Capão Pecado

Capão Pecado Ferréz

Resenhas -

Patricia 05/01/2021

Personagens rasos, narrativa confusa, falta de domínio da escrita, número excessivo de advérbios e misoginia galopante fazem com que esse seja um dos piores livros que eu já li. Poderia ser uma crítica social interessante, mas passou longe disso. A quebrada merece um relato melhor.

O pior é que eu ganhei DOIS livros desse autor. Já estou me benzendo para encarar o segundo e me ver logo livre dessa árdua tarefa.

Perigor 01/11/2020

São Paulo, Zona Sul
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CFUbw0VhaLQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Wallace17 30/07/2021

Literatura marginal de Ferréz!
Iniciei o ano lendo a biografia do Sabotage, uns dos maiores talentos do rap nacional, na verdade uma grande lenda da música brasileira! E com muita satisfação termino o ano de 2018 com a releitura de Capão Pecado do escritor @ferrezoficial outro grande nome das periferias de São Paulo. Depois de 12 anos reler este livro significa muito! Quanta coisa se transformou! A literatura periférica me trouxe uma consciência do meu mundo. Do lugar onde eu nasci, cresci e vivo até hoje. Nunca mais me sentir reduzido por ser morador de favela. Hoje entendo por que as favelas existem. Quando compreendemos a história podemos rescrevê-la e transformar toda uma narrativa social. Consciência, educação e orgulho das minhas raízes! Um salve pra todas as quebradas do Brasil. Para todos os favelados que tão nesse mundão lutando por uma vida digna! Um salve pra os artistas periféricos, periféricas e periféricos

site: https://www.instagram.com/p/BsD2S88nntA/

Cleber 11/02/2021

Periferia brasileira
Ferréz trás um retrato verdadeiro da vida urbana no país. Parece que estamos no Capão Redondo interagindo com os personagens tão reais criados pelo autor.

Lucas.Marques 22/05/2020

Não gostei!
A gente torce tanto para o Rael e acontecesse aquilo... Voltei a página 3 vezes que entender se aquilo era verdade. Decepcionado

Kennedy.RomAo 19/12/2022

Curti demais!!!
Foi a minha primeira experiência com o autor e com a literatura marginal, e por ter sido o meu primeiro contato me surpreendeu muito. O louco do livro é que traz uma realidade de quem mora na patifaria. Acredito que o relato trazido na narrativa poderia ser mais desenvolvido, porém mesmo assim o Ferréz conseguiu me conquistar com sua escrita cativante e simples.

Palma 08/05/2018

Capão Pecado ganha força por ser fruto da quebrada e ser escrito para ela. Um livro necessário, expoente da chamada "literatura marginal", descreve a rotina de um jovem negro, pobre, que vive em meio a zona de guerra do Capão Redondo. Ferréz não tem firulas, descreve de forma seca e direta cenas tristes de pura violência.
Entretanto, Capão peca feio no modo como a mulher periférica é retratada. Seguindo a dicotomia de puta/santa , o livro é impregnado de machismo, diminuindo uma luta em prol de outra.

Dolfo 30/12/2018

Decepcionante
Aos 15 anos, ouvi falar de Ferréz e de seu livro ?Capão pecado?. A minha professora de colegial, adorou o livro e o exaltou para nós alunos. 15 anos depois, de bobeira, o encontrei numa livraria por um preço irrisório. Não hesitei. O comprei. O li. Moral da história; achei muito ruim. Fraco. Mistura de pornografia de quinta com embromation com linguagem marginal. Uma decepção.

Fabíola 22/09/2023

Essa "obra" não merece nenhuma estrela. Isso não representa a quebrada, passa uma imagem IMUNDA, estereotipada, pornográfica, criminosa e misógina da periferia. Além disso, as mulheres são tratadas como "vadias" que curtem violência e 3stupr0, elas podem até negar, mas no fim se rendem e gostam da violência.
Personagens vazios e cenas de s3x0 absurdas, só poderia ter sido escrito por um homem.
Depois dessa leitura, posso afirmar que odeio esse "autor".

