Sherlock

Sherlock Steven Moffat

Resenhas - Um Estudo Em Rosa

Lari 29/12/2021

Idêntico a série da BBC
Leitura leve e rápida. Livro em formato de mangá, enredo, falas e até ilustrações idênticas as cenas do primeiro episódio da série da BBC.
enne.jeyliorn 29/12/2021minha estante
já quero ler

Soph 29/12/2021minha estante
Amooooo

Pheriannath 29/12/2021minha estante
Não sabia da existência desse cristal?, quero ?

Isaac 29/12/2021minha estante
Deve ser interessante, a tinha um ritmo bem dinâmico

Thay262 04/08/2022

Uma exata transcrição/reprodução do primeiro episódio de "Sherlock da BBC" para o formato de Mangá.
Sem tirar, nem por: essa edição é o mesmíssimo primeiro episódio, porém em formato de Mangá. O mangaká (desenhista) também não parece ter tido opção de adaptar e desenhar conforme desejava, cabendo-lhe fazer uma transcrição exata do episódio.
Indico este produto para dois tipos de público:

• Para os fãs da série, que querem ter um item a mais em sua coleção para prestigiar a série que amam (mas atenção: se você nunca leu mangá, pode estranhar a edição: deve-se ler de trás pra frente, da esquerda para a direita. Além de que, a forma de demonstrar emoções através do desenho vem de forma específica e comum em mangás, um leitor não acostumado pode estranhar isso tudo inicialmente).

• Para pessoas que são fãs de mangá, mesmo que não tenham assistido a série (e não querem ficar agarrados a duração de 1h30m do episódio na telinha).

Oque eu achei desse mangá?
Vantagem:
• É o primeiro episódio completo, com início, meio e fim.

Desvantagens :
• Sobre o mangaká: ele pecou um pouco em retratar alguns personagens (por exemplo: às vezes eu confundia o John Watson com o Greg Lestrade). E alguns enquadramentos e expressões faciais ficavam estranhos em alguns trechos.

• Sobre essa proposta de transformar o seriado em mangá: os japoneses curtem esse tipo de material e fizeram isso para atender seu próprio público, dai os produtores ocidentais acharam que ia ser ótimo vender isso "do lado de cá" também, mas muito do nosso público não está acostumado com o formato Mangá, daí as vendas não foram conforme o esperado. Além disso, a demora entre uma temporada e outra da série de TV fez os asiáticos perderem o direito de adapta-la pra mangá, oque deixou o trabalho incompleto até segunda ordem.
-Conseguiram adaptar até o primeiro episódio da segunda temporada e pararam por aí (oque é uma pena, porque eu gostaria de ter "O cão dos Baskerville" e "A Queda de Reinchenbach" também ao menos para finalizar a segunda temporada em forma de mangá). Isso é ruim porque deixa a coleção incompleta na estante.

• Sobre a série: particularmente não gosto da forma como a personalidade do Sherlock e do Watson foram retratada. A culpa não foi de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, e sim dos roteiristas. Enquanto eu amo a estética e cenários do episódio 1, eu preferi bem mais a PERSONALIDADE de Sherlock e Watson no episódio PILOTO (que não foi ao ar).

-A questão é que os roteiristas pegaram algumas características antissociais e "irritantes" de Sherlock nos livros e usaram "como via de regra" para todas as situações. Daí acaba distorcendo o personagem por conta do excesso. Basicamente o Sherlock da série se acha "foda", quando na verdade ele é só um grosseirão problemático e infantil, que por acaso é um gênio.
Enquanto isso Sherlock dos livros não é grosseiro, nem problemático e nem infantil. Mas é excêntrico, genial, introspectivo e fechado, as vezes sarcástico com Watson e outros (e ainda mais quando alguém tenta desprezar sua "Ciência da Dedução" - geralmente é levemente rude de um tipo que você só percebe que ele está sendo "sacana" se analizar toda a situação e contexto), mas ele é assim as vezes, e não o tempo todo e nem mesmo com todo mundo, ele geralmente atende as normas sociais e maneirismos da época sendo educado, agradável e gentil como se deve; além de, igual a qualquer um, se importar e se preocupar e zelar pelas pessoas e clientes quando se deve.

- Enquanto o Watson do livro admira e sempre trata Sherlock com extrema deferência e educação, sendo basicamente seu "fã número 1" e biógrafo, enquanto na série ele até admira um pouco a inteligência de seu amigo, mas é um rottweiler rabugento e frustrado com o Sherlock em vários episódios, isso quando não se torna agressivo (oque não tem nada haver com o gentleman Vitoriano e amigável homem que ele é no livro).

