O sorriso do lagarto

Um romance intrigante..
Um dos meus preferidos de João Ubaldo

Liah.S 25/02/2021

Incrível
Essa é minha primeira leitura de Ubaldo e eu posso dizer que gostei... A história é bem imersiva, cheia de reviravoltas e de sacanagem também. A escrita e diálogos de Ubaldo são impecáveis, descritivos e tocantes. Fiquei meio decepcionada com o final, mas no geral foi um ótimo livro.
Ansiosa pra ler as próximas obras desse grande escritor nacional.

millena mariqui 19/12/2021

demorei muito pra ler, mas não pq eu não estava gostando, mas pq foi difícil conciliar as leituras por prazer com os estudos da faculdade.

Apesar disso, consegui terminar e fiquei muito impactada. Acho que o fato de eu me ver como uma pessoa muito cética, no mesmo patamar do dr. Nemesio, me assustou um pouco. Até que ponto o ceticismo é só mais uma forma de ser pessimista e aceitar o mal? Sei lá kkkkk entrei nessa brisa principalmente pq ultimamente tenho tentado me encontrar espiritualmente. Muito bom o livro.

Mauricio.Carvalho 08/02/2022

Por que sorri o lagarto?
Um panorama da elite econômica e política do Brasil no final dos anos oitenta início dos anos noventa.

AleixoItalo 06/02/2020

Dois fatores evidentes e muito distintos se contrapõe nesse livro, deixando um misto de satisfação com um pouco de apatia, como uma boa refeição saborosa porém indigesta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É de praxe citar os defeitos primeiro e as qualidades depois, não farei assim: a grande qualidade do livro é sem sombra de dúvidas a narrativa de João Ubaldo Ribeiro digna dos melhores escritores da literatura brasileira, personagens cativantes (detestáveis ou não) e cenários realistas e fluidos não perde em nada para os grandes escritores do mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maneira como J. U. Ribeiro da vida a suas locações, com detalhes tanto físicos como da vida cotidiana de seus habitantes é magistral, assim como a criação de seus personagens "desgraçadamente" humanos, forjados por meio de fluxos de consciência que bastante me lembrou John Steinbeck ( um de meus autores favoritos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que fica abaixo do poder da narrativa é a trama do livro. Numa ilha onde sinistras pesquisas genéticas parecem ocorrer, boa parte do livro se desgasta num romance típico...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
... e com um desfecho péssimo... ( não darei spoilers), onde a obra simplesmente abre mão de se concluir em alguns momentos e as conclusões que toma em outros é no mínimo irritante ...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, um livro ... sei lá, tosco? Mas um baita escritor que pretendo ler mais em breve!

Thiago Barbosa Santos 21/04/2017

Um livro divertido sobre o mal
Ao escrever O Sorriso do Lagarto, João Ubaldo Ribeiro disse querer explorar o "mal" sob os mais diversos aspectos. Criou um romance que fala de mazelas sociais como corrupção, desigualdade, traição, crimes, mentiras e desilusões. A trama aborda também o conflito entre a religião e os avanços da ciência. Mas o autor faz isso tudo de maneira extremamente leve e com um texto de ritmo frenético. Acaba por criar um efeito interessante ao divertir o leitor com uma leitura prazerosa e fluente, mesmo diante de temas carregados.

A trama se passa na Ilha de Itaparica, terra natal de João Ubaldo Ribeiro. Ângelo Marcos, político influente, rico e corrupto descobre um câncer e resolve deixar Salvador para morar na Ilha buscando uma vida mais tranquila. Ele é casado com a bela Ana Clara, bem mais nova que ele. A esposa do ricaço se apaixona por um peixeiro, o João Pedroso, um rapaz inteligente, formado em biologia, mas que não quis seguir a profissão, optando pela vida simples à beira mar.

O romance de Ana Clara e João Pedroso se torna cada vez mais perigoso. Ao passo que conhecemos o desenrolar desta relação extraconjugal, somos apresentados a um caso científico fantástico. Na Ilha, um grupo de médicos desenvolve experiências revolucionárias com a criação de seres híbridos. Em que isso tudo vai resultar? Não vou, obviamente, cair na tentação do spoiler. Mas garanto uma leitura leve e bastante agradável.

O Sorriso do Lagarto foi lançado em 1989 e adaptado para minissérie pela TV Globo em 1991.

Padre José Ruy 16/02/2016

Com ressalvas
Os personagens são bem elaborados e a linhagem é envolvente, mas os relatos eróticos sobram por todos os lados e desviam o foco. Falta um pouco de elevação moral, que enobrece o espírito.

daniela.salvatoarthuzo.5 18/02/2015

Otimo livro
Uma historia muito diferente do que normalmente esperamos de um escritor brasileiro. Vale muito a pena, facil leitura. O autor nos prende com seu enredo e desenrolar dos acontecimentos. Realmente, se pegarmos a personalidade das personagens, vemos que sao muito realistas e contem um pouco de cada ser humano. Quem nunca conheceu uma Ana Clara, uma Bebeu e um Angelo Marcos...

Hel 26/07/2014

Com tantas resenhas cheias de elogios, provavelmente vão me apedrejar.

Desde a minissérie da Globo, que não pude ver (a não ser o final de dar arrepios), eu desejava ler este livro. Aventura e pesquisa genética num romance brasileiro? Claro que eu queria ler!

Mas a decepção começou no abrir das primeiras páginas. A ausência quase total de parágrafos exige muita paciência dos olhos(o mesmo problema de Sargento Getúlio). A história tinha tudo para ser ótima, se o autor focasse mais na ação, e não ficasse tanto tempo descrevendo as taradices e problemas nojentos do senhor João Marcos e os sofrimentos da perua Ana Clara.

Tentei, sabendo que o senhor Ribeiro foi um excelente escritor, que tinha um excelente material à mão, mas não deu mesmo... podem me chamar de superficial, do que quiserem. Mas se for pra aguentar palavrão e escatologias, prefiro Stephen King, que esse você não tem que se obrigar a continuar lendo.

Wilton 22/02/2013

Romance com certo realismo fantástico e aclimatado na Ilha de Itaparica, terra natal do autor. Com um estilo simples e lúdico encanta o leitor do início até o fim sem nunca deixar a "bola cair".

Caio_O 15/02/2011

Cru demais (sexo, drogas e axé music).