Alena

Alena Kim Andersson

Resenhas - Alena

Paraíso dos Livros 10/10/2020

Resenha | Alena – Kim W. Andersson

Este Hq narra a história de Alena, uma adolescente tímida e introvertida que não consegue superar a morte de sua melhor amiga Josefin, sofrendo bullying, diversas agressões verbais e até físicas em sua escola, o que agrava a situação.

Quando terminei a leitura, fiquei um pouco incomodada como os rumos dos acontecimentos levaram a narrativa para um final tão violento e inesperado, porque dependendo que quem ler este Hq, pode levar a alguns gatilhos e interpretações equivocadas, que a única fuga para os problemas é o suicídio. Acredito que essa não será a visão geral de todos os leitores de Alena, mas por ser algo que se repete por conta de sentimentos conflitantes, angústia, culpa e dor tanto no começo, quanto em outro momento da história, se eu cheguei a essa conclusão, outras pessoas também podem ver dessa forma, então fica o alerta.

Apesar disso, Alena é uma boa Hq de terror, tem uma história que consegue amarrar todas as pontas durante a narrativa, mostrando como o sofrimento, falta de inclusão e bullying podem levar alguém a cometer atos terríveis e indesejáveis.

A protagonista não consegue expor os seus sentimentos como gostaria, tem dificuldade de fazer amizade, se sente culpada pela morte de Josefin, que era alguém que ela tinha uma amizade tóxica, aonde Josefin tentava persuadir Alena a suas vontades e ainda tem Fillipa, que faz a vida da Alena um inferno pelo fato dela ter uma condição financeira inferior das outras pessoas do colégio, julgando negativamente o possível sentimento amoroso que Josefin e Alena tinham uma pela outra, sendo inconveniente e arrogante.

Quando o personagem do Fabian entra na história, começamos a compreender um pouco mais sobre o que de fato aconteceu entre Alena e Josefin e porque mesmo após a morte, Josefin é uma figura presente na vida de Alena, a assombrando em suas decisões. Fabian é um rapaz que parece ter sentimentos verdadeiros pela Alena, isso gera ciúmes na versão assombrada de Josefin, que deseja coisas perversas e cruéis tanto para o rapaz como para Fillipa que não para de agredir Alena.

Concluindo, Alena é uma Hq que certamente divide opiniões. Por um lado parece que o desfecho é um grito de socorro por conta de tudo que aconteceu, forte e intenso, um desejo desesperado de fuga para que tudo enfim termine, sendo angustiante e dolorido de ler. Mas, como disse, dependendo da interpretação pode levar a gatilhos.

Se você ficou curioso(a) para ler a história, o Hq está disponível no catálogo do Kindle Unlimited.
anaahru 22/02/2023minha estante
Sensacional.

KaillanyMorais 26/08/2022

A Hq em si é boa, mas tem muuuitos gatilhos, ou seja é bem pesada.
A história envolve, e o final é bem violento, achei razoável.

Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

Alena
Tinha ouvido falar várias coisas sobre Alena antes de iniciar essa leitura. O autor, inclusive, esteve em Porto Alegre na Feira do Livro de 2017 autografando a graphic novel, que é a primeira de horror europeu publicada por aqui pela editora, que tem a maioria de suas publicações voltadas para os escritores nacionais.

Sabendo que iria encontrar uma história sombria, adentrei a narrativa com bastante expectativa. Para uma trama me causar espanto ou terror, ela tem que ser realmente forte, e não foi exatamente esses sentimentos que tirei dessa leitura. A coisa que mais replicou em mim durante o meu contato com Alena foi uma repulsa enorme de tudo o que estava acontecendo.

Que o ser humano é uma espécie horrível e que adora causar dor, acho que a gente já sabe, né? Mas ver o quanto isso é capaz de machucar a vida de uma jovem que já está maculada por algo tão triste como a perda de sua melhor amiga, apenas agrava a sensação horrível que eu tive durante toda a leitura.