- Mas essa é minha crítica a série, e não ao mangá (afinal ele só tava "copiando e colando" o episódio em um novo formato).

Enfim, a nota é 4 porque o único erro do mangá é em relação ao que critiquei sobre o traço do mangaká (desenhista) em alguns personagens, em geral o mangá cumpre sua proposta de adaptação muito bem. O resto de ruim é tudo culpa de terceiros ou da série de TV e não é justo tirar estrela do mangá por erros para além da proposta dele.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
Helaina 16/09/2023minha estante
Seu comentário me ajudou a entender um pouco o motivo de ter gente comparando minhas fanfics (que foram inspiradas na série) acabarem fazendo as pessoas lembrarem dos livros do Doyle. Acabei retratando os dois mais como são nos livros. A questão que me surpreende até hoje é que, na época em que a fanfic foi escrita, eu ainda não tinha lido os livros do Doyle.

Sobre o manga, gostei de saber mais à respeito. Já tinha visto em banca de jornal, mas acabei não comprando pensando que se fosse fazer isso ficaria caro já que iria querer a coleção completa, mas ao saber que não tem a versão da série inteira, desanimei. Continuarei minha coleção apenas com edições diferentes dos originais do Doyle

Thay262 21/09/2023minha estante
Oiê. Então eu tenho relação de amor e ódio com essa série! Eu amo os atores, a trilha sonora, a caracterização, o roteiro a ambientação. Tudo. Eu acho uma série tão bem feita! Por outro lado, msm antes de ler os livros a personalidade do Sherlock na série me incomodava um pouco, eu o acho grosseiro em demasia (não que o Sherlock do livro seja um santo, a prova já está em um estudo em vermelho dele sacaneando a Scotland Yard. Mas no livro ele usa mais de ironia, dizendo uma coisa elogiosa quando o contexto sugere o oposto, como elogiar lestrade, quando ele prendeu a pessoa errada kkkk) eu amo Benedict cumberbatch e essa série, só achei meio excessivo a grosseria dele com as pessoas (mas pensando bem, isso deveria ser bem com de um Sherlock séc.XXI)
Eu só senti falta dele ter um pouco de "inteligência social", saber zombar dos outros sem perder o senso de etiqueta. Acho mais chique que ser rude por si só.

Sobre esses mangás. Eu fiquei muito triste deles nem fazerem toda a segunda temporada.

Thay262 21/09/2023minha estante
Claro que sei que a culpa não é dos atores nem nada. Eles são muito bons no papel.

clayci 18/03/2017

Vale muito a pena <3
Acredito que os fãs da série Sherlock são um dos mais fiéis que existem, sério! Quando comecei a acompanhar a produção britânica da BBC não imaginava que iria sofrer tanto com a espera dos episódios. Se você acompanha uma série, sofre com o Hiatus dela, não é verdade? Contudo sabe que dentro de alguns meses ela estará de volta. Só que com Sherlock não é bem assim que funciona. Se você não acompanha esta série preciso dizer que nós esperamos três anos pela produção e exibição da quarta temporada (que são apenas três episódios). E com o Mangá não foi muito diferente, pois a Panini conseguiu a licença para a criação e distribuição há alguns anos atrás e só agora que chegou no Brasil.

Será lançado um volume para cada episódio (o lado positivo de ter poucos). Um estudo em rosa foi o primeiro episódio da série lançado em 2010. É nesse episódio que somos apresentados a Holmes e Watson em uma Londres do século XXI, além de saber como eles começaram a dividir o mesmo apartamento. Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e apesar de carregar o trauma vivido durante a guerra, ele começa a trabalhar com Holmes em uma investigação misteriosa em que as pessoas começam a se matar e a polícia acaba perdendo o controle por não consegui solucionar o caso.

Caberá a Sherlock solucionar o mistério com aquele jeitinho arrogante - e estranho - que conhecemos bem. O que posso dizer é que eles conseguiram encaixar em 200 páginas um episódio de 1:30h de duração de uma forma que a leitura não ficasse cansativa e que não perdêssemos os detalhes que rolou na trama. E todos os personagens (e cenas) que tivemos em Um estudo em rosa estão presentes nesse volume. Fiquei apaixonada pelas ilustrações e em como elas ficaram fieis aos atores.

site: http://saidaminhalente.com/sherlock-um-estudo-em-rosa-manga/
Folheando O Tempo 01/04/2017minha estante
Nossa, com uma resenha dessas quem consegue não se sentir curioso com isso? mds, nessas horas q agradeço aos céus por ser atrasado em tudo, sempre começar séries bem depois q são lançadas.

