A leitora

Resenhas - A Leitora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

A.Maia 01/07/2018

Mar de Tinta e Ouro - A Leitora #1
Livros cujo o tema são eles próprios sempre me intrigam. O tema escolhido para este enredo, seu desenrolar, os mistérios e o sentimento de uma leitora, ao se deparar com a escrita e a história presentes dentro de um exemplar, são simplesmente mágicos. O mundo de Kelanna, criado pela autora, é um local onde ninguém sabe o que é ler e Sefia, a personagem principal, vai decifrando as palavras e aprendendo o significado aos poucos, percebendo mensagens subliminares. Uma aventura, principalmente no mar, eu praticamente senti o cheiro de maresia, as ondas se quebrando na praia e as gaivotas no céu.

A premissa desperta a vontade de ler e conhecer o enredo. Porém, devo alertar, o desenrolar dos acontecimentos é maçante e levemente entediante, detalhes demais deixando a história cansativa. Eu demorei muito para ler, as cenas parecem travadas.

Para aqueles que gostam de uma leitura um pouco mais arrastada eu indico muito este livro, porque a trama é extremamente fantástica! Eu o conheci através da caixa do Turista Literário e os mimos que vieram junto são maravilhosos, dentre eles uma caneta pena e também uma essência para escalda pés com cheiro de mar!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

A Leitora
Esse livro tem dois pontos fortes: o primeiro é que a premissa é sensacional. Pra nós que somos leitores ávidos e consumimos palavras não só nos livros, mas em nosso dia a dia, por ser algo intrínseco de nossa cultura há tantos anos, é fascinante pensar em um mundo sem palavras, sem registro. Tudo o que se sabe é passado de pessoa a pessoas, sem nada posto no papel, sem sequer um conjunto de elementos para que isso acontecesse.

Ainda dentro da premissa, imagine que mágico que um objeto que pra gente parece casual, fosse portador de um enorme poder, o conhecimento. E que nem todos talvez fossem capazes de lê-lo. Algo que a autora faz bem em seus questionamento é levantas a seguinte pergunta: será que somente aquele objeto é “livro”? Será que nós, pessoas com histórias, com desdobramentos, com conhecimento, portadores de tantas memórias não somos algo assim também dentro de nossa própria linguagem? Achei tudo isso extremamente instigante e interessante.

“Você é mesmo leitor, ou você é lido?”

A segunda coisa é a forma como pequenos enigmas são escondidos ao longo do livro. Não deixe nada passar batido, há mistérios em todo o lugar. Partes apagadas, manchas nas páginas, palavras que se formam através de destaques nas páginas e palavras escondidas junto a contagem de páginas. Pra isso, acho que vale a pena parabenizar a tradução e diagramação dessa edição, pois realmente um cuidado a mais foi necessário para que o sentido de tudo isso não se perdesse na hora de migrar o livro para o nosso idioma.

“Mas o livro era a chave, e ela sabia que, se conseguisse apenas descobrir como usá-lo, seria capaz de abrir a porte e ver – realmente ver – a magia que se agitava em correntes invisíveis, além do mundo que ela experimentava com os ouvidos, a língua e a ponta dos dedos.”

Já a história em si, pra mim, teve alguns problemas, mas nada que tirasse o brilho do foco central da trama. Sefia não tem nem sempre as mais inteligentes ideias, mas pelo menos não é a típica garota (ou garoto) dos livros de fantasia que quando descobre algo incrível automaticamente se torna a mais esperta e foda do livro. Seu crescimento é gradual nesse sentido e ela comete seus erros. Seu problema está em ter posturas que promete não ter e seguir por caminhos que não deveria, dando um tom de: é sério que ao invés de seguir os bandidos você vai seguir eles e ficar ainda mais fácil de ser capturada? Então.

O Arqueiro é um garoto “assassino” que surge logo no início do livro e acaba por conquistar nosso carisma, há algo nele de frágil que o deixa mais suscetível a ser adorado do que a própria protagonista. Ele tem uma leve evolução ao longo do livro, mas não sou a maior fã de como ele termina essa história. Aliás, achei bem sacana de todas as partes envolvidas e preferiria que algo que aconteceu na verdade perdurasse, pois faria até mais sentido ao personagem.

