O Primeiro e o Último Verão

O Primeiro e o Último Verão Letícia Wierzchowski

Resenhas - O Primeiro e o Último Verão

Nalu moon 16/03/2024

Um único verão
Quando comecei a ler o livro pensei que iria ser um livro de romance, onde contava a história de verão romântica, mas não foi bem assim, a história foi em lugares onde eu não imaginava que iria, é um livro curto, é uma história curta, onde conta sobre um único verão que a a personagem principal não esquece, que vive na sua memória até hoje, mas a história não me prendeu, não achei um livro interessante.

Esporcatte 09/03/2024

Como explicar O Primeiro e o Último Verão?
Uma típica adolescente, férias em família na casa de praia. É, é por aí que começa.
Amigos? como esquecer os amigos de uma viagem?, ainda mais quando conhece-os há muito tempo?
Mesmo conhecendo seus amigos desde sempre, a protagonista Clara, enfrenta alguns impasses da adolescência. Meninos, amor, vida? Por que tudo tem que vir como um tsunami?, tem de ser tão complicado?
Se não bastasse, problemas familiares.
(Um pouco de spoiler, talvez, não tão relevante) Esse livro contém uma reviravolta que provavelmente ninguém esperava.
PS:essa reviravolta me fez chorar(no meio da floricultura onde eu estava lendo?, a vergonha meu pai).

Isabel163 03/03/2024

O primeiro e o último verão??????
O livro ?o primeiro e o último verão? é uma leitura fácil e que flui muito bem. Apesar de não ser muito extenso, eu creio que a autora conseguiu expressar todas as emoções e acontecimentos de uma forma detalhada mas não muito demorada. Me identifiquei com peculiaridades de cada personagem, seja o modo como trata, é tratado, ou até mesmo os problemas e experiências familiares.
Fazia muito tempo que não lia um livro tão fluidamente e que retratava tão bem algumas das experiências que passo ou que não vou passar sendo uma adolescente em 2024.
??????????

Larissa3225 19/02/2024

Bobinho que só
Não que eu tivesse grandes expectativas com esse livro, mas acabei me decepcionando.

Ele não é ruim. Mas é tão bobinho, tão sem sal, que vai ser facilmente esquecido. Sinto que já li essa estória antes e de formas muito mais interessantes.

Minha experiência lendo os livros da Letícia quase sempre foi positiva e esse deixou a desejar.

Juliana.Leite 11/02/2024

Melancólico e poético
Um livro curtinho e com uma escrita que me lembra uma pintura aquarela, com traços delicados, suavidade, sem uma grande intensidade, mas com sua beleza própria.
Acompanhamos a transição da infância para o amadurecimento da Clara. E acredito que muitas pessoas passam/passaram pelo mesmo. Esse amadurecimento envolve as questões do primeiro amor, da decepção, dos problemas familiares...
Não achei que o livro trouxe um conflito em si para ser desenrolado e sim a questão de acompanharmos esses passos de Claro. Eu particularmente sinto falta de um conflito mais carregado, mas isso é gosto. E o acontecimento do final do livro não me pegou muito, achei que aconteceu meio do nada...
Pra quem procura um livro curtinho para passar o tempo, é uma boa pedida.

Kau 22/08/2023

Um Romance em Pinhal
Comecei a ler esse livro por conta da escola, e, realmente, achei que seria muito chato... mas estava errada. Este livro é maravilhoso, além de ser bemm curto. Não consigo dizer muita coisa sem contar algum spoiler, mas o livro é bom do inicio ao fim.
É um livro bem confortável de ler, além de ser Brasileiro e se passar na praia de Pinhal.
Confesso que fiquei bem triste com o final, mas nada horrível... é um ótimo livro para ler em uma tarde chuvosa!

karolina 07/08/2023

naquele verão
eu nao esperava gostar tanto desse livro, literalmente escolhi ele no sebo porque tinha a capa bonitinha e um título curioso. recentemente descobri também que a autora é aqui de porto alegre.

esse é um daqueles livros em que o foco não é necessariamente a historia, mas a bela maneira como ela é escrita. tem uma escrita tão simploria, tão bonita, cheia de significado. um livro que pode fazer você refletir sobre a vida sob tantos aspectos.

uma historia bonita sobre amor e morte, viver e entender a dor, tudo ao mesmo tempo. recomendo.