Camila Barros 12/06/2018minha estante
Nossa, também sou fã da série! E, gente, essas ilustrações são um hino! Maravilhosas. Tudo neste mangá ficou perfeito!

Renata (@renatac.arruda) 31/03/2017

Lindo!
A adaptação do episódio para o formato de mangá deu muito certo. Tremendamente bem executada, o artista teve sensibilidade de captar pequenos detalhes, gestos, olhares e diálogos e criou uma obra que funciona independente da série. A arte é linda, dinâmica e de muito bom gosto e a tradução dos feita pela Lídia Ivasa é super bem feita. Senti uma certa nostalgia, lembrei de quando assisti pela primeira vez e bateu uma grande saudade. Deu vontade de ler tudo de novo. Também gostei do acabamento da Panini, embora tenha tido a impressão de que os quadros originais são maiores que os cortes das páginas.

É um presente para quem é fã da série - e quem não é pode ser sem medo que tem a mesma ação, o mesmo humor e, como disse, é uma obra que se sustenta sozinha. Já estou ansiosa pelos próximos!

site: @prosaespontanea https://www.instagram.com/p/BSRKRHXB2oe/
Renata (@renatac.arruda) 31/03/2017minha estante
pode ler* :)

Shelly Migoto 17/03/2017

Muito bom!
Vale a pena : )

Rose 30/03/2017

Neste livro ficamos sabendo como o Dr. Watson e Sherlock Holmes se conheceram. Watson que tinha retornado do serviço militar no Afeganistão acaba sendo apresentado ao famoso detetive que trabalhava como consultor de crimes.
Ambos estavam procurando uma casa para morar e acabam resolvendo dividir o aluguel da famosa Baker Street 221 B,
em meio a este início de amizade, Sherlock acaba sendo chamado para resolver uma série de supostos suicídios, para desgosto de alguns policiais que não o veem com bons olhos.
Sherlock por sua vez, pede a ajuda de Watson, que mesmo sem entender direito como as coisas funcionam, atende ao chamado.
Durante as investigações, Watson vai conhecendo melhor Sherlock e suas excentricidades e brilhantismo.
O livro tem 216 páginas e não tem muito que eu possa falar sem dar spoiller. Mas acho válido ressaltar que este volume é baseado no primeiro capítulo da série Sherlock Holmes produzido pela BBC. Fiquei sabendo que a Panini tem licença para produzir outros volumes baseados nos capítulos desta série, o que os fãs só agradecem.
O mangá está muito bem feito, com os traços limpos e um enredo coeso e misterioso. Aliás, os traços estão tão bons, que ficaram iguais aos personagens da TV. Tanto para os fãs do detetive, como para os fãs de mangás, é uma excelente dica de leitura.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Xavier 08/04/2017

Moriarty
Este mangá é uma adaptação da série da BBC, Sherlock, desenvolvido pelos mesmos criadores da série. Os traços de cada personagem, os elementos, tudo foi cuidadosamente pensado, para se assemelhar ao máximo à série e à obra de Sir Arthur Conan Doyle.

#PandS 26/04/2017

O melhor detetive
De autoria de Jay, a Panini trouxe em Fevereiro de 2017 o mangá que adapta a série de TV da BBC e conta a história das aventuras de Sherlock Holmes, o detetive mais conhecido do mundo e um personagem importante da literatura britânica.
Conhecido principalmente por usar métodos científicos e lógicas dedutivas para resolver seus casos, o detetive atua no final do século XIX e é conhecido até hoje por seu carisma e genialidade.
Atualmente com 3 volumes e em andamento no Japão, Um Estudo em Rosa é o primeiro volume em terras brasileiras e já é um sucesso. Sendo uma ótima indicação para os amantes dos filmes, séries e livros de suspense policial e investigação, tratando-se da Panini o que você pode esperar é ótima qualidade e uma arte incrível.
A história é muito fiel ao seriado e fiquei maravilhada com os desenhos. Mesmo leiga no assunto "quadrinhos", como uma fã de Sherlock Holmes posso garantir que o conjunto da obra está incrível!

site: www.instagram.com/pagesandseasons

Cris 05/05/2017

Amei!
“Anderson, cale a boca. O Q.I. da rua inteira diminui quando você fala.” Pág.142

Esta é uma adaptação da primeira história de Sherlock Holmes – Um estudo em Vermelho, escrito pelo Arthur Conan Doyle. E é uma adaptação do primeiro episódio da série de TV Sherlock, da BBC, que tem roteiro do Steven Moffat e Mark Gatiss.