Outro nome que tem seu destaque é o do Capitão Reed. Ele navega o Corrente de Fé e é responsável por histórias muito legais dentro da narrativa. A forma como a sua trama se entrelaça com a principal também é interessantíssima e sequer parece algo possível num primeiro momento. Andamos em linhas temporais diferentes aqui, indo do presente para histórias do passado e isso ajuda a conduzir o peso da importância desse “livro” – dentro do livro -, que nos conta outras histórias.

“Será que qualquer coisa poderia ser um livro, se você soubesse como lê-la?”

Eu acho que a história poderia ter acabado um pouco antes do ponto exato, para criar um pouco mais de clímax. Fiquei com a sensação que dar esse passo adiante não foi tão instigante quanto ter parado um pouco antes. Há certas incongruências na história, de posturas ou explicações que ainda não fazem completamente sentido, mas esperemos que sejam resolvidas com os próximos volumes.

Fiquei curiosa por desbravar um pouco mais desse mundo, porque ainda há muito o que ser explorado. São vários continentes e um dos principais deles ainda nem foi verdadeiramente desvendado ao leitor, mesmo que seu conflito já nos tenha sido apresentado. Com isso há muito o que ser trabalhado numa estrutura que parece bem ampla. O mapa de A Leitora é lindíssimo e só por ele já temos vontade de conhecer todos os lugares.

Quando eu vi a capa do livro, achei que ela fosse vazada, mas não. Apesar de uma possível confusão sobre todos os elementos nela expostos, acaba que faz sim bastante sentido como complemento à história. E, como já mencionei, há muito mais detalhes escolhidos nessa edição do que um primeiro olhar, então é um daqueles livros para ter em mãos.

A Leitora foi uma leitura instigante e diferenciada pela forma como apresenta algo que nos é tão comum, como algo verdadeiramente mágico, porque há magia incrustada em cada nova página virada do livro, seja o real ou o ficcional. Para um leitor, o mundo dos livros sempre possuiu essa magia, mas para aqueles que desconhecem isso, é muito interessante conhecer todo o processo de descoberta. Para fãs de fantasia e apaixonados por livros, eis aqui uma obra a ser lida.

site: http://resenhandosonhos.com/leitora-mar-de-tinta-e-ouro-1-traci-chee/

DeiaMolder 06/06/2019

Quando comecei esse livro não sabia o que viria, são raras as sinopses que leio, comecei despretensiosamente e quando terminei estava....assim ?. A autora imaginou um mundo, Kelanna, onde as pessoas não sabem ler e não existem livros, mas como ? Sim....passa-se as histórias oralmente. Livros são perigosos e mágicos não podem estar nas mãos de incautos. Mas surge uma leitora e um livro e daí vem toda uma trama para capturarem o livro. Como é uma trilogia o resto só saberei lendo os próximos, então vamos que vamos.
Recomendo!

diliterando 23/03/2020

Mar de Tinta e Ouro
Livro: Mar de Tinta e Ouro: A Leitora.
Autor: #trachichee
Editora: @plataforma21_
Pg: 464

" Os livros são objetos curiosos. Eles têm o poder de aprisionar, transportar e se você tiver sorte até transforma-lo" pg.12.cp. o livro.
A leitora é o 1° livro da Trilogia, onde conhecemos a personagem Sefia, uma garota com grande força feminina e poderes da vidência. Ela é encarregada de proteger e desvendar os mistérios de um objeto retangular, pesado, cheio de símbolos, imagens e escritos. "Isto é um LIVRO"
Em um mundo de Kelanna onde ninguém sabe ler ou escrever, essa história se passa cheia de aventuras,mistérios, ação, descobertas, medos. Onde acompanhamos no decorrer das páginas em capítulos separados a evolução de cada personagem como O Arquiero, o Capitão Reed, Lon e outros.
A narrativa intercala presente/passado de forma empolgante. No final da leitura a Sefie chega a todas suas respostas procuradas e desvendar as lacunas do Livro e da morte de sua família.

