tudo para poder resolve-los.
expressodoslivros9 12/01/2022minha estante
Esse livro é muito divertido. ?

Gleydinha 25/07/2022

Memento Mori
Mais um capítulo desesperançoso na história dos órfãos Baudelaire. E dessa vez sobrou até para os coitados dos trigêmeos Quagmire!
Esse livro trouxe o personagem mais irritante e nojento até agora nessa história (e não, não estou falando de Carmelita Spats), o vice-diretor Nero! Que adulto mais insuportável!!
Enfim, passemos para as cenas dos próximos capítulos ???
Aggretsuko0 26/07/2022minha estante
Se carmelita um dia errou, foi tentando acertar!

K.K 05/01/2022

Como os outros livros, esse não é diferente, uma desgraça completa, esse para mim é ainda pior, não consigo imaginar viver num barraco com caranguejos e fungos nojentos.
Nesse livro o Sr. Poe foi inútil, o que não é nenhuma novidade, podemos ver isso muito bem nos anteriores, mas não posso tirar o heroísmo de Sr. Poe ao aparecer no último minuto para salvar os irmãos, ele sempre aparece quando tudo está aparentemente perdido, é um ponto positivo, porém acreditar nos irmãos seria mais útil.
O vice diretor Nero é um tirano de marca maior, tão estúpido com seu violino e suas regras insanas; quem em sã consciência coloca uma bebê como secretária e a obriga fazer grampos?! Eu esperei que ele fosse um comparsa do Conde Olaf, mas era só um homem ruim mesmo com a mania irritante de repetir de forma debochada tudo que era falado, vontade tranca-lo no barraco de órfãos com uma pedra na porta.
O conde Olaf parece ter um nariz de cão policial para achar essas pobres crianças onde quer que as coitadas se escondam, dessa vez ele estava com um plano muito mais elaborado.
E deus como me irrita o fato de nenhum adulto acreditar nas crianças...
Lulu 05/01/2022minha estante
Sim, eu amo a série e pretendo ler os livros, mas é só desgraça KKKKKK

Arthur_TSU 12/01/2018

Nesse livro, a melhor personagem, a que mais pode ser explorada e a que tem uma personalidade bastante interessante para os livros, foi apresentada. Beatrice pode se tornar algo incrível nos próximos livros, é só saber usar. Porém, de resto nós temos um plano forçado e mais repetição de ocasiões.
Jaque - @impressoes_literarias 31/01/2018minha estante
undefined