Não Durma

Não Durma Michelle Harrison

Resenhas - Não Durma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alex6 16/01/2023

Uma surpresa assustadora, divertida e envolvente
Este livro foi uma grata surpresa. No início, pensei que se tratava apenas de um terror paranormal adolescente envolvendo assombrações e alguns sustos. Mas, ao desenrolar da história, notei que esse livro é muito mais que apenas um clichê adolescente de terror.

Elliott, o carismático e cativante protagonista, sofre com a paralisia do sono e experiências extracorpóreas desde que sofreu um acidente de carro que quase o matou. Então, a partir disso, o garoto de apenas 17 anos começa a ver espíritos quando dorme. Após algum tempo, ele começa a trabalhar num museu que tem fama de ser mal-assombrado, e a partir daí a trama começa a ganhar cada vez mais fôlego.

A história é envolvente, os personagens são cheios de carisma (principalmente a Ophelia, par romântico do protagonista), as cenas de horror são muito bem escritas, reais e perturbadoras, e o final é simplesmente sensacional, com reviravoltas incapazes de serem previstas.

Eu teria dado 5 estrelas se o desfecho não tivesse sido tão apressado, tão corrido. Fiquei com a impressão de que se houvesse uns dois capítulos a mais para fechar melhor algumas pontas soltas, o livro seria bem melhor do que é. Determinadas coisas que ficaram em aberto poderiam ter sido mais bem elaboradas e ter tido um final mais conclusivo, mas isso não chega a atrapalhar em nada nem tirar o mérito da história.

?Não Durma? é um livro assustador, envolvente, viciante, surpreendente e cheio de reviravoltas. Toda a história desenvolvida pela autora nesta obra aqui é um prato cheio para quem gosta de um bom suspense.

Maria4748 27/02/2023

Que final.
Meu primeiro contato com a escritora Michelle Harrison não podia ter sido melhor, a escrita envolvente, os detalhes, tudo isso trazido de uma forma viva para os leitores.

Foi uma leitura muito boa, em muitos momentos larguei o livro por medo, me arrepiei, me surpreendi e até fiquei sem ar, com certeza uma das minhas melhores experiências com livros, e com certeza foi um bom começo no terror.

Em Não durma é muito explorado a paralisia do sono e experiências extracorporeas de uma forma tão explicada e tão detalhada que só com essa leitura consegui identificar minhas próprias experiências.

Agora encerrando esse livro tenho que me despedir desse universo, me despedir de Tess e o medo absurdo que ela me causou, de Elliott e o Ophelia e o amor deles, de Sebastian que me fez fechar o livro de medo, até de Hodge que me fez muita raiva.

Leiam Não durma, não irão se arrepender.

Mariana_ 21/02/2023

Não Durma!
Fazia tempo que não lia um livro do gênero. Até que gostei mas queria umas coisas melhor explicadas......

Suliane Araújo 24/05/2023

Não durma
Não e bem meu estilo, mas sair da minha zona de conforto com esse livro foi ótimo. Muito bom, a autora faz parecer real como se fossemos nós a passar por essas experiências.

Geovanna.Lamounier 11/04/2020

O livro conseguiu me prender com admirável facilidade, em geral o livro é bom. Mas senti que, em algumas partes, o autor poderia ter descrito alguns fatos de maneira mais detalhada, o final poderia ter sido um pouco mais concreto e gostaria que o livro não tivesse um final tão comum. É um bom livro para tirar da ressaca e acho que é feito pessoas mais medrosas, pois realmente ele não um terror forte.

Carla.Zuqueti 28/03/2020

Não durma
Após um acidente onde tecnicamente ?morreu? por alguns segundos antes de ser ressuscitado pelos paramédicos, Elliot, um jovem de 17 anos, passa a ter graves distúrbios do sono.

??????????????????
Entre eles, a paralisia do sono. Os médicos dizem ser algo inofensivo, mas para Elliot é muito assustador: nesses momentos ele tem uma experiência extracorpórea, consegue ver seu corpo deitado enquanto é assombrado por espíritos de pessoas que ainda procuram soluções para problemas não resolvidos em vida.

??????????????????
Para ajudar a entender suas experiências, Elliot vai trabalhar em um Museu assombrado, onde são realizados tours para conhecer as histórias das mortes trágicas apresentadas. O que deveria ser uma ficção torna-se realidade para ele e Elliot acaba sabendo mais do que deveria sobre o local e seus habitantes.

??????????????????
O livro de Michele Harrison foi baseado em experiências verídicas de pessoas que passaram pela experiência de quase morte e na opinião profissional de especialistas sobre a paralisia do sono.

??????????????????
Claro que tem muita ficção, é essa a parte mais chata, mas o assunto paralisa do sono é algo que deixa em pânico hahahaha.

??????????????????
Enfim, é um livro curioso no mínimo.

