A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Cristiano 15/06/2022

Descobertas a cada página
De uma forma simples e amigavel, o autor nos apresenta um mundo novo, que funciona em seu próprio tempo.
Fascinante a vida secreta das arvores, desvendada neste livro!

Luci 26/05/2022

Saberes novos para criaturas antigas. Que interessante saber que elas se comunicam! Mas porque quando se trata de floresta plantada isso não ocorre? Ainda ficaram algumas dúvidas pairando no ar. Mas é impossível não ver com outros olhos quando olho pra uma árvore agora.

Nayhara 25/05/2022

Muito bonita a visão do autor sobre como as árvores se organizam em sociedade, se ajudam, se adaptam e vivem em equilíbrio consigo mesmas e com outros seres. Mesmo que acabamos não tendo certeza de alguns fatos demonstrados (mas eu realmente espero que seja verdade!), acredito que essa é uma visão que falta em nós, humanos, e que demonstra cada vez mais a importância da preservação ambiental.

Hanna157 25/05/2022

O livro é incrível e traz uma bela perspectiva sobre a floresta e como as árvores se comportam como seres sociais, gostei muito pois diferente do que vejo na graduação de engenharia florestal o livro trata as árvores como seres vivos, não apenas como fonte de matéria prima e lucro, o autor traz tbm diversos exemplos e experiências de campo que enriquecem a leitura.

Leo Farias 22/05/2022

Você precisa estar disposto a “olhar” para ver. Gostosa leitura para quem tem interesse no tema. Peguei emprestado e me vi interessado no que primeiro achei até meio bizarro, mas como gosto de andar por matas e trilhas o texto acabou me prendendo.
Agora, não sei se tem embasamento científico... tenho que conferir isso aí. rs.

caos 15/05/2022

Uma leitura que não consegui continuar
Vou avaliar até onde li ? 45% do livro

De forma geral é um livro muito bom, com muitas informações, capítulos curtinhos e bem escritos. Porém não consegui prosseguir a leitura por causa do tempo e das minhas obrigações. Eu definitivamente assistiria um documentário inspirado nesse livro, mas a leitura acabou ficando muito quebrada e foi perdendo a emoção. Não sei se pretendo retomar a leitura algum dia (só se for para fazer algum trabalho sobre). Enfim, me trouxe entretenimento e informações incríveis sobre as árvores e que vou levar pra vida! Se você sente interesse por essa área da botânica e quer aprender a cuidar das árvores e das florestas, esse livro é pra você!

danda 10/05/2022

Que leitura agradável! Um respiro no meio de tantas leituras pesadas. O livro trata sobre a vida das árvores, em particular de algumas árvores da Europa. Incrível a sensibilidade do autor para fatos tão desconhecidos, pelo menos para mim.

Sol 62 01/05/2022

Um livro que me ensinou muito sobre as grandes árvores. Hoje, vejo e entendo que as árvores, como seres vivos, mesmo aparentemente imobilizadas, se comunicam por meio de uma rede integrada ligada a suas raizes com ajuda de outros seres, tais como os fungos. São seres que lutam para continuar sobrevivendo a um mundo humano, onde parece imperar a violência contra a natureza.

Marceli 11/04/2022

Surpreende!
Não podia imaginar que as árvores possuem um senso de organização complexo e inteligente. Realmente me surpreendeu. Os primeiros capítulos são mais interessantes, depois a leitura vai ficando mais arrastada.

Angelica.Shihara 11/04/2022

Muito a se aprender.
Em uma realidade em que está tão presente o discurso da preservação ambiental, seja da flora ou da fauna, surge esse livro rico em informações e curiosidades.
Eu li coisas que eu nunca imaginei que acontecia? como a natureza é perfeita!
Depois que comecei a leitura deste livro eu nunca mais olhei para as árvores da mesma forma. Elas sentem, respiram, pensam, reagem, se protegem e se ajudam? elas são incríveis!
Esse livro enriqueceu a minha alma, com certeza.
Recomendo a leitura.

João 09/04/2022

mais ou menos
O livro inicia de uma forma incrível, fazendo paralelos entre a vidas das árvores e a vida dos animais, mostrando comportamentos semelhantes e até formas de comunicação, mas depois fica muito chato, repetitivo, sem graça nenhuma.

Marcus.Arruda 31/03/2022

Te faz pensar diferente
Acho que de todos os seres vivos do mundo as plantas são as que mais são esnobadas, muitas vezes nem tratamos fomos SERES VIVOS. Talvez por não sentirem ?dor?. Mas lendo esse livro, e avaliando os aspectos comportamentais e todo o processo do desenvolvimento de uma árvore, você simplesmente entra em choque como elas são seres incríveis e também lutam por sua sobrevivência.

Ótimo livro, diria que em algumas partes meio repetitivo, porém cada capítulo tenta abordar um ponto diferente da vida das árvores, muito legal para ler quando se não tem leitura em mente ou está com bloqueio

Huguinho Malvadão 30/03/2022

Um livro para introduzir o mundo das árvores
Bom, este foi meu primeiro livro de 2022 e minha primeira resenha na vida. De vista, devo dizer que este livro passou voando, isto é, está escrito de maneira bem simples e acessível, tornando a leitura rápida e fluida. P.W. fez com que o mundo em que as árvores vivem, que se assemelha a uma fotografia, sem movimentos, estava repleto de ação logo na nossa frente.
Se trata de um livro com foco na ecologia e botânica, com texto e termos técnicos bem leves, sendo de fácil entendimento. O livro serve muito bem seu propósito de apresentar ao público um assunto que pouco é tocado. Mesmo assim, cabe que a ausência de imagens dificulta o reconhecimento das diferentes espécies de árvores mencionadas no livro, sendo necessário apelar ao celular para procurar imagens.
Após a leitura, quando estiver em um parque olhando para uma árvore, é possível que se lembre que esta em sua frente está em um jogo de interações entre diferentes naturezas, físicas, químicas ou biológicas lutando por sobrevivência.

Pixlina 08/03/2022

Fascinante
Nunca pensei que pudesse existir uma escrita tão fantástica e surreal nessa temática. Como profissional apaixonada pelo ramo florestal, ler essa obra em uma época tão delicada na qual nos encontramos é um presente. E o recebi com todo carinho.

Terei mais responsabilidade, sensibilidade e afetividade em prol de um único objetivo: respeitar a vida secreta das árvores.

?É preciso deixar a vida selvagem seguir o seu caminho.?

Boa leitura a vocês!!

Gigio 08/03/2022

Surpreendente
Uma das obras mais surpreendentes que li nos últimos tempos.
Dosconhecia a maior parte dos fatos a respeito das árvores que são explorados nesse livro.
O texto é fluído e não conseguia parar de ler.
Sempre tive um grande respeito pelas árvores e pelas florestas, agora mais ainda.
Fabricy 10/03/2022minha estante
Comecei!

Gigio 11/03/2022minha estante
Eu curti demais. Sou do mato e descobrir esses ?segredos? me fez respeitar ainda mais as matas.

Fabricy 11/03/2022minha estante
Eu sou do direito ambiental, já tô gostando!!! Fico feliz que vc gostou!