Alena é bastante passiva quanto aos ataques e maus tratos que sofre durante grande parte da narrativa e as consequências disso me deixaram muito irritada enquanto vagava pelas páginas, pois queria que ela tomasse uma atitude. Já Josefin, que assombra a protagonista, mesmo sendo a melhor amiga, também não é lá flor que se cheire e, se formos analisar a coisa, tinha uma relação de amizade um tanto abusiva e tóxica com Alena.

Como estamos falando de um cenário adolescente, é claro que há um certo romance e também uma descoberta que sempre flerta com esse período da vida. Isso, agregado ao bullying, os fatores familiares que permeiam a vida da menina, a forma como é tratada na escola e seus conflitos internos, fica fácil perceber que a coisa vai ir de mal a pior. E é ai que o autor usa das suas artimanhas para trabalhar bastante cenas de violência explicita e abuso sexual e psicológico.

Com isso, vale ressaltar que não é uma graphic novel leve e recomendada para todas as idades. Pelo menos uns 16 anos seria recomendável para o leitor aqui, quase beirando a necessidade de uma taxação de 18 anos. Outro tópico importante é que por trabalhar temas fortes, é um título com vários gatilhos que precisam ser levados em consideração na hora de ir em frente com essa leitura. Portanto, fique atento.

Porém, mesmo tendo uma experiência interessante com o título, confesso que esperava um pouco mais, pois enquanto as cenas chocavam pelo peso, vi a trama principal ser pautada por coisas corriqueiras e bastante superficiais. Alena também não é uma personagem muito sólida. Há um ponto no meio onde o autor parece não saber decidir se apresenta uma personagem frágil ou alguém pronta para enfrentar qualquer coisa, e isso acabou por prejudicar um pouco o resultado final.

Mas, digo que se você gosta de histórias mais sombrias, vale a pena conferir. O final trouxe um bom fechamento, mesmo que o desenrolar tenha tido seus altos e baixos. E, contato com obras que nos causem sensações tão intensas é algo que sempre considero valer a pena.

site: http://resenhandosonhos.com/alena-kim-w-andersson/

Karina 10/10/2020

Resenha | Alena – Kim W. Andersson

Murilo.Martouza 01/06/2020

Previsível, mas divertido
Se você está a fim de ler uma HQ curta, sombria, com sangue explícito e um enredo que entretêm, leia Alena!
Gostei muito das ilustrações e do plot, no geral, o famoso enredo da garota "patinho feio" que sofre bullying das outras garotas, mas que ao mesmo tempo ela esconde um segredo bizarro.
A HQ é divertida de acompanhar e pode ser previsível para alguns, mas ainda acho que vale a pena ser lida pelo tema abordado.

(lidos só 2021 em diante) 15/01/2023

Trágico de ruim
Uma estrela somente, por meia dúzias de ilustrações de assassinatos. Foram bonitas. De resto? Infantil em todos aspectos.

Nathi 26/07/2021

Depende do gosto, mas infelizmente não é o meu...
Já vi várias resenhas positivas dessa HQ, mas acho que essa leitura não foi para mim. As ilustrações são bem feitas e a ideia principal é até interessante, porém os personagens, na minha opinião, não foram bem construídos sendo contraditórios em certas situações.

É um suspense sombrio, mas mesmo que esse assunto não seja do meu tipo, eu não consegui me conectar com nada do HQ. Eu não previa o final, porém isso não significa que me surpreendeu de uma forma positiva...

Acho que esse tipo de leitura é algo de gosto para cada um, então recomendo que lêem e tirem as próprias conclusões. Não é o que eu gosto, então eu não me conquistei com a história... É isso.

Larinha 19/12/2021

É
É uma história ok, achei algumas falas rasas, algumas coisas sem sentido (ou pelo ou menos, eu não vi sentido), já o bullyng que a loira que esqueci o nome faz com a Alena achei bem exagerado e cansativo até, confesso que não esperava pelo final, mas é isso, foi ok, foi bom, nada mais que isso.
Adorei as ilustrações também.

Ju Cabral 09/09/2020

Não gostei. Foi uma leitura sem pé nem cabeça e muito arrastada

Erika 19/01/2021

Er...
Uma boa ideia mal explorada.

site: http://upandoavida.com