Luz 14/06/2022

Insônia vá embora!
Há bastante tempo que não leio um livro, caí num desânimo total porque só encontrava o mais do mesmo, me apaixonava pela capa, pela sinopse e depois não era bem isso que eu queria ler, leituras que logo nas primeiras páginas eu já antevia o que ia acontecer e aí cadê a graça?
Mas fui salva porque fiquei doente, peguei um gripão infernal, sinusite da peste, falta de coragem prá qualquer coisa, a vacina não me salvou dessa, para aliviar meu penar fui atrás de um livro, será que eu daria sorte e acharia algo bom?
Milagre! Encontrei de cara logo 2 ! Oito assassinatos perfeitos que eu gostei muito e esse aqui, Não Durma, será livro juvenil, sei lá, sei que gostei demais, gostei horrores, fiquei o tempo todo torcendo meus miolos para desvendar o que vinha na página seguinte, sofri com Elliott e de cara não gostei do tio babão e com jeito de pedófilo.
Acompanhei folha à folha o desenrolar da narrativa, vi logo de estalo e assustada também que o tal Sebastian não era o Sebastian, tive uma dó imensa do Sean e da sua morte abrupta e doída. Que livro bom! Eu amei.

Carol 16/12/2018

Dormir realmente é um perigo em "Não Durma"
Saca aquele livro que passou muito pertinho de ganhar as cinco estrelas? Esse foi Não Durma, o único livro beirando ao terror que li no mês do horror desse ano e que ainda que não esperasse nada por ele, me surpreendeu positivamente em todos os sentidos.

Aqui conhecemos a história de Elliott, um adolescente que passou por um acidente grave e por uma experiência de quase morte, o que o tornou mais próximo dos mortos depois que voltou a vida. Ele vira um sensitivo e percebe quando estão próximo. O que, logico, gera muita confusão e medo no garoto, que não entende o que está acontecendo e como resolver, tornando quase impossível dormir, que é quando os espíritos mais se aproximam.

Os médicos dizem que ele tem paralisia do sono. O pai e irmão acham que são pesadelos, e ninguém acredita quando Elliott diz que está vendo uma menina que cometeu suicídio dentro daquele apartamento.

Como ninguém consegue ajudá-lo, o menino vai buscar ajuda sozinho, e se inscreve para trabalhar em um museu vivo. Um lugar onde os guias se fantasiam com trajes de época e levam as pessoas para vivenciar sensações em locais antigos da cidade. Eu enquanto leitora não parava de pensar que isso só iria atrair mais espíritos, mas entendo completamente o grito de desespero do menino em se enfiar nesse emprego. Pessoalmente teria procurado um centro espírita.

É lá que ele conhece Ophelia, a sobrinha do dono asqueroso do lugar, e juntos eles vão descobrir que algumas pessoas ali não são exatamente o que dizem ser, e ainda tentam ajudar Elliott a entender o tipo de poder que ele adquiriu e como trabalhar aquilo para que não pire.

Viram como a premissa do livro é legal? Ela é uma delícia! Amei cada momento dessa leitura. Desde descobrir que Elliott não estava realmente alucinando, como vê-lo entender que essas pessoas que vê só querem ajuda. Claro que elas poderiam escolher uma maneira menos assustadora de pedir, mas só querem ajuda. Tipo em O Sexto Sentido, saca?

Gosto muito do fato do livro ser todo trabalhado em cima do espiritual e ainda assim o caso principal da história ser muito real. Um jeito bem bacana de dizer que os vivos podem ser muito mais assustadores do que meia dúzia de espíritos dramáticos. Amei mesmo isso.

A relação de Elliott com Ophelia para mim soa meio forçada, e esse é um dos motivos que não me deixaram dar cinco estrelas ao livro, mas ainda assim entendo a entrada da menina na história. Mas ela poderia ser um garoto, sacam? E poderiam ser só apenas amigos. Não faria diferença alguma porque o importante não é um que eles sentem um pelo outro, mas o que ela representa para a história em um todo.

Terminei a leitura com a mesma sensação que tive ao ler DarkHouse, que esse livro pedia uma continuação. A história principal fecha aqui sem problema algum, mas os poderes de Elliott poderiam voltar a ser explorados em um outro momento. Ele tem um bom potencial como personagem. Bom mesmo.

E dai vocês me perguntam pelo terror. Ele existe, ok? As cenas da aparição do fantasminha na casa de Elliott realmente me deixaram encucada e procurando sombras no escuro. Elas chegam a ser sensoriais, de tão bem trabalhadas. Eu podia jurar estar sentindo frio e, pelo amor de Deus, moro no Nordeste! Aqui nunca é frio. Então super acho válido. É um livro para adolescentes, logo os sustos não são cheios de sangue espirrando ou membros decepados, mas ele funciona de boa para qualquer público que vier sem esperar muito dele. Acho que por isso gostei tanto, porque não esperava nada da história.

site: www.irreparavel.com.br

Aline Teles 07/05/2021

Um livro têm um contexto incrivel, traz a paralisia do sono com uma pegada sobrenatural.
Indicaria muitos a ler, fora que o final é surpreende.