? fav quotes:

"queria que minha história terminasse aqui, tipo assim, final feliz. mas outras coisas aconteceram naquele verão. afinal, a vida é feita de tudo misturado."

"eu só tinha que observar muito, aprender bastante, e nunca nunca mesmo fazer igual. errar todo mundo erra na vida. mas a única coisa que eu queria fazer era errar diferente"

"quando você é a filha mais velha tem que segurar algumas barras sozinha. eu aprendi iso desde cedo"

- tem outros tbm mas deixei anotados no livro mesmo

Julia.Miquelini 11/06/2023

Leitura leve
Voltando ao ritmo de leitura pós férias e lendo esse livre, triste, cheio de realidade porém leve. Da mesma escritora de A casa das 7 mulheres, então imaginem que a história é digna de novela. Super gostosinho de ler.

Marina516 03/06/2023

Inicialmente a história é bem leve com uma leitura simples e poucos diálogos mas vai chegando no final e a história começa com uns plosts que me fez chorar recomendo muito

Charleees 28/03/2023

Leticia tem uma escrita firme, poética, você ler seus livros em horas e não percebe o tempo passar, ela te prende da melhor forma possível, constrói personagens e situações verossímeis, fala do passado com uma verdade que a gente jura que ela tem mais de 200 anos e presenciou tudo aquilo, sem contar na forma com que trata os temas que se propõe a falar, Letícia é sem dúvida uma das melhores escritoras da atualidade e se você ainda não a conhece, tá perdendo tempo, hein?

Pois bem, O primeiro e o último verão vai falar do inesquecível verão que Clara passou com a família na Praia de Pinhal, onde passava todas as férias, é lá que Clara dar seu primeiro beijo, se apaixona e descobre todas as preocupações e decepções que existem nas relações de amor. Clara vai conhecer o amor e a morte e viver toda a dor e a poesia que há em deixar para trás a inocência da infância para crescer, um processo melancólico e doloroso para todos nós.
"Pois aquele foi o verão no qual descobri o amor. Mas também foi o verão no qual conheci a morte."

"Quando a gente está triste e decepcionada, nada melhor do que um banho de mar. Dizem que o mar recebe todas as tristezas, ele é grande, acolhedor. Não se importa com algumas lágrimas, com os sofrimentos da gente."

* Resenha editada em Fevereiro de 2018

mairinha 23/02/2023

Delicado
De leitura rápida e extremamente leve, esse livro te passa uma nostalgia, uma paz enorme e um sentimento de pertencimento muito grandes.
Leve, bem escrito e descrito, delicado, gostoso de ler, reconfortante, entre outros vários adjetivos bacanas, eu realmente amei a experiência de ler essa história e fazer parte dela por algumas horas.

Catea 18/02/2023

Amadurecer sempre é difícil
Esse livro foi uma surpresa boa pois não esperava que fosse tão fluido. Carrega uma delicadeza e simplicidade sem iguais. Uma leitura rápida para refletirmos sobre como o tempo passa e as pessoas também são passageiras.

Cleydson 18/02/2023

No geral, a leitura é bastante tranquila. Apesar de ter a repetição de certas informações algumas vezes durante a narração, não achei que isso atrapalhou a leitura ou a tornou maçante. Na verdade, toda a narração em formato de relato/memória funciona super bem, pois os acontecimentos são descritos de forma muito visual, passando bastante veracidade.
Além disso, outro ponto legal nesse livro é a simplicidade com que o tema mudança/fases da vida é abordado.

liaalivros 02/01/2023

MINI QUERIDO.
Este foi uma delicinha de devorar, com romances litorâneos e imprevistos da vida, esse é um livro de fácil compreensão com morais da história. Clarinha, você sempre representará muitas!!!

Evelize Volpi 31/12/2022

Sou suspeita, pois amo essa autora.
Adolescência, descoberta do amor, da tristeza, das decepções e da morte.
Como tudo isso marca nossa vida para sempre.