O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Thayná 18/12/2020

Mais ou menos
Um romance entre um jovem e uma mulher mais velha que por si só não tem muito a acrescentar. Trata principalmente sobre as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas e suas consequências

Ivy 10/12/2020

O leitor
Eu já tinha assistido a um tempo atrás a adaptação do Leitor para o cinema e, apesar da crítica positiva eu esperava mais do filme, porém a interpretação da Kate Winslet compensa tudo...!
Como eu sempre gosto de ler o livro, mesmo quando a adaptação não me agrada, pois, na maioria das vezes o filme não é tão fiel, resolvi ler o livro quando a oportunidade apareceu... E eu simplesmente amei a história, tanto é verdade que dei 5 estrelas, e recomendo para que todos leiam o livro, independente de terem assistido o filme ou não, é um clássico maravilhoso que já entrou pros meus favoritos

Renann 03/12/2020

Único
O leitor é uma obra capaz de despertar inúmeros sentimentos e sensações. A obra possui o poder de nos colocar na pele do personagem principal e observamos com esmero nossos erros e arrependimentos do passado.
Na superfície o livro traz a história de um romance entre pessoas de idades diferentes. Contudo, é nas entrelinhas que percebemos que a historia na verdade traz a discussao sobre as escolhas que fizemos ao longo da vida e como lidamos com elas hoje em dia. Arrependimentos, saudosismos, tristeza etc. A verdade é que, em maior ou menor grau, nos encontramos em Michael e está ai a beleza desta obra.

Bianca 18/10/2020

Creio que seja, acima de tudo, um livro reflexivo. As emoções humanas são muito fortes aqui. Gostei bastante.

Tiago.Marques 12/08/2020

Livro " O Leitor" é uma história instigante.
Esse é daqueles livros em que você não consegue parar de lê-lo pois o enredo é cheio de adrenalina tornando sua curiosidade ao desfecho em cada página folheada.

Evel 09/08/2020

Valena leitura
Fez muito sucesso como filme há vários anos atrás e vale a leitura. História envolvente e bem construída.

Jessica1248 27/07/2020

Emoções
É um livro de leitura rápida, porém, os acontecimentos, as vivências e emoções humanas, são fortes. Foi uma leitura reflexiva acima de tudo. Pensei em todas as ações de Hanna e senti um turbilhão de emoções.
Recomendo a leitura!! Pretendo ler outras obras do escritor.

arthur966 21/07/2020

"fugir não é só correr de algum lugar, é chegar também a outro.".
li esse livro achando que era um romance, e a primeira parte dele até se parece bastante com um. mas na verdade ele é muito mais que isso. o autor viveu a época retratada, viveu as dúvidas retratas, viveu a alemanha retratada. por isso não duvidei nem um segundo que tudo era verdade. a história pode não ter acontecido na vida real, mas com certeza ela é verdadeira.

Lucas.Romano 19/07/2020

Melhor do que o filme!
Li antes do filme e li depois do filme e so? pra constar que o filme ja? e? uma obra prima mas o livro e? surreal de bom, consegue superar o filme. A escrita e? de uma pote?ncia, uma sensibilidade mesmo se tratando de um tema ta?o delicado, com um plot twist incri?vel de embrulhar o esto?mago. Que historia de romance inusitada, incri?vel. Na?o sou muito fa? de livros de guerra mas esse fica ta?o de pano de fundo que adiciona uma cama incri?vel pra historia dessa mulher. Vale a pena cada pa?gina tenho certeza que voce? vai devorar em uma semana este livro.

Isadora.Secchi 06/07/2020

É um bom livro
Bem profundo, pesado a seu modo, sugestivo. O meu sentimento ao ler foi de melancolia, do início ao fim.

Um menino de 15 anos se envolve romanticamente com uma mulher de 36. Sem nunca conseguir saber muita coisa sobre ela, além de seu nome (Hanna), Michael se vê apaixonado, até que, em certo momento, sem aviso, Hanna vai embora. Anos mais tarde, Michael, que já é um estudante de direito, reencontra seu amor de adolescência, enfrentando um júri com acusações gravíssimas contra ela, que supostamente ocorreram por sua culpa anos antes, durante a Guerra.

Nesse momento, Michael se vê revivendo momentos do passado, entendendo acontecimentos e questionando que atitude deve tomar.

É uma narração de memórias. Michael nos conta a história da sua vida e expõe seus sentimentos e questionamentos de coração aberto...

É um bom livro, mas já não se trata mais de um estilo de leitura pelo qual anseio ler... Não foi uma leitura que me prendeu super ou que tenha me marcado. Isso não significa que seja ruim. Só não fã meu coração bater mais forte hehehe.

Bora seguir para a próxima leitura!

Rosemeri Verissimo 30/05/2020

Enigmático, leve e profundo
Já assisti ao filme (adaptação da obra) há um tempo, mas não tive contato com o livro até então. Por ocasião de uma disciplina, me propus a lê-lo. Maratonei a leitura e isso se deve à grande obra de Schlink: impactante e forte. Triste? Talvez. Um livro daqueles que nos fazem refletir por horas a fio e que toca em questões delicadas e profundas. Eu, particularmente, amo leituras assim, que têm o poder de mexer com o que há de mais profundo em nós. Como li em alguma outra resenha, é um livro que gira em torno de mistérios, mas que não empobrecem a história de modo algum. Pelo contrário, enriquecem-na de uma forma salutar. A reflexão sobre como o que nos acontece no passado permeia o nosso presente e o nosso futuro é brilhante e muito válida. De um modo geral, O Leitor faz compreender como a leitura passa por tudo o que somos e fazemos, determinando até mesmo quem somos.

Lorayne.Stinguel 07/05/2020

Eu já queria ler esse livro há muito tempo, para poder ver o filme. É um livro que indicaria para um amigo. Fala de amor, raiva, dor e perdão. O final foi especialmente surpreendente.
umbookaholic 07/05/2020minha estante
hm, talvez eu dê uma chance

Gabriela3420 04/05/2020

O leitor
O Leitor é um romance curto, que mistura história com romance e dilemas filosóficos e éticos. Narrado em primeira pessoa por Michael, vamos acompanhando todo o desenvolvimento do relacionamento dos dois, mergulhando profundamente nas questões de um simples jovem apaixonado por uma mulher muito mais velha, até nas percepções de um futuro advogado, pertencente a primeira geração alemã pós segunda guerra, marcada pelas contradições de ter que julgar criminosos de guerra e ao mesmo tempo ter que conviver com pessoas que simplesmente "fingiram não ver" os horrores do Terceiro Reich.
Ao longo do texto vamos entendendo um pouco do passado e das motivações de Hanna. O que leva o leitor a refletir sobre desigualdades sociais e de gênero, bem como sobre punitivismo. É um livro belíssimo, daqueles que ecoa na mente de quem lê por alguns dias...

Kate 28/04/2020

Super recomendo!
Super recomendo O leitor ! É um livro intrigante que mostra como a falta da leitura pode ter um efeito avassalador na vida do ser humano, deixando-o limitado quanto ao trabalho, quanto às relações, podendo inclusive tornar-se infantilizado nestas, devido ao baixo desenvolvimento intelectual que pode acontecer pela falta de estímulo da leitura e do raciocínio gerado por esta.