Eu amo os livros do Sherlock, e sou apaixonada pela série da BBC. Pra quem não sabe, a série adapta as histórias do Sherlock para os dias atuais e é um trabalho simplesmente incrível.

Nesta primeira história, somos apresentados ao detetive mais famoso do mundo e ficamos sabendo como ele e o Dr. Watson se tornaram amigos e parceiros.

Juntos, eles precisam descobrir o mistério de uma série de mortes seguidas e com características de suicídio. Esta é uma das histórias que eu mais gosto, acho incrível a resolução do mistério. E eu não canso de dizer que eu me sinto muito burra lendo as histórias do Sherlock, porque eu nunca consigo adivinhar nada...

Preciso dizer que esta arte ficou linda, os personagens com características e as cenas muitos parecidas com as que vemos na série. Uma delícia de ler. Já quero os próximos números.

Adorei e recomendo!

“A inteligência não tem sentido se não for provada.” Pág. 186

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Fernanda de Lima 27/01/2024

Sherlock 1
Mangá baseado na série de TV. Gostei muito, foi até bom relembrar o que se passou no seriado. A edição é muito boa também.

Julia 15/07/2017

Elementar caro mangá
Para quem ainda não assistiu a série, o mangá é mesmo assim uma ótima recomendação, pois trata-se da adaptação do clássico livro de 1887 Um Estudo em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle (leitura obrigatória) em uma versão moderna. Já para quem assistiu SHERLOCK, a obra é uma imersão na história. O mangaká Jay. consegue dar fidelidade as características faciais e as expressões dos atores tudo com um tom realista! Até com o cenário da série, onde o apartamento deles é recriado detalhe por detalhe.

site: http://www.oclubedameianoite.com/2017/07/resenha-sherlock-um-estudo-em-rosa-jay.html

Carlos 03/09/2017

MUITO BOM!
Nas primeiras páginas do mangá achei que teria uma decepção, mas acabei me surpreendendo com a história. A trama se desenvolve nos velhos e bons moldes dos contos ingleses de Sherlock Holmes e é muito bem construída, não deixando furos e nem sendo previsível. Terminei a leitura me sentindo feliz, pois já havia comprado o volume 2 sem nem ter lido o volume 1. Espero que o segundo volume seja tão bom quanto esse!

PorEssasPáginas 06/11/2017

Para quem me conhece, sabe que Sherlock Holmes é o meu personagem favorito com todos os seus defeitos e pecados. Quando fiquei sabendo da série aqui no Brasil, já tinha alguns anos que havia sido lançada pela BBC (o primeiro episódio é de 2010) e quando assisti, simplesmente me apaixonei!

Por mais que venham outras adaptações, como a mais recente cinematográfica com Robert Downey Jr., a série da BBC conseguiu algo inusitado que foi trazer toda a genialidade de Sherlock Holmes (canônico de tudo) para o século XXI. E isso é muito mais do que eu poderia esperar para a obra de Conan Doyle (muito melhor que Elementary, diga-se de passagem). (...)

Eu não vou me estender na história, porque quem assistiu a série já sabe mais ou menos os desdobramentos, mas quero falar um pouco sobre o traço dos personagens.

Em alguns momentos, eu gostei muito e achei bastante semelhante. Em outros, porém, me incomodou um pouco tanto a atitude de Sherlock (eu tive a impressão que na tela ficou mais verissímil, enquanto que no mangá ficou um pouco caricato) quanto seus traços. Em todo o caso, achei a semelhança com o ator Benedict Cumberbatch bem aproximada.

Mas, de alguma forma e em poucos momentos, o traço do Sherlock me causou certa estranheza. A aparência de Watson também é bastante semelhante ao do ator Martin Freeman. Aliás, o mangaká teve todo um cuidado para aproximar as feições dos personagens às dos atores, apesar dessa situação que mencionei acima (mas eu sou muito exigente quando se trata de Sherlock, ignorem).
(...)

***Resenha completa no blog***