Renato 21/09/2021

Bom livro.
É um livro que eu esperava mais no quesito terror, pois comprei e ele é vendido assim, mas não deixa de ser ruim, muito pelo contrário. A escrita da autora é muito fluída e desenvolvida o que facilitou muito a leitura nos momentos monótonos da estória. O livro começa com uma pegada boa nos primeiros capítulos mas depois caiu um pouco até que algo novo aconteça de bom. Uma mistura de romance adolescente com sobrenatural, talvez um pouco clichê nesse aspecto. Mas o assunto paralisia do sono é bem interessante e aprendi um pouco mais também sobre isso que é muito assustador e estranho. Eu recomendo a leitura, mas não leiam achando que é um livro terror pesado porque não é, e ele tem sim suas pegadas sobrenaturais que são bem legais mas nada que nos faça dormir com a luz acesa. Apenas um bom livro.

Jaque - Achei o Livro 01/04/2018

Uma ótima surpresa!
Elliot é um jovem de 17 anos saudável e com uma rotina semelhante à qualquer outro de sua idade. Porém, após sofrer um acidente grave, ele viverá uma experiência terrível que vai mudar completamente sua vida.
O jovem vai desenvolver a paralisia do sono, um estado de semiconsciência em que preso no corpo, consegue ver espíritos à sua volta.
Devido à essa sensibilidade, ele é atormentado pela presença de uma jovem que se matou no apartamento onde ele vive com o pai e ela só aparece quando ele adormece.
Dividido entre o pânico e a vontade de saber mais sobre sua condição, ele consegue um emprego como guia num lugar mal assombrado. Mal sabe ele que isso irá desencadear uma séries de manifestações que colocarão sua vida em risco.

A narrativa é sob o ponto de vista do Elliot que vai contar detalhadamente sua rotina, suas descobertas, experiências e sua aproximação com a jovem Ophelia.
Eu adorei esse livro, é bem diferente do que estou acostumada a ler, geralmente prefiro assistir filmes desse gênero, mas a narrativa é contagiante e é praticamente impossível abandonar a leitura.
Os passeios pelo parque narrado em primeira pessoa, dão mais veracidade às cenas e deixa o leitor mais próximo das experiências vividas pelo personagem.
Elliot vai sofrer muito em silêncio, até por que vai ser muito difícil encontrar alguém que acredite nele.
A estória é um pouco assustadora, não considero um terror, mas prende sua atenção logo nas primeiras linhas pois a trama é muito envolvente. Elliot faz com que a gente sinta na pele o terror vivido por ele e acabe torcendo e ansiando por mais descobertas.

E o bacana dessa estória é que a autora se baseou em experiências reais vividas por um parente para criar a história do jovem Elliot. Claro que ela adaptou as situações para dar vida ao personagem, mas são eventos que acontecem de verdade.
Enfim, é uma leitura que recomendo demais para os amantes do gênero. Uma pena que não é tão divulgado assim.
Boa leitura!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2018/04/nao-durma-michelle-harrison.html

ana 25/09/2022

não é que eu gostei?
E um livro estranho, começou confuso mas no final me prendeu.

Reconheço que tem pontas soltas e partes inacabadas, mas meu gosto é duvidoso mesmo então vou passar esse pano pq eu gostei

Foxye~ 16/04/2023

Não Durma
No inicio, existe apenas Elliot, seu acidente, seus fantasmas, seu pai e seu irmão. Uma vida que mudou para sempre depois que ele se viu fora do seu corpo pela primeira vez e fantasmas começaram a persegui-lo durante a noite em que ele deveria estar dormindo.

Tudo parece que não vai ter fim, isso até um emprego misterioso mudar novamente sua vida e tirar seu cérebro do seu eixo convencional. Elliot agora tem que lidar não só com os fantasmas, mas com uma paixão encoberta de segredos obscuros que fariam qualquer um desistir de viver. O que Elliot pode fazer agora se não consegue nem lidar com seus próprios demônios sozinho?

Genuinamente não sei como começar essa resenha. Acabei de terminar o livro e sinto que estou digerindo os acontecimentos finais ainda. Não esperava que esse livro fosse ter tanto impacto.

A história não é das mais envolventes e a escrita confesso que as vezes foi meio cansativa de se ler, mas compensou e muito no final.

Amei o jeito que a autora retratou a paralisia do sono e o jeito que o Elliot lidou com ela até o fim da história. Achei que iria me apaixonar pelas migalhas de romance, mas confesso que o desenvolvimento dos fantasmas foi o que mais me rendeu vontade de ler.

Não esperava que o final fosse ter tantas reviravoltas, criei inúmeras teorias durante a leitura e nenhuma delas chegou nem perto do que o livro me entregou. As descrições foram impecáveis e em vários momentos era quase palpável a dor e o sofrimento dos personagens, principalmente o jeito com que eles lidavam com elas durante a história, a conexão que criavam e até mesmo a falta dela. Queria poder comentar mais sobre o fim do livro sem dar spoiler, mas ainda não consigo nem acreditar em como terminou, imagina comentar sobre isso. Leiam, de verdade, é incrível.

4,5/5 ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6