Erick 06/12/2017

Uma forte crítica em um livro muito fraco
Vou fazer uma breve resumo sobre o que achei desse livro: uma história fraca, nenhum dos personagens é bem desenvolvido, o livro é feito para chocar os leitores, enfim, o livro é bem ruim. Mas há sim um ponto positivo na obra: o retrato da miséria, da pobreza e da violência que existem na favela de forma bastante realista. Não é um livro que se lê facilmente, e não por causa da linguagem, que aliás, é muito coloquial, mas sim ao que é mostrado aqui.
Enfim, Capão Pecado poderia ser um grande livro sobre a pobreza e a desigualdade social, ao lado de Capitães da Areia, Suor, O Cortiço e Vidas Secas, se não fosse escrito pelo Ferréz.

Tainá 23/03/2020

Literatura Marginal
Uma leitura interessante, meu primeiro contato com o autor e com esse nicho da literatura marginal. Fiquei curiosa para ler outras coisas do autor.

jules salazar 09/05/2020

Ferréz é cirúrgico numa narrativa brusca que retrata uma realidade ainda mais brusca. Os cortes das cenas e a velocidade em que acontecem mortes e mais mortes, sem tempo para senti-las ou velá-las é o retrato fiel de um Capão dos anos 90 que muito ouvi nas histórias de família.
Não há tempo a perder, pois a periferia já começa atrasada na corrida por uma vida digna. Muitos embarcam, poucos descem no ponto final. As histórias cruzadas dessas crianças, adolescentes e adultos são histórias de vizinhos, conhecidos, amigos. Doído é ver quanto tempo se passou desde que essa obra foi escrita, ler os relatos ao final, e perceber que chegamos em um 2020 pior do que poderíamos imaginar que seria - especialmente em meio a uma pandemia, na qual já se sabe quem mais sofre: a galera que nem entra pra estatística porque não teve nem exame pra fazer e identificar a causa da morte.
Narrativa brusca, dura, sincera e necessária. Ferréz fez muito bem em apostar na literatura marginal, mesmo onde "ninguém lê". Eu leio, Ferréz. Obrigada.

Katia 08/12/2021

Essencial
Não sei se tenho palavras suficiente pra falar sobre esse livro. Mesmo tendo crescido no interior a narrativa falou diretamente comigo.
Estamos acostumados com as chacinas, os assassinatos, as torturas quando elas acontecem nas favelas com quem a gente não conhece. O Ferréz faz com que essa naturalização da desgraça esteja presente e ao mesmo tempo desapareça. Não dá pra ler e não se indignar com cada palavra impressa.

RQP 11 28/01/2024

Pecado!
Por se fundamentar em uma narração de tipo oral, Ferréz traz aos leitores uma linguagem direta, simples e recheada de gírias locais, o que dá mais realismo e vivacidade a personagens que estão longe de ser meramente ficcionais. Por outro lado, tal premissa acaba por tornar os personagens de Capão Pecado tão rasos quanto muitos dos estereótipos de "pobre favelado" que são vistos, sobretudo, na dramaturgia nacional.

A velocidade com que o texto passa de etapa a etapa, de personagem a personagem, mantendo como vínculo único seus laços sangrentos com o "Capão Pecado", acaba por destacar a dolorosa perenidade do cotidiano da comunidade, ao passo que resume seus personagens ao mero realismo trágico de uma quebrada violenta.

Ferréz falha em (ou talvez opte por) não humanizar suficientemente seus personagens, fazendo-os agir quase como por um impulso natural e irrefletido. Se, por um lado, isto pode configurar uma alegoria do papel do "favelado" no sistema capitalismo, por outro, reduz o potencial emancipatório que a obra pretende ter.

Como principal destaque da narrativa de Ferréz está a sua capacidade de descrever tão cruamente os desejos e perversões de pessoas que habitam um meio tão violento. A quantidade de "socos no estômago" é inversamente proporcional à pequena quantidade de páginas da obra.

Em resumo, é um pecado que Capão Pecado não tenha atingido toda a potencialidade que poderia alcançar.