Foi um livro que me surpreendeu positivamente, não costumo ler muito esse gênero: FANTASIA e esse é um romance bem singular, metafórico com referência da importância de um livro é de ler em nossas vidas. Nos transporta para dentro do livro junto com "A Leitora" o livro se apresenta da mesma forma que a Sefie o vê, nós leitores também o vemos e isso é muito legal. Então faltam palavras, outras frases vão desaparecendo, tem mapas, palavras borradas, impressão de dedos nas páginas, na numeração das páginas tem palavras de formam uma recado final.
É um mundo de fantasia muito bem imaginado e retratado pela autora #chee que nós leva para aquele universo.
" Você sabe quem é você de verdade, ou você foi enganado? Você é mesmo o Leitor ou você é Lido?" (Mensagem oculta no livro)
#diliterando #newbook #igliterario #bookhaul #booklove #bookgram

site: https://www.instagram.com/diliterando/?hl=pt-br

Ana 17/06/2020

Quase perfeito
A escrita ds autora me fez querer conhecer cada vez mais o enredo e os personagens dessas história incrível.
Depois de passar da centésima página, o livro conseguiu me deixar cada vez mais intrigada. Posso ser suspeita pra falar, mas o universo construído pela autora é tão bem feito que consegui me transportar para dentro do livro.
A dualidade e construção dos personagens são fatores que também agregam muito na história. Amei a personagem do Capitão Reed, mas admito que pulei algumas de suas aventuras, pois estava muito entretida com o arco principal, apesar de toda a trama se entrelaçar.
A única coisa que posso recomendar é que não parem nesse livro, continuem lendo a saga, pois o segundo livro se supera.

michajunco 27/06/2020

Uma história riquíssima em detalhes com uma reviravolta incrível no final, super recomendo!

Mirella | @readingmirella 13/09/2020

não me surpreendeu, mas foi legal;
a leitora tem um plot incrível, eu amo livros que falam de livros. mas a execução me deixou meio errrr. ele não me surpreendeu muito, o andar dele é meio previsível, nada de novo que eu não tenha visto em vários livros de fantasia (inclusive ele me lembrou vários durante a leitura), e ele definitivamente deveria ter terminado um pouco antes, senti falta de uma emoção final que me deixaria animada para o segundo. mas gostei dos personagens também e a edição é muito criativa, só faltou um pouco na hora da execução mesmo.

MahElisabete 29/09/2020

Diferente
Este livro me surpreendeu de várias maneiras, o espaço e o tempo em que a história é contada é muito bom: piratas, mar, terras distantes, histórias perdidas, livros mágicos, assassinas e poderes incríveis! Nesse quesito a autoria não me decepcionou.
No entanto, a história é bem maçante e demora muito para se desenrolar, você acaba se perdendo na história, pois tem uma constante mudança de narrador e não é avisado! Você lê até certo ponto achando que é uma personagem e quando percebe que é outra já está na metade da narração, isso me decepcionou bastante. Não vi problema em ter vários narradores - além do mais eu amo isso - mas ficou bem confuso no começo. Além disso a história é daquelas difíceis de focar na leitura, você acaba se perdendo fácil e se distraindo com qualquer coisa, porque a história em si não te prende.
Mas, para compensar tudo isso a autora criou um plot twist enorme e que vale 70% dessa enrolação.

Tami 01/10/2020

Livros são lendas
Primeiro queria dizer como esse livro possui a arte bem feita, o mapa já me fez ficar impressionada de cara, eu amei como ela acompanha a história e trás um significado a mais.
Segundo, uma terra onde as histórias são contadas por fala, a arte da escrita é uma lenda, e para se manterem vivas precisam ser relembradas, ou simplesmente desaparecerem no esquecimento.
Um objeto estranho em mãos, com páginas envelhecidas, repleto de desenhos pequenos que juntos formam sons ao pronunciadas, isto é um livro.

HoneyBookss 01/10/2020

Simplesmente incrível!
Eu estava muito reticente em relação a esse livro mas quando eu peguei ele pra ler, simplesmente não pude parar.
A história é muito bem construída, os personagens, além de ser carismáticos, se encaixam perfeitamente um no outro. A história vai se entrelaçando de uma maneira... Que é surpreendente.
Foi uma das melhores leituras desse ano e definitivamente já quero ler o próximo! Sem contar dos enigmas que tem no livro...

1 | 2 | 3 | 4 | 5